PROJETO ÁGUA
PROJETO ÁGUA
Duração: 1 semana 19/03 A 23/03/12)
JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
OBJETIVO GERAL
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.Reconhecendo a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
• Saber sobre a necessidade de se economizar água.
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• • Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
. Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
ESTRATÉGIAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
* Estudo da palavra ÁGUA
* Construção de acrósticos
* Produção de texto de forma lacunada ou fatiada.
* Ouvir histórias relacionadas ao tema;
* Lista de utilidades da água
*Estudo das vogais
*Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. Como PLIM...PLIM.... Como economizar água, etc.
* Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
* Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas
* Atividades com alfabeto móvel.
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
* Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
* Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
* Situações-problema envolvendo a água.
NATUREZA E SOCIEDADE
* Observação do ciclo da água.
* Observação do ciclo da água através do jogo Gcompris no computador;
* Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
* Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
* Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
* Experiência do pé de feijão.
* Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
ARTES VISUAIS
* Desenho livre e de observação da música.
* Recorte e colagem
* Dobraduras
* Modelagem com areia e argila
* Técnicas de pintura.
* Maquetes.
* Jogo da memória.
MÚSICA E MOVIMENTO
* Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
* Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
Duração: 1 semana 19/03 A 23/03/12)
JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
OBJETIVO GERAL
Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.Reconhecendo a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
• Saber sobre a necessidade de se economizar água.
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• • Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
. Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
ESTRATÉGIAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
* Estudo da palavra ÁGUA
* Construção de acrósticos
* Produção de texto de forma lacunada ou fatiada.
* Ouvir histórias relacionadas ao tema;
* Lista de utilidades da água
*Estudo das vogais
*Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. Como PLIM...PLIM.... Como economizar água, etc.
* Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
* Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas
* Atividades com alfabeto móvel.
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
* Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
* Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
* Situações-problema envolvendo a água.
NATUREZA E SOCIEDADE
* Observação do ciclo da água.
* Observação do ciclo da água através do jogo Gcompris no computador;
* Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
* Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
* Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
* Experiência do pé de feijão.
* Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
ARTES VISUAIS
* Desenho livre e de observação da música.
* Recorte e colagem
* Dobraduras
* Modelagem com areia e argila
* Técnicas de pintura.
* Maquetes.
* Jogo da memória.
MÚSICA E MOVIMENTO
* Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
* Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário