Dinâmica 07: Eficiência de um trabalho em equipe
(A corrida de carros)
(A corrida de carros)
Objetivos:
a)Demonstrar rapidez num trabalho de equipe.
b)Desenvolver agilidade mental e capacidade de raciocínio.
c)Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Tamanho do grupo: Diversos subgrupos de cinco a sete membros cada um.
Tempo Exigido: Aproximadamente vinte minutos.
Material Utilizado: Uma cópia da Corrida de Carros, conforme se encontra no final do exercício; - Lápis ou caneta.
Ambiente Físico: Uma sala com carteiras para acomodar todos os membros participantes.
II. A seguir, lê-se em voz alta, o conteúdo da folha, e formam-se os diversos subgrupos para início do exercício;
III. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da Corrida de Carros, com a ajuda de toda a equipe;
IV. Obedecendo às informações constantes da cópia da Corrida de Carros, a solução final deverá apresentar a ordem em que os carros estão dispostos com a respectiva cor, conforme chave anexa;
V. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;
VI. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe, na tarefa grupal;
VII. O animador poderá formar o plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos, para comentários e depoimentos.
A CORRIDA DE CARROS
Oito carros, de marcas e cores diferentes, estão alinhados, lado a lado, para uma corrida. Estabeleça a ordem em que os carros estão dispostos, baseando-se nas seguintes informações:
- O Ferrari está entre os carros vermelhos e cinza
- O carro cinza está a esquerda do Lotus.
- O McLaren é o segundo carro á esquerda do Ferrari e o primeiro á direita do carro azul.
- O Tyrrell não tem carro á sua direita e está logo depois do carro preto.
- O carro preto esta entre o Tyrrell e o carro amarelo.
- O Shadow não tem carro algum á esquerda: está á esquerda do carro verde.
- A direita do carro verde está o March.
- O Lotus é o segundo carro á direita do carro creme e o segundo á esquerda do carro marrom.
- O Lola é o segundo carro á esquerda do Isso.
Corrida de Carros
A Solução.
- O Shadow, cor azul.
- O McLaren, cor verde.
- O March, cor vermelha.
- O Ferrari, cor creme.
- O Lola, cor cinza.
- O Lotus, cor amarela.
- O Iso, cor preta.
- O Tyrrel, cor marrom.
Dinâmica 08: Esclarecimento de Valores
Objetivos:
a) Demonstrar que o conceito de valores varia de acordo com as pessoas.
b) Conscientizar os membros participantes sobre o problema de valores diferentes.
Tamanho
Do Grupo: Oito a dez pessoas, podendo fazer-se o exercício, com vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo
Requerido: Vinte e cinco minutos, aproximadamente.
Material
Exigido: Papel em branco, lápis ou caneta.
Redação de três frases.
Ambiente
I. O animador explica inicialmente o exercício, e a seguir distribui uma folha com frases para cada membro, para que possa escolher uma dentre as três que achar a mais importante. As três frases podem ser, por exemplo:
. Ser generoso com as demais pessoas.
. Ser seu próprio chefe.
. Ter amigos compreensivos.
II. Feita a escolha, formam-se subgrupos, juntando-se os membros de acordo com a escolha feita. Aqueles que escolheram, por exemplo, a primeira frase, como sendo a mais importante, irão discutir as razões desta importância. Assim, formam-se subgrupos semelhantes, para cada combinação de frase.
III. Após uns dez minutos de discussão, forma-se o plenário, para expor a todos os participantes as razões da escolha de tal ou qual frase.
- No final, haverá um momento para depoimentos sobe a experiência vivida no exercício.
. Sair de mim mesmo para ajudar os demais.
. Poder indicar aos outros o que fazer.
. Livrar-se das normas e das leis.
. Fazer o que for moralmente correto.
. Preparar os demais para ajudar-me.
Que a cada dia ,possamos crescer mais como pessoas e fazer felizes os que nos cercam!!
Dinâmica 09 - Canudinhos
A professora divide a turma em equipes e desenha no chão um círculo para cada equipe. No centro de cada círculo, coloca-se canudinhos de refrigerante de vários tamanhos.
As equipes se posicionam em volta e ao iniciar da música andam. A única regra do jogo é não falar. Na primeira palma da professora, as crianças abaixam e começam a construir o que vier à cabeça. Na segunda palma, as crianças levantam e trocam de círculo - vão para o círculo do lado e andam observando o contruído nesse novo círculo. Na palma, abaixam e continuam construindo, na palma voltam ao cículo de origem e assim sucessivamente, até o término da música.
* O mais importante da dinâmica é a aboradagem posterior. Exemplo:
- A idéia inicial que vocês tiveram foi concluída?
- Vocês estão felizes com o que estão vendo?
- João, qual desses quadros você levaria para casa? Por quê?
- Maria, as casas que você conhece são todas assim? Como são?
- Teresa, as formas geométricas estão presentes nesses quadros? Quais?
- Mateus, onde há mais a cor azul? Retire os canudos e conte-os para verificar.
- Lucas, escolha um quadro e comece uma história.
- Roberta, continue...
E assim , a professora vai explorando, interligando as áreas de conhecimento até chegar no ou nos objetivos pretendidos.
Exemplo: Produção de texto / Escrita das palavras nomeando os objetos que surgiram nas construções / Trabalhar evolução da moradia / Somar ou diminuir os canudos de um círculo e outro, etc.
Obs.: Dinâmica oportuna para explorar "sentimentos e valores".
- Professora dá a temática para as construões :
- Figura Humana
- Triângulo
- Uma palavra com D
- Uma equipe conta para outra equipe resolver
- Um símbolo para a PAZ, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário