SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
MODALIDADE
EJA
TEXTOS
DE RELIGIÃO
Coordenadora Valdinere
Alves
Cortês-2017
TEXTOS
DE RELIGIÃO
AULA 01
O CARÁTER
OBJETIVO – Refletir
com os educandos o valor do caráter e da personalidade do ser humano, em seus
atos e suas atitudes.
Você é um jovem de
caráter? Já percebeu como as pessoas de caráter são estimadas, valorizadas e
servem de modelo para a nossa conduta? Noutras ocasiões, talvez, tenha ouvido
comentar “Ele é um mau caráter”. Pessoas de mau caráter causam muitos problemas para si mesmas e para os outros.
Ninguém gosta de conviver com pessoas assim.
Mas o que vem a ser
caráter?
Caráter é uma marca
que distingue uma pessoa de outra, pelo seu modo de ser, de sentir e de agir.
Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e
se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis. É muito
importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles. Porque
aquele que muda de ideias e opiniões, conforme as circunstâncias, na sociedade
e com os amigos, demonstram ter um caráter fraco. Parece um barco sem rumo ou
uma Maria-vai-com-as-outras. Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma
conquista diária, de um trabalho contínuo e de uma vontade firme. É obra
pessoal de cada um de nós. Para a formação de um bom caráter, concorre uma boa
educação familiar, religiosa e escolar. Também têm grande influência as diversões
e lazer, a vida ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com
a sociedade. A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar. Já a de
caráter escolhe um ideal e luta por ele para se realizar na vida.
Atividades –
Responda.
1)
Que é caráter?
2)
Que qualidades possui uma pessoa de caráter?
3)
Como agem as pessoas de caráter fraco?
4)
Um bom caráter surge por acaso?
5)
O que concorre para a formação de um bom caráter?
AULA
02
VIRTUDE
– CAMINHO CERTO NA VIDA
Objetivo – Refletir
com os alunos e ensina-los sobre o que é virtude, e como cada um deve vivê-la
no seu cotidiano.
O ser humano, para
ser feliz, deve procurar aperfeiçoar-se, realizar-se. Porém, essa realização só
é possível, mediante o aprimoramento do caráter e a prática das virtudes.
VIRTUDE –
é um hábito bom, uma disposição permanente da vontade para o bem.
HÁBITO – São
atos repetidos tantas vezes que o se tornam costume. Se o hábito for bom,
chamamos de virtude, se for mau dizemos que é um vício. Há vários tipos de
virtudes: religiosas, morais e cívicas.
VIRTUDES:
FORTALEZA – É
uma força interior que nos dá disposição e vontade de sempre agir,
corretamente, mesmo diante das dificuldades.
PRUDÊNCIA
– Virtude
que nos leva a escolher a melhor solução para cada situação da vida e a
controlar os próprios atos para evitar consequências desagradáveis.
TEMPERANÇA
–
É ser moderado nos próprios atos (comer, beber, praticar esportes) para não
prejudicar a saúde.
JUSTIÇA
–
É uma virtude que consiste em dar a cada um o que lhe pertence, como: direitos,
objetos, respeito, obediência, amor, compreensão...
SINCERIDADE
– Virtude
que nos leva a dizer o que realmente pensamos e sentimos.
TOLERÂNCIA
–
Esta virtude nos ensina a conviver bem com as pessoas, apesar de seus defeitos
e ideias contrárias às nossas. Ninguém é perfeito, neste mundo.
CIVISMO
– Leva
o cidadão a cumprir seus deveres para a pátria, a respeitar as leis e as
autoridades constituídas, a ter espírito democrático, a trabalhar pelo bem
comum e pelo progresso da nação.
OBEDIÊNCIA
– Virtude
que nos leva a receber e cumprir de bom grado, ordens, normas, leis... e a
respeitar as autoridades.
HUMILDADE
– É
reconhecer os próprios limites.
Para
refletir e responder.
1)
O que é preciso para ser feliz?
2)
O que é virtude?
3)
Quais as vantagens das virtudes?
AULA
03
O
PARDAL E A LEBRE
Objetivo
– Trabalhar com
os alunos temas possíveis, tais como: solidariedade, zombaria, compreensão e
simpatia.
Um
pardal malvado dizia para uma lebre que fora aprisionado por uma águia:
-
Você não é tão rápida que, quando um cachorro consegue alcança-la, o afaga e
elogia por haver corrido tanto? Pois ande, corra agora; o que a impede?
O
pardal falava dessa maneira à lebre, quando um gavião veio voando e o agarrou.
O pardal começou a gritar e a pedir socorro. Então, a lebre disse:
- Bem que você mereceu! Antes, quando me viu presa
nas garras da águia, me insultava e zombava de mim. Como é que você se
intromete na vida alheia, se não sabe cuidar de si mesmo?
Atividades
propostas.
Coloque-se no
lugar da lebre. Você
mudaria o diálogo do pardal? O que lhe diria?
Você
já se viu alguma
vez em situação semelhante à do pardal? Quando?
Dialogar em grupo
sobre o lado mau da zombaria e depois tentar descobrir algo de positivo nela.
Você conhece
alguma organização que lute em defesa dos animais? Como se chama? Acha que ela
é necessária?
Explicar com as
próprias palavras a moral desta fábula.
Montar uma
história em quadrinhos sobre o tema do texto
Você
acha que Cristo agiria da mesma maneira? Como?
Aula
04
FAÇA
O QUE EU FAÇO
Objetivo
– Mostrar aos alunos que a ajuda ao próximo, sempre terá uma recompensa em
nível de futuro.
Leia
atentamente a fábula abaixo:
Um
esquilo distraído, ao sair da toca, avistou um enorme leão. Com medo, tentou
correr, mas o leão, mostrando um coração sublime, deixou-o ir embora. Essa
atitude não foi, porém perdida, embora ninguém acredite que um poderoso leão
venha algum dia precisar de um humilde esquilo.
Aconteceu
que, ao sair da floresta, o leão foi apanhado numa armadilha, ficando preso
entre as redes. Rugia tanto de fúria que, ao longe, o esquilo ouviu e veio
curioso saber o que tinha acontecido. Ao ver o leão preso na rede, tanto
trabalhou com os dentes, que conseguiu libertá-lo. Apesar de pequeno, o esquilo
pacientemente, com esforço e dedicação, libertou seu amigo Leão (adaptado de
fábulas de La Fontaine).
Moral
da História –
Devemos ser tolerantes, pacientes e dedicados com tudo e com todos. Os
humildes, menores que nós, muitas vezes, são de grande auxílio, e um trabalho
paciente consegue mais que a força e a raiva.
Em
grupos, exponha oralmente suas opiniões sobre a moral da história,
questionando:
Somos
tolerantes, pacientes, dedicados com os outros? Os que nos cercam são
pacientes, tolerantes, dedicados conosco? Quais as dificuldades que encontramos
para sermos tolerantes, pacientes e dedicados com todos a nossa volta?
Respeitamos
a todos igualmente ou privilegiamos os mais poderosos?
DESENHE
CENAS DA HISTÓRIA NO ESPAÇO ABAIXO;
AULA
05
CONHECENDO-SE
Objetivo
– Fazer
com que os alunos façam uma autoanálise de si próprios e compartilhem com os
demais colegas de classe.
Leia
as palavras abaixo e complete com as palavras que o descrevam.:
Você
é: -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PESSIMISTA,
COMPANHEIRO (A), CONFUSO (A), MAL HUMORADO (A), RECLAMADOR (A), FELIZ, MEIGO
(A), INVEJOSO (A), CALMO (A), EXIBIDO (A), TÍMIDO (A), OTIMISTA, EDUCADO (A),
SONHADOR (A), BRINCALHÃO, CORAJOSO (A), MALCRIADO (A), CAMARADA, CARINHOSO (A),
CHATO, (A), AMIGO (A), TRISTE, INTROMETIDO (A), ALEGRE, MEDROSO (A), REBELDE,
EXTROVERTIDO (A), HUMILDE, SÉRIO (A), CALADO (A), NERVOSO (A).
Você
não é_________________________________________________________________________
RESPEITO
Objetivo
– Questionar com os alunos a vivencia do respeito a si, ao próximo e acima de
tudo com a religiosidade e religião de cada um.
O
respeito é uma conquista diária. É saber respeitar e ser respeitado. Nem sempre
isso é fácil, porque não sabemos estabelecer e colocar limites para o bom relacionamento
entre os que amamos.
Muitas
vezes respeitar não significa escolher o caminho mais fácil. No crescimento de
cada um de vocês, que são nossos alunos, ou de nossos filhos, é preciso ter
firmeza e fazer com que vocês percebam que devem experimentar o sofrimento.
Saber dizer “não”, às vezes é a maior prova de respeito que podemos dar.
PENSE
NISSO! UMA VEZ...
Durante
uma era glacial bem remota, grande parte do planeta se achava coberto por
densas camadas de gelo. Muitos animais não resistiram ao frio intenso e
morreram indefesos por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então
que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e
sobreviver, Começaram a se unir, a juntar-se mais e mais. Bem próximo um
do outro, cada qual podia sentir o calor do corpo do outro. E assim bem juntos,
bem unidos, agasalhavam-se mutuamente. Assim aquecidos, conseguiam enfrentar
por mais tempo aquele inverno terrível. Vida ingrata, porém...Os espinhos de
cada um começaram a incomodar, a ferir os companheiros mais próximos,
justamente aqueles que lhes forneciam mais calor. Feridos, magoados e sofridos
começaram a afastar-se. Por não suportarem mais os espinhos dos seus
semelhantes, eles se dispersaram.
Novo
problema: afastados, separados, começaram a morrer congelados.
Os
que sobreviveram ao frio, voltaram a se aproximar, pouco a pouco. Com jeito e
precauções. Unidos novamente, mas cada qual conservando uma certa distância do
outro. Distância mínima, mas suficiente para conviver, sem ferir, para
sobreviver sem magoar, sem causar recíprocos. Assim agindo, eles resistiram à
longa era glacial. Apesar do frio e do problemas, conseguiram sobreviver.
PLANO
PARA DISCUSSÃO.
1. O que é
respeitar para você?
2. Em casa? Na Escola? Na
cidade? Na Igreja?
3. É possível conviver em
qualquer lugar com outras pessoas sem que haja regras? Explique? Comente.
Formar um círculo com os
alunos, e deixar que falem a vontade, baseando-se sempre na reflexão da
historinha, e levando a aula sempre embasada no tema RESPEITO.
3.
É possível conviver em qualquer lugar com outras pessoas sem que haja regras?
Explique? Comente.
Formar
um círculo com os alunos, e deixar que falem a vontade, baseando-se sempre na
reflexão da historinha, e levando a aula sempre embasada no tema RESPEITO.
AULA 07
FALEMOS SÓ A VERDADE.
Objetivo – Juntamente com os alunos, fazer uma reflexão
sobre o valor de falar a verdade, sempre, mesmo diante de circunstâncias que
nos comprometem.
O oitavo mandamento da Lei de Deus nos convida a dizermos
sempre a verdade. Assim diz o Mandamento “NÃO LEVANTAR FALSO
TESTEMUNHO”. Quem diz a verdade merece a confiança e a estima de
todos.
Dizendo a verdade, mostramos que amamos uns aos outros. A
pessoa mentirosa, fingida, hipócrita, engana os outros e a si mesma. Não
confiemos nela.
Há diversas maneiras de mentir, como enganar os outros, contar
vantagens, “colar” nas provas, acusar alguém de faltas que não cometeu,
exagerar.
O coração de Jesus foi bondoso e misericordioso para com os
pecadores, mas aos fingidos fariseus, dirigiu palavras bem duras, como estas: “Aí
de vós que sois semelhantes a sepulcros calhados”.
Nem Jesus que é todo bondade aguenta pessoas fingidas, falsas,
mentirosas. Jesus não suporta mascarados(as).
Quem aponta os defeitos dos outros, ou inventa , comete o
pecado da calúnia. A mentira tem sempre frutos amargos como :Fofocas;
Brigas; Injustiças; Desentendimentos.
AULA 8
O QUE ESTRAGA A VIDA;
Objetivo
– Através do quadro comparativo do Bem X Mal, questionar e refletir com os
alunos a Moral Ética de sua vivência na sociedade e na família. Vamos montar o Quadro do Bem e do
Mal:
FAZ BEM AO HOMEM FAZ MAL AO HOMEM
OBSERVANDO O NOSSO QUADRO O QUE VEMOS?
Por que estas coisas foram
colocadas na coluna do bem? O que acrescentam à vida?
O que está na coluna do mal?
Quais as consequências desses males na vida?
FAZ BEM AO HOMEM
|
FAZ MAL AO HOMEM
|
Dinâmica
: Os Bichos
Objetivo: Reconhecer os nossos diferentes papéis e
também, quando necessário, mudar nossas atitudes para crescer.
Objetivo: Reconhecer os nossos
diferentes papéis e também, quando necessário, mudar nossas atitudes para
crescer.
Participantes: Todos os presentes no
encontro
Material: Lista com alguns
animais:
COBRA:
É traiçoeira, perigosa, esperta e oportunista. Envenena o grupo. É fofoqueira e
quer ver o circo pegar fogo.
GATO:
É companheiro prestativo, carinhoso e muito esperto.
BORBOLETA:
Sempre está voando. Por isso não é acomodada. Alegra o ambiente com seu jeito
de ir ao encontro de todos.
PAPAGAIO:
Fala, fala, não fala nada que contribua. É inteligente, aprende o que os outros
fazem, tanto o bem como o mal.
CAVALO:
Dá patada em todos. Às vezes é bom de serviço. Mas é muito bruto.
PAVÃO:
Fica sempre de leque aberto. Mostra sempre sua cultura. Acha que é o mais
bonito, mais inteligente, aquele
que
sabe mais.
BOI:
Sossegado, tranquilo, não sabe da força que tem. É esforçado e topa qualquer
trabalho.
POMBO:
Vive de conversinhas com o companheiro(as) do lado. Só vive de par.
URUBU:
Só vê carniça. É pessimista, descrente. Só gosta de coisa ruim. Quer ver o
grupo morrer.
FORMIGA:
Operária, trabalhadeira, ativista. Faz, faz sem pensar e acaba destruindo muita
coisa boa. Trabalha,
trabalha
sempre em grupo, mas não avalia, nem planeja.
GALINHA-D’ANGOLA:
Fala a mesma coisa o dia inteiro: “tô fraco”... Não acredita em si mesma, mas
tem que falar.
PATO:
Caminha lentamente, sempre pateta. Quer sombra e água fresca; promete e não
cumpre. Não se envolve com nada e nunca quer saber de nada.
CIGARRA:
Só gosta de cantar, é omissa. O mundo pode acabar ela não se preocupa: é
aproveitadora.
MACACO:
Espirituoso, bagunceiro, inteligente e superficial. Sempre faz rir, ninguém o
leva a sério. Anima, mas termina irritado. No fim está amuado e sem graça.
LEÃO:
Sempre o mais poderoso, o rei de todos, domina a todos os animais, e agarra as
pessoas pelas presas. Faz tudo sozinho, quando urra todos os participantes se
calam.
RATINHO:
Estraga tudo, destrói. Fica sempre escondido pelos cantinhos. Tem muito medo do
leão e dos outros
animais.
Passa pelo grupo sempre em disparada.
HIENA:
Não tem opinião própria. Adora o Leão e é puxa-saco. Gosta sempre de quem está
no poder. Ri dos outros.
CORUJA:
Não fala, mas presta muita atenção. Nunca dá sua opinião. Fica sempre de cara
feia. Não liga para ninguém, não contribui com nada.
LAGARTIXA:
Abana a cabeça mas não fala, concorda com tudo e sempre diz: “É isto mesmo”.
Descrição:
No
cotidiano da vida precisamos reconhecer os nossos diferentes papéis e também,
quando necessário, mudar nossas atitudes para crescer. Vamos observar os
bichos! Eles ajudam a ver como somos muitas vezes, positiva ou
Negativamente,
em nossos encontros. Podemos seguir estes passos: Passos metodológicos:
1.
Distribuir aos participantes a lista
de alguns bichos. Ler em silêncio o texto e escolher 3 bichos que apresentam as
características que mais se assemelham aos integrantes do grupo.
2.
Eleger os 3 bichos mais indicados e
formar três grupos. Cada grupo deverá aprofundar as características de um dos
bichos, como elas se manifestam no cotidiano da vida. Claro que muitas de
nossas atitudes são inconscientes, mas isso não significa que elas não possam
ser mudadas.
3.
Os 3 grupos devem apresentar (de forma
bem criativa) as características do bicho escolhido. Em seguida, em
plenário, todo grupo faz comentários
sobre o assunto.
Valores
Valores são o conjunto
de características de uma determinada pessoa ou organização, que
determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e
interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A palavra valor
pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim,
podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a
conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores
sociais e éticos,
e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma
sociedade.
Lista de Valores Humanos
Vocês conhecem os valores? Abaixo
temos quatro tipos valores, reflita sobre eles e veja qual deles tem a maior
importância para a sua vida.Para compreender melhor os valores, vamos
dividi-los em quatro grupos:
VALORES MATERIAIS
Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo. Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos por exemplo ninguém vive. Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos.
Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo. Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos por exemplo ninguém vive. Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos.
VALORES ESTÉTICOS
Os
valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. São os valores
de expressão. Exemplo: harmonia, belo, feio, sublime. Ao combinar as cores das
roupas que vamos usar ou ao escolher a flor que achamos mais bonita, estamos
atribuindo valores estéticos.É no campo das artes que o homem tem a melhor
oportunidade de manifestar seus valores estéticos. A literatura, a música, o
teatro, a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a
fotografia, cada uma das artes é fonte de prazer e alegria, necessários à
existência humana. Cada indivíduo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto
artístico.
VALORES MORAIS
Os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. São exemplos de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.
Os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. São exemplos de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.
VALORES RELIGIOSOS
Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.
Tema: Valores Humanos
No Dicionário Aurélio, de língua portuguesa, temos valor como: qualidade que faz estimável alguém ou algo; importância de determinada coisa; preço; legitimidade. Mas o que são valores humanos? Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então, certos motivos para justificar as nossas decisões. Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:
a) Os
valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos
as coisas;
b) Os
valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações,
tornando-as preferíveis a outras.
Exemplo:
Participar numa manifestação a favor da categoria dos professores em prol de melhorias
de salário e qualidade no ensino pode significar que atribuímos a essa ação um
valor que chamamos de solidariedade. Os valores humanos seriam, portanto, as
razões ou motivos pelos quais nos faz se aproximar ou se afastar de certas
pessoas ou que nos fazem optar por determinadas escolhas e decisões. Os valores não
são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas apreciações ou
julgamentos que traduzem nossas preferencias.
Existe uma enorme diversidade de
valores, podemos agrupá-los quanto a sua natureza da seguinte forma:
Valores
éticos: São
aqueles que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as
áreas da nossa vida. Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade,
bondade, altruísmo...
Valores
estéticos: São
os valores de expressão. Exemplo: harmonia; belo; feio; sublime
(digno);trágico.
Valores religiosos: São os que dizem respeito à relação
do homem com a transcendência. Exemplo: Sagrado, pureza, santidade, perfeição.
Valores políticos: São valores que geralmente estão voltados
para opiniões, decisões, julgamentos e consensos universais. Exemplo: Justiça,
Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
·Valores vitais: são aqueles referentes a vida, exemplo: saúde,
força, entre outros.
Dinâmica: Escrever
no quadro alguns valores sem seus conceitos e ler apenas o significado para ver
se a turma consegue decifrar de que valor se trata.
Valores Éticos
Amizade – sentimento fiel de
afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são
ligadas por laços de família ou por atração sexual;
Amor – sentimento que predispõe
alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.
Bom Humor – capacidade de
perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.
Compaixão - pesar que em nós
desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.
Cooperação – ato ou efeito
de cooperar. Associação entre duas espécies que, embora dispensável. Traz
vantagens para ambas.
Coragem – bravura em face do
perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.
Disciplina – regime de ordem
imposta ou livremente consentida.
Doçura – bravura, suavidade,
serenidade, meiguice, ternura.
Entusiasmo – veemência,
vigor, no falar ou no escrever, flama;
Felicidade – qualidade ou
estado de feliz, ventura, contentamento. Bom êxito, sucesso;
Fidelidade – constância,
firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;
Generosidade - ação ou
atitude generosa que deixa as pessoas mais alegres.
Gratidão – qualidade de quem
é grato. Reconhecimento por um benefício recebido, agradecimento;
Honestidade – qualidade ou
caráter de honesto, honradez, dignidade, probidade, decoro, decência, virtude;
Humildade – virtude que nos
dá o sentimento da nossa fraqueza. Respeito, reverência, submissão;
Justiça – conformidade com o
direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar
segundo o direito e melhor consciência.
Liberdade – faculdade de
cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.
Poder de agir no seio de uma
sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites
impostos por normas definidas;
Misericórdia – compaixão
suscitada, pela miséria alheia, indulgência, graça, perdão.
Paciência – Virtude que
consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com
resignação. Perseverança tranquila;
Perseverança - qualidade ou
procedimento de perseverante, pertinácia, constância, firmeza;
Polidez – delicadeza.
Cortesia, civilidade, urbanidade. Formas de tratamento mais ou menos formais,
ou de marcadores como, por favor, por gentileza;
Prudência – qualidade de
quem agi com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser
fonte de erro ou de dano. Cautela, precaução;
Pureza - limpidez,
transparência, nitidez, inocência, singeleza, sinceridade;
Respeito – reverência, veneração,
obediência, deferência, submissão, acatamento. Lado pelo qual se encara uma
questão, ponto de vista, aspecto;
Responsabilidade - qualidade
ou condição de responsável,. Capacidade de entendimento ético-jurídico e
determinação volitiva adequada, que constitui pressuposto penal necessário da
pontualidade;
Simplicidade – naturalidade,
espontaneidade, elegância. Caráter próprio, não modificado por elementos
estranhos, ingenuidade, desafetação. Sinceridade, franqueza.
Temperança – qualidade ou
virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade.
Tolerância – tendência a
admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou
de grupos determinados, políticos ou religiosos.
Trabalho – aplicação das
forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; esforço incomum,
luta, faina, lida, lider
União – junção de duas
coisas ou pessoas. Contato, justaposição. Pacto, aliança, liga. Reunião de
forças, de vontades, etc., coesão, unidade.
Atividade
Leitura do Texto: Valores humanos
Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira…A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras.
Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira…A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras.
Quantos
de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por
outra pessoa? Apesar do nosso valor estar na importância que temos para as
pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria
valorização e na capacidade de tentarmos ser melhores. Muitas vezes não
valorizamos as pessoas que nos rodeiam, e de um dia para o outro podemos perder
alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão
importantes eram e o quanto valiam para nós.
Fonte:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividade-Avaliativa-De-Ensino-Religioso/775913.html
Responda:
Responda:
1) O que
você entende por valores humanos? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você
dá valor às pessoas ao seu redor? Elas também te valorizam?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Cite
exemplo de, no mínimo, dois valores para cada tipo de valores abaixo:
*
valores éticos:____________________________________________________________
*valores
políticos:___________________________________________________________
6)
Quanto vale um amigo? Há quem diga que é “Melhor ter amigo na praça do que
dinheiro na caixa.” Isto é um clichê muito ouvido quando o assunto é amizade. E
você, concorda? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- O que
você compreendeu pela expressão “pedaços de madeira” usada pelo autor dentro do
contexto do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Tente
explicar o que o autor quis dizer no trecho “A muitas pessoas falta valor, não
parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas
pessoas servem para darmos valor a outras.”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Você
acha justo não darmos o devido valor a alguém por termos sido maltratados ou
ignorados por outra pessoa?
___________________________________________________________________________________________________
10-
Relacione com o texto “valores humanos” e Explique a frase: “Cuide bem do seu
jardim que as borboletas aparecerão.”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Diz
um dito popular que a gente só dar valor as pessoas e/ou coisas quando
perdemos. Você concorda? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- Leia
os provérbios, escolha três deles e dê seu ponto de vista.
As
aparências enganam. Amor com amor se paga. Quem procura acha. Homem
que é homem não chora.
A corda
arrebenta no lado mais fraco. A pressa é inimiga da perfeição.A mentira
tem pernas curtas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA
_________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________
TURMA:_____________________
TURMA:_____________________
NOME:_______________________________________________________________
Todo
mundo é igual
Existem
algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros por causa da cor
de pele. Aí maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes, até dizem que
os outros não têm os mesmos direitos. Mas é fácil perceber que uma pessoa assim
não pensa direito.
Vamos
fazer um teste: pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar quem é mais
alto: você ou ele? Você é o mais alto? E só por isso você pensa que tem mais
direitos que ele? Você é o menor? Mas quem disse que os menores podem mais? É
isso mesmo: não faz diferença! Os altos e os baixos têm os mesmos direitos! E
do mesmo jeito, uma pessoa de outra cor de pele também não é nem melhor nem
pior. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos. A pessoa pode ter a pele
diferente, o cabelo de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu.
(...)Mas
isso não é motivo pra pensar que uma aparência é melhor que outra. Sabe por
quê? Porque, apesar de sermos diferentes, somos todos seres humanos!E os seres
humanos têm os mesmos direitos. Todo
mundo é igual: conversando sobre racismo, de Ivan Alcântara. São Paulo: Escala
Educacional, 2004
Compreensão de texto
1) Qual
é o título do texto?
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2) Quem
é o autor do texto?
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3) Qual
é o tema principal do texto?
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_____________________________________________________________________
4) As
pessoas são fisicamente iguais? Justifique sua resposta.
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5) Podemos
considerar que uma pessoa seja melhor do que outra? Justifique sua resposta.
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6) É
certo maltratar as pessoas que tem necessidades especiais? Justifique sua
resposta.
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Coordenadora : Valdinere Alves
Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Modalidade
EJA
PLANEJAMENTO
DE RELIGIÃO
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CONTEÚDOS
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EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
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A Importância
da família
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Reconhecer a
importância da contribuição da família ou grupo que a substitui, para o
crescimento e bem estar de todos que desse se entrega;
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Valores
humanos
|
Valorizar o
diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e
principalmente, inteligente adotando no dia-a-dia, atitudes baseadas nos
valores éticos, de solidariedade, de cooperação, de tolerância e de repúdio
às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
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Páscoa
|
Compreender o
verdadeiro sentido da páscoa; Identificando os símbolos mais importantes de
cada tradição religiosa estabelecendo a relação de seus significados;
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A criação do
mundo
|
Reconhecer o
poder de Deus identificando a criação do mundo como obra de suas mãos
utilizando textos e exercícios
|
O primeiro
casal :
Adão e Eva
|
Discutir sobre
as consequências do pecado de Adão e Eva
reconhecendo-os como o primeiro casal do mundo
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O irmão
Invejoso
|
Debater sobre
Caim e Abel identificando as consequências da sua inveja através de textos e
exercícios .
|
A arca de Noé
e o diluvio
|
Reconhecer o porquê de Deus enviar o diluvio sobre a
Terra identificando quem Deus escolheu para construir a arca utilizando
textos exercícios.
|
Coordenadora : Valdinere Alves
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