sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SUGESTÕES PARA SE TRABALHAR COM LISTAS

SUGESTÕES PARA SE TRABALHAR COM LISTAS

LISTAS*


Listar significa relacionar nomes de pessoas ou coisas para a organização de uma ação. Por exemplo; lista de convidados para uma festa, lista dos produtos para comprar, lista dos componentes do dia, lista das atividades que serão realizadas na sala de aula etc. Por ter uma estrutura simples, a lista é um texto privilegiado para o trabalho com alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente, mas é necessário que o professor proponha a escrita de uma lista que tenha alguma função de uso na comunidade ou na sala de aula. A escrita que começam com a mesma letra ou outras similares são inadequadas, pois descaracterizam a função social desse texto.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Leitura de listas - É importante propor atividades de leitura em que os alunos são os leitores. Por exemplo: atividade em que recebam uma lista com os títulos dos contos lidos ou dos personagens conhecidos, e tenham de localizar determinados personagens ou títulos; leitura da lista dos ajudantes do dia; lista de atividades que serão realizadas no dia; da lista dos aniversariantes do mês etc.

Escrita individual de listas - Por ser um tipo de texto simples, as atividades de escritas de listas possibilitam que os alunos pensem muito mais na escrita das palavras (que letras usar, quantas usar, comparar outras escritas, etc.). O professor deve propor atividades de escrita de listas que possam de alguma forma ser usada pelos alunos. Por exemplo: escrever a lista dos contos lidos, a lista dos animais que já foram estudados e dos que ainda pretendem estudar, lista dos personagens preferidos, etc. Vale ressaltar que, quando propomos a escrita de textos em que não há um destinatário especifico, é fundamental aceitar as hipóteses e não interferir diretamente nas produções: não se deve corrigir, escrever embaixo ou coisa do tipo.

Reflexão sobre a escrita - Sempre que for possível, favorecer a reflexão dos alunos sobre a escrita, propor comparações entre palavras que começam ou terminam da mesma forma. As listas são ótimos textos para a realização dessas atividades.

*Fragmento de “O que são listas, cartas e bilhetes”, capitulo de Alfabetização – Livro do Professor, do Programa Escola Ativa. Brasília, Fundescola/SEF/MEC, 2000,p. 105. 


SUGESTÕES PARA TEMAS DE LISTAS


BRINQUEDOS
ANIMAIS
MATERIAL ESCOLAR
FRUTAS COM SEMENTES
CORES
MÚSICAS
MEIOS DE TRANSPORTES
NOMES DE JOGADORES
NOMES DE ALUNOS
MESES DO ANO
MATERIAL DE LIMPEZA
ALIMENTAÇÃO
PLANTAS
NOMES DE OBJETOS
ANIMAIS DOMÉSTICOS
CIDADES
ESTADOS
PROFISSÕES
NOMES DE ANIMAIS
NOMES DE MENINOS
NOMES DE INSETOS
NOMES DE FLORES
VESTUÁRIO
DOCES
VERDURAS
COISAS QUE COMPRAMOS A QUILO
OBJETOS DE COZINHA
MÓVEIS ENCONTRADOS EM CASA
PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL
ANIMAIS COM PENAS
NOMES DE CANTORES
NOMES DE PEIXES
DANÇAS
COMIDA JUNINA
PAÍSES DO MUNDO
CASAS COMERCIAIS
REMÉDIOS
O QUE ENCONTRAMOS NA IGREJA
NOMES DE PESSOAS EM ORDEM ALFABÉTICA
NOMES DE CARRO
NOMES DE NOVELA
ARTISTAS BAIANOS
ANIMAIS QUE MAMAM
ANIMAIS INVERTEBRADOS
NOMES D REVISTAS
CIDADES BAIANAS
ANIMAIS COM 04 PATAS
ANIMAIS PESADOS
HABITAÇÃO
ANIMAIS VERTEBRADOS
INSTRUMENTOS MUSICAIS
ANIMAIS QUE TEM BICO
ELETRODOMÉSTICOS
O QUE ENCONTRAMOS NA PRAIA
FAUNA/FLORA
ANIMAIS DE EXTINÇÃO
COMIDAS TIPICAS
COISAS LIQUIDAS
ENXOVAL DE BEBÊ
NOMES DE TIMES
ENXOVAL DE NOIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário