BRASIL DE TODAS AS CORES
JUSTIFICATIVA
Muitas vezes, desenvolvemos na
escola atividades superficiais acerca da História e Cultura Afro-Brasileira,
Africana e Indígena. A partir de 2003, a Lei 10.639/2003 torna obrigatório o
ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as
disciplinas e, a partir de 2008, a Lei 11645/08 – inclui, além destas, a
História e Cultura Indígena. Sendo assim, o projeto aqui sugerido e
elaborado, tem como objetivo, além de promover a integração entre diferentes
disciplinas, despertar o educando para as diferenças étnicas existentes no
Brasil. O que nos leva à execução de tal projeto, não é apenas a
obrigatoriedade das referidas Leis, mas o desejo de promover a valorização de
todas as etnias no contexto escolar e em nossa comunidade.
OBJETIVOS Introduzir a história do negro e do índio no Brasil, fazendo com que os alunos valorizem a cultura e os costumes trazidos da África e incorporados à cultura brasileira, bem como os costumes dos indígenas brasileiros. Despertar nos alunos a atenção para a diversidade da raça humana. Desenvolver a percepção do aluno para o Brasil feito de "várias cores".
Tornar os educandos cidadãos capazes de garantir a
igualdade de direitos entre as etnias, ampliando, assim, o senso crítico em
relação aos problemas enfrentados pelos afro-brasileiros, africanos e
indígenas.
Construir a auto-estima dos afro-brasileiros e dos
indígenas por meio de relações mais humanitárias, conscientizando-os de que
cada etnia, por meio de sua cultura, contribui para a formação de um povo
único.
ATIVIDADEDES PLANEJADAS PARA O PERÍODO LETIVO
Língua Portuguesa e História – Iniciaremos o trabalho com
atividades voltadas para a contribuição da cultura negra e indígena na
formação da identidade cultural brasileira. Tal trabalho envolverá:
leitura de livros, poemas, jornais e revistas que falem
sobre preconceito racial e sobre a presença indígena no Brasil e no Paraná.
audição de músicas relativas ao tema e exibição de filmes,
dentre eles, O XADREZ DAS CORES (pode ser encontrado no site Porta
Curtas).
pesquisas sobre personalidades negras e indígenas
influentes sob os aspectos político, social e cultural.
encenação de poemas de autores brasileiros afro-descendentes, como "Navio Negreiro" de Castro Alves. composição de uma música, de qualquer estilo, alusiva ao tema. Tal música pode ser feita sob a forma de paródia. trabalho sobre o conceito de expansão da raça negra. Os alunos elaborarão e confeccionarão mapas, podendo traçar a rota do tráfico de escravos. Em relação aos indígenas, em que regiões do país eles vivem e em que condições, fazendo um paralelo entre o passado e o presente. pesquisa sobre as etnias indígenas encontradas no Paraná; o número de indígenas e línguas faladas por esses povos; como é sua cultura, sua história, sua religiosidade. questionamento sobre o sentido real da palavra liberdade. Ela é realidade ou ilusão? Os alunos podem pesquisar sobre: a resistência do negro à escravidão; a presença da cultura negra no Brasil; os movimentos abolicionistas e a situação do negro na atualidade. Assistir a filmes relacionados à temática, como O Xadrez das Cores. Em relação aos indígenas, pode-se pesquisar e debater sobre como eles viviam na época do descobrimento, as mudanças ocorridas através do tempo, as políticas existentes para a proteção e preservação de seus usos e costumes, além de abordar questões culturais.
confecção de cartazes, livretos ou qualquer outro tipo de
material alusivo ao tema, para exposição no colégio, buscando o envolvimento
da comunidade.
Artes – Os alunos montarão painéis com personalidades de várias etnias, farão pesquisas sobre a arte, música e dança afro-brasileira, africana e indígena, podendo inclusive fazer apresentações aos demais alunos da escola. Além disso, confeccionarão camisetas sobre a temática trabalhada.
Língua inglesa – Os alunos pesquisarão a respeito do preconceito
racial nos países onde a língua inglesa é falada, qual é o significado da
palavra liberdade para esses povos, além de pesquisar sobre Nelson Mandela ,
Martin Luther King Jr, Barack Obama, dentre outros. Também ocorrerá o
trabalho acerca das eleições americanas que elegeram o primeiro presidente
negro de sua história.
Matemática – Construção de gráficos que mostrem a porcentagem do número de negros e indígenas no Brasil, comparando-o com um outro gráfico a ser criado a partir da pesquisa pessoal dos alunos da EJA acerca de suas origens. Assim, será possível concluir se parte da população brasileira é representativa de um todo e, também, aprender um pouco mais sobre a diversidade cultural brasileira. Os alunos poderão pesquisar nos diversos meios de comunicação outros dados para a elaboração dos gráficos.
Educação Física: A dança é uma forma de manifestação
cultural de uma sociedade e se desenvolve a partir de movimentos e ritmos
diversos. O patrimônio cultural da população negra é composto de bens
materiais, que são expressões dessas comunidades nos mais diferentes
aspectos: objetos, costumes, canções, rituais, encontrados na religião, na
culinária, nos modos de tecer e vestir. Assim, nas aulas de Educação Física,
destaca-se a capoeira, o axé e o hip hop, favorecendo a prática, vivenciando,
valorizando e apreciando a identidade afro-brasileira, africana e,
posteriormente, a indígena.
Ciências: pesquisa sobre o tema “melanina” – proteína que
define a cor da pele, por meio de pesquisa.
Filosofia: Os diversos aspectos da diversidade cultural
brasileira e a influência da cultura indígena e afrodescendente em nosso
meio.
CONSIDERAÇÕES GERAIS Os trabalhos serão apresentados sob forma de pesquisas, cartazes, painéis, mapas, leituras diversas, encenações. A comunidade escolar será convidada a atuar em vários momentos. Com este projeto, pretende-se a integração dos alunos das 6ªs séries A, B, C, bem como dos alunos da EJA; maior sensibilidade em relação aos problemas discriminatórios enfrentados pelos negros e indígenas; a visualização, por parte da comunidade escolar, de que nossos alunos são "capazes de fazer acontecer".
Para despertar o interesse de nossos alunos, serão
utilizados questionamentos acerca do tema. Também serão valorizados os
conhecimentos prévios e as experiências dos alunos. Envolveremos os alunos
apresentando-lhes filmes, músicas e poesias que tratem o tema sob diversos
aspectos, promovendo, a seguir, debates.
O que pretendemos é que nossos alunos passem a repudiar
práticas discriminatórias e se conscientizem sobre a necessidade da igualdade
de direitos.
A avaliação ocorrerá sob a forma de observação do trabalho individual e/ou em grupo, dos trabalhos expositivos e orais, da mudança de comportamento em relação ao preconceito racial, pesquisas, debates, dentre outras.
Os conteúdos disciplinares serão trabalhados
concomitantemente ao projeto.
Esperamos, com este projeto, aprender a conhecer e a assimilar a diversidade cultural que envolve a unificação dos povos. Com credibilidade e entusiasmo poderemos levar nossos alunos, do Ensino Fundamental e da EJA, a gerenciar novos conhecimentos e a transformá-los em conceitos inovadores. Dessa forma, acreditamos que os mesmos possam tornar-se agentes transformadores do meio em que vivemos. |
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
BRASIL DE TODAS AS CORES
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