sábado, 11 de fevereiro de 2017

Sequencia didática - AS CORES

Sequencia didática - AS CORES

SÉRIE: 2º ANO

O desenho, a pintura, colagem e atividades plásticas em geral têm papel fundamental na formação pessoal do indivíduo e por isso requerem grandes considerações para que sejam valorizados desde o início da vida da criança. 
O desenho é uma das linguagens para comunicação e expressão muito significativas na criança. Suas experiências diárias podem facilmente ser expostas por meio de seus traçados, uso das cores e impressões que acontecem como um registro de sua evolução cognitiva. A escola é um espaço privilegiado onde essa exploração e valorização das produções devem acontecer.
Durante o ato de desenhar, a criança desenvolve a auto expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo por meio da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. 
Oferecer ao aluno maior diversificação de materiais, suportes em tamanhos, cores e texturas variadas, técnicas diversas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento do aluno, é tarefa indispensável ao desenvolvimento intelectual do indivíduo na escola.
Não oferecer tais oportunidades ao aluno pode favorecer um bloqueio de sua criatividade.
A importância de valorizar o desenho – seu e do outro – desde o início da vida da criança se dá pelo fato da necessidade que o universo da criança tem em ser estimulado, desafiado, confrontado de forma que venha enriquecer as suas experiências.

Objetivos
Ø  Proporcionar aos alunos a possibilidade de explorar diferentes materiais para a marcar suportes variados;
Ø  Favorecer experiências táteis e plásticas a partir de movimentos livres, experimentações de cores, texturas, cheiros, etc;
Ø  Experimentar técnicas variadas de desenho e pintura para aprimorar movimentos de preensão e coordenação motora a fim de melhorar seu desenho;
Ø  Possibilitar momentos prazerosos de relaxamento, criatividade e aprendizagem sobre as possibilidades de uso dos materiais oferecidos;
Ø  Viabilizar situações em que os alunos possam apreciar suas produções e as de seus colegas observando e comparando os resultados obtidos.

Conteúdo
Ø  Técnicas variadas de Desenho, pintura, colagem, etc.
Ø  Leitura e interpretação de texto;
Ø  Auto ditado;
Ø  Adição e subtração.


Recursos
Pintura com pincel e tinta guache;
Desenho com hidrocor, giz de cera, giz de lousa, lápis de cor, etc;
Produção de tintas a partir de elementos naturais: legumes – beterraba, cenoura, agrião, de frutas – morango, manga, melancia, de temperos – açafrão e coloral, de bebidas
Produção de tintas com creme dental, gelatina ou suquinho, anilina, etc;
Desenho com canudos – soprada;
Impressões com materiais diversos: partes do corpo – dedos, mãos, pés, legumes – batatas, chuchu, cenoura, frutas – maçã, carambola, materiais variados – carimbos, folhas de plantas, lixas, palitos, etc;

Confecção de massa de modelar caseira

1ª Etapa.
Iniciaremos a aula com uma conversa sobre as variedades das cores, dos tons e a diversidade de cores que podemos obter quando misturamos uma cor com a outra.
Para ilustrar melhor, levaremos obras do Candido Portinari e Van Gogh, a fim de mostrar as cores e os tons utilizados nas pinturas.
Com tinta guache e muita mistura, iniciaremos nosso trabalho na intenção de obter diferentes tons e cores. Com essa mistura descobriremos tons de azuis, rosas, verdes, enfim criaremos uma variedade de cores.
Livro- O mais bonito- Mary França Eliardo França
2ª Etapa
 
Objetivo: Explicar a origem das cores

A intenção desta aula é apresentar para as crianças as cores primárias. Mostraremos as cores primárias e explicaremos o porquê elas são chamadas desta forma.
Explicaremos que o amarelo, o vermelho e o azul são chamadas de cores primárias, porque são com elas que formamos outras cores.
AMARELO
VERMELHO
AZUL


Como por exemplo:
AMARELO+ VERMELHO = LARANJA ou VERDE ou também VIOLETA

Após a explicação faremos misturas de cores em copinhos plásticos e com pincéis pintaremos um desenho entregue pela professora.
Vídeo sobre Van Goh
 Leitura do Texto As borboletas;
Confecção de um cartas com borboletas  utilizando as mãos;


 3ª Etapa
Produção de tintas naturais
Desenvolvimento:
Mostrar que o pó de café resulta na cor marrom. Do urucum vem a cor laranja. Do açafrão, a amarela... O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido.
Após cada um desenhou e pintou com as tintas naturais;
Confecção de um cartaz de um jarro  que no lugar das flores ,coloca-se  as mãos.
Produção de texto a partir do desenho do jarro.

4ª Etapa
Adição e Subtração
Desenvolvimento: A partir das mãos que foram  feitos os trabalhos, contar quantidades de: mãos, dedos, direito e esquerdo.
Continhas e problemas relacionados com os mesmos.

5 ª Etapa
Continuando produções diversas de tintas e estudos sobre as mesmas.
Desenvolvimento:
Produção de tintas a partir de elementos naturais: legumes – beterraba, cenoura, agrião, de frutas – morango, manga, melancia, de temperos – açafrão e coloral.
Produção de tintas com creme dental, gelatina ou suquinho, anilina, etc;
Produção de tintas com creme dental, gelatina ou suquinho, anilina, etc;
Desenho com canudos – soprada



Nenhum comentário:

Postar um comentário