PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROBLEMÁTICA
Ao analisar as atividades diagnosticas notamos que as crianças no geral, não se sentem muito motivada pelo ato de ler, fomos afundo ao problema, pesquisamos referenciais que nos desses subsídios para descobrirmos o por quê? Segundo CELIS (1998), isso ocorre por vários fatores: de acordo com a mesma o primeiro é que as crianças não sente atração pela leitura, outro é que ainda não dominam as letras e sentem dificuldades, por esse motivo acham a leitura chata. Outro ponto relevante da falta de leitura é a interferência dos meios de comunicação, como por exemplo, a internet e a televisão.
Assim surgiu o nosso projeto de Leitura e Produção Textual, que pretende promover o letramento, incentivar atividades de leitura e escrita nas escolas, promover a valorização da cultura regional e ainda despertar as crianças a sensibilização do meio na qual as mesmas estão envolvidas, de forma dinâmica, lúdica e participativa, onde os alunos podem participar nas atividades de produção desenvolvendo o letramento e produção textual a partir de sua leitura de mundo e visão identitária.
OBJETIVOS:
· Incentivar a leitura com o objetivo principal despertar no aluno o gosto e prazer pela mesma, e aliar a leitura com a construção do conhecimento.
· Atingir diferentes níveis de leitores (em todos os anos do ensino fundamental I) e desenvolver habilidades e interesse pela leitura.
· Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
· Abordar os diferentes tipos de gêneros textuais utilizando-os no cotidiano.
· Utilizar a leitura de imagens e leitura oral com vídeos educativos.
· Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los;
· Reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
· Enriquecer o vocabulário.
· Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
· Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
· Valorização da identidade cultural regional (centenário de Luiz Gonzaga);
· Sensibilização quanto ao meio ambiente e o espaço local;
· Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
· Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
· Desenvolver habilidades de produção textual, nos mais diversos gêneros textuais: cartas, cordel, poesia, anuncio, narrativa, dissertação, redação, frases, ditado, bilhete, jornal, recadinhos... etc,.
CONTEÚDOS:
· Literatura infantil;
· Música;
· Vídeo;
· Poesia;
· Trava Línguas;
· Parodia;
· Cordel;
· Linguagem oral e escrita;
· Produção textual;
· Contos;
· Gêneros textuais e suportes;
· Versos e prosa;
· Dramatização;
· Atividades rodadas;
METODOLOGIAS
A metodologia a utilizada neste trabalho consistiu na elaboração de oficinas, cada uma voltada a um ano de ensino, e com uma temática especifica, onde objetivamos realizar atividades de leitura e produção textual, como vários gêneros textuais, utilizando-se da dramatização, narração e contação de histórias, vídeos, materiais didáticos pedagógicos, tais como música, poesia, jogos, desenhos, textos, pinturas entre outros.
1ª ETAPA
· Apresentação da oficina aos alunos com quebra de gelo, dramatização musical, vídeo, poesia ou contação de história;
· Será escolhidos textos adequados para a faixa etária/série dos alunos/as;
· Na sala de aula, antes de ler, mostrar a capa, comentar sobre o conteúdo e o autor/a;
· Realizar dramatização do texto com músicas, envolvendo o aluno na leitura do mesmo;
· Estimular as conversas sobre os textos apresentados;
2ª ETAPA:
· Planejar atividades de leitura e produção textual com os alunos;
· Promover sempre a leitura de textos, antes de iniciar a aula, que sejam estimulantes aos alunos quanto à leitura e a informação;
· Realizar atividades abordando a temática da cultura regional;
· Realização de atividades rodadas;
· Brincadeiras com trava línguas;
· Produção textual dos alunos; com textos desenhos; dramatização;
· Construção de banner artístico;
· Produção de parodias;
· Produção de atividades que expresse o cotidiano dos alunos, como um diário/ou outra atividade de produção textual, dramatização, pintura, corte e colagem;
· Apreciação do material dos alunos;
AVALIAÇÃO
A avaliação a participação dos alunos nas atividades bem como o desenvolvimento de cada um quanto à comunicação, expressão, desenvolvimento linguístico, escuta, produção e leitura textual.
CULMINÂNCIA
A partir dos textos trabalhos, da produção textual, ou em desenhos e da reescrita das histórias por parte dos alunos, com parodias, textos, recadinhos, construção do banner artístico, desenhos, produção de bonecos, teatrinho dedilhado, dramatização poética, encenação musical, contação de historia, que será organizado para ser apresentado e exposto aos pais, onde cada turma finalizara com a exposição das atividades realizadas no decorrer da oficina tanto atividades de leitura como de produção.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1999.
BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa ( volume 2). Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima Barros. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002.
CAGLIARI, Luíz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo : Scipion, 1997.
CELIS, Gloria Inostroza de. Aprender a formar crianças leitoras e escritoras. Trad. Jussara Haubert Rodrigues – Porto Alegre: Artes Medicos, 1998.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno de Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
COELHO, Nely Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2006.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1988.
HAYDAT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 2° ed. São Paulo; Ática, 1995. p. 95 – 107.
MORAES, Josenildo Oliveira In; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares dos; MARINHO , Zacarias. (Orgs.) Educação:Saberes e práticas no oeste potiguar. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
NASPOLINI, Ana Tereza. Didática de português: tijolo por tijolo: leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.
OLIVEIRA, J. B. A e CHADWICK, C. Aprender e ensinar. 5° ed, São Paulo; Global, 2002.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre, Artmed, 2003.
ZABALA, Antoni. As sequências didáticas e as sequências de conteúdos. IN: A prática educativa. Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998 ( pág. 53 a 87)
MODELO DAS OFICINAS
OFICINA PEDAGÓGICA DO 1º ANO
TEMA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
Oficina 1
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: vídeo/música Meu galinho; Apresentar o tema Meio Ambiente -
|
projetor;
computador;
caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Ensaiar a música com os alunos - dividir em grupos de 4 para fazer o coral;
Construir banner artístico – Impressão sobre o meio ambiente;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando da oralidade dos alunos, bem como trabalhar o lúdico e a leitura por meio da música, desenhos e pinturas;
Procedimentos
· Produzir um banner com pinturas e “Ateliê de pintura” (em grupo);
· Escrever o nome e pequenas frases;
|
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Lápis de cor;
Textos da musica fatiados;
Folhas de cartolina branca;
Cola;
Tintas coloridas;
Retalhos de tecidos;
Fita gomada;
Fichas com palavras;
Imagens de recortes;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Vídeo da turma da Monica – Um plano pra Salvar o Planeta
· Atividade escrita – pintar o planetinha e escrever o nome;
|
Atividade rodada.
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 2º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
Oficina 2
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: vídeo da turma da Mônica;
|
projetor;
computador;
caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Cartaz com imagens do meio ambiente, cheios de objetos que degradam o meio. Pedir que os alunos retirem do cartaz o que estar errado no meio ambiental;
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a questão ambiental para sensibiliza os alunos quanto a coleta seletiva dos recicláveis;
Procedimentos
· Cantar a música da reciclagem;
· Realizar a reciclagem – colocar cada objeto no seu devido lugar ( exemplo: papel no cesto azul)
· Em seguida, colocar o que deve estar no meio ambiente;
|
Computador;
Caixa de som;
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Caixas com as cores da reciclagem;
Lixo pra coleta;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Fazer um acróstico com palavra RECICLAGEM;
· Fazer um plano pra salvar o planeta, cartazes com as dicas;
|
Lápis;
Cartolinas;
Cola;
Tesoura;
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 3º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
Oficina 3
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Teatro de fantoches – João e Maria em versos;
|
Casinha de teatro;
Avental literário;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria) encenação da historinha por parte dos alunos com narração.
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a história de João e Maria em versos, para que os alunos produzam pequenos textos com rimas.
Procedimentos
· Produção textual oral – Atividade com objetos dentro de uma caixa surpresa (João e Maria);
· Leitura e Produção de texto – Leitura de João e Maria em versos / Distribuição de versos por duplas – Pedir para destacar as palavras que rimam com o lápis de cor de sua preferência, depois ilustrar com desenhos, recortes e etc... a estrofe recebida.
|
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes;
Recortes dos versos;
Caixa surpresa;
Rimas em recortes;
Fantoches;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade;
· Construir bonecos de João e Maria com colheres de pau;
· Apresentação teatral e encenação dos versos dos alunos;
|
Lápis permanente de cor;
Tecidos;
Cola;
Colheres de pau;
| |
10:15
|
Apresentação de cada grupo de alunos;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 4º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
Oficina 4
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote ecológico – Luiz Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – construir um banner artístico
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto, utilizando a música regional e sensibilizando os alunos quanto as questões ambientais.
Procedimentos
· Apresentação da música O xote ecológico;
· Atividade de interpretação do texto ( xote ecológico);
· Roda de conversa sobre detalhes da música e seus elementos principais;
· Dividir a turma em grupos para executar vários Trava-línguas no tema meio ambiente e/ou cultura popular;
|
Projetor de multimídia, cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, Atividade mimeografadas com questões interpretativas;
Recortes com trava-línguas;
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
· Finalização da atividade de interpretação;
· Construir o banner artístico com desenhos e pequenos textos abordando o ambiente local, como se encontra ou como gostaria que fosse;
|
Lápis permanente de cor;
Tecido de pintura;
Tinta e pincel;
| |
10:15
|
Apresentação de cada parte do banner individualmente;
| ||
11h
|
Exposição aos pais;
| ||
OFICINA PEDAGÓGICA DO 5º ANO
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Meio Ambiente e Cultura
Oficina 5
Dia 06/06
|
Hora
|
Atividades
|
Material
|
Turno matutino
|
07h
|
Acolhida do grupo: Xote das meninas – Luiz Gonzaga
|
Computador;
Projetor;
Caixa de som;
|
07:30
|
Dinâmica de grupo – escrever parodia e criar mural de recados do amor
Objetivo – Realizar atividades de leitura e produção de texto por meio do gênero parodia, os alunos irão produzir uma parodia a partir da música com elementos de sua vida cotidiana, além de produzir um moral de recadinhos e mensagens.
Procedimentos
· Mostrar uma paródia para os alunos;
· Criar uma paródia a partir da música trabalhada;
· Criar o mural de recadinhos e mensagens;
|
Cópias da pauta, da lista com nomes de participantes, folhas de papel oficio e
| |
09:00
|
Intervalo – 15min
| ||
10h
|
Finalização da atividade e ilustração da parodia;
Mural de parodias;
Produzir mural de recadinhos;
|
Lápis coloridos.
Cartolina;
Eva;
Tesoura;
Cola;
| |
10:15
|
Apresentação e encenação dos grupos;
| ||
11h
| |||
Nenhum comentário:
Postar um comentário