PROJETO: CULTURA AFRO-INDÍGENA: CONHECER PARA RESPEITAR
ELABORADORES
- CATIA SILENE DELATORRE
- CLAUDOMIR FELTES DOS SANTOS
- EDER CONCEIÇÃO
- LEONARA PIRAN FRIGERI
Cultura Afro-brasileira e indígena: conhecer para respeitar.
2 DISCIPLINAS
- · História
- · Língua Espanhola
- · Língua Portuguesa
- · Matemática
5 TEMAS ABORDADOS
- · História nacional/regional local sobre a cultura dos africanos e dos indígenas na constituição da nação brasileira.
- · Quilombos;
- · Revolta dos Maiês;
- · Revolta da Chibata e todas as formas de negociação e conflito;
- · Negro no Brasil;
- · Desapropriação de terras dos povos indígenas;
- · Filme: Escritores da liberdade;
- · Diversidade cultural;
- · Preconceito/ pré-conceitos;
- · Medidas de Área, Comprimento e Volume;
- · Cotas;
- · Raça e etnia.
6 MÍDIAS DISPONÍVEIS
- · Quadro branco e canetão;
- · Material impresso;
- · Data show;
- · Computador;
- · Aparelho de CD, Pen drive;
- · TV E DVD;
- · Câmera digital;
- · Filmadora;
- · Cartolinas e pincéis atômicos;
- · Programas utilizados: Movie maker e Power Point.
7 OBJETIVOS
7.1 Objetivo Geral
Preservar, incentivar e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena.
7.2 Objetivos específicos
- · Desmistificar ideias e concepções (pré) adquiridas e geralmente carregadas de sentidos negativos e desvalorativos;
- · Efetuar pesquisa visando o conhecimento sobre as diversificadas etnias;
- · Construir um novo olhar sobre a história nacional/regional local e ressaltar a contribuição dos africanos e indígenas na constituição da nação brasileira;
- · Estudar os remanescentes de quilombos, sua cultura material e imaterial e as resistências do povo negro (Quilombos, Revolta dos Maiês, Canudos, Revolta da Chibata e todas as formas de negociação e conflito); do significado da data 20 de novembro, repensando o 13 de maio;
- · Resgatar a trajetória do negro no Brasil;
- · Verificar como se deu a evolução econômica, cultural, política, social indígena;
- · Esclarecer sobre a desapropriação de terras por povos indígenas;
- · Pesquisar o Sistema econômico utilizados por povos africanos e indígenas;
- · Ler, interpretar e produzir textos de gêneros distintos sobre a temática abordada;
- · Debater sobre textos propostos aos alunos, solicitar que produzam textos dissertativos sobre temas como: o racismo no Brasil; a presença do negro na mídia; políticas afirmativas, cotas; mercado de trabalho, etc.
- · Analisar implicações de carga pejorativa atribuída ao termo negro e outras expressões do vocabulário.
- · Propiciar acesso aos gêneros musicais do samba, rap, blues, maracatu...
- · Produzir paródias em Língua Portuguesa e Espanhola a partir dos conhecimentos adquiridos;
- · Produzir vídeo utilizando o Movie Maker, a paródia construída em LE cantada e a paródia em LP como legenda, também podem ser utilizadas fotos e imagens na produção do vídeo;
- · Efetuar pesquisa estatística, População e Amostra, Dados, Tabelas e Gráficos.
- · Produzir cartazes sobre o tema em Língua Portuguesa e Espanhola;
- · Aplicar o conhecimento na resolução de situações-problema e análise de gráficos de diferentes funções envolvendo questões afro-brasileiras e indígenas;
- · Análise dos dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por cor, renda e escolaridade no país e no município.
- · Estudar medidas de Área, Comprimento e Volume (Cultura Africana e Indígena: quantificação, peso, altura, distância, tempo, capacidade, entre outras).
8 JUSTIFICATIVA
Vivemos em uma sociedade plural e democrática, sendo assim precisamos respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. O estudo da História Africana e Indígena busca sanar esta lacuna nos sistemas educacionais brasileiros.
A falta de conhecimento acerca da cultura afro-brasileira e indígena traz consequências desastrosas sobre a população brasileira, já que cria um ambiente de exclusões étnicas, os quais denominamos de racismos. Existe um processo de criação de credos sobre a inferioridade do negro e do indígena, desta forma a ausência desse estudo, em primeiro lugar, retira a oportunidade dos Afro-brasileiros e indígenas em construírem uma identidade positiva sobre as nossas origens.
Este projeto tem o intuito de preservar, incentivar e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena, bem como, aplicar a Lei 11.645/03/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” que aborda os diversos aspectos da história e da cultura desses povos na formação da identidade brasileira.
Este projeto tem o intuito de preservar, incentivar e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena, bem como, aplicar a Lei 11.645/03/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” que aborda os diversos aspectos da história e da cultura desses povos na formação da identidade brasileira.
9 METODOLOGIA
- · Aula expositiva e dialógica;
- · Exposição de filme, documentário e clipe;
- · Elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios;
- · Utilização de recursos midiáticos (giz, quadro, apostila, TV, DVD, Computador, Som, Internet, etc);
- · Aula prática no Laboratório de Informática: Como usar o Movie Maker;
- · Dinâmicas;
- · Apresentações de paródias;
- · Debates;
- · Seminários.
10 RESULTADOS PARCIAIS E ESPERADOS
- · Aceitação e participação dos educandos;
- · Envolvimento dos educadores;
- · Resultados positivos quanto ao conhecimento adquirido pelos educandos e educadores;
- · Autoconstrução de novos conceitos acerca do tema a partir de leituras;
- · Mudanças de concepções acerca da temática;
- · Produções de paródias com consistência e com adequações das Línguas avaliadas;
- · Dissertações produzidas com argumentos, estrutura e normas da Língua Portuguesa adequadas;
- · Vídeos com bom aproveitamento dos dados estudados e do programa utilizado;
- · Construção de tabelas e gráficos bem elaborados;
- · Produção de cartazes levando em consideração as normas da língua, bem como a importância da temática;
- · Adquirir conhecimentos sobre a utilização dos recursos midiáticos ao produzir e apresentar as paródias;
- · Auto avaliação do trabalho efetuado;
- · Seminário bem elaborado e apresentado pelos educandos;
11 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- · Pontuação, entonação e pronúncia aplicados à leitura;
- · Socialização de ideias em debates e comentários de compreensão e interpretação obtendo entendimento de textos de gêneros diversos de acordo com os sinais deixados pelo autor;
- · Argumentação, criatividade, responsabilidade e consciência crítica abordando o tema Preconceito quanto à expressão oral e escrita, obtendo assim opinião autônoma sobre o mesmo;
- · Construção textual coesa e coerente utilizando os conhecimentos gramaticais, semânticos e discursivos. Tendo como critérios gerais: Titulação textual coerente ao tema abordado; Seguimento das orientações do professor determinadas para cada tipologia textual; Estruturação textual (início, meio e fim); Argumentos apresentados e distribuídos adequadamente nos parágrafos, sendo eles: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- · Relação entre os fatos; Continuidade e progressão no texto, tendo este, conexão entre as ideias, recursos e mecanismos linguísticos empregados de forma correta;
- · Análise e informatividade sobre o tema abordado; Ideias claras e bem articuladas, abordando dados novos e seu próprio ponto de vista, sustentado por argumentos pertinentes e relevantes;
- · Seguimento ao desenvolvimento do tema sem fugir do assunto abordado;
- · Emprego correto do tempo e pessoa verbal;
- · Aplicação ortográfica;
- · Vocabulário variado (evitando a repetição de palavras, utilizando pronomes ou sinônimos);
- · Pontuação correta;
- · Utilização das margens adequadas;
- · Separação silábica correta;
- · Construção da paródia com versos e estrofes; criação de versos com rima, som, ritmo e musicalidade; Utilização da linguagem figurada;
- · Produção de textos dissertativos, cartazes, paródias e vídeos;
- · Índices de DSTs, Dados regionais;
- · Produção de painéis estatísticos;
- · Pesquisas;
- · Construção de tabelas e gráficos;
- · Estatística e Funções;
- · Elaboração de seminário.
12 FORMA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES
- · Seminário com apresentações das produções e dos resultados sendo que o encerramento do projeto dar-se-á no dia 20 de novembro "Dia Nacional da Consciência Negra";
- · No dia 21 de novembro (segunda-feira) haverá Mostra Cultural onde serão apresentados todos os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo por todas as turmas;
13 CRONOGRAMA
Atividades/período
|
Ago/11
|
Set/11
|
Out/11
|
Nov/11
|
Leituras sobre a temática;
Filme: Escritores da Liberdade;
Pesquisas;
|
X
| |||
Análise acerca do material estudado sobre a temática; Construção dos gráficos;
Produções textuais;
|
X
| |||
Socialização dos resultados na turma;
Correções, se necessárias dos trabalhos solicitados;
|
X
|
X
|
X
| |
Seminário e apresentação dos trabalhos construídos por todas as turmas da escola
|
X
| |||
Mostra cultural
|
X
|
14 REFERÊNCIAS
Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03
FREIRE, Paulo. GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente; Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula; visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
KI-ZERBO, J (org). História geral da África. São Paulo: Ática; Paris: Unesco, 1982 (volume 1 – Metodologia e pré-história da África).
LARAIA, Roque. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Jorge zahar Editor, 1986.
PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudino - História e Vida Integrada. São Paulo, Ática, 2006.
RIUS, Maria - A Idade Moderna. São Paulo, Scipicione, 1996.
TERRA, Ligia & COELHO, Marcos de Amorim. O espaço natural e socioeconômico. São Paulo, Moderna, 2005.
Sites Consultados:
http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/30/cultura-afro-brasileira-10/
http://www.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário