sábado, 20 de agosto de 2011

Chapeuzinho Vermelho é um antigo conto popular de uma menina que consegue derrotar o lobo mau, a história traz, entre outras, em sua essência textual um enredo de aventura, desobediência, medo, suspense, emoção, afetividade.
No enredo a mãe da menina pede a ela que leve algumas guloseimas para sua vovó doente e que ela não pegue o caminho mais curto porque lá existe o lobo-mau. Despreocupada e desobediente a menina, sem medo, encara o caminho, onde provavelmente o lobo estaria. Enganada pelo lobo-mau, Chapeuzinho acreditando ser ele do bem, conta pra onde está indo e o que vai fazer e o malvado sai correndo na frente para encontrar a vovozinha primeiro e fazer dela seu jantar mas, antes que pudesse fazer da pequena sua sobremesa, ele é pego pelos caçadores que escutam os gritos e salvam a menina e a vovozinha de suas garras.
Chapeuzinho Vermelho é descrita com uma criança desobediente porque contraria as ordens que sua mãe lhe dá para que não passe por outro caminho. Ao mesmo tempo a ingenuidade dela é demonstradas nas situações onde ela é enganada várias vezes pelo Lobo, ainda, o autor faz uma analogia entre o lobo-mau e as coisas ruins que nos acontecem na vida, caso façamos algo que não nos convém ou quando confiamos em quem não conhecemos.
Na narração, a floresta é lugar que dá uma conotação de aventura e suspense, lugar que precisamos passar mas oferece riscos e precisamos estar atentos aos perigos. Essa ideia é fortalecida com a letra da música que a menina sai cantando pela estrada: “Pela estrada a fora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha. Ela mora longe e o caminho é deserto, onde o Lobo-mau passeia aqui por perto. Mas a tardinha, ao sol poente, junto a mamãezinha dormirei contente.”
A música é o enredo da história e dizendo como deveria ser no final, contando o que a menina vai fazer, o perigo que corre e o que devia acontecer.
Num clima de tremenda expectativa no que vai acontecer com Chapeuzinho, a cena termina num final feliz que passou por muitas dificuldades.
É claro o objetivo da história em focar os valores como obediência, respeito aos mais velhos, aos animais e às diferenças, além de humildade, amor fraternal, generosidade, compaixão, lealdade e isso é feito ao introduzir múltiplos símbolos e ideias personificadas nos personagens e situações descritas.
É interessante observar, a convergência para o sentido de identidade social e cultural que permeia esse conto, a motivação do imaginário infantil e a sensibilização afetiva, levam a uma aprendizagem do Certo e o Errado, por esse motivo, as versões contadas modificam-se no decorrer dos séculos, evidenciando de que forma as verdades humanas mudam.
Enfim, como a maioria das fábulas infantis, a historinha de Chapeuzinho Vermelho traz uma conotação moral, valorizando a importância de obedecer aos pais e entre outras, a generosidade para com os mais velhos, a inocência da menina ao se deparar com o lobo-mau e mesmo não o reconhecendo quando ele estava se passando pela velinha, o suspense criado quando ela vai perguntado para que servia cada parte dos órgãos enormes que ele tinha (nariz, orelha, olhos e boca), o medo de que ela seja comida pelo lobo-mau e a emoção de ser resgatada pelos caçadores. Todas essas emoções, valores e sentimentos são descritos para ensinar, convencendo a quem está apreciando a história do que é apropriado e inconveniente.

7 comentários: