Seqüência didática
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Professora:
Tema: O homem e o meio ambiente
Período: duas aulas
Objetivo geral:
Conhecer características principais do ecossistema e ciclo naturais.
Objetivo especifico:
- Distinguir seres vivos e ambiente físico com base na existência ou não do ciclo vital.
- Reconhecer a existência de animais e vegetais microscópios.
- Observar exemplos de transformações ambientais que ocorrem naturalmente.
Metodologia:
Elaborar junto com os alunos um texto sobre o ciclo vital dos seres vivos e ambiente físico (nascer, crescer, reproduzir e morrer) reconhecendo como ser vivo e, portanto parte da natureza, classificando e dando exemplos de classificação dos seres vivos como animais, vegetais, e decompositores.
Produção de cartazes com exemplos de cadeias alimentares, identificando os produtores, consumidores e decompositores.
Levar os alunos a campo, e instigar os alunos a observar a poluição ou degradação dos ambientes como resultado da impossibilidade de reequilíbrio natural, dada a intensidade e a rapidez com que os seres humanos transformam o ambiente natural .
Recursos didáticos:
Folha A4, lápis, caneta, borracha, tesoura, figuras de animais, cartoline, régua, cola, maquina fotográfica.
Metodologia de Avaliação:
Registrar o empenho dos alunos, a aptidão e o envolvimento dos conteúdos estudados e as atividades propostas.
Seqüência didática
Tema: Espaços Rurais e Urbanos e Problemas Ambientais das Zona Rural e Urbana.
Período: 03 a 05 aulas
Objetivo geral: observar as diferenças e dependências do espaço rural e urbano.
Objetivo especifico:
- Conhecer características do solo e reconhecer sinais de sua degradação.
- Identificar fluxos econômicos entre cidade e campo.
- Identificar causas da poluição do ar e suas conseqüências especialmente para a saúde das pessoas.
Metodologia: conduzir os alunos ao laboratório de informática, para que eles pesquisem na internet diferenças entre os espaços rural e urbano, e registrando em forma de relatório relacionando as atividades econômicas características do campo e da cidade.
Produzir junto com os alunos maquetes, com amostra da zona rural e urbana.
Elaborar um texto sobre problemas ambientais dos espaços rural e urbano, e discutir com os alunos conseqüência do desmatamento e extinção de vegetais e animais, frizando as principais formas de conservação do solo.
Ex: rodízio, adubação natural e artificial. Cobertura vegetal.
Confeccionar cartazes e construir um mural identificando causas e conseqüências da poluição da água, registrar problemas relacionados a distinção dos esgotos e do lixo industrial e domésticos.
Recursos didáticos: folhas de cartoline, pincel, caneta, lápis, borracha, livros para recorte, tesoura, folhas A4, régua, laboratório de informática, papelão.
Metodologia da avaliação: a avaliação será registrada ao final das aulas, observando a competência o desenvolvimento, a interação e a cooperatividade dos alunos.
Seqüência didática
Tema: Concervacionismo e o Planeta Terra.
Período: de 02 a 03 aulas
Objetivo geral:
Desenvolver atitudes positivas relacionadas a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente rural e urbano.
Objetivos específicos:
· Localizar a terra no sistema solar, recorrendo a modelos visuais.
· Reconhecer os movimentos a terra.
· Observar fenômenos naturais que a ciência explica.
Metodologia:
Explicar aos alunos como devemos elaborar e colocar em pratica iniciativas pessoais coletivas governamentais de defesa do meio ambiente.
Montar uma pequena maquete, para que os alunos possam reconhecer os movimentos da Terra (ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO) e da lua e suas conseqüências sobre o ambiente terrestre na ocorrência de dias, noites, estação do ano, eclipse, marés etc.
Apresentar o globo aos alunos a identificar o planisfério (mapa-múndi) como modelos de representação da Terra. Observar o interior, a crosta e a atmosfera terrestre, e os oceanos e continentes. Pedir aos alunos para localizar o Brasil e o continente americano no planisfério sul.
Recursos didáticos:
Globo, textos sobre conservação do meio ambiente, isopor, tinta de varias cores, pincel, papelão, arame fino, areia, livro para recorte, tesoura, cola.
Metodologia de avaliação:
Será realizada de forma tradicional através de questionários, que os alunos responderão individual e sem consulta.
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