PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO
FÍSICA
OBJETIVOS GERAIS:
- Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos
sistemas de comunicação e construir uma consciência critica sobre o uso que se
fazem dela, compreendendo a arte e a cultura corporal como fato histórico
contextualizado nos diferentes grupos sócio-culturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer a evolução histórica da Educação Física até a sua
chegada ao Brasil.
- Relacionar informações sobre o sistema de
comunicação e informação considerando sua função social.
- Informar e assegurar o direito da pessoa com
deficiência na sociedade.
- Discutir as diferenças individuais percebendo-se
como ser único e diferente.
- Desenvolver o respeito mútuo entre todos
possibilitando a inclusão física e social.
- Conhecer a história do Atletismo.
- Pesquisar as diversas modalidades que compõe o Atletismo.
- Vivenciar brincadeiras tradicionais que atualmente
não fazem parte do cotidiano, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos
relacionados a brincadeiras de outra época.
- Conhecer alguns elementos e características brasileiras
que influenciam a música, o esporte, as brincadeiras.
- Analisar, nas diferentes manifestações culturais,os
fatores de construção de identidade e de estabelecimento de diferenças sócios e
históricas.
- Posicionar-se criticamente sobre os valores sociais
expresso nas manifestações culturais: padrões de beleza caracterizados,
estereotipados e preconceitos.
- Conhecer instrumentos que ajudam a melhorar a qualidade de
vida.
- Compreender os benefícios e restrições da atividade
física.
- Desenvolver hábitos saudáveis.
- Adquirir noções básicas de primeiros socorros.
- Elucidar conceitos de primeiros socorros.
- Informar sobre os diversos tipos de
dependência.
- Pesquisar os diversos tipos de efeitos causados pela
dependência química.
CONTEÚDOS:
- História da Educação Física:
· No mundo
· No Brasil
- Inclusão:
· Bullyng
· Deficiência
- Atletismo
- Jogos:
· Cooperativos
· Lúdicos (
jogos e brincadeiras
· Salão
· Folclore
- Esportes:
· Futebol
· Handebol
· Basquetebol
· Voleibol
- Qualidade de vida
· Nutrição
· IMC
· Atividade
Física
- Primeiros socorros
- Dependência química
METODOLOGIA:
- Seminários
- Vídeos temáticos
- Pesquisa diversificada na internet
- Músicas contextualizadas
- Recreação expressiva
- Atividades ritmadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário