Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Como surgiu o Dia das Mães


Como surgiu o Dia das Mães

É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas como o segundo domingo de maio passou a ser considerado, mundialmente, como o Dia das Mães?
Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. 

Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.
É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas como o segundo domingo de maio passou a ser considerado, mundialmente, como o Dia das Mães?

Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.

A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data. O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado. Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.



Justificativa: 

homenagear as mães, valorizando o seu papel na Vida das crianças. A escola desenvolverá atividades que possibilitem integrar as diversas áreas do conhecimento promovendo reflexões que permitam novos comportamentos em relação à leitura de mundo de cada educando, trabalhado o tema de forma dinâmica, para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser desenvolvido com maior interesse por parte dos alunos, através da participação e reflexão de forma crítica e democrática.

Objetivo Geral

Contextualizar o dia das Mães, refletir sobre o respeito e a valorização da figura materna, mostrando como é importante presentear também com palavras e atitudes, aquela que tanto se dedica a família, mesmo quando distante por circunstâncias mil.

OBJETIVOS: 

·         Conhecer valores importantes da relação mãe/filho (a).
·         Proporcionar as mães compartilhar com seus filhos atividades lúdicas, tais como: declamação de poesias, concurso de dança, programa de calouros, competição esportiva ,dinâmicas etc
·         Desenvolver as habilidades reflexivas e artísticas.
·         Ouvir diferentes informações sobre as mães.
·         Comparar os vários tipos de trabalhos desenvolvidos pelas mães nos dias de hoje.
·          Reconhecer que cada mãe ama e expressa esse amor à sua maneira.
·         Homenagear as mães;
·         Reconhecer a importância da mãe na família;
·         Conhecer a vida de várias mães;
·         Valorizar o trabalho das mães;
·         Refletir sobre as pessoas que não tem MÃE e as mães que não participam ou comparecem á escola por falta de tempo ou ainda que não possa adquirir presentes;
·        Valorizar as Mães adotivas;
·        Conscientizar as crianças sobre valores éticos como: obediência, respeito e compreensão;
·         Desenvolver a criatividade da criança;
·         Produzir pequenos textos;
·         Estimular a afetividade entre crianças e mães;

Público-alvo:
• Educandos de Ed. Infantil e Fundamental I
• Mães

CONTEÚDOS:
• Data comemorativa – dia das mães
• Motricidade;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem
• Expressão corporal;
• Historinhas;
• Criatividade, imaginação e dramatização.
• Música e ritmo;
• Socialização;



Metodologia  :

·         Leitura de textos sobre as mães 
·         Desenhos para colorir
·         Produzir poesias para as mães
·         Confeccionar recadinhos diários para as mães
·         Construir lembrancinhas para oferecer as mães no seu dia
·         Confeccionar cartazes
·         Ensaiar coreografias 
·         Colagem (recortes e colagem de figuras de revistas)
·         Dinâmicas com as mães
·         Murais com as produções dos alunos
·         Produções dos alunos
·         Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação
·         Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões;
·         Músicas
·         Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
·         Pintura
·          Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
·         Momento flash: uma foto para mamãe.
·         Dinâmicas com as mães
·          Homenagem as mãe: apresentação das turmas
CULMINÂNCIA A CRITÉRIO  E CONDIÇÕES DE CASA EQUIPE ESCALAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário