Projeto Meio Ambiente: Água e Lixo
Público alvo: alunos da educação infantil, professores, funcionários e comunidade escolar.
Duração: 1º. TRIMESTRE
JUSTIFICATIVA
Visando explorar o meio ambiente, a preservação da natureza, a valorização da água, a coleta do lixo e os animais e insetos de todas as espécies, desenvolvemos este projeto institucional, porque vimos que vivemos em um mundo em que é preciso “cuidar” do meio ambiente. Precisamos plantar semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam adultos amanhã.
OBJETIVOS
-Proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio ambiente em que vive;
- Oportunizar práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa;
- Sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as questões do meio ambiente, atentando para o uso racional da água, como forma de garantir uma fonte futura;
- Observar que todos são responsáveis pela limpeza da escola e da cidade
- Conscientizar das conseqüências da não preservação do meio ambiente.
CONTEÚDOS
A parte do currículo que escolhemos para trabalhar foi o estudo do meio, dando ênfase ás questões ambientais.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
· Saber sobre a necessidade de se economizar água.
· Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
· Compreender o ciclo da água.
· Conhecer as causas da poluição da água.
· Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
· Conhecer os estados físicos da água (sólido, liquido, gasoso).
· Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
· Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
· Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
· Observar uma lagoa poluída, e que faça parte do seu bairro.
· Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
· Ouvir musicas, assistir vídeos que tratem do tema.
· Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
· Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
· Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas de conhecimento.
· Realizar receitas alternativas.
· Realizar oficinas de sabão.
· Realizar releitura de obras de pintores.
CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
· Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
· Colaborar para preservação da água no meio ambiente.
· Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
· Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
· Produção coletiva de pequenos textos.
· Escrita espontânea.
· Cruzadinhas, caça-palavras.
· Atividades com o alfabeto móvel.
·
· Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
· Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
·
· Coleta de lixo no pátio externo e interno da escola, na hora do recreio, com alunos identificados.
MATEMÁTICA
· Gráficos sobre a água.
· Estatística (porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
· Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).
· Situações problema envolvendo a água.
· Jogos variados.
NATUREZA E SOCIEDADE
· Experiências diversas com o estado da água e outros materiais da natureza.
· Observação do ciclo da água.
· Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
· Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto ao céu aberto.
· Experiência do pé de feijão/bonecos vegetais.
· Vídeos que abordam o tema.
· Pesquisa que demonstrem as diferenças entre água limpa e a água poluída.
ARTES, CÊNICAS, MÚSICA E MOVIMENTOS
· Desenho livre e dirigido.
· Recorte e colagem.
· Dobraduras.
· Releitura de obras de artes.
· Modelagem com areia e argila.
· Técnicas de pintura.
· Técnicas com materiais da natureza.
· Maquetes.
· Cantigas e músicas relacionadas ao tema.
· Ginástica historiada (Chuí, olha lá.)
· Cd Xuxa, Guilherme Arantes, e outros.
· Confecção de brinquedo com sucata.
AVALIAÇÃO
· Avaliação do projeto será observada através d mudanças nos hábitos e de como economizar água, de cuidar do lixo adequadamente cada um no seu espaço de origem. Espera-se que as crianças entendam de que a vida depende de um ambiente limpo e saudável.
PRODUTO FINAL
· Exposição de trabalhos manuais dos alunos.
· Apresentação e danças, teatros, etc... no momento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário