Projeto "Os segredos da Àgua"
PROJETO ÁGUA
I – JUSTIFICATIVA:
A água é um importante componente do planeta Terra e o ambiente natural de desenvolvimento de todos os organismos vivos , é um recurso cada vez mais ameaçado. Todos os seres vivos animais e vegetais dependem dela para sobreviver. Além de ser fonte de vida, a água é um importante elo na cadeia produtiva, sendo imprescindível para melhoria das condições de vida e bem estar da humanidade. Dada sua grande importância, a água é um assunto para ser apresentado e discutido em todos os seguimentos da sociedade, principalmente na sala de aula. É indispensável conhecer melhor e refletir sobre os cuidados com a preservação e o uso racional da água principalmente considerando sua baixa disponibilidade em condições de uso pela humanidade. É evidente que a água atrai os alunos de todas as faixas etárias por isso imprescindível o trabalho desse tema na Educação Infantil.
II – OBJETIVO:
Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.
Conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água. Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Reconhecer a importância da água para a vida de todos os seres do planeta.
III - OBJETIVO ESPECÍFICO:
*Saber sobre a necessidade de se economizar água.
*Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
* Compreender o ciclo da água.
* Conhecer as causas da poluição da água.
* Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
* Identificar o percurso da água do rio até as casas.
* Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
*Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
* Compreender o ciclo da água.
* Conhecer as causas da poluição da água.
* Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
* Identificar o percurso da água do rio até as casas.
* Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO
Linguagem oral e escrita:
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
Produção coletiva de pequenos textos.
Escrita espontânea.
Cruzadinhas, caça-palavras.
Cruzadinhas, caça-palavras.
Atividades com alfabeto móvel.
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
Confecção de um livro formato de gota.
Linguagem Matemática:
Estatística (quantos alunos já foram à praia)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água.
Situações-problema envolvendo a água.
Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Recorte e colagem
Dobraduras
Modelagem
Técnicas de pintura
Ciências
Observação do ciclo da água.
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso.
Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
Música e Movimento
Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema
Cd Xuxa, Guilherme Arantes
Relaxamento com barulho de águas caindo e cachoeira
Estratégias
Atividades:-Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.
Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
-Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água?
Obs.: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer.
-Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.
Que perguntas podem ajudar?- O que aconteceu com a água?
- Para onde foi a água?
- O que se transformou? (gosto, estado, etc.)
- O que se deu com a água?
- O pó virou água?
-Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.
Que perguntas podem ajudar?- O que aconteceu com a água?
- Para onde foi a água?
- O que se transformou? (gosto, estado, etc.)
- O que se deu com a água?
- O pó virou água?
Procedimentos Metodológicos (AÇÕES)
Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro.
Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer.
Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer.
Avaliação
Exposição de trabalhos.
Exposição de trabalhos.
Observações diárias dos avanços de cada aluno.
Diagnóstico
Nenhum comentário:
Postar um comentário