Projeto “Alimentação Saudável!”
Cronograma: Um mês
Justificativa:
Faz-se necessário a implantação do projeto alimentação saudável, pois as crianças de hoje, estão a cada dia mais, se alimentação de produtos industrializados que fazem mal a saúde e recusando alimentos saudáveis, importante para o bom funcionamento do organismo. É importante que compreendam o papel de uma alimentação equilibrada, os valores nutritivos dos alimentos e suas propriedades benéficas no sentido de prevenir doenças. Além de se conscientizarem que a fome é problema sério. As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo.
Objetivos:
• Incentivar aos bons hábitos alimentares;
• Identificar as preferências alimentares dos alunos;
• Conhecer as vitaminas de cada alimento estudado;
• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
• Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
• Identificar cores, texturas, aromas e os diferentes sabores dos alimentos.
• Compreender os benefícios dos alimentos para nossa saúde;
• Identificar as partes de um vegetal;
• Entender como as plantas se alimentam;
• Identificar os sentidos;
• Conscientizar sobre a importância de uma alimentação equilibrada;
• Identificar alimentos não-saudáveis;
• Conscientizar para o problema da fome no mundo;
Desenvolvimento:
1ª semana: Alimentos de que gostamos/ alimentos saudáveis/alimentos não-saudáveis/ higiene com os alimentos/Vegetais
* Cartaz: Alimentos que gostamos- Pedir que os alunos tragam para escola gravuras de alimentos que eles mais gostam. Em uma roda de conversa, vamos discutir sobre a imagem que cada um trouxe. Se eles acham que o alimento é saudável ou não e porquê.
* Atividades no caderno e em folha:
- Classificar os alimentos em naturais e industrializados.
- higiene dos alimentos
*Atividades do livro: Os seres vivos
- Conhecendo as partes das plantas.
- Como nascem os vegetais.
2ª semana: Hortaliças/ Legumes /Frutas/ Órgãos do sentido
* Trabalhar com os sentidos - Paladar: sabores dos alimentos/Olfato: aroma dos alimentos/ Tato: textura dos alimentos/ Visão: cores dos alimentos/ Audição: nome dos alimentos.
* Caixa dos sentidos: Colocar em uma caixa algumas frutas e legumes, vendar os olhos dos alunos e através do olfato, tato ou paladar deverão adivinhar que alimento pegou. Poderá ser colocado um pedaço de uma fruta na boca da criança e dar outra fruta diferente para ela cheirar e adivinhar qual fruta esta comendo. Esta atividade permite entender como os nossos sentidos se completam.
* Atividades no caderno: Nutrientes de algumas frutas, legumes e hortaliças.
* Atividades do livro:
- Como se espalham as sementes
- Como as plantas se alimentam.
3ª semana: Derivados do leite/ Cereais e massas
* Fazer iogurte caseiro com os alunos
* Atividades no caderno
* Atividades do livro:
- A alimentação
4ª semana: Conscientização alimentar/Crianças que passam fome
* Roda de conversa: Discutir sobre as crianças que passam fome e crianças que recusam comida. Quais são alimentos que devemos comer com freqüência e porque. Quais alimentos devemos evitar.
* Atividades do livro:
A importância dos vegetais na vida humana.
* Teatro das Frutas- Apresentação do teatro pelas professoras na quinta-feira dia 26/03.
* Criança também faz arte! Dia 25/03 a partir das 15h00min
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.
Culminância: Feirinha
Montaremos no pátio barraquinhas imitando uma feira e os alunos do Ensino Fundamental serão os feirantes que explicarão aos alunos da Educação Infantil as propriedades das frutas e legumes que estarão expostos nas barraquinhas. Ao final da explicação os alunos “compram” estes alimentos para fazerem uma deliciosa sopa de legumes e uma salada de frutas coletivamente. Todos estarão usando um chapeuzinho de cozinheiro e um aventalzinho com o tema do projeto.
Recursos utilizados:
Revistas, tinta, folhas xerocadas com atividades, livros, cola, tesoura, caixa, pincel, giz de cera, lápis de cor, papéis coloridos, leite, iogurte, frutas, legumes, faquinha de plástico, TNT e barraquinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário