sábado, 3 de novembro de 2018

Educação Não Tem Cor : Valorização da Cultura Afro indígena


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA    E DESPORTO
  PRAÇA 29 DE DEZEMBRO, Nº  57
  DEPARTAMENTO  PEDAGÓGICO

Educação Não Tem Cor  : Valorização da Cultura Afro indígena


Secretário  de Educação : Maria Rozivânia do Nascimento
Diretoria de Ensino : Valdinere Alves



Cortês-2018
                                                    
RACISMO
Todos sabemos que no mundo há grandes diferenças entre  pessoas e que, por estupidez e ignorância, cria-se o preconceito, que gera muitos conflitos e desentendimentos, afetando muita gente. Porém, onde estão os Direitos Humanos que dizem que todos são iguais, se há tanta desigualdade no mundo? Manchetes de jornais relatam: “Homem negro sofre racismo em loja”; “Mulheres recebem salários mais baixos que os homens”; “Rapaz homossexual é espancando na rua”; “Jovens de classe alta colocam fogo em mendigo”; “Hospitais públicos em condições precárias não conseguem atender pacientes”; “Ônibus não param para idosos”. “Escola em mau estado é interditada e alunos ficam sem aula”; e muitas outras barbaridades. Isso mostra que os governantes não estão fazendo a sua parte.
Mas pequenos gestos do dia a dia – como preferir descer do ônibus quando um negro entra nele; sentar no lugar de idosos, gestantes e deficientes físicos, humilhar uma pessoa por sua religião, opção sexual ou por terem profissões mais humildes – mostram que também precisamos mudar. A questão da etnia vem sendo discutida no mundo todo, inclusive no Brasil, que é um país mestiço, onde ocorre a mistura, principalmente, de negros, brancos e índios.
Por mais que se diga que todas as pessoas são iguais, independente da cor de sua pele, o racismo continua existindo. Músicas, brincadeiras, piadas e outras formas são usadas para discriminar os negros.
Até mesmo a violência se faz presente, sem nenhum motivo lógico.As escolas fazem sua parte criando disciplinas que mostram a importância que cada cultura tem para a cultura geral do  país. E educando as crianças para que não cometam os mesmos erros dos mais velhos, pois preconceito se aprende, ninguém nasce com ele.
Enfim, cada pessoa pode fazer a sua parte, acabando com qualquer tipo de discriminação que existe, com qualquer tipo de preconceito que sente, percebendo que todos nós somos iguais, independente de raça, credo, idade, condição social ou opção sexual.
Esse é o primeiro passo para que cada um respeite os direitos dos outros. O direito de um acaba quando começa o do outro. E com a população conhecendo seus direitos e praticando seus deveres ela fica mais unida. E a voz que grita para que os direitos humanos sejam exercidos soará bem mais alta, pois já diz o ditado: “A união faz a força”.

Felipe Cândido da Silva
A diferença das pessoas não está na cor da pele e sim nas atitudes”.



  
                           VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO INDÍGENA
OBJETIVO  GERAL :  

Tratar da importância e valorização da cultura afro indígena dentro da escola, criando espaço para manifestação  artística que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação  positiva  dos valores  culturais afro indígena  pertencente a nossa  sociedade, avançando  a as leis 10.639/2003 11.645/2008 .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Localizar por meio de pesquisas a história dos povos formadores da sociedade brasileira, destacando suas etnias e culturas;
Conhecer as culturas africanas e indígenas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais;
·         Divulgar a influência que a culturaafro e indígena exerce sobre nossa cultura;
·         Explicar o que representou a escravidão para o povo africano.
·         Valorizara cultura negra e seus afrodescendentes e afro-indígenas brasileiros, na escola e na sociedade.
·         Combater o preconceito relacionado à raça negra e indígena.
·         Reconhecera importância do papel dos afro-brasileiros e suas contribuições para a sociedadebrasileira.
Trabalhar a autoestima da criança negra, ajudando a ter orgulho de te pertencer a sua etniamas  acima de  tudo  a ter orgulho  se ser brasileira.
·         Ressaltara importância do trabalho dos escravos para a economiabrasileira.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 

Para atingir a metodologia segue uma lista de recursos que poderão ser utilizados para abordar a temática Afro indígena .A temática  será vivenciada durante o mês de maio, tendo a culminância no dia  04 de Junho.A cultura afro e indígena será articulada com a prática social e aos conteúdos específicos das disciplinas através deste projeto interdisciplinar, numa interação de linguagem corporal, escrita, audiovisual e oral ,integrando várias práticas discursivas, mobilizando diversos meios para aprendizagem, tais como: 
·         Ler e interpretar letras de músicas relacionadas a questão racial; 
·         Leitura de livros, revistas e jornais , filmes ,pesquisa bibliográfica, tecnológica e de campo 
·         Análise de quadros que retratam a figura do negro e do indígena;  estudo de dados demográficos sobre as terras indígenas 
·         O índio e a questão ambiental; seminários para socialização de pesquisas e sistematização de conhecimentos. 
·          Promoção dos gêneros musicais do samba e rap 
·          Produção e declamação de poesias relacionadas ao povo afro-descente, o indígena e sua cultura. 
·         Organização de danças, focando manifestações corporais da cultura afro-brasileira e indígena;
·         Teatros focando a cultura afroe indígena; 
·         Análise dos dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por, renda e escolaridade;
·         Estudo de dados estatísticos do indígena, analisando esses dados historicamente; 
·         Análise de pesquisas relacionada ao negro e mercado de trabalho no país;
 desenhos / charges 
·         Montagem de painel afroindígena; 
·         Projeção de vídeos /Pesquisas/ Interpretações de textos /Redação
·         Exposiçõesde trabalhos /Construção de mural
·         Leitura de textos informativos,literários ,narrativos, descritivos ,visuais etc.
·         Mapas /Cartazes /Fotos /Desenhos /Debates /Seminários
·         Dramatização


PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:  LÍNGUA PORTUGUESA

·          Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados; Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
·         Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
·         Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
·         Destacar a mulher negra na nossa sociedade;
·         Escrita de textos sobre receitas afras e indígenas;
Trabalhar a etimologia das palavras de origemafricana  que  hoje  são costumeiramente  falada  por  nós.
·         Provérbios africanos /Produção de textos/Leitura e interpretação de textos/Poemas músicas, Textos literários;
·         Estudo de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e glossário de termos anti- racistas para construção de dicionários;
·         Provérbios africanos contidos nos símbolos; Análise /releitura de obras  e biografia de artistas, autores e cantores negros; Produção de poesias / paródias;
·         Reconto de histórias, mitos ou canções populares preconceituosas ( Boi da Cara Preta).
·         Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
·         Leitura e produção de textos narrativos sobre preconceito racial;Leitura de imagens: várias realidades vivenciadas por negros. Usar charges para analisar criticamente fatos de discriminação e racismos

MATEMÁTICA PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·         Textos que retratem a discriminação racial contendo dados numéricos;
·         Construção e análise de gráficos; Tabelas mostrando a quantidade de escravos que desembarcaramno Brasil de(1836 a 1855.)
·         Geometria, através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
·         Construção de tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da população negra no Brasil;
·         População negra no Brasil, em Pernambuco e no Município, de acordo com o Censo/ IBGE.
·         Situações problemas / Receitas / Medidas

LÍNGUA ESTRANGEIRA:  PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·         Identificação e tradução de palavras referentes aos seguintes temas:
·         Pobreza; Discriminação; Injustiça;
·         Construção de painéis informativos
·         Tradução de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de dicionários, murais ou cartazes;
·         Letras de músicas do afrodescendentes jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos  Malcom X e Martin Luther King. 
·         Conhecera a  História  dos países  da  África  que  falam  inglês e espanhol



GEOGRAFIA PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·         Localização do Continente africano e seus países no Mapa-múndi;
·         Delimitação no Mapa do Brasil das áreas quilombolas.
·         Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
·         Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica
·         Diversidade étnica e cultura;
·         Formação do povo brasileiro;
·         As migrações  : A África – Apartheid;
·         Preconceito racial
·         População brasileira: miscigenação de povos;
·         Distribuição espacial da população afrodescendente no Brasil;
·         A contribuição do negro na construção da nação brasileira;
·         O movimento do povo africano no tempo e no espaço;
·         Questões relativas ao trabalho e renda; A colonização da África pelos europeus;
·         A origem dos grupos étnicos que foram trazidos para o Brasil (a rota da escravidão);
·         Localizar no mapa e pesquisar sobre a atualidade de alguns países ( como vivem, população, idioma, economia,cultura, história, música, religião);
·         Estudo da organização espacial das aldeias africanas (  questões urbanísticas);
·         Estudo de como o continente africano se configurou espacialmente: as (re) divisões territoriais;
·         Análise de dados do IBGE sobre a composição da população brasileira por cor, renda e escolaridade no país e nomunicípio em uma perspectiva  geográfica
·         Bichos da África
·         Sugestão de  atividade : dobraduras de animais ,localizações dos animais.
·         Maquete dos quilombos e fazendas
·         A localização da África
·         Mapa  do  continente africano
·         As línguas faladas na África / Paisagens
·         Pesquisa sobre aspectos físicos, econômicos e humanos, Moeda africana

DISCIPLINA: ARTE  PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·         Canções populares: raggae, jazz, funk, pagode chorinho, rap, samba e outros que abordem o tema.
·         Confecção de objetos artesanais como máscaras, carrancas, vasos etc;
·         Confecção de adornos: pulseiras, tornozeleiras, anéis, colares.,
·         Cores
·         Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
·         Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
·         Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
·          A influência africana na nossa culinária, na dança, na música, na vivência religiosa e no jeito de ser brasileiro;
·         Confecção de instrumentos musicais;
·         Grafismo  e Símbolos africanos
·         Tabela dos  países da África



LITERATURA:
Poemas  de Castro Alves e Francisco Solano  Trindad  (obras literárias de destaque.)

HISTÓRIA / ENSINO RELIGIOSO
Sugere-se para a disciplina de História, entre outros, o trabalho com os seguintes temas: Estudo dos grandes reinos africanos, as organizações culturais, políticas e sociais de Mali, do Congo, do Zimbabwe, do Egito, entre outros;
·         A formação do povo brasileiro/ A história da África
·         História da colonização do Brasil dos povos africanos
·         Os costumes deixados pelos negrosempregados na nossa culinária bem como os costumes indígenas
·         Os povos africanos os quilombos
·         A origem dos escravos / A luta pela liberdade / Zumbi dos Palmares / Os movimentos abolicionistas /A lei áurea
·         História da África: Aidentidade afro – brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
·         Os afro–brasileiros na sociedade;
·         Quilombos ontem e hoje;
·         Personagens ilustres negro;
·         Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
·         Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira
·         O racismo/ preconceito racial
·         O processo de abolição;
·         Apresentação de figuras ilustres negras e mestiças da história brasileira passada e atual, bem como de pessoas afro brasileiro e indígena do convívio do aluno
·         Produção de textos.
·         Conhecer a religião mais difundida na África
·         As religiões africanas /Sincretismo religioso
·         Estudar a influência das celebrações religiosas das tradições afros na cultura do Brasil;
·         Pesquisa sobre as religiões africanas presentes no Brasil;

CIÊNCIAS: FLORA E FAUNA AFRICANA PROPOSTAS DE CONTEÚDOS:
·         Culinária africana – receitas
·         Mamona (mamoeiro, carrapateira ou rícino): Práticas fitoterápica , uso lubrificante e biodiesel.
·         Saúde população afro – descendente : pressão arterial elevada e anemia falciforme.
·         Melanina

TEMAS TRANSVERSAIS
·         Painéisinterativos representando a fome na África
·         Segregação racial /Preconceito / Racismo / Diversidade cultural  /  Etnia

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA/ARTE  PROPOSTAS   DE CONTEÚDOS:
·         Folguedos e danças  afro- brasileiras / instrumentos musicais;
·         Brincadeiras  Destaque no esporte
·         Desfile de penteados afros/  Dobraduras,
·         Máscaras africanas, Símbolos africanos; Confecção de instrumentos.
·         Lutas: capoeira e historicidade
·         Ritmos: Jongo, samba, maculelê, maracatu  e sua historicidade
·         Capoeira   /  Corporeidade / Artesanato /Cartazes  /  Cantores negros famosos

·          
·         Bandeiras dos países africanos
·         A presença de elementos e rituais das culturas de matriz africana nas manifestações populares brasileiras:
·         Puxada de rede, Macululê, Capoeira, Congada, Maracatu, Tambor de crioulo, Samba de roda, Umbigada, Carimbó, Côco   e etc;
·         A contribuição artística da cultura africana na formação da Música Popular Brasileira: origem do Batuque, do Lundu e do Samba, entre outros;
·         Poética musical envolvendo a temática do negro; Nossos cantores e compositores negros:
·         Artes Plásticas: máscaras, esculturas (argila, madeira, metal); ornamentos; tapeçaria; tecelagem; pintura corporal;  estamparia; cultura afro
·         Artistas plásticos como Mestre Didi (Bahia- Brasil) e a presença/influência da arte africana nas obras de artistas

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E ATIVIDADES:
Exibição de filmes e vídeos:
·         Kiriku e a feiticeira, Kiriku e os animais da floresta, Vista minha pele( discriminação racial da vida de adolescentes), 
·         Uma onda no ar (  a população de uma favela encontra na comunicação, a arma  contra a exclusão social e o racismo), 
·         Um grito de liberdade (visão do Apartheid na África do Sul. Luta contra o Racismo), 
·         Tudo aos domingos (Tradições  africanas na vida das pessoas), 
·         O Contador de Histórias, Narciso (história de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco e rico e o menino branco quer  cantar rap com  os negros).
·         Quando o criolo  dança ( entrevistas mostram situações vividas pelo negro no cotidiano)

Apresentação de histórias nas quais a cor preta tem destaque positivo, com personagens  negras representadas por qualidade e beleza:
·         Menina bonita do laço de fita,
·         O menino marrom, Biografia das cores,
·         História da preta,
·         O menino Nito,
·         Tranças de Bintou, Bruna e galinha Angola ,

INFORMAÇÃO
Danças de natureza:
·         Religiosa: candomblé
·         Lúdica: brincadeira de roda
·         Funerárias: Axexê
·         Guerreira: Congada
·         Dramáticas: Maracatu
·         Profanas: Jongo;
 







                COREOGRAFIA, DUBLAGEM E APRESENTAÇÃO CULTURAIS  DE MÚSICAS, COMO 
                 MÚSICAS
CANTORES
01
Aquarela Brasileira
Daniela Mercury
02
Aquarela do Brasil
Tom Jobim
03
Brasil mostra tua cara
Cazuza
04
Canto das trêsraças
Clara Nunes
05
Zumbi dos Palmares
Edsom Gomes
06
Brincar de Índio
Xuxa
07
Curumim iêiê
MaraMaravilha
08
Curumim iêiê
Eliane
09
Tic,tic,tac
Carrapicho
10
Morena de Angola
Clara Nunes
11
O que é que a baiana tem
Daniela Mercury
12
Os seus  olhos coloridos
Regravação de Sandra de Sá
13
Canto para o Senegal
Banda Reflexus
14
Protesto do Oludum
DanielaMercury
15
Madagascar Olodum
Banda Reflexus / Daniela Mercury
16
Mãe Africa
Clara Nunes
17
Misticismo da África
Clara Nunes
18
Marinheiro só
Capoeira
19
Paraná ê Paraná
Capoeira
20
Ziriguidum
Aviões do Forró
21
Mão da Limpeza
Gilberto Gil
22
Oração pela libertação da África do Sul,
Banda Reflexus
23
Canto da Cor
Banda Reflexus
24
A minha Cor
Banda Reflexus
25
Libertem Mandela
Banda Reflexus
26
Mulher negra
Banda Reflexus


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alves , Santos  Valdinere 
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SEPPIR: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensinode História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília-DF: MEC/SEPPIR, 2004.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática, 2007.
Revista Horizonte Geográfica. Ano 18 nº 100. A Nova Face da África. P.46 à 55. 
Revista Horizonte Geográfica. Ano 13 nº 69. África: A vida na savana. P. 54
Revista Mundo Jovem, nº 266(novembro- 1995). História: 300 anos de Zumbi.P.12 e 13. (2 exemplares). 
Revista Mundo Jovem. AnoXL, nº 332. Novembro 2002. A África clama por solidariedade. (P.6) 2 exemplares. 



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