1º ano -Planejamento- 1° ano (6 anos)
1º BimestreAspecto Cognitivo:
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Letras do alfabeto a se trabalhar: B, F, J, N, R
• Tamanho (grande, pequeno);
• Posição ( embaixo, em cima, dentro, fora, na frente de, atrás de, ao lado de);
• Formas (círculo, quadrado, retângulo, losango);
• Característica (altura);
• Percepção auditiva
* Sons: vocais/ não vocais,
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
• Quantidade, correspondência e classificação;
• Construção do número e conjunto;
• Conhecimento físico sobre a água, o ar e o sol;
• Dúzia e meia dúzia.
Aspecto Social
• Interação com os pares;
• Interação com os adultos;
• Construção das regras e valores;
• Autonomia.
Conhecimento Social
• Família;
• Eu;
• Casa;
• Bairro;
• Escrita
*Reconhecimento do pré-nome,
*Iniciação a alfabetização.
• Comunidade.
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação motora grossa;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
*Discriminação viso-motora,
*Coordenação motora-fina,
*Esquema corporal,
*Recorte, colagem e pintura,
*Ligadura de pontos,
*Movimentos no ar,
*Percepção espaço-motora.
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica e corporal;
• Curiosidade e motivação.
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Tamanho (grande, pequeno);
• Posição ( embaixo, em cima, dentro, fora, na frente de, atrás de, ao lado de);
• Formas (círculo, quadrado, retângulo, losango);
• Característica (altura);
• Percepção auditiva
* Sons: vocais/ não vocais,
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
• Construção do número e conjunto;
• Conhecimento físico sobre a água, o ar e o sol;
• Dúzia e meia dúzia.
Aspecto Social
• Interação com os pares;
• Interação com os adultos;
• Autonomia.
Conhecimento Social
• Família;
• Eu;
• Bairro;
• Escrita
*Reconhecimento do pré-nome,
*Iniciação a alfabetização.
• Comunidade.
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação motora grossa;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
*Discriminação viso-motora,
*Coordenação motora-fina,
*Esquema corporal,
*Recorte, colagem e pintura,
*Ligadura de pontos,
*Movimentos no ar,
*Percepção espaço-motora.
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica e corporal;
• Curiosidade e motivação.
2º BimestreAspecto Cognitivo
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Letras do alfabeto a se trabalhar: C, D, G, L, M e o nh, pl, tl, e uso do rr
• Recreação;
• Cores primárias e secundárias;
• Percepção auditiva;
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
• Percepção tátil, gustativa, olfativa e do tempo;
• Construção do número;
• Sequência numérica;
• Sinais;
• Ordem crescente e decrescente;
• Idéia auditiva: adições e problemas;
• Números pares e ímpares;
• Conhecimento físico sobre o corpo humano;
• Conhecimento sobre higiene, saúde e alimentação;
• Seres vivos e não vivos;
Aspecto Social
• Escola;
• Profissões;
• Escrita.
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica, corporal;
• Curiosidades e motivação.
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Letras do alfabeto a se trabalhar: C, D, G, L, M e o nh, pl, tl, e uso do rr
• Recreação;
• Cores primárias e secundárias;
• Percepção auditiva;
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
• Percepção tátil, gustativa, olfativa e do tempo;
• Construção do número;
• Sequência numérica;
• Sinais;
• Ordem crescente e decrescente;
• Idéia auditiva: adições e problemas;
• Números pares e ímpares;
• Conhecimento físico sobre o corpo humano;
• Conhecimento sobre higiene, saúde e alimentação;
• Seres vivos e não vivos;
Aspecto Social
• Escola;
• Profissões;
• Escrita.
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica, corporal;
• Curiosidades e motivação.
3º Bimestre
Aspecto Cognitivo
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Letras do alfabeto a se trabalhar : H, M,P, S,V e o cr,gl, pr,gr, e lh e uso M antes de p e b
• Percepção auditiva;
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
• Números ordinais;
• Idéia subtrativa e auditiva;
• Divisão exata;
• Construção do número;
• Conhecimento físico sobre Animais;
• Meios de transporte e Comunicação;
• A terra;
• A natureza;
• Enriquecimento do vocabulário;
• Entrevistas;
• Poesia, leitura incidental;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita;
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica, corporal;
• Curiosidades e motivação.
Aspecto Cognitivo
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Letras do alfabeto a se trabalhar : H, M,P, S,V e o cr,gl, pr,gr, e lh e uso M antes de p e b
• Percepção auditiva;
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
• Números ordinais;
• Idéia subtrativa e auditiva;
• Divisão exata;
• Construção do número;
• Conhecimento físico sobre Animais;
• Meios de transporte e Comunicação;
• A terra;
• A natureza;
• Enriquecimento do vocabulário;
• Entrevistas;
• Poesia, leitura incidental;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita;
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica, corporal;
• Curiosidades e motivação.
4º Bimestre
Aspecto Cognitivo
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Letras do alfabeto a se trabalhar: Q, T, X, Z e USO : Br, cl, dr, ,fr, fl e os vários sons de x
•
• Percepção auditiva;
*Sons e sílabas;
*Sons de palavaras.
• Construção do número;
• Idéia aditiva e subtrativa;
• Divisão exata;
*As horas,
*Geometria,
*Meses doa ano,
*Medidas.
Conhecimento Social
• Enriquecimento do vocabulário;
• Entrevistas;
• Poesia;
• Leitura incidental;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica, corporal;
• Curiosidades e motivação.
Aspecto Cognitivo
• Por bimestre se trabalhará 5 letras do alfabeto com suas respectivas famílias silábicas:
• Letras do alfabeto a se trabalhar: Q, T, X, Z e USO : Br, cl, dr, ,fr, fl e os vários sons de x
•
• Percepção auditiva;
*Sons e sílabas;
*Sons de palavaras.
• Construção do número;
• Idéia aditiva e subtrativa;
• Divisão exata;
*Geometria,
*Meses doa ano,
*Medidas.
Conhecimento Social
• Enriquecimento do vocabulário;
• Entrevistas;
• Poesia;
• Leitura incidental;
• Recreação;
• Pensamento lógico;
• Escrita
Aspecto Perceptivo-motor
• Coordenação voluntária dos grandes músculos;
• Coordenação voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
• Expressão musical, plástica, corporal;
• Curiosidades e motivação.
Encontre esse documento pronto para impressão em documento de Word no disco virtual 1º e 2º ano.
Facilite sua rotina de preparação de aulas com o Banco de Atividades.
Tenha sempre um amplo acervo para consulta e uso disponível para impressão.
Tenha sempre um amplo acervo para consulta e uso disponível para impressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário