sábado, 23 de setembro de 2017
Projeto de Leitura
Projeto de Leitura
INTRODUÇÃO
Acreditamos que o hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer época da vida do estudante. Nossos alunos, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores , não tiveram uma formação ou preparação para essa habilidade tão imprescindível em suas vidas. Os livros são seus aliados nessa luta pelo desenvolvimento, crescimento. A leitura é indispensável para o conhecimento das várias formas de expressão, enriquecimento de vocabulário e também diversão.
JUSTIFICATIVA Esse projeto foi idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar o aluno (jovem e adulto) a adquirir o hábito de leitura, uma vez que a maioria se encontra com dificuldade de concentração, raciocínio lógico, exposição do pensamento, tanto na escrita quanto na exposição oral. Muitos alegam que a ausência desse hábito está relacionado ao custo do livro e para desmistificar essa ideia tão comumente disseminada iremos divulgar as diversas bibliotecas públicas que fazem empréstimos gratuitos, inclusive a nossa e propor repensar a prática da leitura. Vamos também divulgar sites que disponibilizam de biblioteca virtual e outras formas de facilitar o acesso ao livro literário.Ainda queremos com este projeto que a leitura extrapole o ambiente escolar, desvinculando-o da didatização.
OBJETIVOS O presente projeto tem por objetivos:Oferecer livros dissociados da obrigação;
Minimizar os danos sofridos pela ausência desse hábito ao longo da vida ;
Incentivar a aquisição desse hábito.
METODOLOGIA
*Procedimentos de Desenvolvimento do TrabalhoAs etapas do trabalho consistem em:
a - divulgação da Olimpíada de leitura ;
b – inscrição dos alunos participantes;
c -publicação de cartazes com sugestões de títulos de livros;
d- sensibilização de todos os docentes para a importância desse projeto;
e- divulgação do resultado e entrega da premiação;
f- organização da biblioteca na escola;
g – busca de patrocínio de livros nas editoras ;
h – arrecadação de livros doados por alunos e comunidade em geral.
A ESCOLHA DO LIVRO
O aluno terá liberdade de escolher o livro a ser lido, desde que estejam enquadrados na modalidade narrativa. A restrição se deve por ser uma modalidade bastante extensa e também pelo pouco tempo disponível das pessoas envolvidas no projeto para atividades extras . Serão apresentados vários títulos e seus autores como sugestões, mas nada impede que o aluno busque outros.
CRONOGRAMA:
Meses de setembro e outubro: divulgação e incentivo aos alunos para participarem do projeto.
Do dia 24 ao dia 27 de Novembro – recolhimento das fichas de leitura.
Do dia 1º ao dia 03 de Dezembro – avaliação e classificação das fichas de leitura.
Dia 04 de Dezembro – entrega dos resultados e premiações.
Avaliação:
Avaliação das fichas pela comissão julgadora: Equipe de Língua Portuguesa.
Auto-avaliação com ficha própria.
Centro de Educação de Jovens e Adultos
Ficha de auto-avaliação
1 - Compreensão do conteúdo lido:
( ) ótimo ( ) bom ( ) ruim
2 – Aproveitamento do tempo para a leitura durante a olimpíada:
( ) ótimo ( ) bom ( ) ruim
3 – Elaboração dos comentários dos livros lidos:
( ) ótimo ( ) bom ( ) ruim
Centro de Educação de Jovens e Adultos
Aluno:_____________________________período e turma:________turno:_______
Fichamento Literário
Marque com “X” a modalidade de texto escolhida:
( ) romance ( ) conto ( ) crônica ( ) fábulas ( ) outros
Nome ou título da obra:__________________________________________________________________
Autor:_________________________________________________________________
Transcreva do que você leu os seguintes elementos:
Enredo:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Espaço(onde?):______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Tempo(quando?):______________________________________________________________________________________________________________________________
Personagens principais e suas características:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Clímax:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Desfecho:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comente o que você achou mais interessante na história:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________
Indicações de sites para leitura:
http://www.portaldetonando.com.br/forum
http://ebooksgratis.com.br/
http://ebooksgratis.com.br/
PREMIAÇÃO:
Categorias: Ensino Fundamental
Para cada turno e de acordo com cada categoria os alunos receberão:
1º lugar: Um kit de seis livros literários e uma medalha.
2º lugar: Um kit de quatro livros literários e uma medalha.
3º lugar: um kit de três livros e uma medalha
Todos os participantes receberão um Certificado de Leitor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário