Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Educação de Jovens e Adultos
Conteúdos
Trabalhados Na I E II Fase
Coordenação
: Valdinere Alves dos Santos
Secretária
de Educação : Maria Rosivânia Nascimento
Cortês , Fevereiro 2017
Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de
Dezembro nº 57
Educação de Jovens e Adultos I e II FASE
LÍNGUA
PORTUGUESA
O objetivo maior da disciplina de
Português é propiciar aos educando espaços facilitadores de sua comunicação com
as pessoas.Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a
comunicação e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.
OBJETIVOS
GERAIS
·
Criar condições para que o aluno
desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar
a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações
sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da
língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
·
Fortalecer nos jovens e adultos a
importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo
e desenvolver sua capacidade de interação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Inserir o jovem e o adulto no
contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
·
Alfabetizar priorizando o método
fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
·
Trabalhar a expressão oral
desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
·
Desenvolver capacidades mínimas de
inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de
uso diário como:
·
Saber fazer uso de seus direitos e
também conhecendo os seus deveres
·
Conhecer e distinguir e saber usar
diferentes textos de uso cotidiano.
·
Trabalhar diversos tipos de textos,
diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
HABILIDADES CURRICULARES
·
Comunicar-se verbalmente
·
Usar comunicação não verbal, apoiada
por gestos, sinais gravuras ou símbolos
·
Compreender o que solicitado pelo
meio
·
Desenvolver o pensamento criativo
ATIVIDADES
/ ESTRATÉGIAS
·
Realizar leitura do mundo:observar as
palavras, textos,rótulos, anúncios, logomarcas, sinais, símbolos que sejam facilitadores
da compreensão das tarefas a serem realizada
·
Análise do comportamento e da
produtividade da turma
·
Vivência da comunicação de
sentimentos, idéias, pensamentos
·
Atividades que estimulem a
desinibição e o falar em público
LEITURA E ESCRITA
·
Alfabeto maiúsculo e
minúsculo;Emprego adequado de letras;
·
Montagem de palavras, sentenças e
textos;
·
Identificação de idéias básica do
texto;
·
Sílabas, fonemas e grafemos;
·
Produção de textos;Interpretação de
texto;
·
Comparação e diferenciação de
escritas diversas;
·
Exploração de material escrito:
nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
·
Identificar poesia, propaganda e
textos;
·
Produzir pequenos como : anúncio,
bilhete e cartas;
·
·
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO –
VERBAL.
- Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
- Relato de filmes, reportagens e causos;Mímica e atividades lúdica;Localização e identificação de rimas;
- Leitura e análise de texto informativo e poético; Verbalização de opiniões e comentários.
GRAMÁTICA
- Ortografia;Partição Silábica;Ordem alfabética;Alfabeto móvel;
- Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou palavras etc;
- Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
- Quadras e poesias;
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbo, artigos, numeral, pronomes,etc.
METODOLOGIA
- Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
- O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
- Leitura de diversos tipos de textos;
- A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
- Textos informativos, expositivos e prescritivos.
- Ortografia;
- Achar palavras dentro de outra;Ilustrar poemas e dramatiza – los;
- Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
- O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
- Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
- Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
- Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
- Distinção entre vogal e consoante.
- Identificação de versos e estrofes;Localização e identificação de rima;
- Atividades que envolvam classes de palavras.
CIÊNCIAS DA
NATUREZA
No
estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e valorizar os
recursos naturais de que dispõem.
OBJETIVOS GERAIS
- Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
- Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
- Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
- Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
- Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
- Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
- Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
HABILIDADES CURRICULARES
Manter contato com a natureza ;
Aprender a lidar com os recursos
naturais de forma saudável e cuidadosa ;
Conhecer o próprio corpo.
ATIVIDADES
/ ESTRATÉGIAS
·
Trabalhar com horticultura e
jardinagem preparar pequenos canteiros
·
Plantar muda e sementes de plantas
medicinas e ornamentais comuns ao ambiente domiciliar
·
Lidar com pequenos animais
·
Trabalhar educação sexual ( doenças, gravidez,
métodos contraceptivos)
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
- Trabalhos com experimentos e pesquisa.
MATEMÁTICA : A matemática é trabalhada de forma prática.
OBJETIVOS
GERAIS
Dominar conceitos e procedimentos da
matemática necessários a sua vida pessoal, social e
profissional.
Fazer uso da matemática em situações
de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Trabalhar a importância da matemática
para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
·
Ler e registrar quantias.
·
Realizar troco em situações reais,
usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e
oralmente.
·
Efetuar operações cujos termos são
quantias em dinheiro.
·
Reconhecer o valor social das
unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
·
Trabalhar números cardinais, ordinais
e romanos; por extenso e algarismos.
·
Trabalhar dezenas, centenas e
unidades.
·
Utilizar os números pares e ímpares;
sabendo distingui-los.
·
Promover cálculo mental e estimativo.
·
Familiarizar com formas e
propriedades geométricas simples.
·
Agrupar quantidades conforme as
regras do sistema de numeração decimal
·
Estabelecer relações entre as
operações.
·
Ler, interpretar e escrever as
unidades de medidas.
·
Promover atividades que envolva o
sistema monetário brasileiro.
HABILIDADES
CURRICULARES
·
Conceitos de números –Quantidades - Contagem,Noções
de volume,Peso, Conceitos espaciais, temporais e Monetários
ATIVIDADES
/ ESTRATÉGIAS
·
Atividades na cozinha,Atividades de
artes plásticas,Por meio de vivências com materiais concretos manipulados pelos
alunos
·
Pela compra e venda de produtos das
aulas de culinária ; Atividades trabalhadas de forma vivenciada e funcional, a
fim de lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa
·
Algarismos.
METODOLOGIA :
·
Escrevendo os números em ordem
crescente e decrescente; Utilização do número (aspecto funcional) em situações
do cotidiano;
·
Resolução de problemas que envolvam
as quatro operações;
·
Trabalhar com cálculos com o
conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e
sugestões dos alunos;
·
Incentivar a criação de novos
procedimentos pessoais de cálculo; Usar jogos, revistas, fichas, atividades
etc; para a fixação das aprendizagens;
·
Usar calendário para fixação de
numerais, meses e ano;Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
·
Utilizar o livro didático com suas
atividades. Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos;
em números e por extenso.
·
Trabalhar com outras formas de
fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar
etc.
HISTÓRIA : Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história
de vida de cada educando, história da escola, e história da cidade.
HABILIDADES
CURRICULARES
·
Conhecer suas famílias e sua história de
vida.Conhecer os direitos das pessoas com deficiência
·
Aprender sobre as fases da vida, as características
e necessidades de cada uma com ênfase as mudanças que ocorrem na adolescência.
·
Conhecer sobre sua deficiência ;Ter consciência de
que têm potencialidades e talentos. Se perceber como membro de uma família que
também tem uma história
ATIVIDADES/
ESTRATÉGIAS
·
Fazer pesquisas em revistas ,
internet e outros sobre desenvolvimento humano
·
Visitar locais públicos e
pontos turísticos
·
Construir murais com livros e
maquetes com os conhecimentos adquiridos em cada visita
GEOGRAFIA : A geografia refere-se à noção de ocupação e do
conhecimento funcional do espaço utilizado pelos aluno.
OBJETIVOS
GERAIS
Identificar as diferenças entre o
Urbano e o Rural;
Conhecer e distinguir a história e a
geografia do município, do estado e do país;
Construir conceitos de cidadania a
partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e
meio ambiente;
Conhecer a formação do povo
brasileiro;Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal,
Estatuto do Idoso etc.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Conhecer a trajetória política
brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
Identificar os vários momentos pelos
quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
Conhecer e identificar as características
de lugar em que vivem;
Conhecer a formação de um bairro como
espaço geográfico e histórico
Refletir e entender os problemas
relativos ao trabalho individual e o coletivo;
Preocupar – se com os problemas
sociais e procurar melhorá-los;
Entender e saber utilizar os meios de
comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
Conhecer e identificar o Brasil e
suas regiões ;Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.
HABILIDADES CURRICULARES
Reconhecer os meios de transportes e saber
utilizá-los
Comunicar-se de forma efetiva, para
além das atividades escolares.
Conhecer o espaço escolar (suas
características e especificidades)
Saber em que bairro se situa a escola
Conhecer os bairros onde moram os
alunos e onde fica o centro da cidade
Ter noção de uma cidade, que é
progressivamente construída.
Se conhecer-se como membro de uma
família que também tem uma história Perceber, analisar e comparar os
diferentes bairro e tipos de moradias, acidentes geográficos
Conhecer os recursos naturais
existentes em cada local visitado
Descobrir espaços turísticos
ATIVIDADES/
ESTRATÉGIAS
Atividades de lazer
Visita a eventos culturais , nas
atividades comunitárias, os alunos são levados a perceber pontos de referencia
que facilitem a sua locomoção pela cidade.As visitas ao centro da cidade
incluem ainda o conhecimento e o uso adequado de locais públicos como igrejas,
bancos, lojas, prefeitura, hospitais, postos de saúde, supermercados etc...
METODOLOGIA
·
Usar em sala de aula: mapas, Atlas e
globo terrestre;
·
Trabalhos com informação através de:
revistas, jornais, informática e leis;
·
Usar o livro didático ; Uso da
biblioteca para pesquisa;
AVALIAÇÃO
DEFINIÇÃO; Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo
de construção de conhecimento do aluno, para ajudá-lo a superar obstáculos. A
avaliação do aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma atribuição de
qualidade dos resultados da aprendizagem e percebida como um ato
dinâmico. A avaliação deve ser:
Contínua/ Permanente: simultânea ao processo de ensino e aprendizagem.
Baseada em inúmeras fontes: para obtenção de informações sobre o desempenho dos
alunos.
Cumulativa: parte do processo de acomodação e assimilação.
Bibliografia : Parâmetros Curriculares
Blogger: Seriesiniciaisumapaixao.blogspot.com.br/
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