sábado, 11 de fevereiro de 2017

Sequencia didática lendas

Sequencia didática lendas


SEQUENCIA DIDÁTICA: LENDAS.
PÚBLICO ALVO: alunos do  3º anos.
PERÍODO:   20 dias
Tema:
Área do conhecimento:

LÍNGUA PORTUGUESA. Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de texto escrito, análise Línguistica.
Direitos de aprendizagem:
Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros;
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos lidos pela professoras;
Ler textos do gênero  lendas  com autonomia;
Localizar informações explicitar e implícitas em texto do gênero lendas;
Reconhecer o assunto e a finalidade de um texto;
Inferir o sentido de uma expressão;
Produzir texto do gênero lenda com base em outro texto;
Pontuar o texto gerando parágrafos;
Participar de interações orais em sala de aula;
Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
Perceber os  espaçamento entre as palavras;
Reconhecer e nomear letras do alfabeto;
Conhecer a ordem alfabética;
Identificar substantivo próprio e comum;
Identificar a sílaba tônica de uma palavra;
Atividades com o alfabeto para alunos pré-silábicos e silábicos.
Escrita regular do alfabeto na lousa, leitura e cópia, completar o alfabeto, recortar letras para formar o alfabeto e o nome, formar nomes com letras móveis, bingo da letra inicial, bingo do alfabeto, jogo da memória com o alfabeto e o nome, relacionar as letra do alfabeto sempre com a inicial dos nomes dos
ARTE: Eixo  Execução nas diferentes linguagens da arte.
Direito de aprendizagem:
Aprimorar suas produções nas diferentes linguagens da arte e nas manifestações da cultura;
Práticas de desenhos e pinturas;
HISTÓRIA. Eixo Sujeitos Históricos
Direito de aprendizagem:
Diferenciar as práticas sociais relacionadas no âmbito da cultura ( Folclore);


CONTEÚDOS:
Leitura e produção de texto;
Alfabeto nos diferentes tipos de letras;
Estrutura de palavras: sílabas e composição;
Segmentação;
Pontuação;
Procedimento de leitura- Localizar informações; características do gênero, finalidade, assunto, inferencia;
Procedimento de escrita: planejar, escrever e revisar. Coerência e coesão, pontuação;
Substantivo: próprio e comum;
Sílabas tônicas;
Noções de verbos: uso de E e I; L eU;
Sinônimo e antônimo;
Folclore;
Desenho e pintura;
Trabalhar paralelo os livros didáticos com atividades extras e para casa. Língua Portuguesa: páginas 130 a 173. Matemática e Integrado.
1ª SEMANA:
Planejamento da semana:
Organização dos alunos e da sala, em semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite,  lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o folclore, LD de Lingua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
1º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional: leitura de imagem LD de Lingua Portuguesa pag. 130.
Atividade de oralidade  e de escrita:
O que é o folclore? Esperar os alunos falarem para verificar seus conhecimentos sobre o assunto.
Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.
Atividade de leitura e escrita:
Realizar a leitura, os questionamentos e as atividades das páginas 130 e 131. LD de Lingua Portuguesa.

2º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade motivacional: vídeo Saci- Cererê .
Escrever na lousa com ajuda dos alunos uma lista das principais lendas brasileiras, questionar que letra usar na escrita de cada sílaba.
Saci-Pererê, Boitatá, Boto cor de rosa, Iara, Mula sem cabeça, Vitória Regia, Curupira, 

Alunos alfabéticos: copiar a lista no caderno.
Alunos pré-silábicos e silábicos: montar alguns nomes com letras móveis.

3º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: análise e síntese da palavra Saci na lousa.
Escrever a palavra e  as sílabas na lousa.
SACI   SA-CI
E- A- I- O- U ÃO
SE- SA- SI- SO- SU- SÃO
CE- ÇA- CI- ÇO- ÇU-ÇÃO
Explicar que  o C diante das vogais A,O e U leva cedilha.
Chamar os alunos ( silábicos) à lousa para formar outras palavras: asa, saci, sai, açaí, sua,saia. Copiar no caderno as famílias e a lista de palavras.
Atividade de oralidade   leitura: localizar informações explicitas.
A professora realiza a leitura da lenda Saci-Pererê para os alunos e faz interpretação oral.
Alunos alfabéticos:  Em seguida distribui o resumo do texto para os alunos lerem e responder questionamentos.
Alunos silábicos: completar palavras com sílabas.
Alunos pré-silábicos: ligar o desenho ao nome.
4º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade de leitura:
Escrever o texto” A noivinha do Saci” na lousa , realizar uma leitura apontada. Encontrar no texto a cor da touca da noivinha e circular.
Para os alunos pré-silábicos e silábicos : Pintar no texto as duas palavras maiores. Passar um traço embaixo da palavras que tem a letra N e responder as  questões
 Para os alunos alfabéticos: copiar o  texto da lousa e responder as questões.
 A NOIVINHA DO SACI
A NOIVINHA DO SACI,
VEJAM COMO É:
 COM  TOUCA VERMELHINHA,
 PULANDO SÓ NUM PÉ,
 FUMANDO CACHIMBINHO,
PARECE UMA CHAMINÉ.
ALBISSÚ, NELSON.
5º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional:  palavra intrusa.
Escrever na lousa blocos de palavras para os alunos identificar a palavra intrusa.
NOIVINHA- CASINHA- VERMELINHA- SACI;
TOUCA- CHAMINÉ- LOUCA- ROUCA;
COLA- BOLA- LÁPIS- MOLA;
Atividade de escrita:
Para os alunos pré-silábicos e silábicos : figuras para os alunos escreverem os nomes.
Para os alunos alfabéticos: formar dupla para reescreverem a lenda do Saci, considerando os sinais de pontuação e margem do caderno.Recolher os textos para realizar a revisão.
2ª SEMANA:
Planejamento da semana:
Organização dos alunos e da sala, em semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite,  lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o folclore, LD de Língua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
6º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: qualidade de cada um.
Cada aluno deve falar o nome de um colega da sala e dar lhe uma qualidade. Pode começar pela professora. EX. Felipe é estudioso.
Leitura da lenda Irapuru  pela professora , LD de Língua Portuguesa pag 132:
Após a leitura fazer alguns questionamentos sobre o texto lido oral.
Atividade de escrita e análise:
Para os alunos pré-silábicos e silábicos : Entregar para os alunos uma ficha com algumas letras contendo o nome IRAPURU E MAINÁ, para os alunos recortarem e montar o nome junto ao desenho . Iniciar a atividade questionando: Qual a primeira letra a cada letra recortada continuar com as perguntas até concluir. Colar o nome e pintar a imagem.
Para os alunos alfabéticos:  lenda Irapuru para ler e responder os questionamentos da página 133.
Dinâmica de leitura: todos devem ler o texto silenciosamente. Depois solicitar que alguns alunos leiam, um paragrafo cada. Formar duplas para responder os questionamentos. Disponibilizar dicionários caso necessitem.
7º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: análise e síntese.
Escrever na lousa a palavra IRAPURU e realizar a análise e síntese.
IRAPURU-   I-RA-PU-RU                        
A-     I- E- O –U- ÃO
PA- PI- PE- PO- PU – PÃO
RA- RI- RE- RO- RU- RÃO
Pedir que um aluno vá a lousa e circule as sílabas da palavra VITÓRIA. Chamar outros alunos para formar outras palavras formando uma lista.
Atividade de leitura e escrita: conhecendo outras lendas:
Entregar para os alunos o resumo de outras lendas. Em uma roda de leitura cada aluno ler sobre uma lenda, repetindo a leitura até que todos leia( os que ler).
Formar dupla com conhecimentos aproximados e distribuir o texto lacunado com banco para as duplas completarem um ajudando o outro.( cada aluno com a sua atividade). A professora circula pela sala ajudando as duplas com dificuldades.
8º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional; VÍDEO DA MULA SEM CABEÇA.
Leitura pela professora da lenda Mula sem cabeça e fazer alguns questionamentos orais.
Atividade de leitura:
Para os alunos pré-silábicos e silábicos Distribuir a atividade  pedir que leiam os nomes e pinte somente o nome relacionado com a figura.
Para os alunos alfabéticos: Leitura da lenda Mula sem cabeça LD de Língua Portuguesa pag 141 e 142.
Realizar a leitura do texto e responder as atividades.
9º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: análise e síntese da palavra mula na lousa.
Atividade de desenho e leitura:
Distribuir uma atividade com  frases sobre personagens do folclore para os alunos ler e desenhar sobre.
10º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: vídeo O curupira.
Atividade de leitura pela professora:
Realizar a leitura da lenda Curupira e fazer alguns questionamentos oral.
Atividade de leitura e escrita:
Para os alunos pré-silábicos e silábicos: leitura pintar os nomes de figuras.
Para os alunos alfabéticos: leitura do texto O curupira LD de Língua Portuguesa pag 148.
Iniciar com a atividade número 1. Pedir que os alunos leiam o texto e observe as palavras grifadas. Depois reescreva o texto conforme a atividade pedida.
3ª SEMANA:
Planejamento da semana:
Organização dos alunos e da sala, em semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite,  lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o folclore, LD de Língua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
11º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: suprimir sílabas
Escrever a palavra CURUPIRA na lousa e perguntar se eu tirar as duas sílabas do meio que palavra fica(CURA), se eu retirar as duas primeiras( PIRA)que outras palavras eu possso formar com as letras do nome CURUPIRA.
Atividade de análise e síntese:
Escrever a palavra e as famílias silábicas na lousa.
CURUPIRA-  CU-RU-PI- RA
A-    I- E- O- U –ÃO
CA- QUI- QUE- CO- CU- CÃO
RA- RI- RE- RO- RU –RÃO
PA- PI- PE- PO- PU- PÃO
Chamar alunos afrente para formar outras palavras
Atividade de pintura , escrita e leitura:
Escrever o texto da atividade na lousa e realizar uma leitura apontada.
Entregar a atividade com o desenho e o texto para os alunos ler, circular as palavras que tem a letra C.
12º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: planejamento de um bilhete
Atividade de escrita: produção de bilhete.
Planejar a produção de um bilhete agradecendo o Curupira por cuidar da natureza. Escrever no canto da lousa o que não pode faltar em um bilhete.
Planejar primeiro oralmente, depois os alunos escrevem o bilhete.
13º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional:.
Alunos pré-silábicos e silábicos: cruzadinha com banco.
Alunos alfabéticos :leitura da lenda O guaraná LD de Língua Portuguesa pag. 147.
Realizar a leitura e responder as atividades.
14º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: vídeo substantivo. ( quem já trabalhou selecionar outra atividade do livro)
Comentários sobre o vídeo.
Atividade de leitura e análise:
Retomar o texto a lenda  O guaraná e solicitar que os alunos circulem os substantivos que encontrar e escreva no caderno separando em: próprios e comum.
Alunos alfabéticos :Entregar uma atividade sobre substantivo: ( próprio e comum).
Alunos pré-silábicos e silábicos: digitar os nomes das lendas, recortar em sílabas e entrega para que os alunos montem e desenhe cada personagem.
15º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: vídeo da Iara.
Atividade de leitura:
Alunos alfabéticos: leitura do trecho da lenda A Iara LD de Lingua Portuguesa pag. 168 e 169.
Realizar a leitura e as atividades das duas páginas.
Alunos pré-silábicos e silábicos: Desenhar sobre o vídeo e escrever os nomes dos desenhos.
4ª SEMANA:
Planejamento da semana:
Organização dos alunos e da sala, em semicírculo,
Materiais: livro para leitura deleite,  lousa, caderno do aluno, vídeos, e atividade xerocopiada, livros sobre o folclore, LD de Língua Portuguesa.
Procedimentos metodológicos:
16º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: roda de leitura.
Apresentar o texto HQ do LD de Língua Portuguesa pag. 153. Informar que cada aluno irá ler um balão ( tipo jogral).
Atividade de leitura e escrita:
Alunos alfabéticos. Após a roda de leitura solicitar que os alunos formem duplas e respondam as atividades das páginas: 159 e 160.
Alunos pré-silábicos e silábicos: análise da palavra: PINGUELA
PINGUELA
QUANTIDADE DE LETRAS:
QUANTIDADE DE SÍLABAS:
SÍLABA INICIAL:
SÍLABA MEDIANA;
SÍLABA FINAL:
USE AS SÍLABAS DA PALAVRA E FORME OUTRAS.
A-E-I-O-U-ÃO
PI- PA-PE-PO-PU-PÃO
IN- AN- EN-ON- UM
GUI- GA- GUE- GO- GU –GÃO
LI- LA- LE- LO- LU- LÃO

_______________________________________________________________


_____________________________________________________________


17º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional:
Atividade de leitura:
Alunos alfabéticos: Realizar a leitura do texto LD de Língua Portuguesa e os questionamentos páginas: 150. Forme duplas  e inicie a realização da atividade  da pag 150 e 151.
18º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: construção da capa do livro.
Preparando para a revisão e passar a limpo o texto para montar o livro. 
19º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Atividade lúdica motivacional: planejamento da escrita de um convite
Atividade de escrita:
Elaboração de um convite direcionado a coordenadora e diretora da escola para prestigiar a apresentação do livro.
20º DIA:
1º momento:
Leitura deleite:
Fechamento da sequencia. Sugestão apenas o lançamento do livro ou lançamento mais a dramatização da historia em quadrinho A pinguela.
Bibliografia:
MARINHO, Luzia Fonseca. Projeto Coopera: Letramento e alfabetização, 3º ano ensino Fundamental, 1ª edição, São Paulo, saraiva 2014.
MENDONÇA, Onaide Schwartz. Alfabetização: método socilínguistico: consciência social, silábica e alfabética em  Paulo  Freire/ Mendonça, Onaide Schwartz, Olympio Correa Mendonça- 3 ed- São Paulo Cortez, 2009.
PRÓ-LETRAMENTO. Programa de formação de  professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria da Educação Básica- Brasília, 2008.
RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização: um processo em construção. São Paulo, Saraiva, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário