PROJETO 5º ANO: "MINHA COMUNIDADE, MINHA RESPONSABILIDADE..."
JUSTIFICATIVA:
O papel da escola mudou e não se centraliza mais em si mesma. Abre-se cada vez mais ao diálogo e abandona conceitos cristalizados. Quanto mais se aproxima dos pais, quanto mais mantém com eles uma parceria afinada, mais alcança a identidade cultural do aluno, os aspectos sociológicos que o cercam e uma aprendizagem real e efetiva.
A desmotivação do aluno é conseqüência da distância entre a sala de aula e o seu cotidiano. A escola deve criar um ambiente que tenha a ver com seu mundo, evitar choque cultural, evitar que ele se sinta “um estranho no ninho”.
A escola deve achar um canal de comunicação com a comunidade, deve estimular os pais a participarem da vida da escola, de sua gestão, transformando-os em aliados. Deve rediscutir suas propostas curriculares, montar projetos educativos que a referendam na sua comunidade, em termos de atuação social.
Considerando o interesse dos alunos pelo local onde vivem, percebeu-se a necessidade da elaboração deste projeto, para efetivação de uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa que valorize os conhecimentos prévios dos alunos.
OBJETIVO GERAL:
Construir junto com os alunos e familiares, o sentimento de pertencimento à comunidade, criando-se assim a necessidade de cuidar e responsabilizar-se pelo local onde estão inseridos, cultivando e praticando os valores .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Ampliar o bom relacionamento com a comunidade.
• Estreitar e fortalecer as relações interpessoais de amizade, de solidariedade e respeito.
• Fortalecer o interesse dos alunos pelo aprendizado e aproximar a família da escola.
• Incentivar a leitura, por meio de contadores de histórias, oficinas de leitura, etc.
• Proporcionar atividades educativas, culturais e de lazer que colaborem com o resgate de valores éticos.
• Melhorar da auto-estima do aluno.
• Aumentar a participação dos pais na rotina escolar.
• Trabalhar a Educação ambiental para atuarem, no meio em que vivem, com vistas na sustentabilidade.
• Enriquecer as aulas de leitura e escrita, tornando-as mais dinâmicas e participativas, utilizando os conhecimentos sobre a comunidade
• Incentivar a pesquisa.
Prestigiar sua própria história, contada através de todo o material coletado e organizado pelos alunos e pessoalmente pelos entrevistados, promovendo a interação.
• Garantir ocasiões para troca de informações, de ideias e opiniões, em sala de aula
• Envolver o educando, com os reais fatos da realidade da qual é parte integrante.
• Expressar através das diferentes vivências, de tal modo que possam explorar com melhor eficiência, suas potencialidades em favor de uma melhor qualidade de vida e saúde, seja no âmbito familiar, social e espiritual de cada um. • Conhecer as ações locais realizadas (companhia de energia, água, responsáveis pelo lixo, representante da prefeitura e dos moradores da vila).
• Expressar através das diferentes vivências, de tal modo que possam explorar com melhor eficiência, suas potencialidades em favor de uma melhor qualidade de vida e saúde, seja no âmbito familiar, social e espiritual de cada um. • Conhecer as ações locais realizadas (companhia de energia, água, responsáveis pelo lixo, representante da prefeitura e dos moradores da vila).
• Envolver alunos e familiares na gestão participativa da vila, e buscar conscientizá-los para o fato de que suas ações positivas remeterão a melhoria de vida.
• Trabalhar a conscientização do papel da cidadania e envolver todos na busca pelo bem comum.
• Desenvolver princípios da democracia, como: participação, respeito e solidariedade.
METODOLOGIA:
O projeto se utiliza da transversalidade – transposição dos conteúdos sociais para os escolares, quando os conteúdos se tecem como numa rede – e da interdisciplinaridade, da maneira de como trabalhar os conteúdos. Na interdisciplinaridade, as diversas disciplinas se complementam, se interligam, sem que, contudo, venham a perder sua linguagem própria, sua individualidade. A partir das especificidades constrói-se a integração.
A escola irradia-se por toda a comunidade, espalha o exercício da cidadania. O projeto põe ênfase na criatividade individual, grupal, buscando soluções para situações de risco, para contenção da violência, da criminalidade e outros. Mobilizar a escola e comunidade na busca de respostas à problemática social de diversas ordens. A grande arma está numa metodologia criativa, diversificada.
O professor poderá garantir ocasiões para troca de informações, de idéias, de opiniões, em sala de aula, organizando-a para momentos coletivos, quando terá a oportunidade de contemplar a diversidade apresentada. Não deve reduzir as diferenças, antes, aproveitar a variedade de respostas, promovendo troca entre elas. Poderá garantir momentos individualizados, quando o professor conhecerá melhor cada aluno em sua idealização.
Este projeto traduz-se em trabalhos coletivos, articulados, envolvendo escola, alunos, pais e comunidade, numa metodologia interativa e de cooperação. É a escola se inserindo em sua realidade, promovendo efetivo desenvolvimento social de sua comunidade. Coloca o eixo na formação da cidadania e incentiva, por parte da comunidade, todas as formas de participação: consultas sobre a escolha de temas, entrevistas, palestras, visitas localizadas etc. Premia o aluno-cidadão frente aos problemas sociais, politizando-o, espalhando sementes politizadoras por toda a comunidade. Quanto mais consciência da situação social, quanto mais intervém nessa situação, quanto mais campanha cidadã, mais capaz o indivíduo vai se tornando e mais facilmente atingem-se os objetivos. O projeto aproxima a comunidade da escola e vice-versa. A escola passa a ser o fermento de ações sociais educativas.
RECURSOS:
Passeio, relatos, entrevista, leituras, histórias contadas, pesquisas, palestra, informática, Power point, produção textual, desenhos, fotos...
ATIVIDADES:
Passeio na comunidade- Reflexão das entrevistas e texto coletivo com os resultados- Histórias contadas pelos moradores- Montagem de Power point sobre a vila- Composições através de desenhos e colagens- Oficina de educação ambiental, para ser trabalhada com os alunos e a comunidade, envolvendo temas como o aquecimento global, água, utilização da energia e suas fontes alternativas, resíduos sólidos urbano (lixo) e saúde.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será no decorrer de todo processo e com a participação da comunidade, sendo levada em consideração a ação de todos para efetivação do projeto.
DURAÇÃO: dois meses
*** É importante o aluno saber que o resultado de sua pesquisa poderá servir de utilidade pública. De nada adianta investir numa pesquisa que não serve para algum segmento da população ou para a vida prática do educando.
O projeto irá destacar aspectos que levem a um produto final, destinado ao uso da escola e da comunidade como um todo.“Não basta saber, é preciso aplicar; não basta querer, é preciso, também, agir”. (Goethe).
FONTES DE PESQUISA:
DEMAJOROVIC, J. Sociedade de risco e responsabilidade social: perspetiva para a educação corporativa. São Paulo: Senac, 2001.
FARRET, F.A. Conversão do lixo em energia. Revista Ciência & Ambiente/ Lixo Urbano. Editora UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), 1999.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003, p. 189-205.
ANEXOS:
Projeto 5º Ano: Minha comunidade, minha responsabilidade...
Nome:_______________________ Data:_______________
As Relações Sociais entre a nossa escola e a comunidade: Questionário para debate em sala de aula
Família
• Participa das atividades escolares?
• Como? Quando?
• Com que freqüência?
Escola
• É aberta a comunidade? Por quê?
• As relações internas, na escola, são harmoniosas? Justifique:
• É organizada? Comente:
· Existem conflitos? Quais?
· Sugestões para a escola melhorar:
Comunidade
• A relação entre as pessoas, na comunidade, é produtiva e harmoniosa? Explique:
· Existem conflitos? Quais?
• Como a comunidade vê a escola?
· Sugestões para a comunidade melhorar:
*** A escola agradece a colaboração dos familiares no processo ensino aprendizagem.
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