EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Estive no http://sugestoesescolaresdiversas.blogspot.com e encontrei este exemplo de como analisar as Expectativas de Aprendizagem dos alunos de Educação Infantil. Como sabemos, os alunos nesta faixa etária devem vivenciar experiências voltadas para o conhecimento e cuidado de si, do outro e do seu meio.
BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II (6 MESES A 1 ANO E MEIO)
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
| |
1
|
Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.
|
2
|
Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
|
3
|
Narrar trechos de histórias utilizando recursos expressivos próprios/ sugerido somente para o B II
|
4
|
Acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas.
|
5
|
Expressar-se corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor.
|
6
|
Reconhecer e recitar parlendas e outros textos/ sugerido somente para o B II
|
7
|
Organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.
|
8
|
Participar de situações coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa.
|
9
|
Expressar-se oralmente com ajuda do professor.
|
10
|
Expressar seus desejos, sentimentos por meio de gestos e balbucios.
|
11
|
Organizar oralmente as etapas de uma instrução, como seguir uma receita ou regras.
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO
| |
12
|
Envolver os números em diferentes usos e funções.
|
13
|
Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
|
14
|
Comparar quantidades com a ajuda do professor.
|
15
|
Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
|
16
|
Recitar a série numérica oralmente.
|
17
|
Noções de direção e posição, brincadeiras com o corpo.
|
Aprender a deslocar-se ou deslocar objetos no espaço.
| |
Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.
| |
Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.
| |
Manipular objetos variados de várias maneiras.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
| |
18
|
Explorar texturas e algumas propriedades simples dos materiais como, por exemplo, a temperatura e consistência.
|
19
|
Iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas.
|
20
|
Observar reações de causa e efeito se for estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem.
|
21
|
Reconhecer a si pelo próprio nome, assim como seus pais e amigos e os diferentes adultos que têm contato direto na escola.
|
LINGUAGEM MUSICAL
| |
22
|
Perceber os sons do ambiente e a reagir a sons e músicas.
|
23
|
Reconhecer suas músicas preferidas acompanhando- as por meio de movimento corporal.
|
24
|
Produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando, objetos sonoros e instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo e a voz.
|
25
|
Explorar as qualidades sonoras (intensidade,duração, timbre,altura) de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem reconhecê-las convencionalmente.
|
26
|
Explorar as possibilidades expressivas da própria voz.
|
MOVIMENTO
| |
27
|
Imitar os gestos, movimentos e expressões das outras, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor.
|
28
|
Utilizar recursos expressivos da voz( entonações) e da expressão corporal.
|
29
|
Vestir fantasias, adereços e máscaras, usar algum tipo de maquiagem e brincar de ser coisas diferentes, utilizando elementos da linguagem teatral.
|
30
|
Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombras e as manifestações teatrais com animação de objetos.
|
EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL
| |
31
|
Explorar com progressiva autonomia, presteza e confiança os diferentes desafios oferecidos pelo espaço para além do berço
|
32
|
Manipular e explorar diferentes objetos, utilizando-se dos movimentos básicos tais como: pegar, largar, etc.
|
33
|
Explorar desafios maiores oferecidos por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos.
|
34
|
Explorar e manipular objetos de diferentes características (formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.).
|
35
|
Familializar-se com a própria imagem corporal.
|
36
|
Discriminar o que se refere ás sensações e percepções.
|
37
|
Imitar diferentes expressões faciais.
|
38
|
Participar de brincadeiras e danças.
|
39
|
Movimentar-se ritmicamente ao som de músicas de diferentes gêneros.
|
40
|
Interagir com um número diversificado de parceiros.
|
41
|
Imitar posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras situações.
|
DESENHO – ARTES VISUAIS
| |
42
|
Observar outras crianças desenhando e marcar suportes com suas garatujas básicas.
|
43
|
Utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.
|
44
|
Explorar diversas possibilidades de traçar garatujas.
|
ESPACIALIDADES
| |
45
|
Explorar as relações de peso, tamanho, volume e direção das formas tridimensionais.
|
46
|
Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais utilizando materiais e ferramentas diferentes e construir conhecimentos sobre o equilíbrio das formas, pesos e tamanhos dos diferentes objetos que compõem seus primeiros jogos.
|
47
|
Explorar suficientemente o espaço de seu entorno e movimentar-se nele autonomia e independência.
|
A EXPERIÊNCIA DA COR
| |
48
|
Observar as transformações das cores nas misturas de composições não tóxicas, mais especificamente sucos, mingaus, gelatinas, etc.
|
49
|
Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc.
|
50
|
Usar diferentes materiais e ferramentas na exploração de objetos e fenômenos que envolvam a ocorrência das cores.
|
51
|
Explorar massas de cor e alterar sua aparência ou sensação tátil.
|
A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE VISUAL
| |
52
|
Observar e explorar os ambientes internos e externos de seu entorno onde podem ter acesso a diferentes manifestações no campo visual.
|
53
|
No contato com um ambiente visual voltado ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.
|
54
|
Apontar sua produção entre as expostas na sala ou na roda de observação das produções do grupo.
|
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
| |
55
|
Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.
|
56
|
Interagir com outras pessoas em situações variadas.
|
57
|
Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.
|
58
|
Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.
|
59
|
Valorizar sobre a importância do outro.
|
60
|
Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer e higiene.
|
CUIDAR DE SI
| |
61
|
Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.
|
62
|
Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.
|
63
|
Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
|
64
|
Executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar- se.
|
65
|
Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.
|
66
|
Valorizar o contato com a natureza
|
67
|
Reconhecer situações de perigo e tom
3ar precauções para evitá-las
|
68
|
Explorar espaços e praticar ações físicas.
|
69
|
Identificar produtos que não devem ser ingeridos.
|
APRENDER A RELACIONAR-SE
| |
70
|
Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.
|
71
|
Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.
|
72
|
Fazer amigos, negociar significados e decisões.
|
73
|
Partilhar sentimentos e combater preconceitos.
|
74
|
Internalizar regras para conviver em grupo.
|
75
|
Saber cooperar em diferentes tarefas.
|
76
|
Conhecer suas limitações e possibilidades
|
77
|
Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.
|
78
|
Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.
|
79
|
Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.
|
SABER DE SI
| |
80
|
Aprender a familializar-se com a própria imagem.
|
81
|
Expressar- se corporalmente e verbalmente.
|
82
|
Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
|
83
|
Solicitar aconchego em situações cotidianas.
|
84
|
Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações
|
85
|
Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
|
86
|
Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
|
CUIDAR DO AMBIENTE
| |
87
|
Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
|
88
|
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
|
89
|
Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.
|
90
|
Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.
|
EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR
| |
91
|
Aprender a brincar com as professoras de esconder.
|
92
|
Procurar e achar objetos que forem escondidos.
|
93
|
Aprender a encaixar peças e empilhar cubos.
|
94
|
Participar com os colegas de brincadeiras de roda.
|
95
|
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
|
96
|
Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
|
97
|
Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.
|
98
|
Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.
|
99
|
Bater com as mãos sobre uma superfície, entrar e sair de espaços pequenos.
|
100
|
Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.
|
101
|
Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros
|
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÉ FASE I E PRÉ FASE II (ANTIGO JARDIM I E JARDIM II)
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
| |
1
|
Identificar a escrita do próprio nome.
|
2
|
Reconhecer e nomear as letras de seu nome.
|
3
|
Diferenciar a narrativa oral e a leitura de histórias.
|
4
|
Reconhecer a semelhança gráfica entre inicial de seu nome e as demais dos seus colegas que também possuem a mesma letra.
|
5
|
Arriscar escrever o nome nas situações em que se faz necessário.
|
6
|
Reapresentar contos de repetição apoiadas no livro.
|
8
|
Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor.
|
9
|
Reconhecer e utilizar com mais freqüência textos com convites, a agenda do dia, comunicados e listas.
|
10
|
Localizar palavras num texto que já sabem de memória.
|
12
|
Conquistar a escrita do nome próprio com total autonomia.
|
13
|
Ler e escrever os nomes dos colegas, ainda que não convencionalmente.
|
14
|
Escutar a leitura de histórias e emitir comentários pessoais e opinativos sobre o texto lido.
|
15
|
Conhecer amplo repertório de contos desde os tradicionais de fadas, até os populares brasileiros e de outras culturas.
|
16
|
Manifestar oralmente suas preferências literárias e argumentar.
|
17
|
Acompanhar a leitura de histórias feita pelo professor.
|
18
|
Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.
|
19
|
Reconhecer repertório de contos de repetição lidos pelo professor.
|
20
|
Acompanhar oralmente passagens das histórias de repetição com apoio de imagens.
|
21
|
Conhecer os diferentes usos dos livros.
|
22
|
Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.
|
23
|
Explicar fatos e fenômenos sociais.
|
24
|
Manifestar opiniões concordar ou discordar da opinião dos outros.
|
25
|
Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando-se não apenas na fala completar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.
|
26
|
Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.
|
27
|
Relatar fatos que compõem episódios cotidianos.
|
28
|
Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa.
|
29
|
Formalizar oralmente instruções específicas: regras de jogos, receitas, procedimentos específicos, etc.
|
30
|
Brincar com as palavras e letras do alfabeto.
|
31
|
Produzir seus próprios textos( bilhetes, listas, etc.) ainda que não convencionalmente.
|
32
|
Usar a escrita para seguir instruções ou instruir.
|
Utilizar conhecimentos sobre o sistema para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico.
| |
33
|
Diferenciar publicações tais como: jornais, cartazes, folhetos, textos publicitários.
|
34
|
Fazer uso de procedimentos básicos com leitura de um livro, virar páginas sucessivamente, etc.
|
Explorar e reconhecer as letras do alfabeto em várias situações comunicativas e textuais.
| |
MATEMÁTICA
| |
35
|
Explorar as notações numéricas em diferentes contextos.
|
36
|
Enriquecer suas brincadeiras de faz-de-conta com materiais que convidem a pensar sobre os números.
|
37
|
Deslocar a si ou objetos no espaço.
|
38
|
Explorar o espaço com maior intencionalidade.
|
39
|
Participar de brincadeiras cujo desafio seja definir trajetos a partir de pontos de partida e de chegada.
|
40
|
Ordenar diferentes objetos da mesma classe.
|
41
|
Identificar a passagem do tempo apoiadas no calendário.
|
42
|
Identificar notas e moedas do sistema monetário.
|
43
|
Escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória.
|
44
|
Separar os objetos contados dos não contados.
|
45
|
Sincronizar gesto e o recitado da série numérica sem pular os objetos
|
46
|
Identificar algumas figuras geométricas.
|
47
|
Saber dizer o número sucessor e antecessor
|
48
|
Estabelecer critérios para comparar e ordenar.
|
Desenvolver noção de quantidade e sua representação numérica.
| |
NATUREZA E SOCIEDADE
| |
49
|
Conhecer o próprio corpo, nomear algumas partes do mesmo e observar seu crescimento.
|
50
|
Comparar e entender as diferenças entre meninos e meninas e entre os próprios meninos e entre as meninas.
|
51
|
Estabelecer relações de causa- efeito das mudanças observadas em elementos da natureza.
|
52
|
Perceber a complexidade e diversidade das relações humanas e do meio ambiente e ampliar sua capacidade de observação.
|
53
|
Observar e significar organizações sociais, hábitos e culturas.
|
54
|
Relacionar algumas semelhanças e diferenças com as formas de organização de outras culturas e as formas de adaptação de alguns seres vivos ao meio em que vivem. *
|
55
|
Observar fenômenos e elementos da natureza presentes no dia- a- dia.
|
56
|
Observar e perceber algumas características do ambiente ao seu entorno.
|
57
|
Participar de atividades que envolvam processos de culinária ou confecção de objetos.
|
58
|
Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu próprio grupo social e de outros grupos.
|
59
|
Conhecer costumes e brincadeiras de outras épocas.
|
60
|
Perceber diferenças de forma, cor e gosto.
|
61
|
Aprender sobre a transformação de alguns alimentos ou elementos a serem misturados.
|
62
|
Considerar o efeito da força exercida sobre um material pela participação em desafios propostos pelo professor.
|
63
|
Criar explicações para fenômenos e elementos da natureza presentes no seu dia-a- dia.
|
64
|
Observar as construções do lugar onde vive, o local de onde vem a água que consomem.
|
65
|
Preservar a natureza.
|
LINGUAGEM MUSICAL
| |
66
|
Reconhecer as qualidades sonoras de determinados objetos sonoros e instrumentos musicais.
|
67
|
Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo.
|
68
|
Ampliar seu repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos musicais, parlendas, etc.
|
69
|
Manifestar preferências por algumas músicas e canções.
|
70
|
Reconhecer o som e saber se possível o nome de alguns instrumentos musicais.
|
71
|
Construir alguns instrumentos musicais.
|
72
|
Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos sonoros e instrumentos musicais.
|
73
|
Sonorizar histórias, desenhar o que ouvem.
|
74
|
Explorar os diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
|
75
|
Explorar e orientar-se corporalmente com relação a: em frente, atrás, no alto, em cima, etc.
|
76
|
Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc.
|
77
|
Ter presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.
|
78
|
Apropriar-se da própria imagem corporal.
|
79
|
Discriminar e nomear partes do próprio corpo e do outro.
|
80
|
Controlar gradualmente o próprio movimento, ajustando suas habilidades ás diferentes situações das quais participa.
|
81
|
Conhecer as potencialidades e limites do próprio corpo.
|
82
|
Desenvolver uma atitude positiva com relação a seu corpo e a do outro, assim como prazer ao movimentar-se.
|
83
|
Ampliar a consciência corporal em posturas e em movimentos.
|
84
|
Nomear as características e funções das diferentes partes do corpo e do outro.
|
85
|
Expressar pelo movimento a interação com diferentes parceiros usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais, de modo a comunicar-se intencionalmente.
|
86
|
Assumir determinadas posturas corporais.
|
87
|
Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
|
88
|
Dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando e coordenando movimentos.
|
89
|
Apreciar apresentações de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
|
90*
|
Explorar as possibilidades de se expressar, se comunicar, interagir intencionalmente com diferentes parceiros pelo movimento.
|
91
|
Criar e reproduzir coreografias individualmente e em grupo.
|
92
|
Descrever de como será feito um movimento.
|
93
|
Criar um sistema de registro para movimentos, utilizando-o na realização de seqüências de movimentos.
|
94
|
Avaliar e interpretar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal, de adultos amadores e profissionais.
|
95
|
Criar brincadeiras corporais a partir de repertório apreendido.
|
96
|
Resolver problemas ocorridos em um jogo discutindo regras
|
97
|
Improvisar situações e personagens usando bonecos, brinquedos e objetos.
|
ARTES VISUAIS
| |
98
|
Aprender a fazer contato, observar e interagir com os processos de produção das demais crianças, incluindo as de outras faixas etárias.
|
99
|
Ter a oportunidade de contato com a arte através de vídeos livros
|
100
|
Usar várias possibilidades de organizar e de classificar seu próprio desenho.
|
Manipular objetos de diferentes características e propriedades.
| |
Valorizar as produções próprias e alheias.
| |
Conhecer as cores destacando as primárias.
| |
EXPERIÊNCIAS DE BRINCAR E IMAGINAR
| |
101
|
Ter como experiência a comunicação com os companheiros utilizando- se de sons musicais ou não.
|
102
|
Brincar com a sonoridade de palavras, com variações de um gesto, ou de uma postura corporal.
|
103
|
Cantar e fazer gestos esperados ao participar de cirandas e brincadeiras de roda.
|
104
|
Montar quebra cabeça com ajuda e explicar a um ou mais colegas como se participa de um jogo de regra usando suas palavras e sua forma de entender o jogo e seu funcionamento.
|
105
|
Dramatizar um enredo usando bonecos como atores.
|
106
|
Dizer aos colegas ou ao professor quais devem ser os personagens, objetos e adereços necessários ao faz-de- conta.
|
107
|
Recontar o enredo de um faz – de - conta que realizou com um colega.
|
108
|
Brincar de cantar, dançar, desenhar, escrever, jogar futebol, etc.
|
109
|
Brincar com marionetes, com destreza na execução e mais prazer em sua execução.
|
110
|
Construir brinquedos com sucatas sem necessariamente usar um modelo.
|
Imitar comportamentos de escritor em suas brincadeiras simbólicas.
|
A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME
| ||||
1
|
Identificar a escrita do próprio nome.
| |||
2
|
Reconhecer textos no cotidiano.
| |||
LINGUAGEM ORAL
| ||||
3
|
Reproduzir os comportamentos, a gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança.
| |||
4
|
Reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas.
| |||
5
|
Procurar ou pedir ao professor diferentes livros de sua preferência.
| |||
6
|
Reconhecer passagens de histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro.
| |||
Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.
| ||||
Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
| ||||
BRINCAR COM AS PALAVRAS
| ||||
7
|
Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.
| |||
SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO INFORMAIS
| ||||
8
|
Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.
| |||
9
|
Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.
| |||
10
|
Participar como falante numa conversa mediada pelo professor.
| |||
11
|
Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.
| |||
12
|
Expressar seus desejos, sentimentos e necessidades por meio de gestos.
| |||
13
|
Participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita.
| |||
14
|
Organizar oralmente com a ajuda do professor as etapas de uma instrução.
| |||
MATEMÁTICA
| ||||
15
| ||||
16
|
Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.
| |||
17
|
Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.
| |||
18
|
Manipular objetos variados de várias maneiras.
| |||
Envolver os números em diferentes usos e funções.
| ||||
Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
| ||||
Comparar quantidade com ou sem a ajuda do professor.
| ||||
Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
| ||||
Recitar a série numérica oralmente.
| ||||
Noções de direção e posição.
| ||||
Observar e reconhecer formas
| ||||
Noções de sequenciação e classificação com diversos objetos e signos.
| ||||
Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário
| ||||
NATUREZA E SOCIEDADE
| ||||
19
|
Aprender a agir sobre objetos e materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas.
| |||
20
|
Pesquisar algumas características físicas.
| |||
21
|
Observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas.
| |||
22
|
Observar sua imagem refletida no espelho.
| |||
23
|
Observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais.
| |||
24
|
Ter familiaridade com formas de organizações sociais.
| |||
25
|
Lidar com regras e combinados.
| |||
26
|
Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças.
| |||
27
|
Identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.
| |||
28
|
Observar animais em livros, revistas e filmes.
| |||
29
|
Reconhecer sons produzidos pelos animais.
| |||
30
|
Registrar diferentes experiências vivenciadas
| |||
Valorizar a natureza, aprendendo hábitos e atitudes de preservação.
| ||||
Reconhecer e familiarizar-se com as diversas datas comemorativas da Cultura Brasileira.
| ||||
Desenvolver noções de higiene e saúde.
| ||||
LINGUAGEM MUSICAL
| ||||
31
|
Cantar sozinha ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.
| |||
32
|
Participar de brincadeiras musicais.
| |||
33
|
Relacionar a música com a expressão corporal e a dança.
| |||
34
|
Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades.
| |||
35
|
Identificar o silêncio e os sons da natureza.
| |||
36
|
Reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente.
| |||
37
|
Apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.
| |||
38
|
Reconhecer e demonstrar sua preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc.
| |||
39
|
Participar de brincadeiras de roda e jogos musicais.
| |||
Produzir sons, batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso
| ||||
MOVIMENTO
| ||||
40
|
Explorar diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
| |||
41
|
Possuir autonomia para orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima, etc.
| |||
42
|
Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.
| |||
43
|
Usar os movimentos básicos que aprenderam a dominar, e algumas combinações.
| |||
44
|
Manipular e explorar objetos de diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar, etc.
| |||
45
|
Interagir com diferentes parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar- se intencionalmente.
| |||
46
|
Expressar nas brincadeiras determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papéis.
| |||
47
|
Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
| |||
48
|
Aprender a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos.
| |||
49
|
Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
| |||
50
|
Assumir um determinado personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.
| |||
51
|
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o professor como modelo.
| |||
52
|
Brincar de esconde e pega, jogar bola com supervisão do professor.
| |||
53
|
Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias).
| |||
54
|
Assumir papéis ao reproduzirem situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
| |||
55
|
Imitar as ações de um personagem de uma história lida.
| |||
56
|
Brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem.
| |||
57
|
Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos.
| |||
Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação de objetos.
| ||||
ARTES VISUAIS
| ||||
58
|
Constituir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referência.
| |||
59
|
Reconhecer ilustrações de livros, em cartazes fixados na parede, etc.
| |||
60
|
Expressar suas idéias e sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras experimentações artísticas nas mais variadas linguagens.
| |||
Desenvolver coordenação motora fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e papéis.
| ||||
DESENHO
| ||||
61
|
Orientar a produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais.
| |||
62
|
Reconhecer seus desenhos, distinguindo - os de outras crianças.
| |||
Aprender a pintar com diversos materiais em espaço delimitado.
| ||||
Utilizar diferentes ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.
| ||||
ESPACIALIDADES
| ||||
63
|
Explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas.
| |||
64
|
Expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los.
| |||
65
|
Experimentar diferentes pesos das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos tridimensionais.
| |||
A EXPERIÊNCIA COM A COR
| ||||
66
|
Usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades de cor.
| |||
Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc
| ||||
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
| ||||
Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.
| ||||
Interagir com outras pessoas em situações variadas.
| ||||
Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.
| ||||
Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.
| ||||
Valorizar sobre a importância do outro.
| ||||
Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer .
| ||||
Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.
| ||||
Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.
| ||||
Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
| ||||
Executar movimentos autônomos ao vestir-se ou desnudar- se.
| ||||
Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.
| ||||
Valorizar o contato com a natureza
| ||||
Reconhecer situações de perigo e tom
3ar precauções para evitá-las
| ||||
Explorar espaços e praticar ações físicas.
| ||||
Identificar produtos que não devem ser ingeridos.
| ||||
Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.
| ||||
Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.
| ||||
Fazer amigos, negociar significados e decisões.
| ||||
Partilhar sentimentos e combater preconceitos.
| ||||
Internalizar regras para conviver em grupo.
| ||||
Saber cooperar em diferentes tarefas.
| ||||
Conhecer suas limitações e possibilidades
| ||||
Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.
| ||||
Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.
| ||||
Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.
| ||||
Expressar- se corporalmente e verbalmente.
| ||||
Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
| ||||
Solicitar aconchego em situações cotidianas.
| ||||
Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações
| ||||
Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
| ||||
Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
| ||||
Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
| ||||
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
| ||||
Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.
| ||||
Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.
| ||||
EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR
| |
Aprender a brincar com as professoras de esconder.
| |
Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
| |
Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
| |
Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.
| |
Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.
| |
Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.
| |
Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário