Segundo Luckesi, a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre seu trabalho. Os resultados de aprendizagem medidos na avaliação podem indicar quais os objetivos foram alcançados e quais os pontos que precisam de mais atenção. Através dos instrumentos da avaliação como provas, exercícios, tarefas e observações, etc., permite ao professor uma tomada de decisão para o que deve ser feita em seguida.
Avaliação escolar é definida como um componente do processo de ensino que visa através da
verificação e qualificação dos resultados obtidos relacionando-os esses resultados como os objetivos propostos no planejamento das ações desenvolvidas durante todo processo. Desse modo orientando a tomada de decisões em relação as propostas de atividades seguintes.
Nos diversos momentos do processo de ensino, são tarefas de avaliação:
Verificação: coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos através de provas, execícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, entrevistas e etc.
Qualificação: comprovação dos resultados em relação objetivos e, conforme o caso atribuição de notas e conceitos.
Apreciação qualitativa: avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenho esperado.
Avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.
A função pedagógica-didática se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar. Cumprindo sua função didática avaliação contribui para assimilação e fixação, pois a correção dos erros possibilita o aprimoramento e o aprofundamento dos conhecimentos e habilidades, consolidação dos conhecimentos adquiridos.
A função diagnóstica permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e atuação do professor que por sua vez determinará mudanças no processo educativo. A avaliação diagnóstica deve ser feito no início no meio e no final de cada unidade didática.
A função de controle se refere aos meios e as frequências das verificações da qualificação dos resultados escolares as quais o professor no decorrer das aulas, através de uma variedades de atividades irá observar como alunos estão conduzindo a assimilação dos conhecimentos e habilidades.
Fonte: Libâneo, José Carlos. Didática – São Paulo: Cortez, 1994 – (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor)
Avaliação escolar
A avaliação da aprendizagem em educação é uma fase do processo didático que tem por finalidade determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo alcançados pelos alunos.
A avaliação é extremamente importante para o sistema escolar, professor, pais e alunos. Ela tem por finalidade diagnosticar, prognóstico e de motivação quanto ao rendimento escolar.
A avaliação pode ser:
Diagnóstica localiza a presença ou ausência de habilidades prévias, determina o nível de domínio anterior do aluno.
Formativa informa o alcance e domínio dos objetivos e leva a revisão dos objetivos não dominados. Ocorre várias vezes durante o ensino.
Somativa avalia o produto da aprendizagem. É aplicada no final da unidade, semestre ou ano de trabalho.
como planejar uma avaliação
1- Determinar a finalidade da prova:
Medir rendimento ou aprendizagem?
Verificar deficiência da aprendizagem?
2- Determinar os tópicos a serem medidos
Que conteúdos abrangera a prova?
Que tópicos desses conteúdos são mais importantes?
3- Determinar os objetivos a serem medidos
Que tipos de conhecimentos os alunos devem evidenciar?
4- Determinar que tipos de questões serão usadas
Que tipos de questões usar?
De reconhecimento ou evocação?
Abertas ou fechadas?
Formular as questões da prova tendo em vista o tipo de questão, seu conteúdo, seu objetivo, seu valor.
Referência:
Maria Radespiel, Diário do Professor passo a passo Ensino Fundamental
A avaliação é extremamente importante para o sistema escolar, professor, pais e alunos. Ela tem por finalidade diagnosticar, prognóstico e de motivação quanto ao rendimento escolar.
A avaliação pode ser:
Diagnóstica localiza a presença ou ausência de habilidades prévias, determina o nível de domínio anterior do aluno.
Formativa informa o alcance e domínio dos objetivos e leva a revisão dos objetivos não dominados. Ocorre várias vezes durante o ensino.
Somativa avalia o produto da aprendizagem. É aplicada no final da unidade, semestre ou ano de trabalho.
como planejar uma avaliação
1- Determinar a finalidade da prova:
Medir rendimento ou aprendizagem?
Verificar deficiência da aprendizagem?
2- Determinar os tópicos a serem medidos
Que conteúdos abrangera a prova?
Que tópicos desses conteúdos são mais importantes?
3- Determinar os objetivos a serem medidos
Que tipos de conhecimentos os alunos devem evidenciar?
4- Determinar que tipos de questões serão usadas
Que tipos de questões usar?
De reconhecimento ou evocação?
Abertas ou fechadas?
Formular as questões da prova tendo em vista o tipo de questão, seu conteúdo, seu objetivo, seu valor.
Referência:
Maria Radespiel, Diário do Professor passo a passo Ensino Fundamental
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