PROJETO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Justificativa
A necessidade do projeto surgiu da observação da alimentação das crianças na escola. Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos. Há ainda, crianças que trazem em suas mochilas, guloseimas, como balas e chocolates, para consumirem escondidas na escola, já que não é permitido trazer qualquer tipo de alimento de casa.
Como a escola é de período integral e, dessa forma é responsável pelas principais refeições do dia, torna-se fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, assim como, permita-se experimentar alimentos diversos.
Dessa forma, o objetivo do projeto é permitir que os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos alimentares e das consequências que esses hábitos têm na sua saúde. Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento. Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.
Objetivos
– Definir o que é alimentação saudável.
– Diferenciar frutas, verduras e legumes, bem como a importância desses alimentos para nossa saúde.
– Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes.
– Conhecer a importância das vitaminas na saúde.
– Identificar informações contidas nos rótulos de produtos industrializados.
– Compreender os prejuízos causados pelo consumo excessivo de balas, refrigerantes e frituras.
– Aprender o que significa a pirâmide alimentar.
– Aprender algumas receitas de alimentos saudáveis.
– Evitar o desperdício de alimentos.
Conteúdos curriculares
– Ciências: alimentação saudável.
– Língua Portuguesa: produção de receitas, respeitando o gênero textual; leitura e interpretação de textos informativos sobre o tema; entendimento das informações contidas nos rótulos dos alimentos industrializados.
– Matemática: unidades de medida usadas nas receitas, valor nutricional dos alimentos, criação de tabelas.
– História: valor cultural da alimentação (alimentos de origem indígena, africana ou europeia).
– Arte: representação por meio de desenhos dos alimentos estudados, confecção da pirâmide de alimentos.
Etapas previstas
1ª etapa –
Conhecimento prévio da turma. Questionário sobre o tema.
Neste questionário, deverá conter perguntas como:
- Para você, o que é uma alimentação saudável?
- Você considera sua alimentação saudável?
- Quantas frutas você consome por dia?
- Você come verduras todos os dias?
- Você come legumes todos os dias?
- Qual é o seu alimento preferido?
- O que você não gosta de comer?
- Você tem alergia ou intolerância a algum tipo de alimento? Qual?
- Quantas vezes por dia você consome doces?
- Quantas vezes ao dia você consome frituras, bolachas recheadas ou salgadinhos industrializados?
2ª etapa-
Diferenciar frutas, legumes e verduras em texto informativo sobre o tema. Figuras de alimentos para recortar e colar classificando corretamente o alimento. Escrita dos nomes dos alimentos.
3ª etapa –
Importância das frutas na alimentação das crianças. Criação de tabela com as frutas preferidas pela turma.
4ª etapa –
Maçã – ilustração e texto tratando dos benefícios da maçã na alimentação. Degustação.
5ª etapa –
Banana- ilustração e texto tratando dos benefícios da banana na alimentação.
6ª etapa –
Morango – texto informativo sobre o valor nutricional do morango e os benefícios para a saúde.
7ª etapa –
Mamão – texto informativo sobre o valor nutricional do mamão e os benefícios para a saúde.
8ª etapa –
Manga – texto informativo sobre o valor nutricional da manga e os benefícios para a saúde.
9ª etapa –
Salada de frutas – produzir a escrita da receita da salada de fruta. Fazer a salada de fruta com a turma, enfatizando a necessidade de manter a higiene na manipulação dos alimentos.
10ª etapa –
Verduras e legumes – texto informativo sobre o tema enfatizando a importância nutricional desses alimentos na nossa saúde.
11ª etapa –
Receita de salada ou sopa com legumes e verduras. Se possível, colocar em prática a receita.
12ª etapa –
Alimentos não saudáveis – refrigerantes, doces, salgadinhos…
13ª etapa –
Pirâmide alimentar
14ª etapa-
Confecção de livro sobre alimentação saudável e receitas.
15ª etapa –
Conclusão do projeto – produção de texto sobre o que aprendeu sobre a alimentação. Apresentação do projeto para a escola ou para os pais.
Produto final do projeto
Todo o trabalho desenvolvido no projeto será registrado em um caderno. Na conclusão do trabalho, haverá uma exposição do que os alunos aprenderam sobre o tema. Nesta exposição, poderá haver cartazes, os cadernos concluídos e apresentações orais.
Referências bibliográficas
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito e ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancoccini de (org). Elaboração de Projetos: guia do cursista. 1ª ed. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2009.
NOGUEIRA, Nilbo Nogueira. Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008.
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionas: ciências naturais: primeiro e segundo ciclos. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001, 136 p.
CARNEVALLE, Maíra Rosa. Projeto Prosa: ciências, 3º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
OLIVEIRA, Lucineia e FARIA, Maurício Jorge Bueno. Agora é hora: Ciências, 5º ano. 1. ed. Curitiba: Base Editorial, 2011.
Referências de multimídia
Item 1 – Texto apresentado no site Terra e trata dos benefícios da maçã na saúde humana.
Disponível em: http://saude.terra.com.br/nutricao/confira-8-beneficios-da-maca-para-sua-saude,2a2c47465e6a9310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.htmlAcesso em 11/05/14
Item 2 – Vídeo disponível no youtube que trata sobre o tema alimentação saudável. É direcionado ao público infantil. Facilita o entendimento da pirâmide alimentar.
Item 3 – Apostila sobre alimentação saudável nas cantinas escolares. Serve para embasar o trabalho do professor. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/manual_cantinas.pdfAcesso em 11/05/14.
Item 4 – Blog da educadora Andreza Florencio de Melo que apresenta atividades práticas para aplicar no projeto (prontas para imprimir). Disponível em:
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2011/06/atividades-projeto-alimentacao-saudavel.htmlAcesso em 11/05/14.
Item 5 – Site da revista Guia Prático Para o Ensino Fundamental que apresenta um projeto sobre alimentação saudável do qual é possível retirar algumas ideias interessantes. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário