terça-feira, 31 de outubro de 2017

PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL5º ANO IV série

PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL5º ANO



PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL -
5º ANO DO CICLO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO


LÍNGUA PORTUGUESA:

Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e “Oralidade”:
·         Ouvir, falar, ler e redigir textos com originalidade, clareza, lógica, organização, tendo em vista as condições de produção, o interlocutor e a finalidade que se destina.

Eixo – “Leitura”:
Ler para:
·         Buscar informações
·         Compreender o texto e o contexto
·         Perceber as ideias básicas
·         Tirar conclusões baseadas em fatos
·         Coletar dados
·         Posicionar-se criticamente perante o texto
·         Ler poemas com e sem rimas
·         Usufruir momentos de lazer
·         Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia
·         Ler obras de literatura infantil
·         Ler textos em prosa e verso
·         Ler narrativas

Eixo – “Produção Escrita”:
·         Construir texto individual e coletivamente, buscando clareza, legibilidade e sequência de fatos
·         Criar títulos para textos
·         Produzir pequenos textos no discurso direto
·         Utilizar trechos de textos e reestruturá-los nos discursos direto e indireto, conforme o caso
·         Compor quadrinhas e versos
·         Criar paródias para músicas diversas

Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e “Conhecimentos Ortográficos e Linguísticos”:
·         Alfabeto
·         Uso de letras maiúsculas
·         Dicionário
·         Encontro Vocálico: Ditongo e Hiato
·         Encontro Consonantal
·         Dígrafo
·         Monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas (número de sílabas na palavra)
·         Sinais de pontuação
·         Sílaba Tônica
·         Classificação da sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona
·         Nova ortografia (Acentos: agudo e circunflexo, Regras de acentuação)
·         Sinônimos e antônimos
·         Adjetivos
·         Concordância verbal e nominal
·         Tipos de frases: afirmativas, negativas, interrogativas, imperativas e exclamativas
·         Substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado, coletivo
·         Número do substantivo (singular e plural)
·         Gênero do substantivo (masculino e feminino)
·         Grau do substantivo (aumentativo e diminutivo)
·         Artigos: definidos e indefinidos
·         Adjetivo pátrio
·         Pronomes: pessoais (do caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos
·         Numeral
·         Interjeição
·         Verbos (1ª, 2ª e 3ª conjugações)
·         Advérbios
·         Preposição
·         Crase
·         Sujeito e predicado em frases
·         Rever e fixar os conteúdos básicos anteriores
·         Ortografia (que deverá ser trabalhada de acordo com as dificuldades apresentadas pela turma no decorrer de todo o ano).


MATEMÁTICA:
Eixos:
Ø  Espaço e forma.
Ø  Grandezas e medidas.
Ø  Números e operações – álgebra e funções.
Ø  Tratamento da informação.

Sistema de numeração decimal:
·         Rever as seis primeiras ordens
·         Trabalhar com o Quadro Posicional (QP)
·         Novas ordens (7ª ordem em diante) e novas classes (milhões, bilhões e trilhões)
·         Valor absoluto e relativo
·         Arredondamentos
·         Leitura e representação simbólica e literal de números
·         Composição e decomposição de números
·         Contagem progressiva e regressiva (crescente e decrescente)
·         Números ordinais até o milésimo

Algarismos Romanos:
·         Trabalhar com os Algarismos Romanos e seus princípios

Conjunto dos Números Naturais:
·         Fixar as operações de adição com reserva e reagrupamento, e nomes dos termos
·         Trabalhar as propriedades da adição e da multiplicação
·         Rever os fatos da multiplicação e divisão até 9
·         Trabalhar dobro, triplo, quádruplo... etc
·         Trabalhar metade, terça parte, quarta parte... etc
·         Trabalhar o conjunto N dos Números Naturais e seus subconjuntos (pares e ímpares, múltiplos e divisores, números primos)
·         Decompor números em fatores primos
·         Trabalhar antecessor e sucessor
·         Fixar a multiplicação e a divisão por um algarismo no multiplicador e divisor
·         Introduzir multiplicação por dezenas exatas
·         Introduzir multiplicação por centenas exatas
·         Introduzir multiplicação por dois algarismos
·         Trabalhar os termos da multiplicação e da divisão
·         Introduzir expressões numéricas (graduando as dificuldades)
·         Trabalhar a divisibilidade por 2,3,5 e 10
·         Resolver cálculos orais
·         Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
·         Introduzir a multiplicação por três algarismos
·         Introduzir a multiplicação por 10, 100, 1000
·         Introduzir a divisão por dois algarismos (passo a passo)

Conjunto dos Números Racionais:
·         A ideia de fração
·         Termos da Fração
·         Fração de figuras
·         Fração de um conjunto de elementos
·         Fração de um número
·         Comparação de Frações
·         Números Mistos (Fração e inteiros)
·         Tipos de fração (própria, imprópria e aparente)
·         Frações Equivalentes
·         Simplificação de frações
·         Frações e medidas
·         Resolver problemas envolvendo Frações
·         Porcentagem
·         Introduzir Números Racionais sob a Forma Decimal
·         Trabalhar Fração Decimal
·         Trabalhar a adição e subtração de Números Decimais
·         Multiplicação com Números Decimais (graduando as dificuldades)
·         Multiplicação e divisão de Números Decimais pó 10, 100 e 1000
·         Divisão não exata de números inteiros: resultado na forma decimal

Geometria:
·         Dar a noção de segmento de reta, semirreta, retas (paralelas, concorrentes e perpendiculares)
·         Posição da reta: vertical, horizontal e inclinada
·         Trabalhar polígonos, triângulos, quadriláteros e a circunferência
·         Trabalhar com os sólidos geométricos
·         Ângulos
·         Perímetro

Sistema de medidas:
·         Medidas de tempo
·         Sistema monetário
·         Medidas de: comprimento, massa e capacidade
·         Redução de medidas
·         Resolução de problemas relacionados a medidas e sistema monetário

Conjunto e raciocínio combinatório/ lógico (tratamento da informação):
·         Trabalhar possibilidades de raciocínio por meio de problemas
·         Trabalhar estatísticas, gráficos, tabelas.






CIÊNCIAS:
Eixos:
Ø  Ambiente da vida.
Ø  Ser humano e saúde.
Ø  Terra e Universo
Ø  Tecnologia e sociedade

·         O planeta Terra
·         O uso dos recursos naturais
·         Geração de energia elétrica
·         Eletricidade e magnetismo
·         Sistema digestório
·         Sistema respiratório
·         Sistema circulatório
·         Sistema urinário
·         Sistema nervoso
·         Sistema reprodutor





GEOGRAFIA:
Eixos:
Ø  Linguagem cartográfica e escalas
Ø  A natureza e sua dinâmica
Ø  As regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste)
Ø  O Planeta Terra

·         Representando o espaço (As representações da Terra)
·         Brasil um país de muitas diversidades
·         Hemisfério Sul
·         Brasil:
o   Localização
o   Área e extensão
o   Formação da população
o   Relevo
o   Clima
o   Vegetação
o   Hidrografia
·         Organização política e administrativa – Regiões Brasileiras
·         Região Sul
·         Região Sudeste
·         Região Cento Oeste
·         Região Norte
·         Região Nordeste






HISTÓRIA:

Eixos:
Ø  Temporalidade histórica
Ø  Ocupação do território brasileiro
Ø  O Brasil Colonial
Ø  A Independência do Brasil
Ø  O Império e a Proclamação da República

·         Os primeiros habitantes do território brasileiro
·         Viver no Brasil Colônia
·         A sociedade do ouro
·         O processo de independência do Brasil
·         O início do Brasil independente
·         O governo de D. Pedro II
·         O começo da República
·         Da Era Vargas a João Goulart
·         A ditadura militar
·         Nosso tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário