Praça
29 de Dezembro nº 57
COORDENADORA:VALDINERE
ALVES DOS SANTOS
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO : MARIA
ROSIVÂNIA DO NASCIMENTO
CORTÊS,2017
Secretaria de Educação
Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Modalidade
: Educação de Jovens e Adultos
PROJETO
ANUAL
Equipe
de Execução: Secretaria de Educação e Comunidade Escolar
A
Secretaria de Educação de Cortês, tem como Missão :
Ser
um agente ativo do desenvolvimento local, assegurando às crianças, jovens e
adultos da rede municipal educação de qualidade para o exercício da cidadania.
PERÍODO
DEEXECUÇÃO:ANO DE 2017
APRESENTAÇÃO:
O
aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos trata-se de um público que
historicamente vem sendo excluído, quer pela impossibilidade de acesso à
escolarização, quer pela exclusão da educação regular ou pela necessidade de
trabalhar.
São
alunos que na sua maioria, estão inseridos no mercado de trabalho, ou que ainda
esperam nele ingressar, visam à certificação para manter sua situação
profissional ou para o próprio conhecimento, objetivando a melhoria da
qualidade de vida, ambos tiveram que romper barreiras preconceituosas,
geralmente transpostas em função de um grande desejo de aprender.
Sabemos
que a problemática da evasão escolar no contexto da EJA (Educação de Jovens e
Adultos), está muito presente em diversas escolas brasileiras, é uma questão
que necessita de um olhar diferenciado, analisando o tema em questão nesta
modalidade de ensino, acreditamos que as possíveis causas da evasão escolar no
público EJA nas instituições de ensino possam ser levadas pela desmotivação das
famílias, baixa auto-estima dos alunos, falta de perspectiva de vida, trabalho
enfadonho e a distância da escola, em fim, são diversos problemas, todos estes
fatores tem sido relevante para causar a evasão no público EJA, este problema
nós chama atenção. Nos enquanto escola e secretaria de educação pretendemos
com este trabalho apresentar propostas que venha amenizar esta problemática e
buscar possíveis soluções.
OBJETIVOS GERAL:
Desenvolver ações que possibilite a elevação da motivação e autoestima do público EJA, proporcionando momentos saudáveis, um ambiente agradável e motivador para a clientela de 1ª a 8ª séries, da EJA, valorizando a criatividade dos discentes e buscando uma melhor socialização no ambiente escolar.
ESPECÍFICOS:
• Proporcionar aos discentes, momentos de interação e socialização com dinâmicas e brincadeiras saudáveis.
• Contribuir na motivação e elevação da autoestima dos alunos;
Conscientizar
sobre a evasão escolar e suas consequências na vida educacional; Identificar o
grau de socialização e cooperação dos alunos.
•
Proporcionar momentos de diálogos, reflexões e socialização entre os grupos.
• Desenvolver e despertar nos alunos a criatividade, valorizando suas habilidades e talentos artísticos, na elevação da motivação e autoestima;
• Transformar o ambiente escolar mais atrativo para os educandos.
• Desenvolver atividades diversas para melhorar a motivação a autoestima;
• Aperfeiçoar a leitura melhorando assim a compreensão nas diversas áreas do conhecimento.
• Desenvolver e despertar nos alunos a criatividade, valorizando suas habilidades e talentos artísticos, na elevação da motivação e autoestima;
• Transformar o ambiente escolar mais atrativo para os educandos.
• Desenvolver atividades diversas para melhorar a motivação a autoestima;
• Aperfeiçoar a leitura melhorando assim a compreensão nas diversas áreas do conhecimento.
ESTRATÉGIA:
PALESTRAS: No
decorrer do semestre estará sendo desenvolvidas pequenas palestras, de forma
individual com as turmas de 1ª a 8ª séries, com temas voltados para a
motivação, ministrados por profissionais da área, onde haverá momentos de
apresentações de vídeos, leituras de mensagens motivadoras e dinâmicas, entre
outras etc.
META: Aumentar
o índice de frequência e reduzir a evasão escolar durante o ano letivo de 2017
METODOLOGIA:
·
Realização
de oficinas ;Apresentação de vídeos;Leitura de mensagens motivadoras
·
Momentos
de dinâmicas;Depoimentos e debates momentos de socialização; Exposição da feira
de Ciências
RECURSOS
MATERIAIS:
·
Garrafas
plásticas; Fita adesiva;Colas;Cartolinas;Papel cartão; Tesouras; Data Show
AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua, por meio de observações, ocorrerá , durante o primeiro e segundo semestre do ano letivo.
A avaliação será continua, por meio de observações, ocorrerá , durante o primeiro e segundo semestre do ano letivo.
Praça
29 de Dezembro nº 57
Modalidade
: Educação de Jovens e Adultos
Trabalhar diversas temáticas
conscientizando os alunos fazendo com que ele se reconheçam como seres sociais em
direitos e deveres.Tornando-o um cidadão capaz de conviver harmonicamente com
as diferenças,respeitando os limites da convivência social, tendo como
princípios básicos o amor próprio e aos outros.
TEMÁTICAS ANUAIS PARA EJA
|
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MESES
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TEMÁTICAS
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Fevereiro
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Escola
e Convivência
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Março
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Minha
identidade .Quem sou eu?
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Abril
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Diversidade
Cultural
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Maio
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Tecnologia e
Trabalho
|
Junho
|
Nosso
Lixo de cada dia : O que fazer?
|
Julho
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Dengue é Coisa
Séria : Observação: Zica e Chicungunha
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Agosto
|
A
Riqueza das Plantas Medicinais
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Setembro
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Segurança e
Saúde no Trabalho
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Outubro
|
As
drogas lícitas e ilícitas
|
Novembro
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Qualidade de
vida e consumo
|
Escola e Convivência: O diálogo e o carinho formam a
base para a convivência e comunicação entre as pessoas que de fato se amam. O
diálogo mostra a pessoa por dentro, favorece a confiança e aplaina os caminhos
de uma família, às vezes tão desnivelados por problemas, externos e internos.
·
Sensibilizar
os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e
funcionários da escola
·
Promover
situações de diálogo e construção do respeito com o outro trabalhando em equipe
·
Incentivar
o cumprimento das regras da escola e sala de aula para uma boa convivência
social
·
Vivenciando
os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).
Minha identidade .Quem sou eu?
O NOME dos alunos pode ser um centro de
interesse ricamente explorado pelo alfabetizador. Além do aspecto cognitivo,
relacionado à compreensão do sistema da escrita alfabética, o nome próprio
possui um aspecto afetivo-social para o alfabetizando. O nome próprio não é
apenas mais uma palavra no vocabulário, é antes de tudo, um reforçador da
individualização e da identidade do aluno como pessoa, algo bastante significativo
para ele.
Questionamentos:
·
Qual
a importância de meu nome? Quem faz parte de minha família?
·
Quais
são as pessoas que convivem comigo na escola?
·
Por
que é importante termos amigos? Reconhecer que o nome e a família são
relevantes para a formação da identidade de cada indivíduo.
·
Reconhecer
que todos os indivíduos merecem ter a identidade respeitada.
·
Conhecer
a história de seu nome e seu significado;
·
Compreender
a história de seus colegas a partir de sua;
·
Conhecer
e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
·
Identificar
fontes históricas sobre sua vida;
Diversidade cultural
São os vários aspectos que
representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem,
as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização
familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de
seres humanos que habitam um determinado território.
Perceber as diferenças entre
pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade;
Valorizar as belezas que a mistura das diferenças nos traz, reconhecendo a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira
Valorizar as belezas que a mistura das diferenças nos traz, reconhecendo a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira
Conhecer as várias etnias e
culturas, valorizá-las e respeitá-las.
Participar de ações educativas que
visam melhorar o comportamento de todos com relação à diversidade.
Reconhecera
diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira e Identificar, Respeitar,
criticar e repudiar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias
e excludentes.
Tecnologia e Trabalho :
Estamos vivendo uma Terceira Revolução Tecnológica que tem
provocado transformações nos processos de produção industrial, agrícola, de
serviço, assim como nas sociedades e no mercado de trabalho. As novas
necessidades econômicas e sociais exigem um novo ser humano e um novo ser
profissional, educando e formando por um novo sistema educacional. Uma educação
que forme indivíduos capazes de enfrentar e compreender a realidade, indivíduos
capazes de aprender a aprender, todos os dias. Há algum tempo vemos a introdução das tecnologias no mundo do
trabalho. Aos poucos, as tecnologias vão tomando o lugar de milhares de
trabalhadores em linhas de montagem, caixas bancárias e também nos portos de
todo mundo.
Questionamentos:
Perceber
os diferentes significados do trabalho, tendo em conta as condições
objetivas/subjetivas onde ele se realiza. Será um trabalhador assalariado ou um
trabalhador por conta própria?
·
Tipos de profissões ;Tecnologia ;Mão de obra
Nosso Lixo de cada dia : O que fazer?
Promover a conscientização de toda comunidade
escolar, quanto à valorização, conservação e preservação da unidade escolar,
bem como da comunidade em geral.
Incentivar a prática da conservação de todos
os mobiliários e materiais dos diversos departamentos da escola: secretaria;
ambiente administrativo e pedagógico; salas de aula; quadra esportiva;
refeitório; sala de vídeo; biblioteca; laboratório de informática; banheiros,
pátio; e etc...;
Dengue é coisa séria :
Compreender
que a Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti; .
Promover
campanha de conscientização quanto a prevenção desta doença;
Identificar
as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue;
Reconhecer
a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir
doenças;Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção;
A
Riqueza das Plantas Medicinais:
Conhecer as possibilidades de
utilização das plantas presentes no meio ambiente para fins medicinais,
estabelecendo a relação da utilização aos sistemas e órgãos do corpo humano.
Dar continuidade implementando com
os alunos a horta com plantas medicinais
Possibilitar o conhecimento da
experiência das gerações anteriores na aplicabilidade das plantas com fins
medicinais. Socializar com a comunidade escolar e extra-escolar as diversas
possibilidades de uso das plantas medicinais. Perceber a importâncias das
plantas para nossa sobrevivência; - Identificar e nomear as partes de uma
planta;
Segurança e Saúde no Trabalho :
Corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem
por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais
atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da
saúde .
Drogas Lícitas E Ilícitas :
Valorizar
um estilo de vida saudável que dê prioridade aos esportes, à cultura e ao lazer
sem a necessidade de consumir álcool, fumo e outros tipos de droga;Valorizar a educação
e a convivência familiar, dando prioridade às posturas e atitudes que
demonstrem amor, respeito ao próximo, autocontrole e acolhimento;
Dar informações sobre drogas
,mostrando que elas causam dependência mental edependência física.
Identificar os
tipos de drogasdiferenciando drogas lícitas
e ilícitas
Esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais
e educadores quanto aos perigos do uso das drogas.Alertar que a bebida
alcoólica também é uma droga e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais,
bem como de suas consequências.
Qualidade de Vida e Consumo :
Promover o
consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a
promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.Levar o aluno a
valorizar uma boa alimentação.
Aprender a
escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
Adquirir hábitos
para uma boa alimentação;Classificar a origem dos alimentos.
Refletir
sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e
preservação com o meio ambiente e com a higiene;
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS :
·
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais – Brasília: MEC, 2001;
·
BRASIL. 2001. Política Nacional Antidrogas.
Diário Oficial da União Nº 165, de 27 de agosto de 2002. Brasília (DF):
Presidência da República, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria
Nacional Antidrogas. 22p. Disponível em: www.senad.gov.br
·
BRANCO, Sandra. Atividades com temas
transversais. Oficinas aprender fazendo – 1. Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
·
BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e
Saúde. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
·
Site oficial do ministério da Saúde:
http://www.portal.saude.gov.br/saude/
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