sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Coletânea de atividades sobre Tipos de Linguagem

Coletânea de atividades sobre Tipos de Linguagem - 6º ano

1) Leia a tirinha e responda ao que se pede:

a) O que o Snoopy queria no primeiro quadrinho?

b) O que ele fez para conseguir o que queria?

c) Ele alcançou seu objetivo? Explique:

d) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?

2) Leia a tira e responda ao que se pede.

a) O que são os dois pontinhos que caem na direção da personagem no primeiro quadrinho?


b) Explique que fato inesperado aconteceu, observando o 2º, o 3º e o 4º quadrinho da tira.

c) Considere as imagens da tirinha e escreva o que a personagem poderia ter dito ou pensado nos quatro primeiros quadrinhos.

d) Você conseguiria entender a tira sem ler o texto do último quadrinho?

e) E se a tira não tivesse os desenhos dos quatro primeiros quadrinhos, você entenderia?

f) Que tipo de linguagem é empregada na tirinha? Explique:

3) Leia esta tira e responda às questões:



a) O que Níquel Náusea está fazendo no primeiro quadrinho?

b) Qual é a intenção dele ao fazer isso?

c) O menino consegue entender a mensagem deixada no bilhete? Por quê?

d) Explique por que o plano de Níquel não deu certo.

e) Que tipo de linguagem é usada no segundo quadrinho do texto? Por quê?

f) Que tipo de linguagem predomina na tirinha? Justifique:

4) Observe como o texto a seguir registra a fala de uma personagem, convidada de uma festa popular religiosa.

- Quem quisé pode pegá o santo e dançá com ele encostado no lugá doente. (Alcântara Machado)

a) Que tipo de linguagem é empregada na frase? Por quê?

b) A Língua oral é diferente da Língua escrita. A frase acima registrou ortograficamente a fala de alguém. Em que palavras percebemos isso?

c) Como ficaria a frase se o autor a tivesse escrito de acordo com as regras da ortografia?


5) Observe estas imagens: 

a) Qual o tipo de linguagem de cada imagem? Justifique:

b) Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.


6) Leia o fragmento de texto a seguir:
]

a) A que tipo de leitor esse texto se dirige? Assinale a alternativa correta:
( ) às crianças            ( ) aos adultos           ( ) aos adolescentes

b) “O papo não é com você.” A quem o narrador diz isso?

c) De todos os poderes ou superpoderes que são citados no texto, qual você considera o mais importante? Por quê?

d) Que linguagens se misturam no texto que você leu? Explique:

7) Leia:

a) O gato e Duncan conseguiram se entender?

b) Qual é o problema de comunicação entre eles?

c) Que tipo de linguagem é empregada?


Fonte: Português 5ª Série - Projeto Araribá

Um comentário: