Secretaria de Educação Cultura e Esportes
Praça
29 de Dezembro nº 57
Diretoria
de Ensino e Administração
Secretária de Educação : Maria
Rozivânia do Nascimento
Diretora de Ensino :
Valdinere Alves dos Santos
Cortês, Janeiro de 2.019
Secretaria de Educação Cultura e Esportes
Praça
29 de Dezembro nº 57
Diretoria
de Ensino e Administração
LEMBRETES
O que é Liderança ?
Liderança é uma
palavra de origem inglesa, Leader ou liderança (leadership). A liderança possui
um papel muito importante em qualquer organização. Liderar é
saber comandar pessoas, definindo a direção de uma equipe.
Gerando Motivação, inspirando e influenciando a mesma a
contribuir para o sucesso organizacional. Liderança envolve ter objetivos
claros, unidade, compromisso e habilidades para conseguir alcançar esses
objetivos.
É uma
interação interpessoal onde o líder influencia as atividades de um determinado
grupo, na realização de determinadas tarefas. Um bom líder é aquele que
demonstra positividade, confiabilidade e principalmente pro atividade. Possui a
capacidade de comunicar eficazmente a sua visão e persuadir pessoas a
dedicarem-se a certos objetivos e metas. Um líder em tempos de crise é capaz de
pensar e agir criativamente. Ser líder é diferente de ser gestor. Liderança não
pode ser ensinada, mas aprendida e melhorada. A capacidade de liderança exige
estar disposto a melhorar a cada dia e a fazer as coisas acontecerem,
influenciando positivamente outras pessoas e motivando-as a alcançarem os
resultados esperados.
TIPOS DE LIDER
Existem diferentes estilos de liderança. Assim como
vantagens e desvantagens em cada uma delas. Cada estilo se adapta aos objetivos
de uma organização. Os três tipos de liderança mais comuns entre líderes e suas
equipes são:
·
Liderança Democrática : Também chamada de liderança participativa. Na liderança
democrática o líder valoriza a contribuição dos membros de sua equipe. É um
tipo de liderança que contribui com a autoestima dos funcionários, pois esses
fazem parte do processo de tomada de decisões.
·
Liderança Autocrática : Liderança autocrática, também chamada de liderança
autoritária ou diretiva é aquela em que o líder toma as decisões sozinho. Ninguém costuma contestar a decisões
de um líder autocrático. Cuba e Coreia do Norte possuem esse tipo de liderança.
Em empresas que adotam esse tipo de liderança, os líderes tomam as decisões
individualmente sem a participação de seus subordinados.
·
Liderança Liberal: A liderança liberal ou liderança laissez faire ( termo
oriundo do francês) que significa “deixai fazer”, é um tipo de liderança como o
próprio nome sugere, onde o líder dá total liberdade a sua equipe. Ele não se
impõe aos seus subordinados supondo que estes não necessitam de supervisão. Há
apenas uma pequena participação do líder. No entanto, é preciso tomar cuidado com
esse tipo de liderança, pois nem todos os membros da equipe possuem as mesmas
características. E alguns podem necessitar de uma supervisão ou liderança
mais forte para poderem desempenhar suas funções.
·
Liderança nas Organizações : As organizações precisam
diferenciar líderes de chefes ou gerentes. Há certa confusão em
relação a isso. Enquanto chefes e gerentes costumam ser autoritários e exigirem
obediência de seus subordinados, os líderes já utilizam sua capacidade de
liderança de maneira que seus subordinados o respeitem e trabalhem em prol da
empresa de maneira satisfatória. As organizações que possuem bons líderes
conseguem muito mais facilmente atingir suas metas e objetivos. Uma das
características de um líder é a sua capacidade de conquistar sua equipe de
forma que todos participem, colaborem e deem o melhor de si para trazer sucesso
para a organização. Uma gestão de qualidade depende de bons líderes, pois ele
será o espelho dos outros membros da organização. Suas habilidades devem
envolver respeito, simpatia, sinergia com sua equipe, competência profissional
e capacidade em envolver seus funcionários no processo de desenvolvimento da
empresa.
Fonte: https://www.significadosbr.com.br/lideranca
A ESCOLA COMO
ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE VALORES E SABERES
Caros Gestores e
Coordenadores
Chegou o início de um novo ano e este pode
ser um bom momento para a equipe avaliar as práticas escolares e redefinir o
que vai manter ou modificar. Para isso é importante avaliar as ações que a
equipe executou em 2018 e planejar as atividades futuras. Para isso, algumas
ações se faz necessário para a realização de um trabalho com eficácia. Segue
algumas sugestões imprescindíveis:
1. Elaborar
o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político
Pedagógico escolar; Não esquecer de
atualizar o Painel de Gestão;
2. Enviar
relatórios das atividades realizadas nas escolas a cada trimestre.
3. Vivenciar
na escola as datas comemorativas de acordo com o calendário anual. (Implementando os temas transversais Programa PSE etc );
4. Apresentar
no início do ano a estatística dos resultados de aprovação e reprovação dos
estudantes: visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
5. Apresentar
o resultado do IDEB 2017 para tomada de decisões e planejamento para o IDEB
2019
6. Cantar
os hinos cívicos toda semana nas salas de aula despertando o sentimento de
patriotismo nos estudantes
7. Investir
em leitura uma escola que desenvolve o gosto pela leitura nos seus estudantes é
uma escola de sucesso.
8. Vivenciar
valorizando o aniversário da Escola com atividades culturais etc.
9. Trabalhar
em parceria gestor e coordenador, contribuindo para uma administração
eficiente;
10. Zelar
pelo cumprimento do calendário escolar;
11. Pesquisar
e acompanhar as causas da evasão, repetência e o rendimento escolar dos alunos;
12. Motivar
e auxiliar os professores a fazerem o uso de diversas técnicas lúdicas como:
música, danças, poesias, coreografias, dramatizações, etc;
13. Propiciar
momentos na qual a família possa ser participante ativa no processo ensino
aprendizagem;
14. Elaborar
gincanas educativas, visando à leitura, conhecimentos gerais e matemáticos;
15. Acompanhar
os casos de dificuldades de aprendizagem, procurando encaminhar junto à família
ou órgão competente;
16. Dar
atenção individual e coletiva a todos envolvidos no Processo Ensino -
Aprendizagem;
17. Propiciar
o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e
aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo Ensino - Aprendizagem
(multidisciplinares);
18. Incentivar
os docentes em trabalhos de equipe, incrementando um trabalho coletivo,
coerente e articulado com a proposta pedagógica da escola.
19. Elaborar,
coordenar ,incentivar e valorizar
os Projetos Didáticos
20. Dar
suporte pedagógico ao professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias
de ensino, favorecendo a aprendizagem significativa.
21. Estimular,
acompanhar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, junto com
os demais segmentos da escola;
22. Coordenar
as atividades Pedagógicas; participar de reuniões, capacitações e programas de
formação continuada;
23. Disponibilizar
informações e apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular;
24. Desenvolver
o Processo de Avaliação de desempenho como instrumento de acompanhamento do
trabalho desenvolvido, visando o aprendizado do aluno.
25. Registrar
os avanços da aprendizagem do aluno;
26. Manter-se
atualizado quanto às novas metodologias
educacionais;
27. Trabalhar
o Currículo voltado para a
realidade do aluno;
28. Elaborar apostilas de sugestões de atividades de
acordo com as áreas de ensino.
29. Redirecionar
as aulas-atividades do professor trabalhando em conjunto trocando experiências;
30. Orientar Conselhos
de classe trazendo como
foco o aluno que
está apresentando
dificuldades ou problemas que
prejudicam a sua aprendizagem;
31. Definir o
perfil de saída
a ser alcançado pelos alunos
de cada série de
ensino.
32. Monitorar
o planejamento e registro de
aulas , apresentado por cada
docente respectivamente;
33. Reunir
(mensalmente ou quinzenalmente) professores para discutir medidas para melhorar
o desempenho dos alunos;
34. Estimular
atividades que viabilizem a prática da leitura e pesquisas, apresentando
projetos ao ar livre;
35. Utilizar
os erros nas avaliações gerais para replanejar novos métodos
de ensino-aprendizagem;
36. Premiar
com medalhas e certificados alunos e professores destaque no final
do ano letivo
em consonância com a secretaria de educação ;
37. Destacar a importância da
realização de reuniões de pais e
mestres ;
38. Promover
atividades (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os
pais. Atendimento aos pais de forma individualizada;
39. Estabelecer
parceria com os responsáveis a fim de obter melhores resultados com relação ao
comportamento e ao rendimento escolar;
40. Acompanhar
o rendimento dos alunos para o replanejamento de ações de intervenção;
41. Analisar
os registros avaliativos para discutir os resultados das avaliações;
42. Pautar
os momentos de planejamento nos resultados da avaliação;
43. Realizar
estudos relacionados a práticas avaliativas
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