Secretaria de Educação Cultura e
Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino
A Escola Como Espaço de Convivência e Vivência Cidadã
BULLYING E CYBERBULLYING
Secretária de Educação : Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino:
Valdinere Alves dos Santos
Cortês 2016
Bullying
e Cyberbullying
Justificativa
:
Pretende-se discutir
com este mini projeto as situações
ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying e Cyberbullying além disso, visa discutir formas de
convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a
integração entre os envolvidos na comunidade escolar .A prática do Bullying e
Cyberbullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada
vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas. Discutir
as questões ligadas a estas práticas com toda a comunidade escolar, é importante,
pois, proporciona a reflexão e evita que estes casos ocorram nas unidades
escolares.
Objetivo geral :
Pesquisar
e refletir sobre as causas e consequências do bullying e Cyberbullying tomando
como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.
Objetivos Específicos
:
Refletir
sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying
Cyberbullying na unidade escolar.
Discutir
com os alunos as principais causas de bullying.e Cyberbullying
Aplicar
atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de
violência no espaço escolar.
Discutir
o respeito as diferenças no espaço escolar.
Construir
uma proposta de regras de convivência e contra o bullying Cyberbullying na
unidade escolar.
Metodologia : Este
mini projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos,
trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e
consequências do Bullying. Também serão utilizada as seguintes
estratégias metodológicas:
·
Dinâmicas de Grupo;Produção de
Textos , Palestras com os pais e responsáveis;
·
Organização de
Seminários; Resolução de casos; Leituras variadas;
Clientela :
Alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Referência bibliográfica
FANTE,
Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar
para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.
PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Sugestões
de Atividades/Dinâmicas para se trabalhar o Bullying na Escola
Falar
de Bullying virou moda na escola, matéria de capa das revistas e
documentário das emissoras de TV, agora vamos para a prática! Já li muita coisa
sobre Bullying estes dias. Quero propor aqui algumas atividades para
serem realizadas em sala de aula ou com a própria escola.É importante que
se explique para os alunos o que é Bullying, acredito que a essa altura do
campeonato todo mundo já saiba, mas quanto mais informação melhor. O que fazer
para que todos compreendam e vejam o Bullying com outros olhares? Como
desenvolver atividades pedagógicas significativas dentro da sala de
aula?
Outra
questão que considero importante é que falar de Bullying, discutir questões
ligadas a Violência no Ambiente Escolar não deve ser um momento isolado,
ou quando a mídia começa a focar o assunto.
Bullying
e Violência na Escola devem ser um tema para ser discutido o tempo
todo: com a família, com os professores e principalmente com
os alunos. As atividades abaixo proporcionam a reflexão do tema de forma lúdica
e inteligente.
1
- Dramatização
Utilize
o teatro em sala de aula. Divida os alunos em grupos e motive os grupos a
criarem uma dramatização sobre Bullying e Violência Escolar. Direcione os
trabalhos para que as turmas criem duas versões, uma positiva e outra negativa.
A cada apresentação, convide a turma a discutir sobre a apresentação,
analisando os personagens e o contexto da dramatização.
2-
Teatro de Fantoche
Utilizando
os Bonecos de Fantoches, que podem ser confeccionados pela própria turma em uma
aula de artes. Incentive a turma a através dos fantoches criarem histórias de
Bullying. Direcione os trabalhos para que as turmas criem duas versão, uma
positiva e outra negativa. A cada apresentação, convide a turma a discutir
sobre a apresentação, analisando os personagens e o contexto da
apresentação.
3-
Paródia
Paródia
é uma imitação cômica de uma obra literária. Após falar sobre Bullying,
discutir as causas, quem é a vitima, o agressor e outras questões teóricas
importantes. Divida a turma em grupos, e incentive cada grupo escolher uma
música e criarem uma parodia contra o Bullying. Para finalizar a atividade,
poderá ser criado um concurso de paródias e coreografias contra o Bullying na
própria turma ou na escola.
4-
Júri Simulado
Explique
a turma o que é um julgamento, como ocorre e quem compõe uma audiência de
julgamento publico. Uma excelente atividade para discutir a Violência no Contexto
Escolar e o Bullying. Segue a explicação da dinâmica Júri Simulado
Objetivos:
1- Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se envolverem e tomar uma posição.
2- Exercitar a expressão e o raciocínio.
3- Desenvolver o senso crítico:
Participantes:
(Funções)
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação.
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação.
Testemunhas:
Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado,
pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos
fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar:(3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar:(3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Passos:
1-Coordenador
apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
2-
Orientação para os participantes.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
Elaborando uma
Reportagem 8º e 9º ano
A
pauta: o roteiro da reportagem
Pensar
e elaborar uma boa pauta é o começo de qualquer boa reportagem jornalística.
Ela é o guia, o roteiro, o briefing que vai orientar o repórter em seu
trabalho. A pauta é a solicitação, por parte do pauteiro, do trabalho que ele
deseja que o repórter execute. Costumo dizer aos meus alunos que quando o
trabalho de apuração da informação é feito por apenas uma pessoa, e não há as
figuras do pauteiro, do repórter, do editor etc., mas todo
trabalho é feito por apenas uma pessoa, ao em vez de pauta, podemos falar em um
roteiro pessoal para o trabalho de reportagem. Ao contrário do que se pensa,
deve haver um cuidado muito grande na hora de preparar a pauta ou o roteiro de
reportagem. Além de pensar bem o que se quer dizer no texto e a maneira como se
quer falar, é preciso criatividade e estar bem informado sobre o assunto que se
quer escrever. Além disso, vale lembrar que a pauta ou o roteiro não devem ser
uma camisa de força. Se, por um lado, o repórter deve segui-los com precisão,
por outro, em alguns momentos, deve abandonar sua rigidez e apostar na sua
sensibilidade, no seu ‘faro’. Enfim, na hora de elaborar a pauta ou o roteiro
da reportagem:
1. Deixe
claro, no início da pauta, a retranca, ou seja, o assunto de que deverá tratar
a reportagem.
2. Pesquise
sobre o assunto: anote dados que você acha relevantes e que já estão
disponíveis em algum lugar. Hoje em dia, além dos jornais, a internet e sites
de busca como o Google e o Yahoo são boas fontes para essa primeira etapa do
trabalho;
3.
Em seguida, aponte os elementos a serem problematizados. Esclareça para o
repórter – no caso de estar elaborando uma pauta – ou para você mesmo – em se
tratando de um roteiro –, o que a matéria vai acrescentar às informações já
disponíveis;
4.
A seguir, indique fontes a serem ouvidas, ou seja; as pessoas que
podem ser entrevistadas sobre o assunto. Sugira as possíveis perguntas a serem
feitas pelo repórter e, por fim, anote nomes e, na medida do possível, e-mails
e telefones das fontes. Neste ponto, lembre-se que nem sempre apenas as
autoridades são ouvidas. Sugira também entrevistas com pessoas do povo, e aí
nem sempre você precisa citar nomes;
5.
Se você dispuser de equipamento fotográfico, não deixe de sugerir ou
roteirizar fotos e imagens que devem, junto com o texto, ilustrar o
trabalho;
6.
No final, indique o número de laudas que o repórter tem para
escrever. Isso é importante, pois é uma forma de garantir que não vai faltar
nem sobrar texto. Uma lauda, para quem ainda não tem familiaridade com a
linguagem jornalística, corresponde a um conjunto de 1400 (mil e quatrocentos) caracteres
contados os espaços. Uma matéria jornalística de um tamanho razoável tem, em
média, duas laudas.Com as dicas acima, a sua pauta ou roteiro estão prontos e o
seu repórter ou você estará mais habilitado a fazer o trabalho de campo: a
reportagem. Veja no exemplo de pauta a seguir como podem ficar os seis tópicos
de que falamos acima e depois tente elaborar a sua pauta. Sucesso!
Fontes:
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
ROTEIRO
DE MARÇO
DATAS
|
ATIVIDADES
|
08/03
|
Dia
Internacional da Mulher:
Conhecer
as diversas atividades femininas e fazer o aluno refletir sobre a importância
do trabalho da vida da mulher. Mostrar aos alunos a importância da mulher em
conquistar o seu espaço na sociedade. Salientar que todas as profissões são
importantes e fazem diferença na sociedade.
Informar
sobre os direitos e deveres da mulher; Conhecer a Lei Maria da Penha, que
visa proteger a mulher; Confecção de cartazes, painéis e cartões.
|
19/03
|
Dia
de São José /Dia do Plantio do Milho: Vivenciar com colagens pinturas /
Identificar a importância do milho na culinária
|
22/03
|
Dia
Mundial da Água :
Criar
um momento de reflexão, conscientização sobre a necessidade de economizar
Água;
Refletir
sobre uso correto da água nas atividades do dia-a-dia;
Reconhecer
a importância desse líquido essencial para a saúde da humanidade;
Demonstrar
aos alunos e consequentemente às famílias a necessidade de cuidar hoje, desse
bem natural: A Água, para termos um futuro garantido.
O
dia da água poderá ser trabalhado por meios de dramatizações, cartazes,
desenhos paródias sobre importância da água , produção de textos ,etc
|
27/03
|
Dia
do Circo:
Preservar
e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços -
junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a
televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou
um fator de risco Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que
temos dento de nós mesmos!
Desenvolver
nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar
a arte circense. Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense; Despertar
o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
|
31/03
|
Dia
da Saúde e Nutrição
O
Dia da Saúde e da Nutrição é uma data comemorativa criada no Brasil para
conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse
dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus
hábitos alimentares. Reconhecer a
importância das frutas, verduras e legumes Pesquisando sobre o valor
nutritivo apresentando sobre forma de teatro, fantoches,etc.
|
DRAMATIZAÇÃO:
O CICLO DA ÀGUA
PERSONAGENS:
Vários alunos.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais
poluída, indefesa.— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E
OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar: A Água é minha amiga /Com ela posso contar /Pra lavar e tomar banho E minha sede matar/Vamos todos protegê-la/E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes/Para ela não faltar/Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar/Conscientizar a humanidade/Para vida que nos dshttp://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br
Ao redor da água, começam a cantar: A Água é minha amiga /Com ela posso contar /Pra lavar e tomar banho E minha sede matar/Vamos todos protegê-la/E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes/Para ela não faltar/Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar/Conscientizar a humanidade/Para vida que nos dshttp://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br
EDUCAÇÃO
INFANTIL
DATAS COMEMORATIVAS DE
MARÇO
19 Dia do Carpinteiro e Dia
do Plantio do Milho
23 Dia do Optometrista
30 Dia Mundial da Juventude
Cortês ,2016
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