terça-feira, 12 de dezembro de 2017

TEMAS TRANSVERSAIS – TRABALHO E CONSUMO

TEMAS TRANSVERSAIS – TRABALHO E CONSUMO

Trabalhar e consumir são direitos de todos. Mas a realidade se mostra bem diferente. Nem todos têm acesso a oportunidades de emprego ou podem usufruir os produtos e serviços oferecidos. No Brasil, em particular, essa situação é bem evidente. A oitava maior economia do mundo ostenta uma das piores distribuições de renda, criando um abismo entre os mais ricos e os mais pobres. Trata-se de um problema cuja solução depende tanto de políticas econômicas do governo quanto do comportamento dos cidadãos, que devem estar alertas para questões como desemprego e diminuição do poder de consumo. Cabe à escola o papel de discutir esses temas com os alunos, futuros integrantes do mercado de trabalho e de consumo. Lutar por direitos ligados à liberdade, à participação nas decisões políticas e à igualdade de condições dignas é um modo de consumir a cidadania. 

Os PCN’s propõem tópicos que se seguem para abordar as questões de Trabalho e do Consumo:

Relações de Trabalho - o conhecimento das relações de trabalho em várias épocas é importante para compreender sua dimensão histórica e comparar diferentes modalidades de trabalho, como o comunitário, a servidão, a escravidão, o trabalho livre, o assalariado, o trabalho no espaço urbano e rural. 

Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde - esse bloco discute a exploração dos recursos naturais, a qualidade de vida e as condições de trabalho e de saúde dos grupos populacionais e a interação humana com o meio ambiente. 

Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas - o objetivo desse tópico é analisar a influência da publicidade na vida das pessoas. Ela é mais do que uma forma de divulgar um produto ou um serviço. A propaganda difunde estilos de vida, padrões de beleza e comportamento que traduzem valores e expectativas. Ter isso em mente auxilia na compreensão do desejo de consumo e da real necessidade de adquirir produtos ou serviços. 

Direitos Humanos, Cidadania, Trabalho e Consumo - aqui se procura enfatizar que os cidadãos têm direitos em relação ao trabalho e ao consumo e estimular a autoconfiança para exigi-los e promovê-los. 

OBJETIVOS GERAIS:

Principais objetivos a serem alcançados pelo aluno no tema Trabalho e Consumo: 

▪ saber de seus direitos e responsabilidades, identificando problemas e debatendo coletivamente possíveis soluções;
▪ notar a diversidade de relações de trabalho existentes e seu vínculo com a realidade local, regional, nacional e mundial; 
▪ verificar como os lugares e as paisagens são criados e transformados por intervenção do trabalho e do consumo humano; 
▪ identificar diferentes processos tecnológicos empregados nas atividades e analisar seu impacto no trabalho, no consumo e na relação com a qualidade de vida e com o meio ambiente; 
▪ reconhecer a existência de discriminações e injustiças em situações de trabalho e consumo; 
▪ perceber que os direitos civis, políticos e sociais são conquistados com conflitos e acordos, valorizando a atuação de partidos políticos, sindicatos e outras instituições democráticas; 
▪ reconhecer como é o processo se inserção no mercado de trabalho, identificando problemas e possíveis soluções. 

FONTE: 
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p. 65 e 66

Nenhum comentário:

Postar um comentário