Praça
29 de Dezembro nº 57
Escola
e Convivência
Valdinere Alves dos Santos
Fevereiro de 2017
ESCOLA E CONVIVÊNCIA
A escola é fundamental para o aprendizado, é a
base da vida, tanto profissional como social. “O ambiente escolar oferece
interação com o mundo, socialização, troca de conhecimento e, sem dúvida, a
busca de aprendizagem. Esse é o verdadeiro papel da escola”.
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA
Durante
uma era glacial muito remota, quando parte do globo terrestre estava coberto
por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e
morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições de clima hostil.Foi
então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e
sobreviver, começou a se unir, ajuntar-se mais e mais.
Assim,
cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem
unidos, agasalhavam-se mutuamente,aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele
inverno tenebroso.
Porém,
vida ingrata, os espinhos de cada um começam a ferir os companheiros mais
próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor vital, questão de
vida ou morte.E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se por
não suportar mais tempo os espinhos de seus semelhantes.
Doíam
muito... Mas essa não foi a melhor solução. Afastados, separados, logo
começaram a morrer.Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco,
com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa
distância do outro, mínima , mas o suficiente para conviver sem
ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar nenhum dano
recíproco.Assim suportaram-se resistindo à era glacial. Sobreviveram.
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o
silêncio!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor!
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor!
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
“Todos nós somos anjos de uma asa só e, para voarmos
precisamos estar abraçados uns aos outros”.
Autor: Antônio Carlos Caio Viegas
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA
Durante uma era glacial, muito remota, quando
parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos
animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se
adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de
porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir,
e juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do
outro .E todos juntos, bem unidos,
agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele
inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um
começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes
forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte e
afastaram-se feridos, magoados, por não suportarem mais tempo os espinhos dos
seus companheiros.
Doíam muito...Mas, essa não foi a melhor
solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados, os que não
morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de
tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro,
mínima, mas o suficiente para conviver, resistindo à longa era glacial.
Sobreviveram...É
fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração! É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor! É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração! É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor! É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente!
Que possamos nos
aproximar uns dos outros com amor e serenidade de tal forma que nossos espinhos
não firam as pessoas que mais amamos tanto no trabalho, na escola, na igreja,
em casa ou na rua.
Interpretando
1) Com base na
leitura do texto acima assinale V para verdadeiro e F para falso:
( )Essa fábula da convivência mostra que
todos têm dificuldades.
( )Ninguém consegue conviver dando espinhadas uns nos outros.
( )A melhor solução para os problemas dos porcos-espinhos foi separarem-se.
( )Os animais morreram no início por não se aliarem aos porcos-espinhos.
( )Os animais ficaram indefesos por não conseguirem se acostumar com a mudança de temperaturas.
( )Esse texto demonstra claramente que os seres humanos, semelhantes ao animais, precisam aprender a aceitar as diferenças.
( )Esse texto mostra que os animais conseguiram sobreviver graças aos espinhos que tinham no corpo.
( )Os espinhos mencionados aqui são como nossas falhas junto aos outros.
( )Esse texto também mostra que todos são imperfeitos e cheios de falhas.
( )Ninguém pode viver completamente juntos, assim, segundo o texto, morrerão.
2) Responda o que se pede sobre o texto:
a) Qual o motivo que fez com que os animais morressem no início do texto?
____________________________________________________________________________________________
b) Quem sai mais ferido quando todos ficam junto demais?
________________________________________________________________________________ .
c) “É fácil beijar o rosto. O que é que é difícil?
________________________________________________________________________________ .
d) O que seriam os nossos espinhos?
______________________________________________________________________________
( )Ninguém consegue conviver dando espinhadas uns nos outros.
( )A melhor solução para os problemas dos porcos-espinhos foi separarem-se.
( )Os animais morreram no início por não se aliarem aos porcos-espinhos.
( )Os animais ficaram indefesos por não conseguirem se acostumar com a mudança de temperaturas.
( )Esse texto demonstra claramente que os seres humanos, semelhantes ao animais, precisam aprender a aceitar as diferenças.
( )Esse texto mostra que os animais conseguiram sobreviver graças aos espinhos que tinham no corpo.
( )Os espinhos mencionados aqui são como nossas falhas junto aos outros.
( )Esse texto também mostra que todos são imperfeitos e cheios de falhas.
( )Ninguém pode viver completamente juntos, assim, segundo o texto, morrerão.
2) Responda o que se pede sobre o texto:
a) Qual o motivo que fez com que os animais morressem no início do texto?
____________________________________________________________________________________________
b) Quem sai mais ferido quando todos ficam junto demais?
________________________________________________________________________________ .
c) “É fácil beijar o rosto. O que é que é difícil?
________________________________________________________________________________ .
d) O que seriam os nossos espinhos?
______________________________________________________________________________
ESCOLA ESPAÇO E
CONVIVÊNCIA
·
Identificação
das pessoas suas funções no ambiente escolar;
·
Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
·
Construção da própria imagem e da identidade;
·
Valorização positiva da própria identidade;
·
Elaboração oral e coletiva de regras de
convivência.
·
Nomear
a professora, funcionários e colegas;
·
Representar através de
arte gráfica A ESCOLA QUE TEMOS em um lado da folha e A ESCOLA QUE QUEREMOS no
outro lado.
·
Elabora um cartaz com o tema : O QUE FAZ UM BOM ALUNO Reflexão:
Será que temos contribuído para a Escola que queremos?
·
Cidadania
(o que é?)
·
Diálogo
sobre respeito: escola, família, comunidade (
pesquisa e textos referentes ao assunto)
·
Mensagem:
O Lobo Mau o Lobo Bom (valores internos.
Lobos internos.
·
Dinâmica
na sala: O feitiço virou contra o feiticeiro (o que não queres pra si não faz
para o outro).
·
Diálogo sobre a Boa Convivência
·
O
que são valores? Valores “universais” nas diferentes culturas.
·
Tolerância : Formas de “utilizar” os bons valores no
dia-a-dia escolar e em sociedade
Para
Conviver Na Escola é necessário:
·
Bons modos ; Obediência ;Disciplina
;Abraçar ;Responsabilidade ;Cuidado ;Ajudar ;Paciência Compartilhar ;Cooperação
;Amor ;Companheirismo; Honestidade
-
Pedir desculpas = Estimulando o senso de justiça
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade
CONTRATO DE CONVIVÊNCIA PARA O
PRIMEIRO DIA DE AULA.
·
Respeitar o horário para início e
término da aula.
·
Obedecer ao horário de intervalo
(Inicio e fim).
·
Usar sempre os termos de cumprimentos.
·
Respeitar a todos, dentro da Escola e
fora dela.
·
Ajudar uns aos outros.
·
Aguardar a sua vez para falar.
·
Não interromper o colega ou o
professor quando eles estiverem falando.
·
Expressão de amizade: forma-se um círculo. Quem começa, olha para o
colega da direita e diz “ amo o meu colega com A, porque ele é... ( e diz um
adjetivo que comece com a letra A). A jogo prossegue com todas as letras do
alfabeto.
A LENDA DO LOBO BOM X LOBO MAU
“Uma noite,
um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das
pessoas. Ele disse: A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos
nós. Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância,
pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso,
superioridade e ego.
O
outro é Bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança,serenidade, humildade,
benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé. O neto pensou
nessa luta e perguntou ao avô: Qual lobo vence? O velho índio respondeu:Aquele que você
alimenta!”
Essa historinha é
muito simbólica. Os dois lobos são as nossas emoções positivas e negativas.
Essas nossas emoções são causadas pela nossa forma de pensar, portanto, o lobo
que alimentamos é uma escolha nossa.
Às vezes temos a
impressão que o mundo nos virou as costas e que todas as coisas ruins só
acontecem conosco, no entanto isso pode não ser uma verdade absoluta, mas como
nós entendemos os fatos.
Se pensarmos que as
pessoas são ruins e que querem nos prejudicar, enxergaremos o mundo com essas
lentes e provavelmente encontraremos evidências que reforcem essa ideia, mesmo
que ela não seja verdade. Essas ideias negativas nos proporcionarão emoções
negativas de tristeza, raiva,vingança ….
No entanto, mesmo
tendo vivenciado algo ruim podemos entender que foi um azar, ou que as pessoas
que nos proporcionaram algum mal, não o fizeram intencionalmente…
Se pensarmos assim
estaremos flexibilizando nossos pensamentos e alimentando o nosso lobo bom que
nos trará emoções positivas.
VALE A PENA PENSAR...
_ Na sua experiência, trabalhando com jovens e
adultos, que motivos têm os alunos para chegar à escola? E para deixar?
_ Você já perguntou aos seus alunos o quê eles
procuram na escola? O que representa para eles a retomada da escolarização? Que
dificuldades encontram, dentro e fora da escola, para concluir seus estudos? De
que maneira você atua no sentido de proporcionar um acolhimento a esses alunos,
em sua chegada à escola?
_ Que trabalho a escola de EJA
precisa fazer para que os alunos nela permaneçam e concluam seus estudos?Esta é
uma pequena e importante investigação, que pode contribuir bastante para as
mudanças que cada escola deve imprimir em sua forma de trabalhar, para garantir
um encontro mais efetivo entre ela e seus alunos.Quais são, então, nossos
principais desafios? Construir uma escola na quais professores e alunos encontre-se
como sujeitos com a tarefa de provocar e produzir conhecimentos. Conhecimentos sustentados
na perspectiva daqueles que aprendem, relativos a saberes diversos e que
contribuem, efetivamente, para a vida dos alunos.
Os jovens e adultos buscam na
escola, sem dúvida, mais do que conteúdos prontos para serem reproduzidos. Como
cidadãos e trabalhadores que são, esses alunos querem se sentirem sujeitos
ativos, participativos e crescer cultural, social e economicamente.
Para você refletir:
Os
conteúdos que você elege para trabalhar com seus alunos correspondem às
necessidades reais deles?Que participação têm seus alunos no planejamento que
você faz para o trabalho com eles?O que seus alunos aprendem, de alguma
maneira, transforma seu modo de ver e atuar na comunidade que vivem?
TEMA
GERADOR :
“EU,
QUEM SOU?”SUBTEMAS
Tenho
um nome
_
conversa de apresentação; como eu sou, o que faço, onde moro, de onde vim...Tenho
um corpo aspectos físicos;
_
marca da família: papel da hereditariedade.Tenho um jeito de ser
_
aspectos psicológicos (o jeito de cada um): tímido,falante, calmo, agitado.As
coisas que me agradam
LEITURA
E ESCRITA
_
escrita dos nomes no crachá; escrita dos nomes no caderno; procura do significado
dos nomes;
_
história dos nomes;comparação entre os nomes da sala;nomes parecidos
_
procura de figura semelhante com explicação da escolha; partes do corpo
(escrita:
cabeça,tórax, pernas,braços);
_
figura do rosto (escrita das suas partes: olhos, boca,sobrancelhas, nariz e
orelha).
Descrição
física(sorteio e descrição do sorteado)
_
lista do que dá prazer; formas de lazer;festas populares.
TEMA GERADOR “EU, QUEM SOU?” SUBTEMAS
Meus
medos _ discussão do texto.
Minha
documentação
_
principais documentos: Carteira de identidade;Certidão de nascimento;
_
Carteira de trabalho;Título de eleitor.
_
onde e como tirar documentos preço dos documentos
LEITURA E ESCRITA
Leitura:
Todo tem nossos medos
_
lista de medos;_ os medos na roça; os medos na cidade.
_
carteira de identidade, carteira profissional,
certidão
de nascimento,certidão de casamento...
_
carteira de identidade: localização do próprio nome, nome
dos
pais, data e local do nascimento, número da carteira;
_
Leitura: É fácil tirar os documentos; A importância da assinatura.
A
leitura e escrita dos dados da carteira de identidade nos mapas do grupo
A confecção de quadros com
referências dos alunos pode favorecer a construção da identidade da sala de
aula. Cada aluno organiza um quadro onde apresenta seu perfil, com dados do
tipo:
_ ano em que nasceu;estado de origem;cidade
natal;estado civil;bairro ou vila onde mora;quantos filhos tem?
_
trabalhos que já realizou; o que sabe fazer;o que gostaria de aprender;como
gosta de descansar;
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