sábado, 21 de novembro de 2015

Escola Lugar de Construir os Valores Cívicos

Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino


Resgatando o Civismo
Escola Lugar de Construir os Valores Cívicos




Secretária de Educação: Eterilda Amorim Borba
Diretora de Ensino :Valdinere Alves dos Santos


Cortês, setembro de 2015
Data
                                      Datas Comemorativas
Escola Lugar de Construir os Valores Cívicos
03/09
DIA DO BIÓLOGO
A biologia estuda os seres vivos, sua origem, evolução e estrutura. Seu profissional é o biólogo que investiga todos os organismos da Terra, desde os mais simples aos mais complexos. O que faz ? O biólogo pode atuar em várias áreas. Se escolher a indústria, atua na utilização de microrganismos, como bactérias, por exemplo, na fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc. Também é de sua responsabilidade dar laudos sobre o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente. Na área de biologia marinha, trabalha na análise dos organismos marinhos, bem como seu cultivo, reprodução e desenvolvimento. Em genética e biotecnologia, é requisitado para estudar organismos em laboratório e realizar exames para verificação de doenças genéticas. E em microbiologia, pode investigar como atuam as bactérias, os fungos e os vírus, além de analisar de que modo podem ser aproveitados para uma série de benefícios ao homem.

05/09
DIA DA AMAZÔNIA  : Despertar curiosidades acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente consequentes das ações inadequadas do homem, despertando-os para a prática de atividades de preservação ambiental e conhecimento da importância da floresta amazônica para a sustentabilidade.
07 / 09
PÁTRIA : É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

Início da Semana da Pátria: Conscientizar os alunos da importância de vivenciarmos a Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada, cante com seus alunos, além dos hinos cívicos, canções que enaltecem nossa Pátria. Estas músicas podem ajudar a autoestima. Durante a semana, cantar o hino nacional o de Pernambuco e o hino do município. Poderão utilizar os hinos para trabalhar a gramática e fazer as interpretações. A Independência do Brasil : Socializar junto aos alunos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano estamos comemorando  193 anos de  independência .

21/09
DIA  DA ÁRVORE : Trabalhar o dia da árvore é encantador, as crianças amam, pois adoram tudo que é ligado a natureza ! Ressaltar a importância deste dia, é conscientizar e criar nos pequenos a noção de cidadania e ética!Trabalhando temas assim, com certeza estamos trazendo para nossos alunos valores realmente necessários, pois saber o valor de uma árvore é saber dar valor para a vida! É muito importante que nossos alunos conheçam diversos tipos de plantas, suas necessidades, sua importância em nossa vida.Plantar e cuidar de uma plantinha é tão necessário quanto cuidar de um pessoa. É preciso que nossos alunos, aos quais estamos desvendando o mundo, estejam conscientes da importância e das necessidades das plantas .As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. Sensibilizar os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente.
23/09
PRIMAVERA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Conscientizar os alunos que a primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a elas atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da preservação.




Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino

Escola Lugar de Construir os Valores  Cívicos
Semana da Pátria :Resgatando o Civismo

Período de realização : Semana da Pátria
Público Alvo: Ensino Fundamental  e Educação Infantil
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Regionais, História, Geografia, Artes e Educação Física
Duração: Uma semana

APRESENTAÇÃO |:

A comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”. Além disso, é preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

OBJETIVO GERAL

Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de: Despertar o sentimento de patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Incentivar o amor à Pátria; Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários; Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais; 
Identificar as cores da Bandeira Nacional;
Cantar e interpretar o hino Nacional; Identificar cantando  o hino de Cortês ,e o  hino de Pernambuco
Valorizar cantando o hino da independência
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA - ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
O que é Pátria? O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O que é ser Cidadão brasileiro?; Cidadania - como colocá-la em prática?
O que é ser cidadão brasileiro? O que é civismo? A importância do voto;
Exemplos históricos de patriotismo no Brasil.




SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Produção de poesias; Coro falado; Interpretação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos; Palavras cruzadas; Caça-palavras; Exposição de textos e poemas;

ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Os símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a partir de observação em Data show;
Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em data show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos ou em preto e branco) e exposição;
Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização, dança  ou peça teatral;
Confecção de cartazes com mensagens exaltando o Brasil; lustrar o Hino Nacional para exposição;
Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a pátria.

GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA         

O Estado brasileiro;Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ? (destaque de em aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da Independência;
A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do Eleitorado Brasileiro; O Eleitorado nas Regiões na Última Década;
Crescimento do Número de Eleitores nos Estados;Crescimento demográfico no Estado de Pernambuco

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Leitura de textos;
Pesquisa; Montagem do mapa da Região Nordeste
Montagem do mapa de Pernambuco e municípios, para exposição;
Confecção de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Trabalhar o mapa do Brasil;
Trabalhar as siglas dos estados brasileiros;Montagem do Mapa do Brasil para exposição;
Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas pelos desbravadores do Brasil;
Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
·         Vídeo  ,Músicas ,Pesquisa ,Discussão  , Leitura de texto , Trabalho de Grupos   
·         Produção de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações   

FONTE:
http://nte-navirai.blogspot.com.br         https://pt.wikipedia.org/wiki/Independência_do_Brasil
www.historiadobrasil.net/independencia/      www.suapesquisa.com/independencia/
Descrição: C:\Users\pedagogico3\Documents\patria\sete_de_setembro-5455.gif Descrição: C:\Users\pedagogico3\Documents\patria\sete_de_setembro-5455.gif,Descrição: C:\Users\pedagogico3\Documents\patria\sete_de_setembro-5455.gif,Descrição: C:\Users\pedagogico3\Documents\patria\sete_de_setembro-5455.gif,Descrição: C:\Users\pedagogico3\Documents\patria\sete_de_setembro-5455.gif
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário