sábado, 26 de janeiro de 2019

Eficiência de um trabalho em equipe

Dinâmica 07: Eficiência de um trabalho em equipe
(A corrida de carros)
Objetivos:
a)Demonstrar rapidez num trabalho de equipe.
b)Desenvolver agilidade mental e capacidade de raciocínio.
c)Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Tamanho do grupo: Diversos subgrupos de cinco a sete membros cada um.
Tempo Exigido: Aproximadamente vinte minutos.
Material Utilizado: Uma cópia da Corrida de Carros, conforme se encontra no final do exercício; - Lápis ou caneta.
Ambiente Físico: Uma sala com carteiras para acomodar todos os membros participantes.
  • Processo:I. A tarefa de cada subgrupo consiste em resolver, na maior brevidade possível, o problema da Corrida de Carros, conforme explicação dada na folha, que será entregue a cada pessoa do grupo;
    II. A seguir, lê-se em voz alta, o conteúdo da folha, e formam-se os diversos subgrupos para início do exercício;
    III. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da Corrida de Carros, com a ajuda de toda a equipe;
    IV. Obedecendo às informações constantes da cópia da Corrida de Carros, a solução final deverá apresentar a ordem em que os carros estão dispostos com a respectiva cor, conforme chave anexa;
    V. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;
    VI. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe, na tarefa grupal;
    VII. O animador poderá formar o plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos, para comentários e depoimentos.
    A CORRIDA DE CARROS
  • Oito carros, de marcas e cores diferentes, estão alinhados, lado a lado, para uma corrida. Estabeleça a ordem em que os carros estão dispostos, baseando-se nas seguintes informações:
    1. Ferrari está entre os carros vermelhos e cinza
    2. O carro cinza está a esquerda do Lotus.
    3. McLaren é o segundo carro á esquerda do Ferrari e o primeiro á direita do carro azul.
    4. Tyrrell não tem carro á sua direita e está logo depois do carro preto.
    5. O carro preto esta entre o Tyrrell e o carro amarelo.
    6. Shadow não tem carro algum á esquerda: está á esquerda do carro verde.
    7. A direita do carro verde está o March.
    8. Lotus é o segundo carro á direita do carro creme e o segundo á esquerda do carro marrom.
    9. Lola é o segundo carro á esquerda do Isso.
    Corrida de Carros
    A Solução.
    1. Shadow, cor azul.
    2. McLaren, cor verde.
    3. March, cor vermelha.
    4. Ferrari, cor creme.
    5. Lola, cor cinza.
    6. Lotus, cor amarela.
    7. Iso, cor preta.
    8. Tyrrel, cor marrom.
    Dinâmica 08: Esclarecimento de Valores
    Objetivos:
    a) Demonstrar que o conceito de valores varia de acordo com as pessoas.
    b) Conscientizar os membros participantes sobre o problema de valores diferentes.
    Tamanho
    Do Grupo: Oito a dez pessoas, podendo fazer-se o exercício, com vários subgrupos, simultaneamente.
    Tempo
    Requerido: Vinte e cinco minutos, aproximadamente.
    Material
    Exigido: Papel em branco, lápis ou caneta.
    Redação de três frases.
    Ambiente
  • Físico: Uma sala suficientemente ampla, com cadeiras, para acomodar todos os membros participantes.Processo:
    I. O animador explica inicialmente o exercício, e a seguir distribui uma folha com frases para cada membro, para que possa escolher uma dentre as três que achar a mais importante. As três frases podem ser, por exemplo:
    . Ser generoso com as demais pessoas.
    . Ser seu próprio chefe.
    . Ter amigos compreensivos.
    II. Feita a escolha, formam-se subgrupos, juntando-se os membros de acordo com a escolha feita. Aqueles que escolheram, por exemplo, a primeira frase, como sendo a mais importante, irão discutir as razões desta importância. Assim, formam-se subgrupos semelhantes, para cada combinação de frase.
    III. Após uns dez minutos de discussão, forma-se o plenário, para expor a todos os participantes as razões da escolha de tal ou qual frase.
    1. No final, haverá um momento para depoimentos sobe a experiência vivida no exercício.
  • Outros Tipos de Frases
  • . Sair de mim mesmo para ajudar os demais.
    . Poder indicar aos outros o que fazer.
    . Livrar-se das normas e das leis.
    . Fazer o que for moralmente correto.
    . Preparar os demais para ajudar-me.
    Que a cada dia ,possamos crescer mais como pessoas e fazer felizes os que nos cercam!!

    Dinâmica 09 - Canudinhos
    A professora divide a turma em equipes e desenha no chão um círculo para cada equipe. No centro de cada círculo, coloca-se canudinhos de refrigerante de vários tamanhos.
    As equipes se posicionam em volta e ao iniciar da música andam. A única regra do jogo é não falar. Na primeira palma da professora, as crianças abaixam e começam a construir o que vier à cabeça. Na segunda palma, as crianças levantam e trocam de círculo - vão para o círculo do lado e andam observando o contruído nesse novo círculo. Na palma, abaixam e continuam construindo, na palma voltam ao cículo de origem e assim sucessivamente, até o término da música.
    * O mais importante da dinâmica é a aboradagem posterior. Exemplo:
    • A idéia inicial que vocês tiveram foi concluída?
    • Vocês estão felizes com o que estão vendo?
    • João, qual desses quadros você levaria para casa? Por quê?
    • Maria, as casas que você conhece são todas assim? Como são?
    • Teresa, as formas geométricas estão presentes nesses quadros? Quais?
    • Mateus, onde há mais a cor azul? Retire os canudos e conte-os para verificar.
    • Lucas, escolha um quadro e comece uma história.
    • Roberta, continue...
    E assim , a professora vai explorando, interligando as áreas de conhecimento até chegar no ou nos objetivos pretendidos.
    Exemplo: Produção de texto / Escrita das palavras nomeando os objetos que surgiram nas construções / Trabalhar evolução da moradia / Somar ou diminuir os canudos de um círculo e outro, etc.
    Obs.: Dinâmica oportuna para explorar "sentimentos e valores".
    • Professora dá a temática para as construões :
    1. Figura Humana
    2. Triângulo
    3. Uma palavra com D
    4. Uma equipe conta para outra equipe resolver
    5. Um símbolo para a PAZ, etc.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário