sexta-feira, 10 de março de 2017

PROJETO SOLETRANDO


PROJETO
SOLETRANDO 



Autores:

Gilson Alves Pereira
Rosália Conceição dos Santos Pereira
Rauflisa Conceição dos Santos



APRESENTAÇAO

O projeto Soletrando na partiu da observação do Programa Nacional do Caldeirão do Huck, onde se percebe que os alunos de Escolas Públicas têm a oportunidade de mostrarem seus conhecimentos referentes à Língua Portuguesa.
Assim idealizamos esse projeto por perceber que vale a pena adaptar essa ideia em nossa escola, onde os nossos alunos terão a oportunidade de mostrar seus conhecimentos, como incentivar a prática de leitura e memorização daquilo que aprenderam em sala de aula.

JUSTIFICATIVA

Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. Ler é estimulante. A leitura no seu sentido geral amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universos desconhecidos como o da leitura.
Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em ambiente social e democrático que estivermos.
Dessa forma cremos que o PROJETO SOLETRANDO NA EMSAC irá contribuir de forma significativa no processo ensino-aprendizagem dos nossos educadores, como também será uma fonte de lazer e entretenimento.

PÚBLICO-ALVO

Este projeto é destinado aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

DURAÇÃO

Este projeto será desenvolvido semestralmente.

OBJETIVO GERAL


O objetivo desse projeto é fazer com que os alunos tenham a oportunidade de entenderem que a leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê como também desenvolverem a capacidade de se expressar em publico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender que a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento para a sobrevivência do homem;
  • Entender que para a leitura ser de fato prazerosa é necessário que o leitor tenha o desejo de ler;
  • Perceber que a leitura é muito importante, pois além de aperfeiçoar o conhecimento do educador ele ainda se diverte;
  • Melhorar o raciocínio, o vocabulário e aumentar os conhecimentos gerais.

ETAPAS DO PROJETO

  1. 1ª ETAPA – Apresentação do projeto para a Secretária Municipal de Educação, professores e demais funcionários da escola.

  1. 2ª ETAPA – Apresentação do projeto para os alunos.


  1. 3ª ETAPA – Cada professor representante de turma juntamente com a coordenação pedagógica fará uma seleção de alunos de cada turma para disputarem entre si a 1ª rodada do soletrando que acontecerá em sala de aula.

  1. 4ª ETAPA – Disputa das duplas vencedoras de cada sala em dias estabelecidos pela equipe organizadora no pátio da escola nos turnos matutino, vespertino e noturno.

  1. 5ª ETAPA – Disputa entre os últimos finalistas, onde acontecerá no dia “D” da Leitura (14 de maio de 2010) na Quadra Municipal de Esportes, onde nesse dia conheceremos o campeão ou campeã do Soletrando na EMSAC.

  1. 6ª ETAPA – Premiação para os alunos vencedores (1º e 2º lugar).

CRONOGRAMA

DATA
AÇÃO
RESPONSÁVEIS
12/04/2010
Seletivo dos alunos de cada Turma (6º ao 9º)
Coord. de 6º ao 9º e Professores Tutores de turma
14/04/2010
Inscrição dos alunos selecionados
Equipe Organizadora
16/04/2010


1ª Rodada do Soletrando na Sala de Aula
Equipe Organizadora
30/04/10
2ª Rodada do Soletrando no Pátio da Escola
Equipe Organizadora
14/05/10
Final do Soletrando no Pátio da Escola
Equipe Organizadora



REGULAMENTO

  • Para participar do soletrando o aluno de 6º ao 9º ano precisa estar regularmente matriculado e frequente na Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira.
  • Serão feitas as inscrições de todos os alunos participantes do Soletrando na EMSAC 2010 pela Equipe Organizadora.
  • Serão usadas 10 palavras na 1ª,2ª e 3ª rodada escolhidas pelos professores Alba Lúcia Oliveira Silva Macedo e Maria Divina Araújo dos Santos Sales, onde no momento da disputa cada uma delas será sorteada.
  • A coordenadora pedagógica Rosália Conceição dos Santos Pereira conduzirá a soletração dizendo a primeira palavra do dia e assim sucessivamente, onde o aluno da vez tem que, obrigatoriamente:
  1. Repetir a palavra dita
    • Soletrar
    • Repetir novamente a palavra – indicando que terminou a soletração.

Se o aluno errar alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen, etc., a soletração será considerada errada.
Depois de iniciada a soletração é proibido corrigir qualquer letra. O aluno pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma letra que já tenha dito.

  • BENEFÍCIOS
Antes de começar a soletração, o aluno pode pedir aos juízes (Aldo José de Araújo e Zeliânia Maria Cardoso Brito) os benefícios:

  1. Sinônimo da palavra
  2. Classificação da palavra
  3. Definição
  4. Aplicação da palavra numa frase.

  • A CAMPAINHA
Depois que o aluno terminar a soletração, Rosália consulta os juízes.

Se a soletração estiver errada, os juízes acionam uma campainha.

Para vencer o SOLETRANDO, na 1ª e 2ª rodada é necessário que somente uma dupla soletre corretamente.

Já na 3ª rodada para vencer o SOLETRANDO, é necessário que um único aluno soletre corretamente.

Um comentário:

  1. gostei muito do projeto, vou colocar em pratica na escola onde trabalho, muito obrigado!

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