PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL5º ANO
PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL -
5º ANO DO CICLO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA:
Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e “Oralidade”:
· Ouvir, falar, ler e redigir textos com originalidade, clareza, lógica, organização, tendo em vista as condições de produção, o interlocutor e a finalidade que se destina.
Eixo – “Leitura”:
Ler para:
· Buscar informações
· Compreender o texto e o contexto
· Perceber as ideias básicas
· Tirar conclusões baseadas em fatos
· Coletar dados
· Posicionar-se criticamente perante o texto
· Ler poemas com e sem rimas
· Usufruir momentos de lazer
· Estabelecer a relação entre a realidade e a fantasia
· Ler obras de literatura infantil
· Ler textos em prosa e verso
· Ler narrativas
Eixo – “Produção Escrita”:
· Construir texto individual e coletivamente, buscando clareza, legibilidade e sequência de fatos
· Criar títulos para textos
· Produzir pequenos textos no discurso direto
· Utilizar trechos de textos e reestruturá-los nos discursos direto e indireto, conforme o caso
· Compor quadrinhas e versos
· Criar paródias para músicas diversas
Eixos – “Apropriação e Valorização da Cultura Escrita” e “Conhecimentos Ortográficos e Linguísticos”:
· Alfabeto
· Uso de letras maiúsculas
· Dicionário
· Encontro Vocálico: Ditongo e Hiato
· Encontro Consonantal
· Dígrafo
· Monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas (número de sílabas na palavra)
· Sinais de pontuação
· Sílaba Tônica
· Classificação da sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona
· Nova ortografia (Acentos: agudo e circunflexo, Regras de acentuação)
· Sinônimos e antônimos
· Adjetivos
· Concordância verbal e nominal
· Tipos de frases: afirmativas, negativas, interrogativas, imperativas e exclamativas
· Substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado, coletivo
· Número do substantivo (singular e plural)
· Gênero do substantivo (masculino e feminino)
· Grau do substantivo (aumentativo e diminutivo)
· Artigos: definidos e indefinidos
· Adjetivo pátrio
· Pronomes: pessoais (do caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos
· Numeral
· Interjeição
· Verbos (1ª, 2ª e 3ª conjugações)
· Advérbios
· Preposição
· Crase
· Sujeito e predicado em frases
· Rever e fixar os conteúdos básicos anteriores
· Ortografia (que deverá ser trabalhada de acordo com as dificuldades apresentadas pela turma no decorrer de todo o ano).
MATEMÁTICA:
Eixos:
Ø Espaço e forma.
Ø Grandezas e medidas.
Ø Números e operações – álgebra e funções.
Ø Tratamento da informação.
Sistema de numeração decimal:
· Rever as seis primeiras ordens
· Trabalhar com o Quadro Posicional (QP)
· Novas ordens (7ª ordem em diante) e novas classes (milhões, bilhões e trilhões)
· Valor absoluto e relativo
· Arredondamentos
· Leitura e representação simbólica e literal de números
· Composição e decomposição de números
· Contagem progressiva e regressiva (crescente e decrescente)
· Números ordinais até o milésimo
Algarismos Romanos:
· Trabalhar com os Algarismos Romanos e seus princípios
Conjunto dos Números Naturais:
· Fixar as operações de adição com reserva e reagrupamento, e nomes dos termos
· Trabalhar as propriedades da adição e da multiplicação
· Rever os fatos da multiplicação e divisão até 9
· Trabalhar dobro, triplo, quádruplo... etc
· Trabalhar metade, terça parte, quarta parte... etc
· Trabalhar o conjunto N dos Números Naturais e seus subconjuntos (pares e ímpares, múltiplos e divisores, números primos)
· Decompor números em fatores primos
· Trabalhar antecessor e sucessor
· Fixar a multiplicação e a divisão por um algarismo no multiplicador e divisor
· Introduzir multiplicação por dezenas exatas
· Introduzir multiplicação por centenas exatas
· Introduzir multiplicação por dois algarismos
· Trabalhar os termos da multiplicação e da divisão
· Introduzir expressões numéricas (graduando as dificuldades)
· Trabalhar a divisibilidade por 2,3,5 e 10
· Resolver cálculos orais
· Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
· Introduzir a multiplicação por três algarismos
· Introduzir a multiplicação por 10, 100, 1000
· Introduzir a divisão por dois algarismos (passo a passo)
Conjunto dos Números Racionais:
· A ideia de fração
· Termos da Fração
· Fração de figuras
· Fração de um conjunto de elementos
· Fração de um número
· Comparação de Frações
· Números Mistos (Fração e inteiros)
· Tipos de fração (própria, imprópria e aparente)
· Frações Equivalentes
· Simplificação de frações
· Frações e medidas
· Resolver problemas envolvendo Frações
· Porcentagem
· Introduzir Números Racionais sob a Forma Decimal
· Trabalhar Fração Decimal
· Trabalhar a adição e subtração de Números Decimais
· Multiplicação com Números Decimais (graduando as dificuldades)
· Multiplicação e divisão de Números Decimais pó 10, 100 e 1000
· Divisão não exata de números inteiros: resultado na forma decimal
Geometria:
· Dar a noção de segmento de reta, semirreta, retas (paralelas, concorrentes e perpendiculares)
· Posição da reta: vertical, horizontal e inclinada
· Trabalhar polígonos, triângulos, quadriláteros e a circunferência
· Trabalhar com os sólidos geométricos
· Ângulos
· Perímetro
Sistema de medidas:
· Medidas de tempo
· Sistema monetário
· Medidas de: comprimento, massa e capacidade
· Redução de medidas
· Resolução de problemas relacionados a medidas e sistema monetário
Conjunto e raciocínio combinatório/ lógico (tratamento da informação):
· Trabalhar possibilidades de raciocínio por meio de problemas
· Trabalhar estatísticas, gráficos, tabelas.
CIÊNCIAS:
Eixos:
Ø Ambiente da vida.
Ø Ser humano e saúde.
Ø Terra e Universo
Ø Tecnologia e sociedade
· O planeta Terra
· O uso dos recursos naturais
· Geração de energia elétrica
· Eletricidade e magnetismo
· Sistema digestório
· Sistema respiratório
· Sistema circulatório
· Sistema urinário
· Sistema nervoso
· Sistema reprodutor
GEOGRAFIA:
Eixos:
Ø Linguagem cartográfica e escalas
Ø A natureza e sua dinâmica
Ø As regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste)
Ø O Planeta Terra
· Representando o espaço (As representações da Terra)
· Brasil um país de muitas diversidades
· Hemisfério Sul
· Brasil:
o Localização
o Área e extensão
o Formação da população
o Relevo
o Clima
o Vegetação
o Hidrografia
· Organização política e administrativa – Regiões Brasileiras
· Região Sul
· Região Sudeste
· Região Cento Oeste
· Região Norte
· Região Nordeste
HISTÓRIA:
Eixos:
Ø Temporalidade histórica
Ø Ocupação do território brasileiro
Ø O Brasil Colonial
Ø A Independência do Brasil
Ø O Império e a Proclamação da República
· Os primeiros habitantes do território brasileiro
· Viver no Brasil Colônia
· A sociedade do ouro
· O processo de independência do Brasil
· O início do Brasil independente
· O governo de D. Pedro II
· O começo da República
· Da Era Vargas a João Goulart
· A ditadura militar
· Nosso tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário