Primeiro dia de aula (Turismo na escola)
As férias vão acabando e logo vem a pergunta o que fazer no primeiro dia de aula, para facilitar trouxe uma atividade chamada turismo na escola onde a turma se reúne para adivinhar desenhos feitos pelas duplas.
Atividade para o primeiro dia de aula ( Turismo na escola )
Essa atividade foi elaborada para alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Deixe um dos alunos veteranos ou seja aluno antigo na escola com um novato para que juntos possam desenhar um local da escola em que conseguem se lembrar, no final do desenho coloque tudo em uma caixa e organize um sorteio.
A opção de não colocar o nome dos alunos do grupo pode ser adotado para não intimidar os mais tímidos, porém só você professor saberá se é melhor que coloquem os nomes ou não.
Cada dupla ou grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito pelo desenho da escola, logo em seguida desafie os alunos a encontrar os locais descritos no desenho (Só faça esse desafio se a turma for calma, caso seja do tipo bagunceiro é melhor deixar dentro da sala de aula mesmo).
Em seguida faça a apresentação dos nomes de cada um individualmente, pois os alunos nesse momento já se sentiram mais soltos para poder se apresentar.
Caso veja que esta correndo tudo como planejado ou até melhor você pode pedir para se dividirem em grupo e no dia seguinte cada grupo escolherá um funcionário para intervista-lo.
Dê dicas para as perguntas como: nome, idade, profissão, quanto tempo esta nessa profissão e por que escolheu ela...
Não esqueça de pegar os desenhos iniciais dos alunos e fazer mural do primeiro dia de aula caso seja conveniente.
Atividade para o primeiro dia de aula ( Turismo na escola )
Essa atividade foi elaborada para alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Deixe um dos alunos veteranos ou seja aluno antigo na escola com um novato para que juntos possam desenhar um local da escola em que conseguem se lembrar, no final do desenho coloque tudo em uma caixa e organize um sorteio.
A opção de não colocar o nome dos alunos do grupo pode ser adotado para não intimidar os mais tímidos, porém só você professor saberá se é melhor que coloquem os nomes ou não.
Cada dupla ou grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito pelo desenho da escola, logo em seguida desafie os alunos a encontrar os locais descritos no desenho (Só faça esse desafio se a turma for calma, caso seja do tipo bagunceiro é melhor deixar dentro da sala de aula mesmo).
Em seguida faça a apresentação dos nomes de cada um individualmente, pois os alunos nesse momento já se sentiram mais soltos para poder se apresentar.
Caso veja que esta correndo tudo como planejado ou até melhor você pode pedir para se dividirem em grupo e no dia seguinte cada grupo escolherá um funcionário para intervista-lo.
Dê dicas para as perguntas como: nome, idade, profissão, quanto tempo esta nessa profissão e por que escolheu ela...
Não esqueça de pegar os desenhos iniciais dos alunos e fazer mural do primeiro dia de aula caso seja conveniente.
Primeiro dia de aula (Quem é meu professor)
Mais uma dica para o primeiro dia de aula é a brincadeira quem é meu professor, irei lhe explicar o passo a passo é simples, fácil e os alunos iram adorar essa atividade para o primeiro dia de aula.
Atividade quem é meu professor?
Divida a turma em grupos de alunos para conhecer o professor melhor, solicite que as crianças criem perguntas para o professor como se estivessem entrevistando o (Os alunos seriam os repórteres), Ajude-os com as perguntas dando exemplos que pode ser sobre qual a sua idade, quanto tempo tem na profissão, onde mora se tem filhos e dai por diante.
Apos os alunos terem elaborado as perguntas inicie com o primeiro grupo, lembrando que você professor deve ficar em um local bem visível para os alunos.
Agora para que eles prestem atenção, diga a eles que no dia seguinte terão que trazer um resumo sobre tudo que se lembram do que foi dito em sala de aula, as perguntas e respostas dos grupos.
No dia seguinte faça um sorteio com o nome dos alunos para que diga o que se lembra da aula anterior e peça o restante da turma para complementar o que deixaram de fora.
Esse exercício é recomendado para o 2° ao 5° ano do ensino fundamental.
Atividade quem é meu professor?
Divida a turma em grupos de alunos para conhecer o professor melhor, solicite que as crianças criem perguntas para o professor como se estivessem entrevistando o (Os alunos seriam os repórteres), Ajude-os com as perguntas dando exemplos que pode ser sobre qual a sua idade, quanto tempo tem na profissão, onde mora se tem filhos e dai por diante.
Apos os alunos terem elaborado as perguntas inicie com o primeiro grupo, lembrando que você professor deve ficar em um local bem visível para os alunos.
Agora para que eles prestem atenção, diga a eles que no dia seguinte terão que trazer um resumo sobre tudo que se lembram do que foi dito em sala de aula, as perguntas e respostas dos grupos.
No dia seguinte faça um sorteio com o nome dos alunos para que diga o que se lembra da aula anterior e peça o restante da turma para complementar o que deixaram de fora.
Esse exercício é recomendado para o 2° ao 5° ano do ensino fundamental.
Primeiro dia de aula (Direitos e deveres)
Essa atividade ajudará e muito a evitar problemas futuros com a turma, o EDUCAR X, sabe como é difícil trabalhar com os alunos de hoje por isso elaboramos a atividade direitos e deveres na escola.
Primeiro dia de aula (Direitos e deveres)
Peça para que os alunos se dividam em grupo, e exponha perguntas para que eles possam perguntar aos funcionários, ou caso você queira trabalhar de uma forma diferente pode pedir para que os alunos pesquise na internet.
É preferível que pergunte aos funcionários pois as regras de uma escola pode ser diferente de outras além de que o contato e importante para inibir futuros problemas que eles podem causar.
As perguntas podem ser a seguinte:
Para os faxineiros:
Qual o seu nome:
Idade:
O que os alunos podem fazer para contribuir:
O que os alunos não devem fazer que prejudica os funcionários da limpeza.
Para os cozinheiros:
Qual seu nome:
Idade:
Quantos pratos podemos comer em um dia:
Posso escolher o que quero por no prato:
Posso me servir sozinho:
Inspetores de alunos:
Qual seu nome:
Idade:
Qual a função de vocês:
O que não devo fazer para não prejudica-los:
A opção de colocar o nome e idade pode ser que não seja uma boa ideia, peço que analise se vale a pena ou não, pois isso pode vir a intimidar os funcionários, só você professor sabe o que será melhor, por isso lhe damos essas dicas mais fique a vontade para muda-la e adaptar para que possa melhor atender as necessidades do primeiro dia de aula.
Primeiro dia de aula (Direitos e deveres)
Peça para que os alunos se dividam em grupo, e exponha perguntas para que eles possam perguntar aos funcionários, ou caso você queira trabalhar de uma forma diferente pode pedir para que os alunos pesquise na internet.
É preferível que pergunte aos funcionários pois as regras de uma escola pode ser diferente de outras além de que o contato e importante para inibir futuros problemas que eles podem causar.
As perguntas podem ser a seguinte:
Para os faxineiros:
Qual o seu nome:
Idade:
O que os alunos podem fazer para contribuir:
O que os alunos não devem fazer que prejudica os funcionários da limpeza.
Para os cozinheiros:
Qual seu nome:
Idade:
Quantos pratos podemos comer em um dia:
Posso escolher o que quero por no prato:
Posso me servir sozinho:
Inspetores de alunos:
Qual seu nome:
Idade:
Qual a função de vocês:
O que não devo fazer para não prejudica-los:
A opção de colocar o nome e idade pode ser que não seja uma boa ideia, peço que analise se vale a pena ou não, pois isso pode vir a intimidar os funcionários, só você professor sabe o que será melhor, por isso lhe damos essas dicas mais fique a vontade para muda-la e adaptar para que possa melhor atender as necessidades do primeiro dia de aula.
Atividades para as turmas de EJA (Primeiro dia de aula)
Para o primeiro dia de aula as atividades para as turmas de EJA estão muito fofas pois incentiva os alunos desde o inicio a não desistir e continuar em frente perseverando até o final do seu ensino o que é fundamental para os motivados e principalmente os desmotivados.
Atividades para as turmas de EJA
Um ambiente agradável é essencial para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), receba-os com cartazes de boas vindas e musica auto-motivacional, encontra-se muitas no youtube sendo que para essas é essencial realizar na sala de vídeo para que os alunos possam ver as imagens que mexerá muito com sua auto estima colocando-os la em cima.
Caso não possa usar a sala de vídeo utilize musicas ambientais e leia um poema, para que eles possam relaxar, e volte a aula mostrando que quem quer consegue superar tudo para alcançar os objetivos.
É bom realizar um bate papo para aqueles que gostam de falar peça os para contar um pouco de sua história, faça um turismo entre eles mostrando a escola, onde fica determinados locais para que os mais velhos não fiquem perdidos.
No final distribua uma lembrancinha para motiva-los ainda mais a continuar e que possam ter uma boa impressão do primeiro dia (Como diz o ditado, o primeiro dia é o que marca), nada como uma boa impressão e motivação para que os mais velhos possam alcançar essa etapa da vida.
Atividades para as turmas de EJA
Um ambiente agradável é essencial para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), receba-os com cartazes de boas vindas e musica auto-motivacional, encontra-se muitas no youtube sendo que para essas é essencial realizar na sala de vídeo para que os alunos possam ver as imagens que mexerá muito com sua auto estima colocando-os la em cima.
Caso não possa usar a sala de vídeo utilize musicas ambientais e leia um poema, para que eles possam relaxar, e volte a aula mostrando que quem quer consegue superar tudo para alcançar os objetivos.
É bom realizar um bate papo para aqueles que gostam de falar peça os para contar um pouco de sua história, faça um turismo entre eles mostrando a escola, onde fica determinados locais para que os mais velhos não fiquem perdidos.
No final distribua uma lembrancinha para motiva-los ainda mais a continuar e que possam ter uma boa impressão do primeiro dia (Como diz o ditado, o primeiro dia é o que marca), nada como uma boa impressão e motivação para que os mais velhos possam alcançar essa etapa da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário