terça-feira, 31 de outubro de 2017

Fábulas e outros

O Corvo e o Jarro



O Corvo e o Jarro

Um corvo que estava sucumbindo com muita sede encontrou um jarro, e, na esperança de achar água, voou até ele com muita alegria.
Quando o alcançou, descobriu para sua tristeza que o jarro continha tão pouca água em seu interior que era impossível tirá-la de dentro.
Ele tentou de tudo para alcançar a água que estava dentro do jarro, mas todo seu esforço foi em vão.
Por último ele pegou tantas pedras quanto podia carregar, e colocou-as uma a uma dentro da Jarra, até que o nível da água ficasse ao seu alcance e assim salvou sua vida. 


Moral da História:
A necessidade é a mãe das invenções.

O Cachorro e sua Sombra



O Cachorro e sua Sombra

Um cachorro, ao cruzar uma ponte sobre um riacho carregando um pedaço de carne na boca, viu sua própria imagem refletida na água e pensou que fosse outro cachorro com um pedaço com o dobro do tamanho do que carregava.
Ele então largou sua carne, e, ferozmente atacou o outro cachorro para tomar-lhe aquele pedaço que era bem maior que o seu.
Agindo assim ele perdeu ambos; Aquele que tentou pegar na água, pois era apenas um reflexo; e o seu próprio que caiu no riacho e foi levado pela correnteza.

Moral da História:
Quem desiste do certo pelo duvidoso é um tolo duas vezes imprudente.

A Galinha e os Ovos de Ouro



A Galinha e os Ovos de Ouro

Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro.
Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em seu interior, eles a mataram para que pudessem pegar tudo.
Então, para surpresa deles, viram que a galinha em nada era diferente das outras galinhas.
O casal de tolos, desse modo, desejando ficarem ricos de uma só vez, perderam o ganho diário que tinham assegurado.
 
Moral da História:
Quem tudo quer acaba ficando sem nada.


O URSO E AS ABELHAS


desenhos para colorir urso, Figura 26, ursinho



O URSO E AS ABELHAS
Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito para um enxame de abelhas. Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos.
Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco.
O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir o ninho.
A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele. O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.
Moral: mais vale suportar um só ferimento em silêncio que perder o controle e acabar todo machucado.                  
 (Fábulas de Esopo, Tradução Heloisa Jahn)


1 - No trecho “A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele”, a palavra sublinhada se refere:
(A) ao enxame        (B) ao ninho      
(C) ao tronco           (D) ao urso.

2 - “O urso fugiu a toda velocidade...” quer dizer que o urso fugiu:
(A) calmamente      (B) lentamente 
(C) mansamente     (D) rapidamente

3 – Para entender a história, é importante saber que o urso gosta de:
(A) abelhas          (B) mel           
(C) trevos             (D) tronco

4 - Uma das abelhas do enxame picou o urso quando ele:
(A) começou a farejar o tronco                
(B) fugiu a toda velocidade
(C) mergulhou a cabeça num lago            
(D) voltou do campo de trevos.

5 - O enxame inteiro atacou o urso porque ele:
(A) desapareceu num buraco                   
(B) ficou louco de raiva.
(C) tentou destruir o ninho                      
Pintar e Colorir Abelha Maia - Desenho 006(D) topou com uma árvore

6 – O urso arranhou o tronco com as garras porque queria:
(A) destruir o ninho das abelhas
(B) fugir dali a toda velocidade
(C) mergulhar no lago
(D) sair logo para passear


7 – O urso só se salvou das abelhas por que:
(A) saiu para o campo de trevos
(B) mergulhou de cabeça num lago.
(C) topou com a árvore
(D) visitou o ninho das abelhas

8 – Os dois pontos usados depois da palavra “moral” servem para:
(A) fazer uma pausa na leitura                
(C) indicar apenas uma repetição
(B) mostrar a lição da história                 
(D) Apresentar uma dúvida

9 – O objetivo da fábula sempre é:
(A) descrever uma situação                   
(B) receitar um remédio
(C) dar uma lição de moral                    
(D) informar uma noticia

10 – Assinale a alternativa em que o plural está correto:
(A) Os ursos fugiu a toda velocidade.
(B) O urso só se salvaram porque mergulharam no lago.
(C) Alguns ursos toparam com umas árvores.
(D) As abelhas picou os ursos.

É hora de acordar Zélia Almeida




É hora de acordar
Zélia Almeida
O Sol da manhã chega ao bosque. Ele vem todo risonho. Trazendo aquela quenturinha gostosa, gostosa... Ele gosta muito do bosque, pois lá tem muitos amigos. Veja só! Tem Juju e Dudu, os ursinhos, tem Cri-Cri, o grilinho; tem Zazá, a borboleta; tem Luze-Luze, o pirilampo; tem Vai-e-Vem, a minhoquinha e um tantão de bichos que moram nas tocas, nas árvores, nos lagos do bosque.
Agora o Sol chega à casa de Zazá. A casa fica na corola de uma flor. O Sol entra na flor e... encontra Zazá dormindo.
O Sol vai acordar a dorminhoca. Ele aquece a asa direita de Zazá, depois aquece a asa esquerda.
Zazá abre um olho, boceja, agita as asas e diz:
- Puxa! Como dormi!
Aí, o Sol pensa: Agora Zazá vai para o chuveiro.
O chuveiro de Zazá fica na folha. A folha recolhe as gotas de orvalho que a noite derrama no bosque.
Zazá fica debaixo da folha. Aí o vento sacode a folha e as gotas caem em cima da borboleta.
Depois Zazá sobe ao pistilo da flor. E o Sol seca suas asas. E elas ficam mais brilhantes ainda!
De repente, o Sol olha o relógio e leva um susto. Ele ficou tanto tempo na casa de Zazá que se esqueceu das outras tarefas do dia.
O jeito é a Zazá ligar o ventilador para acabar de se secar, pois o Sol saiu Iigeirinho para visitar os outros amigos do bosque.

• Produção de texto
Leia, imagine e faça:
Os moradores do bosque estão preocupados com o Sol, que não quer aparecer. Eles combinaram um encontro para discutir a possível doença do Sol, a causa da doença e as soluções que imaginam para ajudá-Io.
Crie um diálogo entre os moradores do bosque.
Antes do diálogo, conte onde, quando e como as personagens se encontraram para conversar.
Ao terminar o diálogo, conte como acabou a reunião.

A Árvore de Beto



A Árvore de Beto

Beto tinha muita vontade de ter uma árvore de Natal.
Era o sonho dele. Uma árvore grande, como a da casa do Carlinhos. Mas o pai de Beto não podia comprar.
Todo ano ele prometia, mas todo ano acontecia alguma coisa e ele nunca podia dar a árvore para Beto.
Um dia, Beto teve uma idéia. Lá na nossa rua tem um terreno vazio, um terreno baldio. O Beto resolveu plantar uma árvore lá e esperar até que ela crescesse.
Limpou um pedaço do terreno... Arranjou um pouco de adubo com seu Alexandre, o jardineiro...
Comprou uma muda pequenininha de pinheiro... E plantou no terreno.
Todos os dias, Beto regava a mudinha dele. Revolvia a terra em volta, tirava os galhinhos secos, vigiava para não subir formiga. Cuidava da plantinha como se fosse uma gentinha.
E a plantinha foi crescendo forte e bonita.
Eu não sei quanto tempo o Beto cuidou daquela planta. Foi muito tempo... Até que a árvore do Beto ficou grande, cheia de galhos, uma beleza! Prontinha para virar árvore de Natal.
Ruth Rocha



2) Responda marcando X, de acordo com o texto que você acabou de ler:
a) Qual era o sonho de Beto?
( ) Plantar uma árvore.
( ) Ter uma árvore maior que a do Carlinhos.
( ) Ter uma árvore de Natal.

b) Por que o menino não realizava seu sonho?
( ) Porque ele se esquecia de pedir.
( ) Porque seu pai não tinha dinheiro para comprar.
( ) Porque ele não cuidava da árvore direito.

c) O que Beto fez para realizar seu sonho?
( ) Comprou uma mudinha de pinheiro e plantou num terreno baldio.
( ) Pediu ao seu pai uma árvore de Natal.
( ) Pediu ao Carlinhos a árvore de Natal da casa dele.



3) Encontre no texto e pinte a parte que mostra que Beto conseguiu realizar seu sonho.
                                                                      


4) Retire do texto:
a) O apelido do amigo de Beto.
b) O nome do jardineiro.

QUEM SOU EU?



QUEM SOU EU?
Na Primavera delicio o teu olhar
com belas flores coloridas.
No Verão ofereço-te a sombra amiga
da minha copa.
No Outono encho a tua mesa
com frutos deliciosos.
No Inverno eu aqueço a tua lareira
com o queimar dos meus ramos.
O que pede a árvore?
- Não partas os meus ramos.
- Rega-me.
- Espero que você não acenda fogueiras junto de mim.
Leia o texto com muita atenção e responda:
1 – Qual é a personagem do texto?
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2 – O que nos dá a árvore do texto ao longo do ano?
· Na Primavera______________________________________________________
· No Verão ________________________________________________________
· No Outono _______________________________________________________
· No Inverno________________________________________________________
3 – O que deves fazer para não poluíres os espaços verdes?

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A Ratoeira



A Ratoeira
Um rato olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos. Foi ao galinheiro e falou:
— Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!
A galinha disse:
— Desculpe-me, Senhor Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:
— Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira!!!
O porco respondeu:
— Desculpe-me, Senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe disse:
— O que, Senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!!!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. E todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha.
Como a doença da mulher piorava a cada dia, os amigos, parentes e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentar os visitantes, o fazendeiro matou o porco.
Infelizmente, apesar de todos os cuidados, a mulher não melhorou e acabou falecendo.Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.

MORAL DA HISTÓRIA: Na próxima vez em que você ouvir alguém dizer que está diante de um problema e acreditar que esse problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre o risco.
(Autor Desconhecido)
1.      A fábula que você leu tem o objetivo de produzir a reflexão sobre alguns sentimentos e valores que os seres humanos devem preservar. Dentre outros, podemos destacar:(A) a solidariedade
(B) a verdade
(C ) a honestidade
(D) a beleza

2. O rato ficou aterrorizado ao ver a ratoeira porque:
(A) a ratoeira estava desarmada.
(B) sentiu-se ameaçado.
(C) a mulher do fazendeiro corria perigo.
(D) era muito medroso.

3. Ao sair correndo avisando os outros animais da existência de uma ratoeira na fazenda, o rato pretendia:(A) receber a ajuda dos amigos para se desfazer da perigosa armadilha.
(B) espalhar um boato.
(C) se divertir com a reação dos amigos.
(D) assustar os companheiros.

4. Podemos classificar a reação da galinha, do porco e da vaca como uma atitude:
(A) amigável
(B) preconceituosa
(C) justa
(D) egoísta

5. O rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro porque além da preocupação inicial:
(A) suspeitava que talvez houvesse cobras na fazenda.
(B) sabia que estava condenado à morte.
(C) estava muito decepcionado com a atitude dos companheiros.
(D) tinha medo da mulher do fazendeiro.

6. Assinale V ou F: “A moral da história ensina que…
A. ( ) numa comunidade deve existir amizade, solidariedade e união entre as pessoas.”
B. ( ) o problema do outro não nos diz respeito.”
C. ( ) ignorar um pedido de ajuda pode nos ser fatal.”
D. ( ) as pessoas não dependem umas das outras.”
E. ( ) o amor ao próximo deve manifestar-se em atitudes práticas.”
F. ( ) a vida pode nos punir pela nossa indiferença às necessidades do próximo.”
G. ( ) cada um deve pensar apenas em si mesmo.”
H. ( ) o bem estar dos membros de uma comunidade deve ser um objetivo comum.”

7.Responda:
a) Quando ouvirmos alguém dizer que está diante de um problema, qual deve ser a nossa atitude?
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b) De que maneira podemos demonstrar o amor ao próximo?
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