sexta-feira, 10 de março de 2017

PROJETO: SEMANA DA ÁGUA



PROJETO: SEMANA DA ÁGUA





DEFENDA ESSE TESOURO”


Autoras:
Rauflisa Conceição dos Santos
Rosália Conceição dos Santos Pereira



APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos a população vem discutindo muito sobre a água, porém encontram-se sempre muitos obstáculos para colocar em prática ações para a preservação da mesma. A terra está em constantes transformações, sendo que todos os ecossistemas estão interligados. Assim é fundamental que a sociedade faça uma reflexão acerca da grande importância e utilidade que a água possui.
Nessa visão apresentamos o Projeto: Semana da Água “Defenda esse Tesouro” no intuito de ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas formas de uso e sua importância.

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem por finalidade propor ações para os alunos  numa visão de que o Planeta Terra vem enfrentando a cada dia grandes problemas em relação à falta de água. O projeto será desenvolvido, visando proporcionar aos educandos uma grande diversidade de experiências com a participação ativa dos mesmos, para que possam refletir e ampliar a consciência sobre a preservação da água para que de fato possam ter atitudes e valores voltados a proteção e conservação da água.


OBJETIVO GERAL

Sensibilizar os alunos quanto a importância da água para a manutenção da vida e ajudar os mesmos a identificarem os sintomas e causas dos problemas que o Planeta Terra, o Brasil, nosso Estado e Cidade vem enfrentando com a poluição e a falta de água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conscientizar os alunos para que possa percebam que a água não deve ser desperdiçada nem poluída; Mobilizar os alunos para desenvolverem ações pertinentes à preservação da água;
  • Sensibilizar os alunos para a importância da água através de discussões e reflexões;
  • Compreender que a água é condição essencial de vida de todo animal, vegetal e ser humano;
  • Levar os alunos a entenderem que o futuro do nosso planeta depende da preservação da água;
  • Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, qualidade do ar e do espaço.


PROBBLEMATIZAÇÃO


De acordo o grande problema que o Planeta Terra vem encontrando por falta de conscientização do homem para com a água, esse projeto vem contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
Portanto é fundamental que mais do que informações e conceitos, é necessário que os alunos tenham atitudes e formação de valores para colocarem em prática no meio social onde vivem.

ETAPAS PREVISTAS

  • 1ª ETAPA – Apresentação do projeto para alunos, professores e demais funcionários da escola.

  • 2ª ETAPA – Cada professor representante de turma irá conversar com os alunos da sua turma para falarem da importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.

  • 3ª ETAPA – Pesquisa em sala de aula sobre o tema e análise dos mesmos.

  • 4ª ETAPA – Seminários e debates sobre a água.

  • 5ª ETAPA – Cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras, desenhos e produções de textos referentes ao tema.

  • 6ª ETAPA – Discussão e montagem de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão diálogos, a fim de que seja apresentada para outras turmas.

  • 7ª ETAPA – Trabalhar com música “Planeta Água” de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam na mesma.

  • 8ª ETAPA – Organizar um passeio educativo para observação da água nas ruas da cidade, para depois discutirem referente a observação feita por cada aluno.

  • 9ª ETAPA – Visita ao órgão responsável pela a água na cidade para colherem informações referentes ao tratamento da água.

  • 10ª ETAPA – Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para a nossa vida, dos animais e plantações.

  • 11ª ETAPA – Levar todos os alunos para o pátio da escola para exporem o que realizaram durante a semana de trabalho em sala de aula, e o que de fato aprenderam sobre a água.

RECURSOS

São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da comunidade, cola, tesoura, papel cartão, chamex, cartolina, enfeites, TNT, gravuras, xérox, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, isopor e etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação será continua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões dos grupos, das atitudes diante do projeto.
Cada professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espera-se que ao término da Semana da Água os alunos estejam conscientes da importância da água, que saibam utilizá-la, sem desperdício e sem poluí-la, levando para o seu meio social todos esses aprendizados.

ANEXOS
Atividades realizadas dia 26 de março de 2010 com alunos de 1º ao 9º ano no período matutino, vespertino e noturno da Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira.

SÉRIES
ATIVIDADES REALIZADAS
PROFESSOR
RESPONSÁVEL
TEMA
TRABALHADO
1º Ano 1,
2º Ano 1,
3º Ano 1
SE LIGA

Reflexão: Vocês sabiam? Que se nós não fizemos economia de água um dia ela pode faltar?

Vocês já imaginaram o mundo sem água para beber e tomar banho?

Então a partir de hoje, comecem a fazer economia.
Apresentação das crianças:

1ª Globo terrestre com as torneiras.

1º Cartaz com a frase “se você não economizar, a água vai faltar”

2º Cartaz com a frase “você sabia como desperdiçamos a água tão preciosa do nosso planeta”?

3º Cartaz – Globo terrestre com as torneiras abertas (desenho).

Crianças representando as gotinhas conscientizando as pessoas para o consumo correto da água (ler a mensagem de cada gotinha).

Mensagem: “O desperdício da água”.

O desperdício da água.
5º ano 1 e 2
Alunos caracterizados de “Água tecido de cor azul”.

Coreografia com a música “ Planeta Água”, de Guilherme Arante.






Via Sacra da água.
6º ano 1



Entrevista sobre a água no Planeta.

Cartaz explicando a quantidade de água no Planeta.


Água no Planeta.
6º ano 2


Coreografia música Planeta Água.

Água no Planeta.
5º e 6º ano 3
Fotos das caixas d'água de Itaguatins

Cartaz mostrando como devemos fazer para ter uma água de qualidade.

Peça Teatral.
.
Água é nossa vida.
7º ano 1
Oração pela água.
Poema feito pelo aluno Artur Ângelo.
Leitura de Texto Informativo-água poluída.
Acróstico com as palavras água potável e água poluída.

Paródia -água potável e água poluída.


Água potável e água poluída.
7º ano 2
Cartaz com desenho do Ciclo da água e comentários.
Coreografia sobre o ciclo da água. -
Dramatização – Tema Água e Vida.
Poema – Água.
Texto Bíblico A Criação.

Ciclo da água
8º ano 1
Desfile sobre: Canoagem, Polo Aquático, Nado Sicronizado, Triatlon, Natação, Surf, Ski-Aquático.

Esportes Aquáticos.
8º ano 2
Comentário sobre Enchentes – cartazes.

Enchentes.
8º ano 3 e
9º ano 3
Paródia- Água e Vida.
Mensagem – Declaração Universal da Água.
Peça Teatral – uso da água.


9º ano 1
Temas abordado: Aquífero Guarani, Bacias Hidrográficas, Quantidade de água no Brasil e escassez da água.

Estados Físico da água.
9º ano 2
Estados Físicos da água.
Poesia “água dádiva de Deus.

Água no Brasil.




ANEXOS

POESIAS:

ÁGUA

A água é potável
serve para beber
se nós não poluirmos
sempre iremos viver.

A água é doce
a água é salgada.
Se a gente poluir
vai ficar contaminada.

A água cai do céu
a água nasce do chão.
Se a gente não cuidar
vamos nadar na poluição.

A água é dos rios
a água é dos mares.
Se a gente não ajudar
Vamos voar pelos ares.

Autor: Artur Ângelo de Oliveira Brito
7º ano 1

ÁGUA DÁDIVA DE DEUS

A água é pura e ás vezes dura.
Nós precisamos da água
a água dá saúde e vigor.

Que linda gota de água
que tantas vezes mata a sede
quando estamos com a garganta seca.

Água que dá vida aos peixes
água da cor azul do céu.
Água que dá vida ao Planeta Terra e
nos ajuda a refrescar.

Nós gostamos do mar
porque ondas nos leva de lar em lar.
Ajuda-nos a brilhar.
E quando estamos nervosos,
ajuda nos acalmar.

Autor: Anaciel Felipe Silva de Sousa
9º ano 1


PARÓDIA (Música de Luís Gonzaga, Xote Ecológico)

A água é potável
vamos preservar
Cuidando com carinho,
ela sempre existirá
não poluindo a água
potável ela vai ficar
no meio ambiente
você sempre encontrar.

Cadê o rio que estava aqui.
Poluição comeu
o peixe pra nadar poluição comeu
o peixe pra nadar poluição comeu
A água pra
beber poluição comeu.
E o ser humano não sobreviveu.

Autores: alunos do 7º ano1

Nenhum comentário:

Postar um comentário