sábado, 23 de setembro de 2017

Planejamento para educação de Jovens e Adultos - EJA




Apresentação

Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências,  temores,  saber suas  opiniões, raciocínio ,seus sentimentos e emoções.
                O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.


Linguagens Códigos e suas Tecnologias.
Língua Portuguesa
O objetivo maior da disciplina de Português é propiciar aos educando espaços facilitadores de sua comunicação com as pessoas.
Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a comunicação e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.
 Objetivos Gerais
  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
  • Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
 Objetivos Específicos
  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
  •   Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  • Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  •   Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de  leitura.
  •  
  • Habilidades Curriculares
Comunicar-se verbalmente
Usar comunicação não verbal, apoiada por gestos, sinais gravuras ou símbolos
Compreender o que solicitado pelo meio
Desenvolver o pensamento criativo
Atividades/Estratégias
Realizar leitura do mundo: observar as palavras, textos,
rótulos, anúncios, logomarcas, sinais, símbolos que sejam
facilitadores da compreensão das tarefas a serem realizada
Análise do comportamento e da  produtividade da turma
Vivência da comunicação de sentimentos, idéias, pensamentos
Atividades que estimulem a desinibição e o falar em público
 LEITURA E ESCRITA 
  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Emprego adequado de letras;
  • Montagem de palavras, sentenças e textos;
  • Identificação de idéias básica do texto;
  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Verbalização de opiniões e comentários.
 GRAMÁTICA
  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas  ou
  • Palavras etc;
  • Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
  • Quadras e poesias;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbo, artigos, numeral, pronomes,etc.
 METODOLOGIA
  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
  • Leitura de diversos tipos de textos;
  • A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
  • Textos informativos, expositivos e prescritivos.
  • Ortografia;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0002.gif Achar palavras dentro de outra;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0003.gif Ilustrar poemas e dramatiza – los;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0004.gif  Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0005.gif  O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
  • Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
  • Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
  • Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
  • Distinção entre vogal e consoante.
  • Identificação de versos e estrofes;
  • Localização e identificação de rima;
  • Atividades que envolvam classes de palavras.

Ciências da Natureza e Matemática
Ciências da Natureza

No estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e valorizar os recursos naturais de que dispõem.
 Objetivos Gerais
  • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
  • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

 Objetivos Específicos
  • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
  • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
  • Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
  • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
  • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
  • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
  • Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
  • Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
  • Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
  • Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
  • Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
Habilidades Curriculares
Manter contato com a natureza
Aprender a lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa
Conhecer o  próprio corpo.
Atividades/Estratégias
Trabalhar com horticultura e jardinagem preparar pequenos canteiros
plantar muda e sementes de plantas medicinas e ornamentais comuns ao ambiente domiciliar
Lidar com pequenos animais
Trabalhar educação sexual ( doenças, gravides, métados contraceptivos)

METODOLOGIA
  • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
  • Trabalhos com experimentos e pesquisa.

Matemática

A matemática é trabalhada de forma prática.
Objetivos Gerais
Dominar conceitos e procedimentos da matemática  necessários  a sua vida pessoal, social  e profissional.
Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
 Objetivos Específicos
Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Ler e registrar quantias.
Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
Promover cálculo mental e estimativo.
Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
Estabelecer relações entre as operações.
Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
Trabalhar conjuntos.
Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.
 Habilidades Curriculares
Conceitos de números
 Quantidades
 Contagem,
 Noções de volume,
 Peso,
 Conceitos espaciais, temporais e Monetários
Atividades/ Estratégias
Atividades na cozinha,
Atividades de artes plásticas,
Por meio de vivências com materiais concretos manipulados pelos alunos
Pela compra e venda de produtos das aulas de culinária
Atividades trabalhadas de forma vivenciada e funcional, a fim de lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa
algarismos.

METODOLOGIA
Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
Utilizar o livro didático com suas atividades.
Utilizar fichas com  numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
por extenso.
Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

História
Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história de vida de cada educando, história da escola, e história da cidade.

Habilidades Curriculares
Conhecer suas famílias e sua história de vida.
Conhecer os direitos das pessoas com deficiência
Aprender sobre as fases da vida, as características
e necessidades de cada uma com ênfase as
mudanças que ocorrem na adolescência.
Conhecer sobre sua deficiência
Ter consciência de que têm potencialidades e
talentos.
Se perceber como membro de uma família que
também tem uma história

Atividades/ Estratégias
Estudar história da APAE, o que motivou sua criação
 Fazer pesquisas em revistas , internet e outros sobre desenvolvimento humano
Visitar  locais públicos e pontos turísticos
 Construir murais com livros e maquetes com os conhecimentos adquiridos em cada visita


Geografia

A geografia refere-se à noção de ocupação e do conhecimento funcional do espaço utilizado pelos aluno.
Objetivos Gerais
Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
Conhecer a formação do povo brasileiro;
Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
 Objetivos Específicos
Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórica
Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
 Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.
Habilidades Curriculares
Reconhecer os meios de transportes e saber utilizá-los
Comunicar-se de forma efetiva, para além das atividades escolares.
Conhecer o espaço escolar (suas características e especificidades)
Saber em que bairro se situa a escola
Conhecer os bairros onde moram os alunos e onde fica o centro da cidade
Ter noção de uma cidade, que é progressivamente construída.
Se conhecer-se como membro de uma família que também tem uma história  Perceber, analisar e comparar os diferentes bairros
e tipos de moradias, acidentes geográficos
Conhecer os recursos naturais existentes em cada local visitado
Descobrir espaços turísticos
Atividades/ Estratégias
As atividades para o conhecimento dos espaços são
diversificadas e incluem compra de materiais
Atividades esportivas
Atividades de lazer
 Visitas ás casas dos colegas
 Visita a eventos culturais
Nas atividades comunitárias, os alunos são levados a perceber pontos de referencia que facilitem a sua locomoção pela cidade. As visitas ao centro da cidade incluem ainda o conhecimento e o uso adequado de
locais públicos como igrejas, bancos, lojas, prefeitura,hospitais, postos de saúde, supermercados etc...

METODOLOGIA
Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
Usar o livro didático;
 Uso da biblioteca para pesquisa;

 Avaliação

Definição
Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de construção de conhecimento do aluno, para ajudá-lo a superar obstáculos.
A avaliação do aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma atribuição de qualidade dos resultados da aprendizagem e
percebida como um ato dinâmico.
A avaliação deve ser:

Contínua/ Permanente: simultânea ao processo de ensino e aprendizagem.

Baseada em inúmeras fontes: para obtenção de informações sobre o desempenho dos alunos.

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