Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de
Dezembro nº 57
Departamento de Ensino
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Secretária de Educação : Maria
Rosivânia Nascimento
Diretora de
Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Cortês , 2019
COMO AVANÇAR NO IDEB DE CORTÊS
APRESENTAÇÃO
:
Diante da problemática
relacionada ao processo ensino aprendizagem, as Escolas de Cortês enfrentam
grandes desafios. Nos últimos anos os índices de alunos que chegam ao terceiro
ano sem estar alfabetizados completamente tem crescido muito, temos nas escolas alunos que
chegam ao terceiro ano que não sabem ler, temos ainda aqueles que sabem ler e
pouco escrevem, entre outras dificuldades como a produção, interpretação e
raciocínio lógico. Tais dificuldades são fatores que preocupa a secretaria de
educação no qual reflete futuramente no IDEB.
Sabemos
que se não trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos
alcançar as metas projetadas para o IDEB e consequentemente um ensino de
qualidade, de acordo com o sistema de ensino. Foi pensando nestes problemas que
a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação propõe desenvolver
atividades que venha promover o raciocínio lógico e ações voltadas para o
aprendizado do aluno, como o acompanhamento mensal através de fichas de
leitura, produção textual, desenvolvendo e aplicando simulados ,projetos de
leitura, interpretação de textos e encaminhamento para reforço bem como,
trabalhar os gêneros textuais mensalmente.
JUSTIFICATIVA:
Levando
em consideração a análise do baixo nível do IDEB, a defasagem idade/série e o
nível de aprendizagem dos alunos é que este plano de ação da coordenação
pedagógica tem como proposta desenvolver um trabalho de acompanhamento
pedagógico visando ações que venha
maximizar os resultados do IDEB 2.019
.A
Diretoria De Produção Pedagógica, tem por finalidade promover o desenvolvimento
e a qualificação do ensino - aprendizagem da rede municipal; tendo portanto que
fazer intervenção no padrão de ensino e no processo de aprendizagem
,estabelecendo um sistema de acompanhamento contínuo da trajetórias escolar do
educando, cujos resultados permitam-nos avaliar a qualidade de ensino que está
sendo oferecida pelas instituições
municipais e através disso, propor e sistematizar estratégias pedagógicas
que viabilizem êxito escolar nas diversas modalidades que o município trabalha,
enquanto secretaria, precisamos desenvolver um trabalho com mais eficácia.
Mesmo diante do que já conseguimos, precisamos projetar e executar novas metas a serem cumpridas.
Diante
dos resultados que alcançamos no IDEB , mesmo obtendo a
nota 4,7 em 2015 , onde se repetiu em
2017, temos que
alcançar uma nota
maior, e para isso , precisamos
vivenciar um plano de Formação Continuada trabalhando os descritores do SAEPE
e SAEB BRASIL
No entanto para que possamos alcançar bons resultados , temos que apoiar
os nossos professores realizando formações buscando o aperfeiçoamento tanto do corpo docente como
discente. E para isso, precisamos de Coordenadores pedagógicos atuantes como
também, do apoio da secretaria de educação
e de toda equipe gestora municipal.
OBJETIVO GERAL :
Garantir
a execução de todas as ações previstas de maneira que venha desenvolver no
aluno o conhecimento de suas capacidades afetivas, físicas e cognitivas para
agir com perseverança na busca de conhecimento .
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
·
Promover
atividades (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os
pais. Atendimento aos pais de forma individualizada;
·
Estabelecer
parceria com os responsáveis a fim de obter melhores resultados com relação ao
comportamento e ao rendimento escolar;
·
Fazer
análise dos registros avaliativos;
·
Discutir
os resultados das avaliações;
·
Pautar
os momentos de planejamento nos resultados da avaliação;
· Realizar
estudos relacionados a práticas avaliativas; principalmente na elaboração das
avaliações.
· Refletir
sobre a importância do planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das
capacidades pertinentes à avaliação da Prova Brasil;
·
Acompanhar
com o professor o planejamento anual;
· Realizar
formação continuada mensalmente para trabalhar os descritores de Língua
Portuguesa e Matemática explorando SAEPE e SAEB;
· Inserir
no Plano de curso os eixos temáticos das Matrizes de Habilidades do SAEPE e SAE|B;
· Realizar
simulados na rede de acordo com os descritores do SAEPE e SAEB ;
· Utilizar
as aulas atividades para buscar soluções para os problemas identificados em
sala de aula;
·
Definir
e aplicar as habilidades para o período de sondagem no início do ano letivo;
·
Orientar
o professor na elaboração do planejamento diário;
·
Sensibilizar
os pais quanto ao seu compromisso na aprendizagem de seu filho;
·
Realizar
eventos que proporciona a visita da família na escola;
·
Realizar
encontros de formação continuada para a troca de experiências;
·
Acompanhar
o desenvolvimento da formação continuada na sala de aula;
·
Acompanhar
as turmas com visitas;
·
Estudo
e adequação do PPP de acordo com as mudanças as leis educacionais.
METODOLOGIA :
O
acompanhamento das turmas acontecerá na própria escola nos turnos matutinos e
vespertinos, onde cada coordenadora se responsabilizará pelo acompanhamento. O
acompanhamento da aprendizagem seguirá as ações previstas de acordo com as
fichas de leitura, escrita e matemática. Além dessas ações a coordenação estará
realizando a intervenção pedagógica de encaminhamento de alunos a articuladora,
ao professor regente para reforço e convocando os pais quando necessário e em
reuniões bimestrais. Além do trabalho intensificado nas respectivas escolas os
encontros serão marcados e coordenador
pela diretoria de ensino .Os encontros pedagógicos as escolas deverão
estar munidas de materiais
essenciais para a aplicação
dessas atividades .Para trabalhar
as turmas de 9º ano precisa-se de um formador de Língua Portuguesa e um
de Matemática .
DETALHAMENTO DAS
AÇÕES
·
Orientar com leitura, adequação e discussão do planejamento anual;
·
Reunir com professores no início do ano letivo para definir habilidades
para o período de sondagem;
·
Reunir por fases e planejar o período de sondagem;
·
Levantar o número de alunos com defasagem de aprendizagem e encaminhar
para o reforço com o professor regente;
·
Convocar pais de alunos do 1 º ao 5º
e 6º ao 9º ano para comunicar as dificuldades;
·
Viabilizar o cumprimento de reuniões bimestrais;
·
Anexar ao plano de ações as ações do PDE;
·
Executar junto com professor cronograma dos projetos.
·
Levantar com cada professor subsídios para execução dos projetos;
· Definir e executar o cronograma de ação de acordo com o projeto de
formação continuada;
·
Divulgar e analisar resultados da aprendizagem junto com professor;
·
Construir cronograma de visitas de leitura e escrita;
·
Realizar encontros para estudar e
adequar a mudanças e normas educacionais;
·
Elaborar fichas com questionário para a avaliação.
CRONOGRAMA
DAS AÇÕES
Fev.
Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Agos. Set. Out. Nov. Dez
AVALIAÇÃO
O
instrumento de avaliação contemplará todas as ações definidas no plano de ação.
Os resultados das análises dos instrumentos servirão como fonte para o
replanejamento do próximo ano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AUTORIA: Departamento
de Ensino: Valdinere Alves dos santos :Secretaria Municipal de Educação
Cultura e Desporto- (SEMED)
BRASIL.
Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio
Teixeira; Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências. Matrizes
Curriculares de Referência para o SAEB. (1997). Brasília: MEC/Inep/Daeb,
2000.
BRASIL. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Qualidade da educação: uma nova
leitura do desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental,
Brasília: Inep, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua
portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SUGESTÃO DE
ROTEIRO DE GÊNEROS TEXTUAIS
OBJETIVO
GERAL :
·
Propiciar o desenvolvimento das
habilidades linguísticas e da competência comunicativa e discursiva do aluno
para que o mesmo possa conhecer, produzir e utilizar de forma eficiente
diversos gêneros textuais em situações sócio comunicativas dentro ou fora da
comunidade escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
·
Conhecer e identificar os gêneros
textuais a partir das características de cada um.
·
Desenvolver e aprimorar técnicas de
leitura e interpretação dos elementos explícitos e implícitos em textos verbais
e não-verbais.
·
Classificar os textos de acordo com sua
finalidade. Desenvolver habilidades linguísticas adequadas necessárias à
efetivação do processo comunicativo em diferentes situações do seu cotidiano.
METODOLOGIA
·
Aulas expositivas sobre gêneros: a
finalidade, características e classificações de cada um. Apresentação de
cartazes com exemplos de diversos gêneros.
·
Apresentação de textos-exemplos e livros
para melhor compreensão do que será estudado e produzido.Aulas explicativas e
práticas
RECURSOS
·
Livros, revistas, jornais, cartazes,
músicas, vídeos e internet.
MÊS
|
TIPO DE TEXTO
|
Fevereiro
|
bilhetes,
convites , cartas
|
Março
|
Poemas e
poesias
|
Abril
|
Biografia ,
literatura Infanto Juvenil
|
Maio
|
Fábulas ,
Contos de fada
|
Junho
|
Textos
informativos
|
Julho
|
Cartum e
Charges
|
Agosto
|
Lendas ,
adivinhações, provérbios, quadrinhas etc.
|
Setembro
|
Receitas,
lista etc.
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Outubro
|
Paródia e
Cordel
|
Novembro
|
Propagandas,
anúncios , classificados ,etc.
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