PROJETO: SEMANA DA ÁGUA
DEFENDA ESSE TESOURO”
Autoras:
Rauflisa Conceição dos Santos
Rosália Conceição dos Santos Pereira
APRESENTAÇÃO
Nos últimos anos a população vem discutindo muito sobre a água, porém encontram-se sempre muitos obstáculos para colocar em prática ações para a preservação da mesma. A terra está em constantes transformações, sendo que todos os ecossistemas estão interligados. Assim é fundamental que a sociedade faça uma reflexão acerca da grande importância e utilidade que a água possui.
Nessa visão apresentamos o Projeto: Semana da Água “Defenda esse Tesouro” no intuito de ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas formas de uso e sua importância.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade propor ações para os alunos numa visão de que o Planeta Terra vem enfrentando a cada dia grandes problemas em relação à falta de água. O projeto será desenvolvido, visando proporcionar aos educandos uma grande diversidade de experiências com a participação ativa dos mesmos, para que possam refletir e ampliar a consciência sobre a preservação da água para que de fato possam ter atitudes e valores voltados a proteção e conservação da água.
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar os alunos quanto a importância da água para a manutenção da vida e ajudar os mesmos a identificarem os sintomas e causas dos problemas que o Planeta Terra, o Brasil, nosso Estado e Cidade vem enfrentando com a poluição e a falta de água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conscientizar os alunos para que possa percebam que a água não deve ser desperdiçada nem poluída; Mobilizar os alunos para desenvolverem ações pertinentes à preservação da água;
- Sensibilizar os alunos para a importância da água através de discussões e reflexões;
- Compreender que a água é condição essencial de vida de todo animal, vegetal e ser humano;
- Levar os alunos a entenderem que o futuro do nosso planeta depende da preservação da água;
- Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, qualidade do ar e do espaço.
PROBBLEMATIZAÇÃO
De acordo o grande problema que o Planeta Terra vem encontrando por falta de conscientização do homem para com a água, esse projeto vem contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
Portanto é fundamental que mais do que informações e conceitos, é necessário que os alunos tenham atitudes e formação de valores para colocarem em prática no meio social onde vivem.
ETAPAS PREVISTAS
- 1ª ETAPA – Apresentação do projeto para alunos, professores e demais funcionários da escola.
- 2ª ETAPA – Cada professor representante de turma irá conversar com os alunos da sua turma para falarem da importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
- 3ª ETAPA – Pesquisa em sala de aula sobre o tema e análise dos mesmos.
- 4ª ETAPA – Seminários e debates sobre a água.
- 5ª ETAPA – Cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras, desenhos e produções de textos referentes ao tema.
- 6ª ETAPA – Discussão e montagem de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão diálogos, a fim de que seja apresentada para outras turmas.
- 7ª ETAPA – Trabalhar com música “Planeta Água” de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam na mesma.
- 8ª ETAPA – Organizar um passeio educativo para observação da água nas ruas da cidade, para depois discutirem referente a observação feita por cada aluno.
- 9ª ETAPA – Visita ao órgão responsável pela a água na cidade para colherem informações referentes ao tratamento da água.
- 10ª ETAPA – Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para a nossa vida, dos animais e plantações.
- 11ª ETAPA – Levar todos os alunos para o pátio da escola para exporem o que realizaram durante a semana de trabalho em sala de aula, e o que de fato aprenderam sobre a água.
RECURSOS
São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da comunidade, cola, tesoura, papel cartão, chamex, cartolina, enfeites, TNT, gravuras, xérox, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, isopor e etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será continua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões dos grupos, das atitudes diante do projeto.
Cada professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Espera-se que ao término da Semana da Água os alunos estejam conscientes da importância da água, que saibam utilizá-la, sem desperdício e sem poluí-la, levando para o seu meio social todos esses aprendizados.
ANEXOS
Atividades realizadas dia 26 de março de 2010 com alunos de 1º ao 9º ano no período matutino, vespertino e noturno da Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira.
SÉRIES
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
PROFESSOR
RESPONSÁVEL
|
TEMA
TRABALHADO
|
1º Ano 1,
2º Ano 1,
3º Ano 1
SE LIGA
|
Reflexão: Vocês sabiam? Que se nós não fizemos economia de água um dia ela pode faltar?
Vocês já imaginaram o mundo sem água para beber e tomar banho?
Então a partir de hoje, comecem a fazer economia.
Apresentação das crianças:
1ª Globo terrestre com as torneiras.
1º Cartaz com a frase “se você não economizar, a água vai faltar”
2º Cartaz com a frase “você sabia como desperdiçamos a água tão preciosa do nosso planeta”?
3º Cartaz – Globo terrestre com as torneiras abertas (desenho).
Crianças representando as gotinhas conscientizando as pessoas para o consumo correto da água (ler a mensagem de cada gotinha).
Mensagem: “O desperdício da água”.
|
O desperdício da água.
| |
5º ano 1 e 2
|
Alunos caracterizados de “Água tecido de cor azul”.
Coreografia com a música “ Planeta Água”, de Guilherme Arante.
|
Via Sacra da água.
| |
6º ano 1
|
Entrevista sobre a água no Planeta.
Cartaz explicando a quantidade de água no Planeta.
|
Água no Planeta.
| |
6º ano 2
|
Coreografia música Planeta Água.
|
Água no Planeta.
| |
5º e 6º ano 3
|
Fotos das caixas d'água de Itaguatins
Cartaz mostrando como devemos fazer para ter uma água de qualidade.
Peça Teatral.
|
.
|
Água é nossa vida.
|
7º ano 1
|
Oração pela água.
Poema feito pelo aluno Artur Ângelo.
Leitura de Texto Informativo-água poluída.
Acróstico com as palavras água potável e água poluída.
Paródia -água potável e água poluída.
|
Água potável e água poluída.
| |
7º ano 2
|
Cartaz com desenho do Ciclo da água e comentários.
Coreografia sobre o ciclo da água. -
Dramatização – Tema Água e Vida.
Poema – Água.
Texto Bíblico A Criação.
|
Ciclo da água
| |
8º ano 1
|
Desfile sobre: Canoagem, Polo Aquático, Nado Sicronizado, Triatlon, Natação, Surf, Ski-Aquático.
|
Esportes Aquáticos.
| |
8º ano 2
|
Comentário sobre Enchentes – cartazes.
|
Enchentes.
| |
8º ano 3 e
9º ano 3
|
Paródia- Água e Vida.
Mensagem – Declaração Universal da Água.
Peça Teatral – uso da água.
| ||
9º ano 1
|
Temas abordado: Aquífero Guarani, Bacias Hidrográficas, Quantidade de água no Brasil e escassez da água.
|
Estados Físico da água.
| |
9º ano 2
|
Estados Físicos da água.
Poesia “água dádiva de Deus.
|
Água no Brasil.
|
ANEXOS
POESIAS:
ÁGUA
A água é potável
serve para beber
se nós não poluirmos
sempre iremos viver.
A água é doce
a água é salgada.
Se a gente poluir
vai ficar contaminada.
A água cai do céu
a água nasce do chão.
Se a gente não cuidar
vamos nadar na poluição.
A água é dos rios
a água é dos mares.
Se a gente não ajudar
Vamos voar pelos ares.
Autor: Artur Ângelo de Oliveira Brito
7º ano 1
ÁGUA DÁDIVA DE DEUS
A água é pura e ás vezes dura.
Nós precisamos da água
a água dá saúde e vigor.
Que linda gota de água
que tantas vezes mata a sede
quando estamos com a garganta seca.
Água que dá vida aos peixes
água da cor azul do céu.
Água que dá vida ao Planeta Terra e
nos ajuda a refrescar.
Nós gostamos do mar
porque ondas nos leva de lar em lar.
Ajuda-nos a brilhar.
E quando estamos nervosos,
ajuda nos acalmar.
Autor: Anaciel Felipe Silva de Sousa
9º ano 1
PARÓDIA (Música de Luís Gonzaga, Xote Ecológico)
A água é potável
vamos preservar
Cuidando com carinho,
ela sempre existirá
não poluindo a água
potável ela vai ficar
no meio ambiente
você sempre encontrar.
Cadê o rio que estava aqui.
Poluição comeu
o peixe pra nadar poluição comeu
o peixe pra nadar poluição comeu
A água pra
beber poluição comeu.
E o ser humano não sobreviveu.
Autores: alunos do 7º ano1
Nenhum comentário:
Postar um comentário