Seqüência didática – 01.
Conhecimento: texto jornalístico – gênero reportagem.
Disciplina: português.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Cinco aulas.
Objetivos
- Conhecer o gênero jornalístico - reportagem.
- Localizar as informações centrais numa reportagem.
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
- Conhecer o gênero jornalístico - reportagem.
- Localizar as informações centrais numa reportagem.
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
Conteúdos
- Características das reportagens .
- Papel das imagens e das legendas.
- Características das reportagens .
- Papel das imagens e das legendas.
Anos
EJA – I segmento
EJA – I segmento
Material necessário
Diferentes jornais, computador com data show, cartolina e diversos pincéis.
Diferentes jornais, computador com data show, cartolina e diversos pincéis.
1ª aula
Fazer um breve levantamento sobre o que os alunos sabem sobre a organização dos jornais. Entregar os jornais para manuseio e observação dos cadernos do jornal. Pedir para registrarem o assunto de cada caderno e apresentar oralmente para os colegas.
2ª etapa
Apresentar aos alunos reportagens. Orientar que registrem as características da reportagem na cartolina. Pedir que providenciassem para a próxima aula textos que julguem ser reportagens.
3ª etapa
Cada aluno apresentará o texto que trouxe para a sala analisar se são reportagens de acordo com o que foi registrado na cartolina. Ampliar a lista de características da reportagem.
4ª etapa
Apresentar no data show uma reportagem, perguntar de qual caderno pode ter sido retirado, quem escreveu qual a mensagem principal, o que a imagem fala. Para casa pedir que a turma procurar outras reportagens.
Apresentar no data show uma reportagem, perguntar de qual caderno pode ter sido retirado, quem escreveu qual a mensagem principal, o que a imagem fala. Para casa pedir que a turma procurar outras reportagens.
5ª etapa
Ler em grupo as reportagens e registrar o título da reportagem, o nome do jornalista e o assunto principal. Fazer a correção coletiva das atividades. Montar um mural na sala com as reportagens utilizadas durante as atividades, propor que a cada semana um grupo seja responsável por trazer novas reportagens para socializar com a turma e atualizar o mural.
Título da reportagem
|
Nome do jornalista
|
Assunto principal
|
Avaliação
Avaliar se reconhecem características de uma reportagem, se identifica às idéias principais e a participação nas atividades propostas.
Avaliar se reconhecem características de uma reportagem, se identifica às idéias principais e a participação nas atividades propostas.
Seqüência didática – 02.
Conhecimento: texto jornalístico – gênero notícia.
Disciplina: português.
Tempo estimado
Seis aulas.
Seis aulas.
Objetivos
- Conhecer o gênero jornalístico - notícia.
- Conhecer o gênero jornalístico - notícia.
Conteúdos
- Características da estrutura de uma notícia.
.
- Características da estrutura de uma notícia.
.
Anos
EJA – I segmento
EJA – I segmento
Material necessário
Diferentes jornais e revistas.
Diferentes jornais e revistas.
1ª aula
Explicar que a notícia é um elemento fundamental de um jornal.Que se caracteriza por ser um relato dos fatos sem comentários nem interpretação. Apresenta na sua estrutura a seguinte fórmula para a estrutura da notícia: o quê, quem, quando, onde, como, por quê.
2ª aula
2ª aula
Explicar que uma noticia trabalha com informações e apresenta a função referencial ou informativa da linguagem. De acordo com o caráter da informação há um tipo especial de seqüências textuais.
- seqüência narrativa: informação centrada numa mininarrativa, nessa o narrador tenta passar despercebido.
- seqüência descritiva: informação centrada na apresentação do estado do fato.
- seqüência explicativa: informação centrada na passagem de um conhecimento específico
- seqüência narrativa: informação centrada numa mininarrativa, nessa o narrador tenta passar despercebido.
- seqüência descritiva: informação centrada na apresentação do estado do fato.
- seqüência explicativa: informação centrada na passagem de um conhecimento específico
3ª aula
Levar para a sala jornais e revistas para os alunos manusearem e procurarem imagens relacionadas ao tema: Ambiente e saúde. Cada aluno escolherá uma imagem e apresentará para a turma oralmente explicando porque escolheu a imagem, que sentimentos a imagem provocou.
4ª aula
Continuação do trabalho com jornais e revistas, os alunos procurarão noticias relacionadas ao tema. Em dupla farão a leitura da mesma para posteriormente socializar com a turma. As noticias estudadas serão fixadas no mural na sala.
5ª aula
Atividade escrita – pesquisar dicas de saúde. Socializar com os colegas, selecionar as mais relevantes escrever em folha oficio para colocar no mural.
Higiene pessoal
|
Alimentação
|
Saúde bucal
|
6ª aula
Palestra com um médico falando sobre dicas de saúde e com um biólogo falando sobre meio ambiente.
Avaliação
Avaliar se reconhecem características de uma noticia e a participação nas atividades propostas.
Avaliar se reconhecem características de uma noticia e a participação nas atividades propostas.
Seqüência didática - 03.
Conhecimento: texto jornalístico – gênero charge.
Disciplina: português.
Tempo estimado
Duas a quadro aulas.
Duas a quadro aulas.
Objetivos:
· Conhecer o gênero jornalístico - Charge.
· Obter informações a partir da imagem.
· Fazer analise critica a partir das informações levantadas.
Conteúdo
Leitura de charges.
Anos
EJA – I segmento.
Leitura de charges.
Anos
EJA – I segmento.
Material necessário
Diversas charges coletadas em fontes diferentes.
Diversas charges coletadas em fontes diferentes.
1ª aula
Inicie a aula explicando o que é uma charge e o que é leitura de um texto com linguagem não-verbal.
Inicie a aula explicando o que é uma charge e o que é leitura de um texto com linguagem não-verbal.
2.ª aula
Dividir a sala em duplas para que façam a leitura de diversas charges para posteriormente fazer uma apresentação oral da analise.
Dividir a sala em duplas para que façam a leitura de diversas charges para posteriormente fazer uma apresentação oral da analise.
3.ª etapa
Continuar a análise das charges e esclarecer dúvidas sobre o significado da imagem. Para casa pedir para trazerem charges.
4.ª etapa
Fazer leitura coletiva das charges. Dividir a sala em trios , orientar a construção de charges.Expor as charges pelos espaços externo da sala de aula.
Fazer leitura coletiva das charges. Dividir a sala em trios , orientar a construção de charges.Expor as charges pelos espaços externo da sala de aula.
Avaliação
Avaliar o envolvimento nas atividades propostas. Observar se entenderam que uma charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.
Avaliar o envolvimento nas atividades propostas. Observar se entenderam que uma charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário