TEMA: Água
OBJETIVO:
- Objetivo Geral
O objetivo desta atividade é iniciar com os alunos de educação de jovens e adultos (EJA) o estudo dos estados físicos da água, a partir da observação e discussão das características da água nos estados: líquido, sólido e gasoso.
· Desenvolver a memória auditiva, através da música: Planeta água
· Estimular, e treinar a atenção através dos clipes e do desafio da aplicação prática fazer um sorverte.
· Estimular o trabalho em equipe, através do trabalho em grupo (cada aluno, foi avisado previamente para trazer um elemento – gelo, água, garrafa térmica com água fervendo) . Os grupos serão formados na hora, visando estimular o entrosamento dos alunos.
- Objetivos Específicos
- - Reconhecer os diferentes estados físicos da água.
- - Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da água
- - Saber que a água está presente no corpo humano e que é um componente importante para a sobrevivência.
CONTEÚDO:
1. Apresentação do tema Água e subtemas.
2. Amplicação do vocabulário: estado físco, sólido, líquido, gasoso,
3. O Estado Físico da Água.
4. Mudança de temperatura
PROCEDIMENTO / ESTRATÉGIA:
- Os alunos serão recepcionados ao som da música Planeta Água, de Guilherme Arantes.
- Despertar a atenção para música perguntando se eles imaginam o tema das proxímas aulas.
- Fazer a sondagem do conhecimento prévio dos alunos.
- Através da apresentação com auxilio: ppt farei contextualização sobre o tema e os subtemas: os alunos serão alertados que o tema Água é amplo e subdivide-se em vários: A importância, As características, Os Estados Físico, A Escassez da Água, e que cada dia exploraremos um, e que aula de hoje será: Os Estados Físico da Água.
- Farei a ampliação do vocabulário: estado físico, sólido, líquido, evaporação,
- Usaremos mapas ou globo terrestre para dar noção da distribuição da água no planeta de acordo com a necessidade e aparecimento de dúvidas.
- Exibição de clipe com ciclo da água.
- Apresentação da Matéria apartir experimentos manipulação da água nos três estados.
- Aplicação das atividades escritas, em anexo.
RECURSOS: Data show, Mapa ou Globo Terrestre, Água nos três estados, chaleira, picolé, água mineral.
AVALIAÇÃO: Diagnóstica através da Exibição de novo clipe, faremos uma roda de perguntas.
Inicialmente, com a participação de toda a turma, pedir que um aluno(a) cole o cartaz equivalente ao estado físico da água da água, no quadro, de acordo com o esquema feito durante a aula.
Em seguida, folha de exercícios de fixação com correção em sala de aula de aula.
FONTE DE CONSULTA:
· http://portaldoprofessor.mec.gov.br disponível em 01/05/2011 as 22:12 minutos.
- http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/estados-fisicos-agua disponível em 01/05/2011 as 22:25 minutos
- Portal Educa Rede: www.educarede.org.br
Portal do professores de Eja http://eja.sb2.construnet.com.br/
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