segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O que é Liderança ?


Secretaria  de Educação Cultura  e Esportes
Praça 29 de Dezembro nº 57
Diretoria de Ensino e Administração




   Secretária de Educação : Maria Rozivânia do Nascimento
Diretora de Ensino  : Valdinere Alves dos Santos

Cortês, Janeiro de 2.019


Secretaria  de Educação Cultura  e Esportes
Praça 29 de Dezembro nº 57
Diretoria de Ensino e Administração

                                                         LEMBRETES

O que é Liderança ?
         Liderança é uma palavra de origem inglesa, Leader ou liderança (leadership). A liderança possui um papel muito importante em qualquer organização. Liderar é saber comandar pessoas, definindo a direção de uma equipe. Gerando  Motivação, inspirando e influenciando a mesma a contribuir para o sucesso organizacional. Liderança envolve ter objetivos claros, unidade, compromisso e habilidades para conseguir alcançar esses objetivos.
É uma interação interpessoal onde o líder influencia as atividades de um determinado grupo, na realização de determinadas tarefas. Um bom líder é aquele que demonstra positividade, confiabilidade e principalmente pro atividade. Possui a capacidade de comunicar eficazmente a sua visão e persuadir pessoas a dedicarem-se a certos objetivos e metas. Um líder em tempos de crise é capaz de pensar e agir criativamente. Ser líder é diferente de ser gestor. Liderança não pode ser ensinada, mas aprendida e melhorada. A capacidade de liderança exige estar disposto a melhorar a cada dia e a fazer as coisas acontecerem, influenciando positivamente outras pessoas e motivando-as a alcançarem os resultados esperados.
TIPOS  DE LIDER
Existem diferentes estilos de liderança. Assim como vantagens e desvantagens em cada uma delas. Cada estilo se adapta aos objetivos de uma organização. Os três tipos de liderança mais comuns entre líderes e suas equipes são:
·         Liderança Democrática : Também chamada de liderança participativa. Na liderança democrática o líder valoriza a contribuição dos membros de sua equipe. É um tipo de liderança que contribui com a autoestima dos funcionários, pois esses fazem parte do processo de tomada de decisões.

·         Liderança Autocrática : Liderança autocrática, também chamada de liderança autoritária ou diretiva é aquela em que o líder toma as decisões  sozinho. Ninguém costuma contestar a decisões de um líder autocrático. Cuba e Coreia do Norte possuem esse tipo de liderança. Em empresas que adotam esse tipo de liderança, os líderes tomam as decisões individualmente sem a participação de seus subordinados.

·         Liderança Liberal: A liderança liberal  ou liderança laissez faire ( termo oriundo do francês) que significa “deixai fazer”, é um tipo de liderança como o próprio nome sugere, onde o líder dá total liberdade a sua equipe. Ele não se impõe aos seus subordinados supondo que estes não necessitam de supervisão. Há apenas uma pequena participação do líder. No entanto, é preciso tomar cuidado com esse tipo de liderança, pois nem todos os membros da equipe possuem as mesmas características. E alguns podem necessitar de uma supervisão ou liderança  mais forte para poderem desempenhar suas funções.

·         Liderança nas Organizações : As organizações precisam  diferenciar  líderes  de chefes ou gerentes. Há certa confusão em relação a isso. Enquanto chefes e gerentes costumam ser autoritários e exigirem obediência de seus subordinados, os líderes já utilizam sua capacidade de liderança de maneira que seus subordinados o respeitem e trabalhem em prol da empresa de maneira satisfatória. As organizações que possuem bons líderes conseguem muito mais facilmente atingir suas metas e objetivos. Uma das características de um líder é a sua capacidade de conquistar sua equipe de forma que todos participem, colaborem e deem o melhor de si para trazer sucesso para a organização. Uma gestão de qualidade depende de bons líderes, pois ele será o espelho dos outros membros da organização. Suas habilidades devem envolver respeito, simpatia, sinergia com sua equipe, competência profissional e capacidade em envolver seus funcionários no processo de desenvolvimento da empresa.

Fonte: https://www.significadosbr.com.br/lideranca

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE VALORES E SABERES

 Caros Gestores e Coordenadores

         Chegou o início de um novo ano e este pode ser um bom momento para a equipe avaliar as práticas escolares e redefinir o que vai manter ou modificar. Para isso é importante avaliar as ações que a equipe executou em 2018 e planejar as atividades futuras. Para isso, algumas ações se faz necessário para a realização de um trabalho com eficácia. Segue algumas sugestões imprescindíveis:

1.      Elaborar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico escolar;  Não esquecer  de  atualizar o Painel  de Gestão;
2.      Enviar relatórios das atividades realizadas nas escolas a cada trimestre.
3.      Vivenciar na escola as datas comemorativas de acordo com o calendário anual. (Implementando  os temas transversais  Programa PSE etc );
4.      Apresentar no início do ano a estatística dos resultados de aprovação e reprovação dos estudantes: visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
5.      Apresentar o resultado do IDEB 2017 para tomada de decisões e planejamento para o IDEB 2019
6.      Cantar os hinos cívicos toda semana nas salas de aula despertando o sentimento de patriotismo nos estudantes
7.      Investir em leitura uma escola que desenvolve o gosto pela leitura nos seus estudantes é uma escola de sucesso.
8.      Vivenciar valorizando o aniversário da Escola com atividades culturais etc.
9.      Trabalhar em parceria gestor e coordenador, contribuindo para uma administração eficiente;
10.  Zelar pelo cumprimento do calendário escolar;
11.  Pesquisar e acompanhar as causas da evasão, repetência e o rendimento escolar dos alunos;
12.  Motivar e auxiliar os professores a fazerem o uso de diversas técnicas lúdicas como: música, danças, poesias, coreografias, dramatizações, etc;
13.  Propiciar momentos na qual a família possa ser participante ativa no processo ensino aprendizagem;
14.  Elaborar gincanas educativas, visando à leitura, conhecimentos gerais e matemáticos;
15.  Acompanhar os casos de dificuldades de aprendizagem, procurando encaminhar junto à família ou órgão competente;
16.  Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no Processo Ensino - Aprendizagem;
17.  Propiciar o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo Ensino - Aprendizagem (multidisciplinares);
18.  Incentivar os docentes em trabalhos de equipe, incrementando um trabalho coletivo, coerente e articulado com a proposta pedagógica da escola.
19.  Elaborar, coordenar  ,incentivar  e valorizar  os  Projetos Didáticos
20.  Dar suporte pedagógico ao professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias de ensino, favorecendo  a  aprendizagem significativa.
21.  Estimular, acompanhar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, junto com os demais segmentos da escola;
22.  Coordenar as atividades Pedagógicas; participar de reuniões, capacitações e programas de formação continuada;
23.  Disponibilizar informações e apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular;
24.  Desenvolver o Processo de Avaliação de desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido, visando o aprendizado do aluno.
25.  Registrar os avanços da aprendizagem do aluno;
26.  Manter-se atualizado quanto às novas  metodologias educacionais;
27.  Trabalhar o  Currículo voltado para a realidade   do aluno;
28.  Elaborar  apostilas de sugestões  de  atividades de  acordo com as áreas  de ensino.
29.  Redirecionar as aulas-atividades do professor trabalhando em conjunto trocando experiências;
30.  Orientar  Conselhos  de  classe trazendo  como  foco o  aluno  que  está apresentando  dificuldades  ou problemas que prejudicam a sua  aprendizagem;
31.  Definir  o  perfil  de  saída  a ser  alcançado pelos   alunos  de cada  série  de  ensino.
32.  Monitorar o planejamento  e registro   de  aulas ,  apresentado  por  cada   docente respectivamente;
33.  Reunir (mensalmente ou quinzenalmente) professores para discutir medidas para melhorar o  desempenho dos  alunos;
34.  Estimular atividades que viabilizem a prática da leitura e pesquisas, apresentando projetos ao  ar livre;
35.  Utilizar os erros nas avaliações gerais para replanejar  novos  métodos   de ensino-aprendizagem;
36.  Premiar com  medalhas  e certificados  alunos e professores destaque  no final  do  ano  letivo  em consonância com a secretaria de educação ;
37.  Destacar  a importância   da   realização  de   reuniões de pais   e  mestres  ;
38.  Promover atividades (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais. Atendimento aos pais de forma individualizada;
39.  Estabelecer parceria com os responsáveis a fim de obter melhores resultados com relação ao comportamento e ao rendimento escolar;
40.  Acompanhar o rendimento dos alunos para o replanejamento de ações de intervenção;
41.  Analisar os registros avaliativos para discutir os resultados das avaliações;
42.  Pautar os momentos de planejamento nos resultados da avaliação;
43.  Realizar estudos relacionados a práticas avaliativas


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