Ginástica Historiada.
Um dos maiores desafios da escola hoje é o de encontrar um processo educativo eficaz que atenda as necessidades dos educandos levando-os às transformações significativas do conhecimento.
A atividade realizada foi uma ginástica historiada. Fomos para o pátio e distribui folhas ofício para as crianças e expliquei que durante a brincadeira iríamos precisar da folha.
Iniciei a brincadeira dizendo que a D. Lobinha era uma ótima babá. E que numa manhã ela foi dar um passeio com os ursinhos. Mas, quando estavam no meio do caminho , começou a chover muito forte.
_ Vamos ver o que aconteceu. Tudo o que eu fizer vocês vão repetir!
_ Eu serei a D. Lobinha e vocês serão os ursinhos.
E no decorrer da história a folha foi se transformando e virou uma cestinha, um guarda-chuva, um teto da caverna, amassamos a folha e ela virou um pãozinho delicioso, foi transformada também em uma toalha que nos enxugamos, secamos as costas do colega ( Percebam a relação que acontece nesse momento e como isso é válido para o Matheus que é autista) e depois sacudimos a “toalha” para secar e a penduramos em nosso braço como se fosse um varal para ela secar, depois passamos e dobramos bem direitinho e por fim pegamos o papel e fizemos lindos desenhos.
Narrar histórias, constitui experiência primordial a se constantemente garantida. A presença do próprio corpo sobre o tema narrado criou um clima de muita atenção e descoberta entre as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário