Resolução de Problemas. Matemática.
INTRODUÇÃO
A Resolução de Problemas, ao longo da história, vem contribuindo para o desenvolvimento da Matemática. De acordo com Maia 2008, devemos relacionar a Matemática ao dia-a-dia do aluno, bem como utilizar os conceitos aprendidos em situações praticas. Cabe ressaltar que resolver problemas não modifica apenas a Matemática, mas também aquele que os resolve, isto é, o próprio homem. É ampliando os conhecimentos e sabendo utilizá-los que se faz possível resolver, a cada dia, problemas mais complexos. Prova disso é a rapidez com que os avanços tecnológicos e científicos estão se processando. A subtração não é muito fácil de ser compreendida pelos alunos, principalmente os das séries iniciais. Por isso, trabalhar o conceito e suas idéias é fundamental para a compreensão dessa operação. Desenvolver as atividades através de situações-problema e utilizar material concreto auxilia os alunos na visualização de suas ações e na compreensão do que deve ser feito numericamente.
1 Tema
Subtração
2 Delimitação do tema
Subtração aplicada ao 3ºano de ensino fundamental
3 Formulação da problema
Porque existem tantas dificuldades de entender as funções da subtração nas series iniciais?
4 Hipóteses
-Por falta de orientação do professor das varias funções que existe a subtração.
-Por falta de um projeto pedagógico com dinâmicas, voltadas à subtração.
5 Objetivos
5.1 Objetivo geral
Analisar os principais motivos pelo qual as crianças não entendem as funções da subtração.
5.2 Objetivo especifico
- Determinar o uso de brinquedos pedagógicos;
-Verificar os conceitos e funções da subtração;
-Conhecer as dificuldades encontradas nos alunos das series iniciais,em aprender as funções da subtração.
6 Justificativa
Hoje se percebe que a subtração é indispensável tanto na escola, como no cotidiano do individuo, pois a mesma é utilizada nas situações de tirar, comparar, perder, completar e doar. Ou seja, todas essas funções são indispensáveis na construção das idéias no raciocínio lógico do ser humano. No entanto pode-se afirmar que a subtração é um processo continuo no aprendizado.
7 Metodologia
A aula será realizada através de jogo, brincadeiras e resolução de problemas. Em uma escola publica de nível infantil e fundamental, na qual seu nome será mantido em sigilo, por questão ética e profissional.
Posteriormente todas as idéias de subtração ser esclarecidas em forma de dinâmica; observe os exemplos abaixo:
Em uma classe com 15 alunos, 8 saíram para ensaiar uma peça de teatro. Quantos alunos ficaram na classe?
Em uma classe há 9 meninas e 6 meninos. Tem mais meninas ou meninos? Quanto (a)s a mais?
A 4ª série C decidiu fazer um passeio. Como o microônibus transporta 23 passageiros e a classe tem apenas 15 alunos, quantos passageiros faltam para lotar o ônibus?
É claro que não estamos aqui analisando se essas situações são ou não problemas, mas discutindo as idéias que elas contêm. Todas essas situações podem ser resolvidas por subtração, mas possuem idéias diferentes em cada uma delas.
A primeira situação nos dá a idéia de tirar, isto é, de um total de alunos uma parte foi retirada. Essa idéia é a mais usada nas escolas, onde aparecem situações de perda, empréstimo, etc.
Poderíamos representá-la da seguinte maneira:
A segunda situação nos dá a idéia de comparar, isto é, geralmente, uma parte é comparada com outra parte.
A terceira situação nos dá a idéia de completar, isto é, temos uma parte e devemos ir acrescentando até chegar ao todo.
Poderíamos representá-la da seguinte maneira:
Importante salientar que uma criança resolve um problema como esse sem pensar na subtração, mas sim no acréscimo de pessoas até chegar ao total. Esse pensamento é correto e deve ser incentivado.
Após as idéias de subtração ser esclarecidas a sala será dividida em dois grupos, os grupos serão divididos dois em dois aluno, eles receberam problemas a ser resolvidos, e cada acerto levara o grupo a uma lugar no simulado pau de cebo, até ser alcançado o topo e ter a compreensão da subtração e sua premiação.
REFERÊNCIA
ESFAPEM Escola de formação permanente do magistério disponível em: <http://educar.sc.usp.br/matematica/index.htm>. Acesso em 26 de junho 2010.
MAIA, Raul. Projeto didático de pesquisa. 14 ed. São Paulo: DCL, 2008,
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