Secretaria de Educação Cultura e
Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Educação de Jovens e Adultos
Secretária
de Educação : Maria Rosivânia Nascimento
Coordenadora
da EJA : Valdinere Alves dos Santos
Cortês,
Março de 2017
MINHA
IDENTIDADE,QUEM SOU EU?
OBJETIVOS GERAIS
- Resgate da identidade dos educandos, para conhecê-los e possibilitar inter-relação dos colegas;
A construção da
identidade se dá por meio das interações com o seu meio social. A escola é um
universo social diferente do da família, favorecendo novas interações,
ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. O NOME dos alunos pode ser um
centro de interesse ricamente explorado pelo alfabetizador. Além do aspecto
cognitivo, relacionado à compreensão do sistema da escrita alfabética, o nome
próprio possui um aspecto afetivo-social para o alfabetizando. O nome próprio
não é apenas mais uma palavra no vocabulário, é antes de tudo, um reforçador da
individualização e da identidade do aluno como pessoa, algo bastante
significativo para ele
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Identificar o seu próprio nome;
·
Reconhecer a necessidade do nome para
identificar: pessoas, animais, plantas, objetos, etc.
·
Reconhecer letras e silabas de seu
nome;
·
Escrever seu nome;
·
Diferenciar letras, números e
símbolos.
·
Identificar as letras do alfabeto;
·
Estabelecer a relação sonora /
escrita;
·
Diferenciar letras e desenhos;
·
Diferenciar letras e números;
·
Diferenciar letras, umas das outras;
·
Refletir sobre a quantidade de letras
usadas para escrever cada nome;
·
Refletir sobre a função da escrita dos
nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na
sala de aula (função de memória da escrita) etc;
·
Sistematizar a orientação da escrita:
da esquerda para a direita;
·
Entender que se escreve para resolver
alguns problemas práticos;
·
Conhecer o nome das letras;
·
Ter contato com amplo repertório de
letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
QUESTIONAMENTOS :
·
Qual a importância de meu nome?
·
Quem faz parte de minha família?
·
Quais são as pessoas que convivem comigo na escola?
·
Por que é importante termos amigos?
·
Reconhecer que o nome e a família são relevantes
para a formação da identidade de cada indivíduo.
·
Conhecer a história de seu nome e seu
significado;
·
Compreender a história de seus colegas a
partir de sua;
·
Conhecer e respeitar os diferentes costumes
das famílias, grupos e povos;
·
Desenvolver habilidades sociais;
·
Identificar fontes históricas sobre sua vida;
·
Integrar dados pessoais relacionados a sua
pessoa;
·
Reconhecer seu nome escrito, sabendo
identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
ATIVIDADES
COM NOMES E HISTÓRIA DOS EDUCANDOS
Crachás;
Bingo ( do primeiro nome, de 5 nomes, de sílabas do
primeiro nome);
Letra-viva – Recompor o nome de um colega ficando cada
aluno com uma letra do nome;
Dominó – de nome e sílabas, letra imprensa e/ou cursiva;
Classificações – letra inicial igual, primeira sílaba
igual, nomes de igual número de sílabas e igual número de letras;
Cartela foto/nome do aluno ou desenho/caricatura e nome;
Tesouro de nomes significativos para o aluno, escritos em
fichas e guardados numa caixa para leitura;
Criação, recriação e outras atividades com os nomes dos
educandos.
Cartaz símbolos/som- Apresentação, justificativa, escrita
de textos coletivos, variações nas chamadas, leitura, análise de palavras e
suas letras e sílabas, ampliação de temas surgidos;
Objetos de estimação – apresentação, justificativa,
exposição, texto coletivo, escrita dos nomes dos objetos, cartela dos
nome/objetos.
Recorte e colagem de fatos marcantes de sua vida (
confeccionar um pequeno cartaz, apresentar, produzir escritas a partir desse
contexto oral);
Relato pelo alfabetizando: “ Porque tenho esse nome?” , “
O que significado do me nome é…….”,;
Relato pelo alfabetizando: “Porque vim para cidade?”,
“Como era minha vida na minha terra natal?”, desenhar ou escrever;
A partir dos conteúdos surgidos nas várias atividades
anteriores, produzir textos coletivos.
METODOLOGIA
·
Dia – meu nome
·
Coloque as carteiras em circulo
·
Distribua um crachá;
·
O alfabetizador requisita do
alfabetizando o nome completo e o nome de como ele é conhecido e escreve no
quadro;
·
O alfabetizador escreve na parte da
frente do crachá o nome de como o alfabetizando é conhecido e no seu verso o
nome completo;
·
Requisite do educando as seguintes
tarefas
·
Procure algum colega com um nome que
começa pela letra do seu;
·
Faça grupos que tenha o mesmo número
de letra;
·
Faça a agora grupinhos que termine
igual
·
Organize uma fila que começa com os
nomes menores e acabe com o maior.
·
Solicite o retorno às carteiras.
·
Recolha os crachás
·
Após peça que olhem o quadro e copie
no caderno
ATENÇÃO O
ALFABETIZADOR NECESSITA ADAPTAR A SUA REALIDADE, POIS, PODE TER ALFABETIZANDO
QUE TENHA O NOME COM MENOS LETRAS. OU Conhecendo
a turma ...Para qualquer modalidade de ensino é
de suma importância que o professor conheça seus alunos, o que fazem, do que
gostam, onde moram, o que sabem o que querem aprender etc...Pois desta forma
estará buscando conhecer a história de vida de seu aluno permitindo ter um
conhecimento prévio de sua turma. Experiências passadas de fracasso e exclusão
normalmente produzem nos jovens e adultos uma autoimagem negativa. Conhecê-los
fará com que o educador ajude os educandos a reconstruir sua imagem da escola, das
aprendizagens escolares e de si próprios. A atividade abaixo pode ser
trabalhada no início do ano letivo ou na necessidade de cada educador com sua
turma.
VOCÊ É UM SER ESPECIAL
Vamos
cantar!
FOI DEUS QUEM FEZ
VOCÊ (fragmento)
Foi
Deus quem fez o céu O rancho das estrelas
Fez
também o seresteiro para conversar com elas
Fez
a lua que prateia minha estrada de sorriso
E
a serpente que expulsou mais de um milhão do paraíso
Foi
Deus quem fez você
Foi
Deus quem fez o amor
Fez
nascer a eternidade num momento de carinho
Fez
até o anonimato dos afetos escondidos
E
a saudade dos amores que já foram construídos
Foi
Deus...
Luiz
Ramalho
DESENVOLVENDO A ORALIDADE
·
Falando sobre o texto:
·
Vocês já conheciam essa música?
·
Dê sua opinião sobre o trecho da
música Foi Deus quem fez você.
·
Você concorda com esta
afirmação: Deus fez todas as coisas e em especial você.
·
Como você se sente sendo uma obra
prima de Deus?
PRESTE ATENÇÃO!
·
Você como obra prima de Deus, segundo
a música, ao nascer recebeu um nome. Qual é o seu nome?
·
Nesta atividade alguns alunos em
inicio de alfabetização não saberão escrever seus nomes, mas o professor deve
pedir que escrevam como souberem ou desenhem, é uma forma de conhecer a
interação do aluno com a escrita. Na verdade o objetivo é conhecer seu aluno
sua história de vida.
·
A partir daí pode-se iniciar um
trabalho com a leitura e escrita das palavras importantes do seu contexto de
vida. A criatividade do educador vai fluir com sua necessidade.
TRABALHAR – FORMAS DE COMUNICAÇÃO
2ª DIA MEU NOME
·
Com alfabeto móvel sem olhar o crachá
solicite que os alfabetizandos formem o nome dele e colem numa folha em branco;
·
Após, entregue os crachás do dia
anterior e peça que eles comparem o que colaram e como é seu nome, a seguir
peça que escreva no seu caderno o nome. Em seguida peça que se sentem de dois
em dois e que conte um para outro:
·
O que gostam. O que detestam O que
fazem durante o dia.
·
Se tem: filhos, marido e mulher.
e o que gostariam de aprender etc. coloque o nome de todos os alunos
no quadro ou no papel metro(um em baixo do outro) e deixe espaço a frente e
solicite de cada um a palavra que complete a frase e que pareça com ele.
·
Ana é inteligente.
·
João é criativo.
·
Ludmila
é trabalhadora após peça ao colega
que interagiu para dizer se concorda ou não com o adjetivo que foi completado,
em seguida cada um vai copiar no caderno a sua frase.
3ª DIA MEU NOME
·
Escreva no quadro cada adjetivo
dado pelos educandos no dia anterior;
·
A medida que cada um vai
chegando solicite colocar seu nome ou a letra inicial do nome no seu adjetivo.
·
Pergunte aos educandos porque ele tem
aquele nome?
·
Pergunte qual a palavra que gostariam
de aprender a escrever;
·
Professor registre no quadro e peça
para cada um escrever no caderno as palavras que eles gostariam de aprender.
( trazer para a próxima reunião estas palavras
·
Com a carteira de identidade, veja
onde cada um nasceu;
·
Peça ao alfabetizando que escreva seu
nome no crachá pequeno.
·
A seguir coloque o nome no estado e
informe oralmente
4º DIA – BINGO DE NOMES
·
Cada aluno irá receber tira
quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu
nome
·
O alfabetizador deverá fazer uma caixa
bonita para colocar as letras do alfabeto, utilizar o crachá para brincar
bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo
com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma
letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este
quadrado deverá ser pintado ou marcar caroço de feijão ou milho, ganha quem primeiro preencher.
TEXTO: GENTE TEM
SOBRENOME
5º DIA –
IDENTIFICANDO NÚMEROS
·
Traga para a sala de aula recortes de
noticias de revistas ou jornais que contenham alguma informação que envolva
números;
·
Forme quatro grupos de, no máximo,
quatro alfabetizandos e distribua um recorte para cada equipe;
·
Peça que marquem nos textos símbolos
ou expressões que acham que representam números;
·
Em seguida peça a cada um diga o que
números (da noticia recebida) estão informando;
·
Registre no quadro as informações de
todos os grupos. em seguida, leia em voz alta para toda a sala e questione: o
que os números estão informando? quais das informações registradas são do
interesse de cada um? Por quê?
Todas as coisas têm nome: Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome a gente sim.
Todas as flores têm nome: Rosa, camélia e jasmim
Flores não tem sobrenome Mas a gente sim.
O Chico é Buarque Caetano é Veloso
Coisas não têm sobrenome a gente sim.
Todas as flores têm nome: Rosa, camélia e jasmim
Flores não tem sobrenome Mas a gente sim.
O Chico é Buarque Caetano é Veloso
O Ary foi Barroso também Entre os que são Jorge
Tem o Jorge Amado E outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido Dedé, Zacarias,
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome E depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome: Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome: Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome Mas a gente sim.
Renato é Aragão O que faz confusão
Carlitos é o Charlie Chaplin E tem o Vinicius
Que era de Moraes E Tom brasileiro é Jobim
Quem tem apelido Zico, Maguila,
Xuxa, Pelé e He-man Tem sempre um nome
E depois do nome Tem sobrenome também!
Toquinho
Tem o Jorge Amado E outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido Dedé, Zacarias,
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome E depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome: Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome: Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome Mas a gente sim.
Renato é Aragão O que faz confusão
Carlitos é o Charlie Chaplin E tem o Vinicius
Que era de Moraes E Tom brasileiro é Jobim
Quem tem apelido Zico, Maguila,
Xuxa, Pelé e He-man Tem sempre um nome
E depois do nome Tem sobrenome também!
Toquinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário