PLANEJAMENTO ANUAL
4º Ano do Ensino Fundamental
“ Quando a criança se interessa pelo que faz é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física.”
Jean Piaget
Eixo Temático
1- Português
Objetivos Específicos
· Ler, interpretar e produzir textos diversificados;
· Compreender e manusear o dicionário enriquecendo o vocabulário;
· Relacionar os fatos com sua vivencia;
· Ler e gravar corretamente as palavras e frases, usando a pontuação adequada;
· Desenvolver a sensibilidade e a criatividade sobre o tema da unidade.
· Produzir a história, aplicando os modos de organização textual, mudando personagens e o final e mantendo a coerência das ideias na novas combinações.
· Ler como forma de sentir e conhecer o assunto do texto e refletir sobre ele.
· Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes cotidiano.
· Identificar com diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra.
· Identificar em que pessoa está o texto;
· Formular hipótese do assunto de um texto pelo título.
Conteúdo Programático
1.1 Textos
- Poéticos, jornalísticos, instrucionais, fábulas, literários, contos, tirinhas.
1.2 Produção de Texto
- Slogans, bilhetes, cartas, cartazes, faixas, receitas, reportagens, entrevistas, .
- Produção a partir de história muda;
- Sequência de histórias;
- Projeto Pequeno Empreendedor
1.3Ortografia
- S depois de ditongo
- Mp/Mb
- s/ss
- Palavras terminadas em izar/isar
- Palavras com f/v, t/d, p/b, c/g
- S depois de N/L/R/SS
- R/RR
- S dobrado e Ç
- Palavras terminadas em ez e eza
- Palavras com ge/gi/ je/ji
- Adjetivos terminados em oso ou osa
- Palavras iniciadas com au/al
- Palavras terminadas em eu/el
- Palavras terminadas em au/al
- Palavras terminadas em u/l
- Palavras terminadas em am/ao
- Palavras terminadas em ram/rão
- Palavras terminadas em s/ z
1.4 Gramática
- O alfabeto ;
- Ordem alfabética
- Sílabas
- Encontros vocálicos;
- Linguagem informal;
- Pontuação e vírgula;
- Encontros consonantais;
- Dígrafos
- Sílaba tônica
- Classificação quanto a tonicidade;
- Substantivo primitivo e substantivo derivado;
- Acentuação de palavras proparoxítonas;
- Artigo – concordância gênero e número ;
- Adjetivo
- Graus do adjetivo
- Locução adjetiva
- Concordância nominal – artigo, substantivo, adjetivo.
- Acentuação de palavras oxítonas;
- Pronomes pessoais;
- Linguagem;
- Pronomes de tratamento;
- Verbo: pessoa/ número
- Verbo: conjugações e infinitivo.
2- Matemática
Objetivos específicos
- Compreender e representar os numerais, através da escrita;
- Dominar as quatro operações, envolvendo o sistema monetário;
- Ler, interpretar e resolver situações — problemas, envolvendo as quatro operações;
- Identificar figuras geométricas;
- Explorar a relação de operações inversas;
- Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários;
- Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir cumprimento, massa, capacidade e tempo;
- Identificar figuras que são polígonos;
- Reconhecer, representar e nomear retas e numerais.
Conteúdo Programático
2.1 Números Naturais;
- Idéia de número
- Ordenação de números naturais;
- Comparação de números naturais;
2.2 Sistema de numeração
- Sistema de Numeração decimal
- Ordens e classes
- Números pares e ímpares;
- Números ordinais;
- Números romanos;
2.3Operações com números naturais
- Adição
- Subtração
- Expressões numéricas com adição/ subtração
- Multiplicação
- Múltiplos de um número natural
- Expressões numéricas com adição/ subtração/ multiplicação
- Divisão
- Divisores de um número natural;
- Expressões numéricas com as quatro operações;
- Expressões numéricas : uso dos parênteses.
2.4 Noções de geometria
- Sólidos geométricos;
- Linhas abertas e fechadas;
- Retas, semi-retas, segmento de retas
2.5 Projeto Pequeno Empreendedor e Sistema monetário brasileiro
- Unidade monetária:real
- Cédulas
- Moedas
- Fazendo comércio
2.6 Ângulos e Polígonos
- Ideia de ângulo
- Medidas de ângulo
- Tipos de ângulos
- Noção de polígono
- Triângulos
- Quadriláteros
2.7 Pensando e resolvendo: sentenças matemáticas
2.8 Números racionais: representação fracionária.
- Idéia de fração
- Tipos de fração
- Números mistos
- Comparação de frações
- Frações equivalentes
- Operações com frações
- Fração de quantidades
2.9 Medidas de tempo
- Unidade fundamental: o segundo
- Outras medidas de tempo
2.10 Números racionais: representação decimal
- Noção de décimo
- Operações com décimos
- Noção de centésimo
- Operações com centésimos
- Noção de milésimo
- Operações com milésimos
2.11 Medidas de Comprimento
- Unidade fundamental: metro
- Múltiplos e submúltiplos do metro
- Mudanças de unidade
- Idéia de perímetro
2.12 Medidas de massa
- Unidade fundamental: grama
- Múltiplos e submúltiplos do grama
- Tonelada: uma medida especial
2.13 Medidas de capacidade
- Unidade fundamental: litro
3- Ciências
Objetivos específicos
- Reconhecer a matéria e seus estados físicos: sólido, e gasoso.
- Identificar as mudanças de estado físico da água e relacioná-las à formação do ciclo da água.
- Valorizar a água como um recurso indispensável à vida e a prática de atitudes contrárias à poluição.
- Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
- Valorizar todas as formas de vida, compreendendo que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente.
- Adquirir noções das relações dentro das cadeias alimentares e refletir sobre as interferências humanas nesse equilíbrio.
- Identificar e reconhecer alguns exemplos de predação, parasitismo, inquilinismo e protocooperação.
- Reconhecer que os seres humanos são animais e, portanto precisam de alimentos
- Entendera necessidade da respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente.
- Conhecer órgão responsáveis pela circulação, excreção, respiração humana.
- Compreender que os ossos, os músculos e as articulações atuam em conjunto nos movimentos.
- Compreender que os alimentos estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e bactérias.
- Identificar a importância do uso de embalagens e conservantes nos alimentos industrializados.
Conteúdo Programático
3.1 Investigando a matéria
- Estados físicos da matéria
- As propriedades da matéria
- Materiais naturais e materiais artificiais..
- Transformações nos materiais
3.2 - A água
- Os estados físicos da água
- O ciclo da água
- A água e as misturas
3.3- O ar
- O ar
- A atmosfera
3.4 -A alimentação dos seres vivos
- Como as plantas e os animais se alimentam
- A cadeia alimentar
3.5- As relações entre os seres vivos e o ambiente
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
3.6- A alimentação humana
- Alimentos e nutrientes
- A digestão dos alimentos
3.7- Algumas atividades do corpo humano
- Alimentos + gás oxigênio = energia para viver
- A respiração
- A circulação
- A excreção
3.8 – Movimentando o corpo humano
- Os ossos do corpo humano
- Os músculos e os movimentos
3.9- A tecnologia e os alimentos
· A conservação dos alimentos
· Os alimentos industrializados
4- História
Objetivos Específicos
- Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil durante a pré-história.
- Conhecer características do trabalho do arqueólogo.
- Desenvolver o conceito de manejo sustentável a partir da leitura e interpretação de texto.
- Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e o modo de vida europeu.
- Conhecer exemplos de documentos que registraram os primeiros contatos entre indígenas e europeus.
- Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
- Descobrir o contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas.
- .Conhecer as fontes da história a partir da leitura e da interpretação do relato de viajantes portugueses.
- Entender o contexto e os conflitos decorrentes do processo de ocupação do território brasileiro.
- Problematizar o significado do “Tratado de Tordesilhas”.
- Perceber as diferenças étnicas e culturais no interior do continente africano.
- Discutir as condições gerais de transporte e de trabalho dos escravos no Brasil.
- Problematizar as mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da chegada da família real ao Brasil.
- Problematizar a transição do trabalho escravo para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao Brasil.
- Conhecer e comparar o cotidiano do trabalho imigrante nas colônias e nas fazendas de café.
- Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
- Investigar e organizar uma exposição sobre a contribuição de diferentes povos para a formação da cultura brasileira.
Conteúdos Programático
4.1 O Brasil antes dos brasileiros
- Objetos com muita história
- Os antepassados dos indígenas
- O povo do sambaqui
- O povo da flecha
- O povo marajoara
4.1 .1 Onde vivem os indígenas hoje
- Os Ashaninka são guardiões da floresta
4.2 O encontro de brancos e indígenas
- Os primeiros contatos
- O indígena visto pelo europeu
- Os relatos de Hans Staden
- A carta de Caminha
4.2.1 Os povos indígenas na época da chegada dos portugueses.
- A língua tupi se transformou na língua geral
- A aldeia tupi
- Alguns costumes dos Tupi
- As heranças indígenas
4.3 Do outro lado do mar
- Como eram as viagens
- Instrumentos que facilitaram a navegação
- A dura vida nas embarcações
4.3.1 Terra à vista
- Primeiros moradores portugueses
- As capitanias hereditárias
- A história de João Ramalho
- As trilhas indígenas: o Peabiru
4.4 O tratado de Tordesilhas
- Piratas e corsários no litoral brasileiro
- Fortes e fortificações protegem a costa
4.4.1 Franceses e holandeses no Brasil
- A expulsão dos franceses do Rio de Janeiro
- Os holandeses invadem o Brasil
4.5 Do outro lado do Atlântico
- Os portugueses conquistam a África
4.5.1 Do lado de cá do Atlântico
- A chegada ao destino
- 1uta e resistência escrava
- O quilombo dos Palmares
4.6 A corte chega ao Rio de Janeiro
- Primeiras mudanças
- A vida na cidade se agita
- Moradia para a Corte
- O abastecimento da cidade
4.6.1 O Rio de Janeiro passa por mudanças
- Costumes europeus
- Acontecimentos movimentaram o Rio de Janeiro
- Finalmente, um rei no Brasil
- Artistas e cientistas chegaram ao Brasil
4.7 O fim do trabalho escravo no Brasil
- Quem eram os imigrantes europeus
4.7.1 A vida dos imigrantes no Brasil
- São Paulo, os imigrantes e o café
- O cotidiano nas colônias e nas fazendas de café
- Os núcleos coloniais
- O trabalho nas fazendas de café
4.8 Os imigrantes japoneses
- A chegada dos primeiros japoneses
- Os japoneses nas fazendas de café
- As dificuldades de adaptação
- A cultura japonesa no Brasil
4.8.1 Outras comunidades imigrantes no Brasil
- Os sírio-libaneses
- Os judeus
- Novas correntes migratórias
5- Geografia
Objetivos Específicos
- Identificar seu papel na sociedade como sujeito histórico e cidadão.
- Distinguir os direitos e os deveres do cidadão expressos na Constituição.
- Compreender a importância do cumprimento das leis para garantia de justiça social.
- Identificar causas e consequências do crescimento populacional nas áreas urbanas.
- Explicar aspectos da qualidade de vida no Brasil.
- Reconhecer a educação e o lazer como direitos básicos de todo cidadão.
- Observar no lugar onde vive e em seus arredores as modificações na paisagem.
- Identificar diferenças e semelhanças na forma como diferentes grupos sociais se apropriam dos recursos naturais.
- Interpretar, analisar e relacionar informações presentes em mapas.
- Reconhecer o papel das tecnologias na apropriação dos recursos naturais, determinando a construção de diferentes paisagens.
- Identificar mudanças na paisagem decorrentes da atividade industrial.
- Refletir sobre a importância do trabalho industrial.
- Refletir sobre as questões ambientais nas áreas onde ocorreu a instalação de indústrias.
Conteúdos Programáticos
5.1 Brasileiro cidadão
- Quem somos?.
- Onde vivemos?
- Metrópoles: as grandes cidades
- Como vivem os brasileiros?
- Vivendo mais
- Vivendo com qualidade
5.2 O trabalho humano
- Trabalho: direito de todo cidadão
- Trabalho e transformação
- O trabalho com a terra
- Os cuidados com a terra
- A questão social no campo
5.3 Indústria: transformando e construindo espaços
- Transformando produtos
- As indústrias e as transformações no espaço
- A indústria e o meio ambiente
Objetivos Gerais
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
- Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
- Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
fonte :Professoras: Eliete Pereira Soares e Soares
Crêuza Mendes Gontijo
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