Projeto Semeando Valores: Direitos Humanos
DIGNIDADE E RESPONSABILIDADE
Definição:
RESPONSABILIDADE
1.
Obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros
2
Caráter ou estado do que é responsável.2
DIGNIDADE
1.
Qualidade moral que infunde respeito; consciência do próprio valor; honra, autoridade, nobreza.
"sempre se mostrara homem de muita d."
2.
Qualidade do que é grande, nobre, elevado.
Os direitos humanos
Objetivos:
Conceituar as palavras dignidade e responsabilidade, relacionando-as aos Direitos Humanos e aos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Estudar e apresentar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Desenvolvimento:
1. Formar 5 grupos.
Entregar a cada grupo a cópia da Declaração Universal dos Direitos Humano (versão popular Frei Beto) em anexo.
2. Solicitando que leiam e discutam quatro artigos definidos previamente pelo facilitador.
3. Cada grupo deve elaborar um painel, apresentando os princípios que lhe couberam, dando um título.
4. Plenária – Discutir as questões:
· Os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos são respeitados nos contextos dos quais você faz parte?
· O que é possível fazer para esses princípios estejam garantidos?
· Que ações podemos desempenhar, visando os direitos expressos na Declaração?
Fechamento: o facilitador deve enfatizar a importância do conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Esta dinâmica permite o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos princípios contidos nela. Analisando esses princípios e discutir sobre o compromisso social do cidadão, associando à realidade que o cerca. Desta forma buscando desenvolver ações concretas que contribuam para a defesa dos direitos humanos. Relacionando-as interfaces da temática Cidadania com os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS
DIREITOS HUMANOS
Versão Popular de Frei Betto
DIREITOS HUMANOS
Versão Popular de Frei Betto
Divididos em cinco partes:
Grupo 1 Todos nascemos livres e somos iguais em dignidade e direitos.
Todos temos direitos à vida, à liberdade e à segurança pessoal e social.
Todos temos direito de resguardar a casa, a família e a honra.
Todos temos direito ao trabalho digno e bem remunerado.
Grupo 2 Todos temos direito ao descanso, ao lazer e às férias.
Todos temos à saúde e assistência médica e hospitalar.
Todos temos direito à instrução, à escola, à arte e à cultura.
Todos temos direito ao amparo social na infância e na velhice.
Grupo 3 Todos temos direito à organização popular, sindical e política.
Todos temos direito de eleger e ser eleito às funções de governo.
Todos temos direito à informação verdadeira e correta.
Todos temos direito de ir e vir, mudar de cidade, de Estado ou país.
Grupo 4 Todos temos direito de não sofrer nenhum tipo de discriminação.
Ninguém pode ser torturado ou linchado. Todos somos iguais perante a lei.
Ninguém pode ser arbitrariamente preso ou privado do direito de defesa.
Toda pessoa é inocente até que a justiça, baseada na lei, prove a contrário.
Grupo 5 Todos temos liberdade de pensar, de nos manifestar, de nos reunir e de crer.
Todos temos direito ao amor e aos frutos do amor.
Todos temos o dever de respeitar e proteger os direitos da comunidade.
Todos temos o dever de lutar pela conquista e ampliação destes direitos.
fonte: https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com
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