PROJETO
SOLETRANDO
Autores:
Gilson Alves Pereira
Rosália Conceição dos Santos Pereira
Rauflisa Conceição dos Santos
APRESENTAÇAO
O projeto Soletrando na partiu da observação do Programa Nacional do Caldeirão do Huck, onde se percebe que os alunos de Escolas Públicas têm a oportunidade de mostrarem seus conhecimentos referentes à Língua Portuguesa.
Assim idealizamos esse projeto por perceber que vale a pena adaptar essa ideia em nossa escola, onde os nossos alunos terão a oportunidade de mostrar seus conhecimentos, como incentivar a prática de leitura e memorização daquilo que aprenderam em sala de aula.
JUSTIFICATIVA
Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. Ler é estimulante. A leitura no seu sentido geral amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universos desconhecidos como o da leitura.
Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em ambiente social e democrático que estivermos.
Dessa forma cremos que o PROJETO SOLETRANDO NA EMSAC irá contribuir de forma significativa no processo ensino-aprendizagem dos nossos educadores, como também será uma fonte de lazer e entretenimento.
PÚBLICO-ALVO
Este projeto é destinado aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
DURAÇÃO
Este projeto será desenvolvido semestralmente.
OBJETIVO GERAL
O objetivo desse projeto é fazer com que os alunos tenham a oportunidade de entenderem que a leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê como também desenvolverem a capacidade de se expressar em publico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender que a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento para a sobrevivência do homem;
- Entender que para a leitura ser de fato prazerosa é necessário que o leitor tenha o desejo de ler;
- Perceber que a leitura é muito importante, pois além de aperfeiçoar o conhecimento do educador ele ainda se diverte;
- Melhorar o raciocínio, o vocabulário e aumentar os conhecimentos gerais.
ETAPAS DO PROJETO
- 1ª ETAPA – Apresentação do projeto para a Secretária Municipal de Educação, professores e demais funcionários da escola.
- 2ª ETAPA – Apresentação do projeto para os alunos.
- 3ª ETAPA – Cada professor representante de turma juntamente com a coordenação pedagógica fará uma seleção de alunos de cada turma para disputarem entre si a 1ª rodada do soletrando que acontecerá em sala de aula.
- 4ª ETAPA – Disputa das duplas vencedoras de cada sala em dias estabelecidos pela equipe organizadora no pátio da escola nos turnos matutino, vespertino e noturno.
- 5ª ETAPA – Disputa entre os últimos finalistas, onde acontecerá no dia “D” da Leitura (14 de maio de 2010) na Quadra Municipal de Esportes, onde nesse dia conheceremos o campeão ou campeã do Soletrando na EMSAC.
- 6ª ETAPA – Premiação para os alunos vencedores (1º e 2º lugar).
CRONOGRAMA
DATA
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AÇÃO
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RESPONSÁVEIS
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12/04/2010
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Seletivo dos alunos de cada Turma (6º ao 9º)
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Coord. de 6º ao 9º e Professores Tutores de turma
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14/04/2010
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Inscrição dos alunos selecionados
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Equipe Organizadora
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16/04/2010
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1ª Rodada do Soletrando na Sala de Aula
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Equipe Organizadora
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30/04/10
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2ª Rodada do Soletrando no Pátio da Escola
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Equipe Organizadora
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14/05/10
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Final do Soletrando no Pátio da Escola
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Equipe Organizadora
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REGULAMENTO
- Para participar do soletrando o aluno de 6º ao 9º ano precisa estar regularmente matriculado e frequente na Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira.
- Serão feitas as inscrições de todos os alunos participantes do Soletrando na EMSAC 2010 pela Equipe Organizadora.
- Serão usadas 10 palavras na 1ª,2ª e 3ª rodada escolhidas pelos professores Alba Lúcia Oliveira Silva Macedo e Maria Divina Araújo dos Santos Sales, onde no momento da disputa cada uma delas será sorteada.
- A coordenadora pedagógica Rosália Conceição dos Santos Pereira conduzirá a soletração dizendo a primeira palavra do dia e assim sucessivamente, onde o aluno da vez tem que, obrigatoriamente:
- Repetir a palavra dita
- Soletrar
- Repetir novamente a palavra – indicando que terminou a soletração.
Se o aluno errar alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen, etc., a soletração será considerada errada.
Depois de iniciada a soletração é proibido corrigir qualquer letra. O aluno pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma letra que já tenha dito.
- BENEFÍCIOS
Antes de começar a soletração, o aluno pode pedir aos juízes (Aldo José de Araújo e Zeliânia Maria Cardoso Brito) os benefícios:
- Sinônimo da palavra
- Classificação da palavra
- Definição
- Aplicação da palavra numa frase.
- A CAMPAINHA
Depois que o aluno terminar a soletração, Rosália consulta os juízes.
Se a soletração estiver errada, os juízes acionam uma campainha.
Para vencer o SOLETRANDO, na 1ª e 2ª rodada é necessário que somente uma dupla soletre corretamente.
Já na 3ª rodada para vencer o SOLETRANDO, é necessário que um único aluno soletre corretamente.
gostei muito do projeto, vou colocar em pratica na escola onde trabalho, muito obrigado!
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