sábado, 23 de setembro de 2017

PLANEJAMENTO ARTE

PLANEJAMENTO ARTE

OBJETIVOS GERAIS: 

- Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o patrimônio cultural com base na identificação nos padrões estéticos e sinestésicos de diferentes grupos socioculturais.
- Compreender que, o ensino da arte deve ser refletido de acordo com o contexto da realidade da sociedade em suas diversas linguagens artísticas.
- Compreender e utilizar a arte como linguagem mantendo uma atitude de busca, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
- Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade para atribuir um sentido para obra artística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

- Analisar, refletir e compreender os diferentes processos de arte como manifestações socioculturais e históricas.
- Valorizar as diferentes formas de manifestações artísticas.
- Relacionar os sentidos de uma obra artística a possível leitura dessas obras em diferentes épocas.
- Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores humanos.
- Apreciar os produtos da arte em diferentes obras em suas várias linguagens, desenvolvendo a fruição em análises estéticas.
- Observar as relações entre arte e realidade, refletindo e investigando com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade argumentando e apreciando a arte de sensível.
- Conhecer e compreender a história cultural e artística do mundo oriental e suas manifestações. 


CONTEÚDOS:


ARTES VISUAIS
Leitura e Representação das Formas e do Espaço
Pontos de vistas: Frontal e de perfil
Efeitos de profundidade: Perspectiva, sobreposição, diminuição claro-escuro
Cor: Análoga, quente, fria e complementar
Tempo: Movimento, seqüência, repetição e alternância
Repetição
Ênfase


Leitura e Representação de Imagens
Ilustração
Cartaz
Reprodução
Objeto artístico
TV, vídeo, computação gráfica, data show
Imagem: descrição
Análise formal
 Interpretação: é o momento mais rico da leitura e deve ser bastante explorada


História da Arte (contextualização)
Arte contemporânea no Brasil
Renascimento
Barroco
Impressionismo
Pós-Impressionismo
Expressionismo
Cubismo
Fauvismo
Art Pop
Op Art

Produção Artística
Gênero artístico: figura humana, paisagem
Criação de diferentes temáticas
Desenho de observação, de imaginação e memória
Gênero artístico: natureza-morta
Criar e reelaborar histórias, representando-as plasticamente.
Instalações e performances
Composição: projetos a partir de temas, imagens, propagandas, idéias e objeto artístico
ARTES VISUAIS

Leitura e Representação do Som no Tempo e no Espaço
Som
Silêncio
Ruído (poluição sonora)
Duração: longo, médio e fraco
Altura: grave, médio e agudo
Timbre 


Leitura Auditiva
Percepção,  identificação e  apreciação
Ouvindo e identificando sons de diferentes qualidades e procedências
Dançando
Desenhando
Pintando
Contextualizando as músicas ouvidas
Contextualização
 Música popular catarinense, brasileira e mundial


Produção Sonora

     Cantando
     Percutindo
     Dançando
     Sonorizando situações, fatos, imagens, representações gráficas
     Improvisando

METODOLOGIAS:
- Aulas teóricas
- Aulas práticas
- Aulas expositivas
- Saída de campo
- Troca de experiências entre núcleos
- Promoção de oficinas artísticas
- Trabalho com materiais alternativos
- Atividades que promovam a percepção, a identificação e a apreciação


Nenhum comentário:

Postar um comentário