TEXTO PARA REFLEXÃO "VOLTA AS AULAS"
Há
escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas
existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados
são pássaros sob controle. Engaiolados,
o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um
dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas
que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em
voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas
não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser
ensinado. Só pode ser encorajado. ( Rubem Alves )
O QUE PENSO OU
SINTO SOBRE…
Inspirado em conteúdos transversais a serem trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
O
QUE VOU APLAUDIR?
Organize os alunos em duplas e selecione
temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet,
camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em
pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai
até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um
justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o
que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o
conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais
são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
DIREITOS E DEVERES:
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar
problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo
com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de
trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva
no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos
todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres
deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam
conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido.
A
etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca
de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a
integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie
os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso,
os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se
inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para
baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e
expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns
estudantes da série seguinte para respondê-las.
Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e
vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a
turma mais tranquila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre
diferentes classes.
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
JOGOS DRAMÁTICO E OUTRAS DINÂMICAS =
ESCULTURA :Esta dinâmica estimula a expressão
corporal e criatividade. Sempre divididos em grupos os alunos devem fazer a
seguinte tarefa: Preferencialmente o professor levara varias reproduções de
obras de arte de diferentes estilos: Um participante trabalha como escultor,
fazendo uma releitura da obra de arte indicada ou escolhida enquanto os outro
(s) ficam estátua (parados).
O escultor deve usar a criatividade de acordo com o
objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar: -estátua mais
engraçada -estátua mais criativa -estátua mais assustadora -estátua mais
parecida com o modelo original , etc. Quando o escultor acabar (estipulado o
prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os
outros grupos. De vê revezar até todos terem feito todos os papéis. Registra-se
o resultado através de fotos, que serão expostas posteriormente. Realiza-se
após todas as apresentações uma bateria de perguntas e repostas acerca da obra
escolhida e seu estilo, o período da história que ela representa, a opinião de
cada um sobre o que foi aprendido,etc.
http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/29545.pdf
DINÂMICA ABRAÇANDO
AMIGOS
Formar
uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o
grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço
de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de
cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo". É
importante que o educador esteja atento para que todos participem. "Tudo
sobre mim"
Objetivos
dessa dinâmica para primeiro dia de aulas é conhecer o participante,
promover o autoconhecimento e conhecimento do outro além
de promover o relacionamento interpessoal e a autoconfiança.
Materiais: Uma
folha contendo o formulário abaixo:
a.
O que eu mais gosto de fazer?
b.
O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e.
Pretendo chegar a ser:
Procedimento: Cada
participante receberá uma folha contendo o "formulário". Os
participantes terão 15 minutos para responder. Depois dos 15 minutos cada um
se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dica: Promover
um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se
apresentar. Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reagem
as respostas de seus colegas.
http://selmamcarvalho.blogspot.com.br/2013/02/sugestao-de-dinamicas-para-o-professor.html
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
Este
texto é perfeito para trabalhar no primeiro dia de aula porque é um texto
motivacional e reflexivo. Nos faz pensar sobre a importância da amizade e o
querer bem ao outro, sabendo que é impossível alcançar o sucesso sozinho. No
final do texto tem uma sugestão de atividade.
Este
ano será um sucesso se...Este ano será um sucesso se...houver um sorriso de
otimismo, um sonho de beleza em seu coração e poesia nas pequenas coisas: na
simplicidade da flor, na inocência das crianças, no silêncio interior, na
amizade, no momento presente, na oportunidade de ser bom, ser amigo e
compreensivo; sensível ao sofrimento alheio, grato ao passado que lhe
proporcionou experiências para o futuro.Este ano será um sucesso se... você for
franco sem ferir, tiver fé em si, no próximo e em Deus e, acima de tudo,
expressar o que pensa do outro com uma palavra de carinho, de apoio, de
reconhecimento, de bondade e encorajamento. Este ano será um sucesso se... você
souber vencer a preguiça, o orgulho, a indiferença ao sofredor, a tentação da
riqueza, da intriga e da inveja, da intolerância ao ignorante, ao que tem
ideias diferentes das suas, ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.
Este ano
será um sucesso se... você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo, economizando bens
materiais, esbanjando amor e solidariedade, entendendo a criança e o idoso, o
adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.
Este
ano será um sucesso se... você der um “bom dia” de coração e enfrentar com
esportividade as desventuras, semear a paz e o amor, vibrar com a felicidade
alheia, com a beleza do sol acordando o dia, com a gota de orvalho na flor. Este
ano será um sucesso se...você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e, começar cada dia com Deus!Se você for sensível
a tudo isso, então este ano será um sucesso para você e para os que viverem ao
seu redor!
(autor
desconhecido)
Atividade Sobre o Texto:
Pense no
texto, no ano que começa e responda:
1) O
que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na
família e amigos seja um sucesso?
2) Para
você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?
3) Explique
o a segunda estrofe do texto com suas palavras. No texto diz que “este ano será
um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será
que o autor quis dizer com esta expressão?
4) Na
sua opinião, é possível vivenciar todas as atitudes descritas no texto, no dia
a dia? Justifique.
5) Procure
no dicionário o significado das seguintes palavras: intriga -
intolerância - mesquinhez – solidariedade . Agora escreva frases
com cada uma delas.
6) Escolha
um verso do texto e faça uma ilustração.
OBS:
O professor poderá adaptar a atividade de acordo com a série desejada. Bom
trabalh
Nenhum comentário:
Postar um comentário