Planejamento anual anos iniciais
PLANO DE ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
Séries iniciais
COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA.
I. OBJETIVO:
LÍNGUA PORTUGUESA:
“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de
errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser
feitas”.
(Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
localizar informações explicitas e implícitas em um texto;
estabelecer relações entre partes de um texto, produzir textos considerando sua finalidade;
ler autonomamente textos curtos e alguns tipos longos de diferentes gêneros previstos para a série;
revisar textos bem escritos, com a ajuda da professora;
compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
produzir textos (dos gêneros previstos para a série) coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem;
escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, a segmentação, a pontuação, a boa apresentação do texto etc.);
considerar a necessidade das várias versões que a produção de texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com a ajuda da professora;
Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados;
Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
MATEMÁTICA:
“O pensamento é como a águia que só alça vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.”
Rubem Alves)
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
resolver problemas,construindo significados para as operações a partir de utilização do contexto social ;
elaborar hipóteses;
propor soluções e explorar possibilidades;
identificar informações em tabelas e gráficos que permitam aos alunos validar ou negar hipóteses elaboradas.
desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa, cálculo mental e estratégias de verificação e controle de resultados.
CIÊNCIAS:
“Se me dizes, eu esqueço. Se me ensinas, eu me lembro. Se me envolves, eu aprendo”.
(Benjamim Franklin)
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fenômenos naturais que ocorrem à sua volta, identificando os recursos naturais. Estimular os alunos a observar, conhecer os fenômenos biológicos e iniciar o uso da linguagem científico.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES:
observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças em diversos ambientes a partir de observações diretas e indiretas;
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
“A verdadeira tarefa docente é a de transmitir o compromisso com a pesquisa, buscando produzir construtores do saber.”
(Pedro Demo)
OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:
comparar acontecimentos na linha do tempo, reconhecendo semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais.
II – CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª, 3ª e 4ª SÉRIES
leitura de diferentes gêneros previstos para as séries;
manuseio e leitura de livros na classe e na biblioteca com empréstimo de materiais para leitura em casa, com supervisão da professora;
socialização das experiências de leitura;
busca de informações e consulta a fontes de diferentes tipos como: jornal, revista, enciclopédia etc. (com ajuda);
leitura para os alunos que ainda não sabem ler de forma independente;
análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre a escrita;
leitura oral pelos alunos que lêem convencionalmente;
escuta de textos lidos pela professora;
atribuição de sentido, coordenando texto e contesto, utilizando indicadores (disposição gráfica, portador, gênero, autor, sucessão de acontecimentos etc) ;
utilização estratégias de leitura;
análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e identificação dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido (com ajuda);
produção de textos considerando o destinatário, o propósito e o gênero; introduzindo alguns aspectos discursivos, bem como a organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero e a substituição do uso de e, aí, então, daí etc. por recursos coesivos apropriados: pontuação, conectivos, expressões de temporalidade, etc;
uso progressivo do conhecimento sobre o sistema alfabético de escrita, a separação entre as palavras, a divisão do texto em frases, utilizando os recursos do sistema de pontuação (maiúscula inicial, ponto final, exclamação e interrogação);
o estabelecimento das regularidades ortográficas (inferência de regras) e a constatação de irregularidades (ausência de regras);
produção de textos utilizando os procedimentos necessários, planejando o mesmo, redigindo rascunhos, revisando e cuidando da apresentação com orientação;
revisão de textos produzidos: por outras pessoas (com ajuda), do próprio texto (com ajuda), considerando alguns aspectos como: adequação ao gênero, coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia;
participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões etc.;
manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
narração de fatos considerando a causalidade e a temporalidade e a narração de histórias conhecidas, buscando aproximação com as características discursivas do texto-fonte;
descrição (dentro de uma narração ou de uma exposição) de personagens e objetos;
exposição oral (com ajuda), usando suporte escrito quando for o caso;
adequação do discurso ao nível de conhecimento prévio de quem ouve (com ajuda) e adequação da linguagem as situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda);
análise da qualidade da produção oral , alheia e própria (com ajuda);
escuta ativa de diferentes textos produzidos na comunicação diretos ou mediados pelos meios de comunicação, atribuindo significado e identificando (com ajuda) a intencionalidade explicita do autor.
2ª SÉRIE
número natural;
exploração da contagem de rotina (100 até 1000);
seqüência numérica: o acréscimo sucessivo de um elemento ( a ordem e inclusão de classes)
sistema de numeração decimal: experiências com agrupamento e trocas em bases variadas;
agrupamentos de 10 em 10 e trocas de 10 por 1;
unidade, dezena e centena;
leitura e escrita de números naturais menores que 1.000;
decomposição de um número nas unidades das diversas ordens;
as quatro operações-conceito, fatos fundamentais e técnicas operatórias;
percepção e distinção de formas: identificação de semelhanças e diferenças entre objetos, diferentes classificações, representação de objetos, construção de modelos, faces, vértices e arestas de um polígono, medidas de tempo.
3ª SÉRIE
sistema de numeração decimal;
ordens, classes, leitura e escrita;
números ordinais;
operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
situações- problema envolvidas com números naturais;
frações, números decimais;
medidas: comprimento, massa, volume, tempo;
geometria: curvas, retas, polígonos;
perímetro e área.
4ª SÉRIE
número natural – leitura, escrita e ordenação; decomposição nas diversas ordens;
operações com números naturais;
utilização em diferentes situações-problema, coordenação das técnicas operatórias;
conceito de múltiplos e divisores de um número natural;
números racionais absolutos;
formas fracionárias; frações equivalentes;
adição e subtração de frações baseadas no conceito de equivalência;
multiplicação de um número natural por fração;
fração decimal – divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento da vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
porcentagem;
unidade de capacidade - litro;
unidade de massa;
conceito de área e superfície;
medidas de superfície com unidades não padronizadas;
o metro quadrado – problemas com perímetro;
geometria – superfície – conceito;
superfície delimitada nas figuras planas variadas.
2ª SÉRIE
Higiene pessoal (física, mental e social).
A Terra e o Universo: O Sol, a Terra e a Lua; Movimentos da Terra; A superfície da Terra: água, rochas e solo.
As plantas: As plantas e o meio ambiente; partes da planta, cadeia alimentar, disseminação das sementes utilidade;
Os seres humanos: o nosso corpo; crescimento e desenvolvimento; nutrição; alimentos; doenças contagiosas; cuidados com a saúde – vacinas; os fatores que podem prejudicar a audição e a visão.
Conservando os recursos naturais: água, ar, plantas, solo e animais.
3ª SÉRIE
O Planeta Terra;
O solo;
A água;
O ar;
Transformações no ambiente;
Seres vivos.
4ª SÉRIE
Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais;
Influência da energia solar e das chuvas;
Existência de fatores atmosféricos, umidade e temperatura;
Transformações químicas em materiais : ferrugem, cheiro, transparências;
Efeito dos ventos nas atividades humanas;
Relação do solo e vegetação;
Aproveitamento dos recursos naturais;
Diferenças de estações do ano;
Constelações, referenciais dos hemisférios;
Bússola – instrumento de orientação;
Fenômenos transformadores da crosta terrestre;
Materiais que são bons e maus condutores de eletricidade, calor, som;
Percurso da corrente elétrica e sua utilização;
Uso do imã nos aparelhos domésticos e brinquedos;
O corpo humano – órgãos e aparelhos;
Efeitos da poluição sonora sobre o organismo;
Noções básicas sobre reprodução e hereditariedade;
Prejuízos causados pelo uso do fumo e do álcool;
Medidas de Primeiros Socorros;
Diferenças e semelhanças entre vegetais e animais dentro dos fatores ambientais;
Cadeias alimentares.
HISTÓRIA e GEOGRAFIA:
2ª SÉRIE
I – RELAÇÕES SOCIAIS EM QUE TRABALHO E NO ESPAÇO
A casa, a rua, a escola, a igreja, o bairro, o espaço esportivo, o trabalho;
Atividades profissionais: formas de trabalho, materiais e instrumentos de trabalho, formas de remuneração, relações e hierarquias no trabalho;
A história pessoal e familiar;
Reconhecimento do ambiente onde estou e quem sou;
Exploração do meio ambiente pelos sentidos.
Reforma e construção de lojas, casas e edifícios;
Asfaltamento, alargamento e aberturas de ruas;
Inauguração de lojas e fábricas;
Incêndios, enchentes, desabamentos, desmatamentos, etc;
Origem do nome da escola e das ruas do bairro;
Linhas do tempo (individual, local, municipal, regional, etc..);
Datas comemorativas.
A escola, a casa nos grupos sociais;
Espaço e tempo (físico e social);
Regras, normas e leis;
O trajeto casa / escola;
Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
I I I - ÉTICA E PLURALIDAE CULTURAL
Respeito mútuo: seus direitos e dos outros;
Zelo pelo lugar público como patrimônio de todos e pelo bom estado das dependências da escola;
Conhecimento e respeito às diferenças sócio culturais;
Convivência solidária e democrática.
3ª SÉRIE
A história do seu município:
paisagem, relevo, clima, vegetação;
zonas urbana e rural;
limites;
agricultura e pecuária;
indústria e comércio;
transporte e comunicação;
governo do município.
4ª SÉRIE
Identificação dos movimentos de população existentes no Brasil atual e no passado, localizando as áreas de maior mobilidade – do leste para o oeste; do nordeste para o norte e sul;do sul e sudeste para o centro-oeste e nordeste – e as razões dessa mobilidade.
Análise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerados pela disputa de terras no presente e no passado e numa dimensão futura;
Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial ;
Reconhecimento do espaço brasileiro, identificando as sucessivas alterações na divisão política, administrativa e territorial;
A relação sociedade e natureza se fazem pela medição do trabalho;
A questão da posse da terra e imigração campo - cidade;
A produção na cidade e no campo;
A expansão na atividade industrial no estado de São Paulo;
As atividades agropecuárias no seu Estado;
O comércio;
As cidades e conservação dos serviços públicos;
Os impostos e seus empregos na sociedade;
As transformações no campo e a cidade ao longo do tempo;
A conservação ambiental e a destruição da natureza;
I I I – MÉTODOS E RECURSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
Aulas dialogadas;
Aulas expositivas;
Aulas na biblioteca;
Aulas na sala de informática;
Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
Cartazes;
Debates;
Dinâmicas de grupo;
Discussão;
Estudo do Meio;
Feira (Ciências , Livro);
Gravador / som;
Leituras de vários gêneros textuais;
Livros Paradidáticos;
Material de Artes;
Material de sucata;
Palestras;
Realização de experimentos;
Recortes de jornais e revistas;
Seminários;
Trabalhos em grupos;
Trabalhos individuais;
Vídeo (documentários e entretenimento);
Mapas.
I V – PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. Provas escritas e orais.
Recuperação paralela: será com situações de ensino diferenciadas e diversificadas para sanar a defasagem de aprendizagem do alunado.
V - Projeto de informática
1. Objetivo
• Proporcionar aos educandos a realização de aprendizagem em ambiente agradável, o qual será estímulo para melhoria de sua capacidade intelectual, relacionamento com os colegas e com a comunidade, tornando-o indivíduo socialmente ativo.
Disciplinas: Integração de todas sendo:
Recurso didático aplicável às mesmas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) na segundas , terceiras e quartas séries
OBSERVAÇÃO: Este Plano de Ensino poderá ser alterado ou não, durante o processo de ensino – aprendizagem, conforme a necessidade do aprendiz.
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