ÁGUA FONTE DE VIDA
Apresentação:
Este projeto visa ajudar os professores e alunos do 5º ano no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para história dos povos. Lembrando que a água é o bem mais precioso do planeta onde não há água não há vida.
Justificativa:
O trabalho com o tema Água fonte de Vida que se propõe aqui deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolva inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água e a seca no planeta. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências com participação ativa para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônomo atitudes de valores voltados á sua proteção e conservação, tendo como exemplo os rios de nossa cidade que pedem socorro estão morrendo sufocados pelo lixo produzido pela população.
Portanto, o projeto deverá aflorar no educando o despertar da consciência para a preservação e valorização do bem mais precioso do planeta que é a água.
Objetivo Geral:
· Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água em todo o planeta.
Objetivos Específicos:
· Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir da sua realidade social;
· Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
· Adotar por meios de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
· Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
· Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
· Construir uma visão crítica e literária a partir da música Planeta Água de Guilherme Arantes.
Problematizarão:
Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto e de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mais atitude e formações de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
Conteúdos curriculares:
· Ciências:
Chuvas, Poluição, lixo, desmatamento, queimadas, saneamento básico etc.
· Ética:
Respeito e valorização à Natureza.
Cidadania
· Geografia*
Mudanças Climáticas, Tipos de solos, Clima e vegetação regionais
· Público Alvo:
Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental
Tempo estimado:
O projeto será trabalhado no período de: Setembro e Outubro. Nesse período as etapas serão desenvolvidas de acordo com a anotação citadas abaixo.
Etapas Previstas:
1ª Etapa:
Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar algumas histórias relacionadas ao tema
2ª Etapa:
Pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
3ª Etapa:
Cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de textos individuais;
4ª Etapa:
Utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa:
Discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, afim de que este seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa:
Trabalhar com a Música Planeta Água de Guilherme Arantes, onde as crianças irão cantar em seguida, elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa:
Visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
8ª Etapa:
Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para a nossa vida, para a vida dos animais para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
Recursos/Materiais necessários:
Computador;
Internet
Cartolinas
Pincel Atômico
Papel quarenta
Papel A4
Tesoura sem ponta
Tinta Guache
Pincel
Avaliação:
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto observando o comportamento apreciação da leitura, anotações, preocupação com a legibilidade da escrita e a visão critica. Avaliar também o conhecimento adquirido sobre as apresentações de atividades participação criatividade interpretação e análise das pesquisas.
Conclusão:
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal quanto para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para o seu meio social todos esses aprendizados.
Bibliografia:
-Dia-a-dia do Professor, vol 2- Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues pinto;
-Parâmetros Curriculares Nacionais Vol 9- Meio Ambiente e saúde
-Projeto Pedagógico 3º Milênio- Mirian Cristina Cazante de carvalho;
Nenhum comentário:
Postar um comentário