Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Modalidade : EJA
Temática
Mensal Educação de Jovens e Adultos
Diversidade Cultural : População Brasileira:
Uma mistura de povos e culturas
Coordenadora
: Valdinere Alves dos Santos
Cortês / Abril 2017
Diversidade Cultural
A composição étnica dos
brasileiros é um conteúdo muito importante, pois mostra aos alunos a
diversidade étnica da população nacional e como esse fator contribuiu para a
constituição da nossa identidade cultural. É fundamental ao aluno
adquirir conhecimentos básicos para a vida em sociedade e, através do tema,
podemos abordar questões como as diferenças étnicas e culturais de cada
indivíduo e região do nosso país, fazendo um levantamento de nossas origens. Assim
o aluno aprende a valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e
dos povos e a respeitar as diferenças.
Este tema propõe uma concepção
que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade
brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades sócio econômicas
e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos
para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não
significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da
diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade
intrínseca, sem qualquer discriminação. A afirmação da diversidade
é traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe
permanentemente, tendo a Ética como elemento definidor das relações sociais e
interpessoais (PCN- Pluralidade Cultural, p.121)
OBJETIVO GERAL: Entender
a composição étnica do Brasil e como esse fator contribuiu para construção da
nossa identidade cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Destacar a
heterogeneidade dos habitantes do Brasil e o processo histórico que
proporcionou essa grande miscigenação;
- Observar a
vasta diversidade cultural existente no Brasil;
-promover no
aluno o sentimento de valorização cultural do país;
- Reconhecer
e respeitar as diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais
desenvolvida que a outra.
- Inserir a tecnologia como recurso didático em pesquisa e tratamento da informação
- Inserir a tecnologia como recurso didático em pesquisa e tratamento da informação
CONTEÚDO:
-Geografia:
População Brasileira, mistura de povos e culturas; regionalidade.
- História:
Processo Histórico das imigrações para o Brasil e sua colonização.
- Língua
Portuguesa: Análise, interpretação e produção de texto.
-
Matemática: Tratamento da informação: Tabelas e Gráficos
METODOLOGIA
1º dia – Iniciarei a aula apresentando o projeto
e mostrarei uma figura que contém pessoas de várias etnias
diferentes (figura 1) e promover com os alunos uma conversa sobre a figura
em questão.
Roteiro de
perguntas para nortear o assunto:
1. O que
vocês observaram na imagem? O que chama a atenção na figura?
2. Todas as
pessoas presentes na imagem são iguais?
3. Quais
diferenças podem ser observadas?
4. Vocês já
imaginaram como seria o mundo se todos nós fossemos iguais?
5. Em algum
momento vocês já ouviram o termo “Diversidade”? O que entendem por isso?
Após ouvir as respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e
os conhecimentos prévios que eles têm sobre a temática abordada, faremos a
leitura e discussão do texto “A diversidade étnica no Brasil”
Após o
estudo do texto pedirei que os alunos façam uma pesquisa sobre sua origem
étnica e de seus familiares e tragam para a próxima aula. Será apresentado
vídeo sobre diversidade e letra da música contida no vídeo
2º
dia - Recordar com os alunos o que foi estudado nas aulas anteriores e
explicar que no Brasil também existe outro grande tipo de diversidade: a
Diversidade Cultural, que existe devido a grande diversidade de povos que
colonizaram o país.
Separar os
alunos em 5 grupos e pedir para que
façam uma pesquisa sobre os diferentes tipos de costumes que existem no Brasil
(estarão disponíveis também jornais e revistas para a pesquisa de textos e
imagens). Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre uma região (Norte,
Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste
3°
dia – Término da confecção dos cartazes (caso não tenha dado tempo
terminar na aula passada), socialização dos grupos e discussões sobre o tema
(leitura do texto “ A diversidade cultural do Brasil”
4°
dia – Relembrar os conteúdos que foram estudados e fazer um levantamento
com os alunos sobre o que acharam do projeto. Pedir para que façam uma pequena
produção de texto em que deverão contar sobre as aulas, dizer o que mais
gostaram e o que aprenderam com elas.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
- Giz e
lousa
- Cartolina
para a confecção dos cartazes
- Textos
impressos
- Produção
escrita
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita durante todo o processo de ensino aprendizagem,
por meio de instrumentos formais (produção escrita sobre o tema) e estratégias
informais de observação das habilidades, competências e conhecimentos
construídos pelo aluno.Serão avaliados conteúdos: atitudinais, através da
observação dos alunos, de opiniões emitidas e de suas atuações nas atividades
individuais e em grupo; procedimentais, verificando o desempenho do aluno nos
diálogos, debates, fazer pesquisas, trabalhar em equipe e utilizar
instrumentos; conceituais, para avaliação da aprendizagem dos conceitos e o
domínio deles, expresso por meio de representações por escrito (produção de
texto).
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Parâmetros Curriculares
Nacionais – Pluralidade Cultural.Brasília: MEC/SEF, 1997
Diversidade
significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo
que é diverso, que tem multiplicidade.Diversidade é a reunião de tudo aquilo
que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.:
diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística,
religiosa etc.
Diversidade
cultural
A
diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente
as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a religião, os
costumes, a organização familiar, a política, entre outros, que reúnem as
características próprias de um grupo humano em um determinado território.
Diversidade
biológica
A
diversidade biológica ou biodiversidade é a grande variedade de organismos
vivos que compreende a fauna, a flora e os micro-organismos da face da Terra. A
Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal abrigam a maior
biodiversidade do nosso planeta.
Diversidade
étnica
Diversidade
étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de
indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma religião e
cultura, independente do país em que se encontrem. O Brasil é um país com
grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários
povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.
: O que é Diversidade cultural
Diversidade cultural são os vários
aspectos que representam particularmente as diferentes culturas,
como a linguagem, as tradições, a culinária,
a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política,
entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam
um determinado território. A diversidade cultural é um conceito criado para
compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem
ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade
cultural dos
indivíduos ou de uma sociedade; uma "marca" que personaliza e
diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.
A diversidade significa pluralidade, variedade e diferenciação,
conceito que é considerado o oposto total da heterogeneidade. Atualmente,
devido ao processo de colonização e miscigenação cultural entre a maioria das
nações do planeta, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou
seja, um "pedacinho" das tradições e costumes de várias culturas
diferentes.
Algumas pessoas consideram a globalização um perigo para a preservação da
diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e
típicos de cada sociedade, dando lugar à características globais e
"impessoais"
Diversidade cultural no Brasil
O
Brasil é um país incrivelmente rico em diversidade cultural, devido a sua
extensão territorial e a pluralidade de colonizações e influências que sofreu
ao longo do processo de construção da sociedade brasileira. As diferenças são
bastante visíveis mesmo entre as diferentes regiões do país: norte, nordeste,
centro-oeste, sudeste e sul.Nas regiões norte e nordeste, a predominância é das
tradições indígenas e africanas, sincretizadas com os costumes dos povos
europeus, que colonizaram o país.
Na região centro-oeste, onde
predomina o Pantanal, existe ainda uma grande presença da diversidade
cultural indígena, com forte influência da culinária mineira e
paulista.No sudeste e sul destacam-se costumes de origem europeia, com colônias
portuguesas, germânicas, italianas e espanholas que, ainda hoje, mantêm a
cultura típica de seus países de origem.
Diversidade
cultural indígena
A
Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural prevê ações de preservação
das múltiplas culturas de origem indígena e africana, como as línguas indígenas
ameaçadas de extinção, além dos rituais e festas tradicionais do povo indígena
e afrodescendente.
Diversidade
cultural e religiosa : A
diversidade religiosa está intrinsecamente relacionada com a cultura. O
chamado sincretismo
religioso conceitua o
processo de mistura e diversificação de várias religiões reunidas dentro de uma
sociedade.
No Brasil, por
exemplo, a diversidade religiosa está na presença das várias crendices
coabitando em um mesmo território, como os católicos, judeus, muçulmanos,
hindus e etc.
O que é Afrodescendente:
Afrodescendente é aquele que
descende de africano. A palavra afrodescendente é formada por
dois adjetivos: afro, que faz referência ao africano, mais descendente que é aquele que descende de,
que provém por geração,
portanto, afrodescendente significa “descendente
de africano”.
Estima-se que 200 milhões de
pessoas que se identificam como sendo afrodescendentes vivem nas Américas. O
Brasil tem o maior número de pessoas de ascendência africana fora de seu
continente.
Miscigenação
O
continente africano tornou-se durante mais de três séculos, o grande celeiro de
mão de obra escrava para a acumulação capitalista europeia e para os
proprietários rurais e de minas na América. Milhões de negros africanos foram
trazidos para a América ao longo de séculos de migrações forçadas, eram embarcados
geralmente em Angola, Moçambique e Guiné e desembarcados no Recife, Salvador e
Rio de Janeiro.
Segundo
alguns autores, cerca de 10 milhões de escravos entraram na América no período
de 1502 a 1870. Ao longo desses séculos se formou uma grande miscigenação entre
europeus, principalmente portugueses, negros e índios. Poucos países do mundo
passaram por uma miscigenação tão intensa quanto o Brasil.
Arantes. V.A. (org.).(2003) Afetividade na escola:
alternativas teóricas e práticas.(2 ed.) São Paulo : Summus.
Gadotti, M. (1986). Autonomia da Escola:
Princípios e Propostas. 2 ed. São Paulo: Cortez
Leite, L. H. A (2006). Pedagogia de
projetos. Revista Presença pedagógica. V. 2, nº 8, p. 26-33.
Parâmetros Curriculares Nacionais
(1999). Adaptações
Curriculares – Ministério da Educação – Brasília
Perrenoud, Philippe (2000). Dez novas competências para
ensinar. Porto Alegre: Artmed.
____. (1999). Práticas pedagógicas, profissão
docente e formação. Perspectivas sociológicas. Lisboa, Publicações Dom Quixote.
Sequência
Didática
Justificativa
:
Observa-se
que as turmas, de um modo em geral, não têm hábito de leitura. Diante dessa
realidade torna-se necessário formular uma sequência de atividades de leituras
que despertem nos alunos o interesse e o prazer pela leitura, pois a leitura
tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo em seu contexto
social, tendo como ponto de partida, as histórias infanto-juvenis, visando,
assim, despertar a curiosidade e o gosto do aluno pela leitura.
Objetivo
Geral
Despertar
o gosto pela leitura, de forma com que cada estudante se conscientize da função
e importância da leitura para seus estudos e o conhecimento
Objetivos
Específicos:
Reforçar
o prazer da leitura pelo esforço de aprender e melhorar os estudos;
Incentivar
alunos para o hábito da leitura,
Estimular
o gosto pelo contar e ouvir histórias;
Perceber
a leitura como um processo dinâmico;
Recriar
histórias através de textos orais e escritos.
Como
estamos no mês de abril e neste mês comemora-se o dia de Monteiro Lobato iremos
trabalhar uma sequência didática durante esta semana e no final cada escola
fará sua culminância de acordo com as possibilidades.
Sequência
Didática:
1º dia:17de abril : Segunda - feira
· Apresentação
da Biografia de Monteiro Lobato
· Leitura
de texto retirado da obra de Monteiro Lobato
· Atividades
de vocabulário compreensão e interpretação de texto
· Montagem
da linha do tempo referente a vida do autor
2º Dia: 17 de abril : segunda - feira
· Análise da Biografia
de autor
·
Leitura
do texto da obra de Monteiro Lobato
·
Estudo
do vocabulário compreensão e interpretação do texto
·
Produção
escrita: narração recontar a história modificando alguns elementos da
narrativa, por exemplo, a conclusão
· Estudos
gramaticais fonemas e letras.
3º Dia : 18 de Abril
terça - feira
· TEXTO(Escolher algum
do autor )
· Estudo
do vocabulário, compreensão e interpretação do texto
· Dramatização
da leitura
· Elaboração
de mural vida e obra de Monteiro Lobato
· Variedade
linguística :Jeca Tatu
4º Dia : 19 de Abril :
Quinta - feira texto Narrativo Fábula
· Leitura
de uma fábula recontada por Monteiro Lobato
· Debate
sobre a moral da história
· Compreensão
e interpretação do texto
· Onomatopeia
a fala dos animais
· Redação:
Uma fábula empregando onomatopeia
· Produção
de texto
5º Dia
:20 de Abril : quinta
· Oficina de
arte
·
Confecção
de máscaras ,vestimentas, fantoches etc dos
personagens do Sítio do Pica pau Amarelo
·
Exposição
dos trabalhos produzidos pelos alunos e exibição de peças
· Dramatizações etc
Observação
Pode-se
empregar na confecção dos trabalhos material
reciclável como garrafas de refrigerantes, jornais caixas de margarinas ,retalhos de tecido
etc De acordo com a criatividade do professore disponibilidade do aluno.
Mês
|
Atividades
|
07 de Abril
|
Dia Mundial da Saúde: Compreender
conceitos e procedimentos básicos sobre atividade física, exercício, saúde e
qualidade de vida e como eles se relacionam.
*Participar de um programa de exercícios físicos.
*Identificar
práticas para se ter uma boa higiene pessoal e coletiva.
*Analisar de maneira crítica as desvantagens de se ter uma má alimentação. *Mostrar a importância do saneamento básico em áreas habitadas.
Segundo
aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar
que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene.
Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência
acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos
conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar
aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da
Educação Infantil.
|
08 de Abril
|
Dia Mundial do Combate ao Câncer: O câncer é a
segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de
pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de
consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.
|
13 de Abril
|
Dia do Hino Nacional :Como ponto
de partida para o desenvolvimento desta "consciência cívica",
valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de
conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno. Não podemos
deixar morrer as nossas tradições. O nosso Hino Nacional é muito grandioso e
o mais bonito nos seus sentimentos.
|
16 de abril
|
Páscoa
Contribuir
para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da
“Páscoa”.
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um; · Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
Conhecer a
origem da Páscoa.
Conscientização
do sentido espiritual e comercial em torno da data.
Propor atividades
que demonstrem boas ações.
|
18 de Abril
|
Dia de
Monteiro Lobato :O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da
literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. “Um país se faz com
homens e com livros”.Essa frase criada por ele demonstra a valorização que
dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. Portanto daremos
enfoque a Monteiro Lobato uma vez que este mês a temática está focada em
leitura .
|
19 de Abril
|
Dia do Índio :Segundo o PCN, é preciso que
o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças,
de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do
Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.
Objetivos:
·
Conhecer um pouco da história dos índios;
·
Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes
dos indígenas;
·
Refletir sobre a relação: brancos x índios;
Estimular a comemoração do dia do índio;
|
22 de Abril
|
Descobrimento
do Brasil: é preciso relativizar a ideia de que ocorreu um descobrimento a 22
de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras
pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da
história europeia e global.
|
A PÁSCOA- TEXTO INFORMATIVO
História da
Páscoa
Origens
do termo, Páscoa entre os judeus e cristãos, a história do coelhinho da
páscoa e os ovos de chocolate, significados, importância, formas de comemoração
e celebrações, rituais e símbolos
As
origens do termo
A Páscoa é uma
das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem
desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem
religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é
encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde
aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre
as civilizações antigas
Historiadores
encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era
comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na
região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a
passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta
festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos
da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância,
pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso
inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A
Páscoa Judaica
Entre os judeus,
esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo
do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes
vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro
Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus
pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta
data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a
rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A
Páscoa entre os cristãos
Entre os
primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando,
após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado
no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de
março).Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana
Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus
na cidade de Jerusalém.
A
História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do
coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este
animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e
em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era
sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época
onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o
coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Mas o que a
reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto
no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança
de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, joias), também
estão neste contexto da fertilidade e da vida. A figura do coelho da Páscoa foi
trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e
início do XVIII.
Símbolos
do Páscoa e seus significados : Principais
símbolos da Páscoa e o que significam, ovos, coelho, cordeiro, círio pascal e
outros símbolos
Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a
esperança de vida nova.
Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o
simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.
Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro
em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão
no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi
crucificado para libertar os homens de seus pecados.
Sinos: são eles que anunciam, nas
igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa. Círio Pascal:
é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega"
(início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.
Colomba pascal: criado na Itália, é um pão
doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença
do Espírito Santo.
Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue
de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia
(Santa Ceia).
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